Diferença entre deslocamento de cor X Impressão dupla

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Diferença entre deslocamento de cor X Impressão dupla

Mensagem por Selonarth em Dom Jul 17 2016, 17:18

Olá caros colegas Forumeiros!

Bem, segue mais uma de umas outras tantas dúvidas que vou tentando sanar ao longo de meus estudos.

Recentemente me deparei com uma situação, no qual, não tenho a certeza que gostaria.

O selo A-51, possui 3 variantes classificadas no RHM, sendo uma delas, deslocamento de cor e a outra impressão dupla.

Diante disso, pergunto:

1 - o que caracteriza um selo, seja ele qual for, como sendo uma dupla impressão?
2 - e o deslocamento de cor?

Se não me engando este último, alguém explica sobre como ocorre aqui no Fórum (memória fraca), que ocorre durante o processo de secagem, correto?

Bom domingo e uma ótima semana aos amigos!

Selonarth

Re: Diferença entre deslocamento de cor X Impressão dupla

Mensagem por Selonarth em Seg Jul 18 2016, 13:12

Boa tarde Forumeiros!

Entendo que peças com um único Tom de Cor, são mais difíceis as vezes de avaliar os possíveis deslocamentos ou dupla impressão, como é o caso deste selo.

Sendo assim, resolvi postar uma imagem para facilitar a compreensão e os aspectos que podem determinar de que tipo se trata ou se nenhum.

Coletei as informações recentemente, pois tenho me dedicado mais aos selos ordinários (cores) e que demandam muito tempo. Esse foi por acaso ao catalogar parte das peças de minhas aquisições.

A intercorrência apontada está caracterizada nas palavras "II CONFERÊNCIA", "INTER-AMERICANA" e "DE ADVOGADOS"

Outras palavras e possivelmente figuras, poderiam estar timidamente aparentes, para não dizer que, quase imperceptível se não por uma excelente LUPA ou digitalizador.

A-51

A-51 (Variação)

Última edição por Selonarth em Qui Jul 21 2016, 16:01, editado 1 vez(es)

Selonarth

Mensagem por Psique10 em Seg Jul 18 2016, 17:41

Vejo a dupla impressão nessas palavras que citou em azul acima.
Quanto ao deslocamento de cor, não sei explicar com certeza também.
Psique10

Mensagem por Selonarth em Seg Jul 18 2016, 22:32

Olá Psique10 e obrigado!

Realmente estou na dúvida, e fui analisar um outro selo que tomei como base para uma comparação depois da sua postagem.

O Selo C-148, Pró-Juventude, possui uma variação catalogada como "deslocamento da cor cinza na cabeça", e esse em específico, eu tenho aqui comigo.

O que começo a pensar é que o deslocamento, pelo menos nesses tipos, parecem ter sofridos um "dupla impressão", o que acabou ocasionado essa ocorrência.

Nesse selo em específico, é mais fácil verificar a cor deslocada, pois se trata de uma cor cinza em fundo verde. É como se existisse uma sombra da imagem.

Nos estudos que o RomeuNatale postou, entendo que durante o processo de passagem da folha no equipamento de impressão do selo, em determinada etapa de impressão da cor, o equipamento estivesse desajustado, ocasionando o deslocamento da imagem como mostra a figura.

Já no caso do primeiro selo, tenho dúvidas.

Segue o selo:

C-148                                                                                    C-148A

Selonarth

Mensagem por Psique10 em Ter Jul 19 2016, 15:09

Me parece ser um deslocamento sim. Depois eu posto um deslocamento da cor verde que tenho .
Psique10

Mensagem por Selonarth em Qua Jul 20 2016, 20:40

Psique10 escreveu:Me parece ser um deslocamento sim. Depois eu posto um deslocamento da cor verde que tenho .

Olá Psique10 e aos demais colegas!

Sim, esse se trata de deslocamento de cor e segue o princípio mostrado e explicado pelo RomeuNatale e Claudio Carletti. Nesse caso ele está catalogado justamente como deslocamento de impressão.

Processo de impressão em 4 cores sequenciadas.

Obs: se eu estiver errado me corrijam.

O primeiro selo é que realmente tenho muita dúvida e não consigo me posicionar a respeito.

Selonarth

Mensagem por Psique10 em Qui Jul 21 2016, 15:15

Também fiquei me questionando sobre oi primeiro selo , parece + 1 selo comum para ser comparado com outro idêntico mas com um erro.
Psique10

Mensagem por Selonarth em Qui Jul 21 2016, 15:34

Psique10 escreveu:Também fiquei me questionando sobre oi primeiro selo , parece + 1 selo comum para ser comparado com outro idêntico mas com um erro.

Vou editar o Post com o selo e colocar um que não tenha essa diferença....

Começo a ter dúvidas a respeito deste selo, pois quando scaneados, praticamente aparecem com frequência este problema. Apesar que, vistos a olho nú, somente o que apontei como sendo variação.

Boa semana a todos!

Selonarth

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: