Quiz de Domingo XLI - Poços de Caldas

Ir em baixo

Quiz de Domingo XLI - Poços de Caldas

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Jul 17 2016, 06:53

Estava eu tranquilo no meu poleiro, a catar piolhos virtuais, quando deparei com essas duas damas:

Pensei: quem seriam essas senhoras sorridentes, e como foram parar aqui?

Acho que esse mistério não vai ser desvendado. Mas meu consolo é saber que o fotógrafo foi tão esperto, que conseguiu vender muito bem seus cartões postais, inclusive mostrando passageiros  bem mais famosos na janelinha de seu teco-teco, como veremos mais adiante.

Até lá, quem vai identificar por primeiro a cidade da foto? É brasileira, próspera, ao pé das montanhas, e a imagem acima tem mais de 80 anos. Bom domingo a todos!

Última edição por Fabio Monteiro em Dom Out 09 2016, 13:36, editado 1 vez(es)
Fabio Monteiro

Re: Quiz de Domingo XLI - Poços de Caldas

Mensagem por Marcio-98 em Dom Jul 17 2016, 07:03

Bom dia!
Parece ser a cidade de Poço de Caldas..
Marcio-98

Mensagem por Marcio-98 em Dom Jul 17 2016, 07:14

O prédio que aparece logo abaixo de uma das rodas do avião parece ser o Palace Hotel, que fica no meio da praça central de Poços de Caldas - MG

Marcio-98

Mensagem por Marcio-98 em Dom Jul 17 2016, 08:23

* Na primeira resposta digitei "Poço de Caldas", mas o certo é "Poços de Caldas", acabei esquecendo um "S". Ainda está muito difícil digitar apenas com uma mão Smile (me perdoem se encontrarem mais algum erro...)
Marcio-98

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Jul 17 2016, 18:31

Gente, o Marcio voltou e não tem pra mais ninguém! Com braço a doer e tudo mais, ele matou o Quiz em dez minutos, à 7:03 da matina num domingo de inverno, enquanto o resto dos forumeiros dormia o sono dos justos, quem sabe sonhando com o vinho tinto da noite anterior. Pois buscava-se mesmo a mineiríssima Poços de Caldas:

Imagino que a foto tenha sido feita lá por 1930, uma vez que descobri tb esta outra, com data:

E antes que a patrulha do copyright bata à minha porta, apresso-me a dizer que a segunda foto vem do site da Fundação Getúlio Vargas; pois a menina com o braço para fora da janelinha era Alzira Sarmanho Vargas, a famosa filha do Gegê que escreveu uma biografia do pai, quando já se chamava Alzira V. do Amaral Peixoto.

Mas a segunda foto resolve tb o mistério de como elas foram feitas. O fotógrafo Campos tinha um cartão postal pronto em tamanho XXL no seu ateliê poços-caldense, onde os fregueses bancavam os passageiros. Será que foi ideia própria, ou copiada de alhures? Enfim: grande lance!

E a Santa Wiki nos conta que o presidente Getúlio Vargas ia regularmente a PdC, ocupando uma suite especial no Palace Hotel, “com a mesma decoração da que ele usava no Palácio do Catete”. E sabendo-se que o turismo elitizado local vivia das fontes termais e do cassino, pode-se dizer que PdC foi a Baden-Baden brasileira até a proibição da jogatina, em 1946.

Amanhã sai mais um brinde pra coleção do Marcio. Boa semana a todos!

Bonus tracks:  fotos da Família Vargas de 1932 a 1933 (FGV):
http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/arquivo-pessoal/AVAP/audiovisual/getulio-vargas-familiares-amigos-autoridades-civis-e-militares-em-viagens-e-eventos-oficiais-e-nao-oficiais

O cartão das desconhecidas, à venda no Ebay:
http://www.ebay.com/itm/Brazil-Lembranca-de-Pocos-de-Caldas-unused-real-photo-postcard-/252465196617?
Fabio Monteiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: