PROTEÇÃO DOS SELOS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

PROTEÇÃO DOS SELOS

Mensagem por BOBKUSPE em Qua Jul 13 2016, 23:09

Boa noite,

É minha primeira vez neste fórum, no regresso á filatelia.

Já fui colecionador temático de astronáutica. Já tive um álbum de clássicos de 1860-1890 - sem carimbos e uma coleção, de bilhetes postais e selos brasileiros, mas não tinha tempo para hobbies.

Na minha pergunta, estão inseridas 3 dúvidas:

1. De que é feito o HAWID ou o equivalente dele no Brasil. Talvez seja possível criar algo equivalente, com o mesmo tipo de material e que custe muito menos. Assim, eu pdoeria colocar em "HAWID" e depois nos classificadores TODOS os selos e não apenas as séries completas e os blocos - para mim o mais belo em uma coleção.
2. O papel manteiga protege o selo contra a ferrugem?
3. Qual o inconveniente, além de sair do clássico uso de classificadores, em colocar os selos em plásticos, tipo PVC ou outro? Gosto dos classificadores tanto quanto vocês, mas tenho notado que quando envelhecem criam manchas de ferrugem.

Atenciosamente

Bob

BOBKUSPE

Re: PROTEÇÃO DOS SELOS

Mensagem por Glauber em Qui Jul 14 2016, 01:33

Olá, Bob!

Primeiro, dê uma passadinha na área de 'apresentação' e fale um pouco mais de você e suas coleções. Faça aqui: http://selosdobrasil.forumeiros.com/f9-apresentacao

Bem, como deve saber, o chamávamos de 'hawid', deve ser chamado de PROTETORES, pois hawid é uma marca, se não me engano de marca alemã. Aqui no Brasil, temos um protetor nacional, de nome Maximaphil, que é vendido em várias lojas filatélicas. Algumas deles: www.filatelia77.com.br e http://filateliabrasileira.com.br/index.php?route=product/category&path=4_7

Quanto aos outros dois questionamentos, não sei te explicar, pois nunca coloquei meus selos em papel manteiga por muito tempo (anos, p.e.). Já alguns tipos de plásticos, também não sei se eles podem danificar os selos, depois de um certo tempo.

Você tem razão quanto ao uso dos classificadores, pois após um determinado tempo, os selos começam a criar 'ferrugem', e muitas vezes nem percebemos. Eu costumo colocar a maioria dos meus selos, que não estão em álbuns, em protetores e depois organizá-los em classificadores.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: