Herdei uma colecao o que fazer ??????

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem por israpaulo em Seg Ago 01 2016, 06:18

Ola pessoal.

Estive navegando no site do meu amigo Keijo e me deparei com esse artigo, que vou traduzir aqui com autorizacao do autor.Espero que possa ajudar todos aqueles associados que aparecem para vender suas "colecoes". Quem quiser ver o original e os comentarios dos leitores ai vai o endereco original:

http://www.stampcollectingblog.com/q-a-special-help-i-inherited-a-stamp-collection-what-do-i-do-with-it.php#comment-13914

Você é um daqueles caras afortunados  que herdou uma coleção de selos? A primeira pergunta que você tem que perguntar a si mesmo é se você quer mantê-la, ou se livrar dela? Mas o que, então? Vou tentar responder às suas perguntas sobre este tema abaixo.

Quero vender os selos / a colecao.

Não se sinta mal. A maioria das pessoas que herdam algo que eles não têm interesse pessoal, acabará por transformá-lo em dinheiro. Quanto mais rápido e mais fácil, melhor. Então, aqui estão duas dicas essenciais que você deve saber sobre seus selos:

O valor real de um selo / colecao é precisamente o que alguém está disposto a pagar.
E você é mais provável ganhar na loteria do que vir para cima com uma coleção de selos que é verdadeiramente valiosa (digamos mais de 2000 $ / £ / €). existem coleções valiosas, mas para cada boa, você vai ter, pelo menos, algumas com valor baixo ou inexistente.
Agora que você conhece os fatos , vamos seguir em frente. As frases abaixo representam os dois problemas que qualquer pessoa vender uma coleção de selos terão de enfrentar:

Como você encontrar um comprador para a sua coleção de selos?
E como é que você sabe que você não está vendendo muito barato?

A primeira parte é relativamente simples de responder. No mundo de hoje  qualquer coisa relacionada a  comércio de selos acontece na Internet. Os locais mais populares para a compra e venda de coleções de selos são eBay e Delcampe. Existem milhares de lugares menores para comprar e vender selos, bem como, mas os colecionadores de selos e comerciantes do planeta sao mais frequentes usuários destes dois sites. Então, se você quer vender,  é la que você deve fazê-lo.

A parte do valor é muito mais complicado, e é muito provável que a razão que você está visitando esta página. Como explicado acima, o valor dos selos / coleção é o que alguém está disposto a pagar por ele. Mas não é totalmente arbitrária ... O que um colecionador (ou distribuidor) está disposto a pagar é geralmente baseada em percentual do chamado valor de catálogo do selo. Na maioria das vezes, os comerciantes estão dispostos a pagar menos de colecionadores simplesmente porque eles têm de revender os selos para colecionadores, e ainda fazer algum lucro. Assim, vender direto para colecionador é geralmente a melhor opção.

Cada comprador tem a sua política de compra única, mas em média colecionadores seguem estas diretrizes :

-selos comuns são comprados por peso (por exemplo 5-25 $ por kg);
-itens médios vender por 10-20% do valor de catálogo;
-itens raros são muitas vezes vendidos a 100-500% do valor catálogo.
-espécimes danificadas são inuteis. Mesmo extremamente raros eles podem ser obtidas por 1-2 por cento do que um  selo  valeria se bom . Com selos é tudo sobre a condição, condição, condição!

E como você define o que é selo comum / médio / raro?  Danificado ou perfeito? Basicamente, isso é um território onde você precisa ter acesso a um catálogo de selos, e alguns conhecimentos básicos sobre a colecionar  selos.

Ter acesso ao catálogo de selos é relativamente fácil, pois a maioria das bibliotecas públicas oferecem, pelo menos, alguns catálogos de selos. Como valores de selo são um alvo em movimento, o mais recente catálogo, melhor. Mas se você não tem nada mais do que uma edição do catalogo de 1.956 disponível, não se preocupe. Mesmo assim vai te dar   alguma orientação sobre se algum selo tem algum valor mínimo (= praticamente inútil) ou 10.000 $. Normalmente, selos que foram barato uma vez, permanecem barato para sempre.

Onde a maioria dos não-colecionadores desistem é o momento eles percebem que eles teriam que passar por centenas e centenas de páginas para encontrar detalhes para apenas um selo em um catálogo. E, para repetir que há centenas, possivelmente milhares de selos na coleção. E, em seguida, tem que lidar com falsificações, determinar grau e condição dos selos etc. Seria preciso uma vida ... E sim. Isso é o que colecionar selos é basicamente tudo. Um hobby para uma vida.

Felizmente, você não tem que se tornar um colecionador, a fim de vender seus selos.

A rota mais barata e mais fácil é tirar fotos altamente detalhadas de cada página que você está prestes a vender no eBay / Delcampe, e esperar que os potenciais compradores vão notar se há alguma coisa de valor real . Além disso, não tente dar um tiro muito alto, colocando uma reserva que é demasiada baixa ou alta. Começam em US $ 10-20, e deixar que os mercados de decidir o valor real de sua coleção. Dito isto, esta técnica é sempre um pouco demorada, pois há, em média, 50-100,000 lotes de selos à venda a cada dia, e centenas (se não milhares) de novos lotes como o seu que  acabam a venda todos os dias .

Nota importante! Se você está pensando em vender em sites como o eBay ou Delcample, dar-se pelo menos 15-20 minutos para familiarizar com as práticas de discussão e taxas internacionais. Conheça os diferentes custos postais, materiais de entrega, etc. e levá-los em conta no planejamento sobre as vendas.

A maneira mais segura é deixar um colecionador ou comerciante experiente olhar sua coleção , e indicar a sua opinião. Isso é chamado de avaliação de selo. Sim, isso vai custar algum dinheiro, mas na cabeça, você vai ter uma opinião experiente sobre o verdadeiro valor da mesma.

Quero manter a coleção

Parabéns. Você já tomou a decisão de manter a coleção. Talvez até se tornar um colecionador de selos (como eu) algum dia. Antes de seguir em frente, há algumas coisas importantes que você deve estar ciente.

Em primeiro lugar , selos e coleções de selos não são artefatos do museu, você deve colocar um grande cuidado em como você lida e armazená-los. Este artigo explica alguns dos elementos essenciais que você deve estar ciente. Basta manter os selos / coleção em lugar escuro e seco vai um longo caminho.

Em segundo lugar, com selos, conhecimento é poder. Quanto mais você souber, melhor equipado você está no próximos desafios. Por exemplo, quando comecei a colecionar por volta na década de 1980 eu não sabia absolutamente nada sobre falsificações de selo, e se alguém tivesse me dito que eu ainda iria a extremos de coletá-los para referência, eu teria rido. Bem, a verdade é mais estranha que a ficção. Ler e educar-se sobre os conceitos básicos de colecionar selos e filatelia. Por exemplo, eu tenho coletado mais de trinta anos, e eu ainda aprendo coisas novas todos os dias eu trabalho com minha coleção.

Se você decidir se tornar um colecionador de selos, então saiba que não há nenhuma maneira "certa" ou "errada" para fazê-lo. Sim, alguns colecionadores vão discordar com a minha declaração, mas isso é seu direito. Cada colecionador de selos tem interesses exclusivos, desejos e maneiras de se comportar. Alguns colecionadores gostaria de especializar-se em selos clássicos; outros preferem topicos modernos, como gatinhos ou orquídeas. Alguns colecionadores gostam de participar de clubes selo, outros (como eu) preferem fazer a maior parte de suas atividades de colecionador online. E tudo isso é certo. A coisa mais importante é que você está se divertindo com seus selos.

Última edição por israpaulo em Seg Ago 01 2016, 07:15, editado 2 vez(es)
israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Re: Herdei uma colecao o que fazer ??????

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Seg Ago 01 2016, 07:10

Ótima publicação Paulo, obrigado.
Marcelo Zampa Filgueiras

Mensagem por odilo em Seg Ago 01 2016, 14:20

Valeu Paulo,
É o que pregamos aqui no fórum.
Pena que o pessoal que entra, querendo logo vender seus selos recebidos de herança, não lê ou não acredita nestas sábias palavras.
Um bom negócio começa com um bom conhecimento sobre o material da transação.
Abraço,

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Psique10 em Seg Ago 01 2016, 14:47

Muito bom artigo Paulo.
Psique10

Mensagem por JOSE RENATO em Seg Ago 01 2016, 15:03

Colegas,

Muito interessante esse artigo. Devia fazer parte de um tutorial desse Fórum. Quantas vezes vemos essas indagações por aqui?

Um abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por Psique10 em Seg Ago 01 2016, 15:09

Concordo com o JR.
Psique10

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: