Fosforescência Amarela, Branca e Gelo - Regulares 682/684/685

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fosforescência Amarela, Branca e Gelo - Regulares 682/684/685

Mensagem por YgorChrispin em Dom Jun 26 2016, 20:06

Amigos, boa noite!

Estou tentando classificar alguns selos e quando olho no catálogo, os regulares 682/684/685 possuem uma variedade de fosforescência amarela/branca ou gelo.

Alguém teria, por favor uma foto ou como me ilustrar essa diferença na coloração das fosforescências?

Segue imagem dos selos:

Abraços e obrigado!

YgorChrispin

Re: Fosforescência Amarela, Branca e Gelo - Regulares 682/684/685

Mensagem por odilo em Qui Jul 07 2016, 18:38

Olá Ygort,
Primeiro tens que classificar pelo tipo de papel. Fosco ou brilhante.
Isto vale para todos os selos com fosforescência.
Depois examina com a lâmpada UV e vai separando conforme o resultado. Faça isto também para os comprovantes de franqueamento. Examina a fosforescência, também no verso dos selos. Certamente vais encontrar as diferenças.
Não tenho como fazer uma foto de cada um. Mas a diferença entre amarela, branca e gelo se nota quando se faz a comparação.
Se aparecer estrias amarelas sob a lâmpada UV então a fosforescência é a branca (690a)
Alguém mais pode ajudar?

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por FernandoSilva em Qui Jul 07 2016, 18:49

Gostei da explicação, Odilo! Fiquei curioso para ver a diferença entre branco e gelo na luz UV.
Agora... uma dúvida... a luz seria mesmo UV ou é a luz negra? Pergunto isso porque tenho as duas, só que a UV fica no meu aquário (dentro do filtro) e as instruções mandam não expor os olhos nem a pele a ela, pois seria cancerígena.
Enfim... dúvida básica, sobre a qual tenho certeza que deve haver algum debate aqui no fórum, mas aproveito o atual debate para enganchar o tema.
Ygor, vai na SPP nesse fds?
Abraços!!!
FernandoSilva

Mensagem por YgorChrispin em Qui Jul 07 2016, 21:57

Odilo, obrigado pela explicação!
Vou separar conforme você explicou e vou tentar tirar fotos para que possa facilitar a discussão.

Fernando, foi justamente sob a luz negra que a minha dúvida apareceu, pois estava muito difícil discernir entre as diferentes fosforescências.
Este final de semana não irei, pois estarei no encontro em Cachoeira Paulista. Vou passar o final de semana lá e prestigiar o encontro da FILACAP. Julho vai ser um pouco corrido.

Abraços!

YgorChrispin

Mensagem por odilo em Qui Jul 07 2016, 22:07

Olá amigos,
Sim, já discutimos sobre os diversos tipos de Lâmpadas U.V.
Reativei o tópico.
Abraço,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por RomeuNatale em Qui Jul 07 2016, 22:42

Ygor, estou correndo hoje pois minha viagem foi antecipada e não terei como te explicar neste momento sobre a fosforescência. Eu criei um tópico há uns anos e lá dou uma pequena dica. Porém posso te mostrar um exemplo das diferenças entre as fosforescências. Como o Odilo falou, a primeira coisa é ver se o papel é escuro ou claro em seu verso e através da lâmpada UV.

Fernando, todo o cuidado para se usar a lâmpada UV é pouco. Sempre que for usá-la, utilize óculos de segurança amarelo ou laranja, pois a UV queima a retina aos poucos.

Alguns exemplos:

Abaixo o aspecto da moldura fosforescente sobre fosforescência total:
RomeuNatale

Mensagem por Selonarth em Sex Jul 08 2016, 17:35

YgorChrispin escreveu:Amigos, boa noite!

Estou tentando classificar alguns selos e quando olho no catálogo, os regulares 682/684/685 possuem uma variedade de fosforescência amarela/branca ou gelo.

Alguém teria, por favor uma foto ou como me ilustrar essa diferença na coloração das fosforescências?

Segue imagem dos selos:

Abraços e obrigado!

Aproveitando o assunto e ratificando o que o Odilo falou, primeiro separe a folhas brilhantes das folhas foscas.

PRONTO!

Trabalho quase 100% garantido....

A fosforescência AMARELA a BRANCA se encontra nas folhas de papéis fosco e quando submetidas a luz UV, são amarelas.

Se fosse fazer uma comparação entre amarela e amarela a branca, veria que esta última é mais clara em relação a primeira quando você as submetem a luz Ultra Violeta.

Os desenhos que o RomeuNatale postou, ajudam a compreender melhor as fosforescências amarelas, gelo e sem.

Espero que não o tenha confundido......

Bom final de semana a todos!

Em tempo: se souber diferenciar os papéis, que não é difícil, utilize como parâmetro o selo RHM 682, onde:
682 - Papel brilhante e fosforescência amarela
682a - papel fosco e fosforescência amarela a branca (amarela)
682b - papel fosco e fosforescência gelo (branco intenso)

Última edição por Selonarth em Sex Jul 08 2016, 17:53, editado 1 vez(es)

Selonarth

Mensagem por Selonarth em Sex Jul 08 2016, 17:40

RomeuNatale,

você postou sobre fosforescência azul, mais essa eu ainda não vi e se têm no catálogo, eu passei despercebido.

Faz parte de uma das suas variedades?

Boa viagem!

Selonarth

Mensagem por RomeuNatale em Sab Jul 09 2016, 04:25

Bom dia, Selonarth.

A fosforescência azul é relativamente comum, justamente por causa do papel, não é uma variedade, pelo menos nas séries Tipos e Profissões e a anterior, Cifras, onde existe a fosforescência impressa em barra central (quase, o pessoal não era muito bom em mira). Acredito ser apenas por causa da formulação do pigmento na tinta fosforescente usada . Não consta de nenhum catálogo. Na verdade, o estudo de fosforescência nos ordinários brasileiros ainda não foi alvo de um estudo profundo. Eu conheci um filatelista, que muito me auxiliou nisso, o Ben Hur, um engenheiro químico, que estudava com afinco sobre isso e me deu algumas preciosas aulas sobre o assunto. Infelizmente perdi contato com ele há muito tempo.

Pelo menos até o ano em que estudei as fosforescências dos ordinários (1988; ainda não cheguei no Comprovante de Franqueamento), eu não encontrei papéis que tivessem pigmentos fosforescentes misturados à sua massa, por isso classifiquei o último selo da minha ilustração como 'Moldura Fosforescente Sobre Fosforescência Total' (e não "Sobre Papel Fosforescente", como foi classificado pelo "catálogo" oficioso [RHM94 n° 591A), ou seja, foi aplicada a tinta fosforescente em todo o selo e depois aplicada uma moldura fosforescente por cima e provavelmente, a tinta usada na impressão da moldura tinha uma ligeira diferença na formulação com relação ao pigmento usado e por isso ela é mais clara em relação a total, o que é bastante perceptível em UV. É possivelmente um acidente, já que não tem muito sentido aplicar fosforescência sobre fosforescência e a quantidade existente é muito pequena (entre milhares de selos [uns seis mil], eu só possuo cinco exemplares novos de valores diferentes e nenhum usado). Mas eu encontrei muitas variações de tonalidades das fosforescências, totais ou parciais, bastante intrigantes, mas ainda não comecei o estudo prá valer.
RomeuNatale

Mensagem por Marco em Sab Jul 09 2016, 13:30

Agradeço aos amigos terem levantado e respondido às questões. Estou pegando carona, são úteis!
Marco

Mensagem por Selonarth em Dom Jul 10 2016, 22:24

Boa noite!

Confesso que ainda não havia parado para analisar essas possíveis diferenças nas fosforescências, mais com certeza, depois que estiver bem avançado nos estudos de cores, será um de meus próximos passos.

Fiquei curioso para saber se tenho alguma peça que possua alguma característica dessas que você postou.

Boa semana aos amigos!

Selonarth

Mensagem por RomeuNatale em Seg Jul 25 2016, 14:01

Boa tarde a todos. Passando rápido (viagem de retorno na quarta) apenas para subir o tópico e me lembrar de expor alguns detalhes de fosforescência, a partir de sexta-feira.
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Sex Jul 29 2016, 07:51

Bom dia a todos. De volta à ativa.

Selonarth, Vou tentar fotografar alguma coisa a noite para mostrar aqui para os amigos, das fosforescências azuis e comentar sobre essas diferenças. Mais a noite estarei por aqui.
RomeuNatale

Mensagem por Selonarth em Sex Jul 29 2016, 09:19

RomeuNatale escreveu:Bom dia a todos. De volta à ativa.

Selonarth, Vou tentar fotografar alguma coisa a noite para mostrar aqui para os amigos, das fosforescências azuis e comentar sobre essas diferenças. Mais a noite estarei por aqui.

Opa, obrigado mesmo!

Esse final de semana terei um pouco mais de tempo sobrando, já que minha família resolveu tirar um descanso de mim. Smile Smile Smile

Selonarth

Mensagem por Selonarth em Sex Jul 29 2016, 22:58

Boa noite meus caros!

Estou fazendo uma rápida varredura em meu álbum de selos para detectar algum fenômeno diferente em relação a fosforescência. Diante disso me surgiu uma dúvida, pois, quando os selos são submetidos a ondas compridas de UV, o aspecto da fosforescência é bem diferente em peças específicas.

Para termos homogeneidade nas informações, utilizo o aparelho da Leuchtturm de ondas compridas e curtas UV (380nm e 254nm). Analiso o aspecto dos selos pelas ondas curtas e apenas utilizo as ondas compridas algumas vezes.

Para entender o que digo, o selo da série gravuras de Cr$5,00, quando exposto a luz curta, sua fosforescência é amarela, como indica o catálogo. No entanto, essa mesma peça quando a submeto as ondas compridas UV, sua fosforescência é branca.

Isso não ocorre em todos os selos, apenas em alguns que sinceramente não saberia dizer o motivo.

Nesse momento eu não tenho como fazer um vídeo para mostrar claramente o que estou dizendo, mais logo que tiver condições eu tentarei fazer um rapidamente, pois tem de ser no escuro para poder pegar a fosforescência.

Bom final de semana a todos!

Selonarth

Mensagem por RomeuNatale em Sab Jul 30 2016, 07:30

Bom dia, Selonarth.

Tentei fazer o melhor com relação a fotografar as fosforescências azuladas. É bastante difícil se conseguir boas fotos sem um equipamento com filtros apropriados a fotografar UV, mas dá para perceber as diferenças. Vendo os selos diretamente percebe-se a cor acentuadamente azul na fosforescência. Espero ter ajudado.

RomeuNatale

Mensagem por Selonarth em Sab Jul 30 2016, 08:56

Bom dia Romeu e demais colegas!

Interessante as imagens, mais por curiosidade, qual o equipamento que você está utilizando para para verificar as fosforescências?

É estranho e ao mesmo tempo curioso essa questão, o que me fez mais uma vez retornar aos selos e averiguar alguma improvável possibilidade no meu acervo.

Muito legal e gostei dessa nova possibilidade.

bom sábado aos amigos!

Selonarth

Mensagem por RomeuNatale em Sab Jul 30 2016, 19:02

Selonarth, eu utilizo apenas uma lâmpada UV comum (luz negra). Essa é a lâmpada que a grande maioria dos colecionadores que estudam fosforescência utilizam. Tenho de dois tipos: uma luminária que eu fiz com duas fluorescente de 9W cada e uma luminária direcional (a mesma que usei nessas fotos que postei) com lâmpada eletrônica de 35W. Já utilizei outros tipos, mas distorcem muito e nas gráficas utilizam esses tipos.
RomeuNatale

Mensagem por Selonarth em Sab Jul 30 2016, 20:59

Alguns anos atrás eu pensava em adquirir lâmpadas desse tipo, mais ficava na dúvida se traria os benefícios que necessitava para averiguar os selos.

Uma coisa é certa, é muito mais prático do que o equipamento que utilizo e já penso até na possibilidade de aquisição.

Saberia dizer qual o comprimento de onda que ela utiliza?

Selonarth

Mensagem por Ernane Ferreira em Dom Jul 31 2016, 23:51

Sabe como eu classifiquei tudo isso a um tempo atrás ?
deixando os selos em cima de uma mesa.
Apagando e acedendo a lâmpada do quarto !
tendo boa vista você verá !!!!!!!
Ernane Ferreira

Mensagem por Selonarth em Seg Ago 01 2016, 08:09

Ernane Ferreira escreveu:Sabe como eu classifiquei tudo isso a um tempo atrás ?
deixando os selos em cima de uma mesa.
Apagando e acedendo a lâmpada do quarto !
tendo boa vista você verá !!!!!!!

Bom dia Ernane!

Isso se chama meios de fortuna, pois trabalhamos com o que está disponível e ao nosso alcance no momento.

Trabalhar com selos chega um momento em que a vista começa a cansar de tanto forçar e isso não é bom. Eu mesmo, apesar de enxergar muito bem e não ser necessário ainda a utilização de óculos, já começo a ter que afastar materiais do meu foco de visão para ler com clareza.

Esse método, apesar de ter funcionado para você, imagino que tenha lhe trazido retrabalho, pois em algum momento acarretou erro na classificação das fosforescências, e, sem contar aquelas que possuem falhas em sua confecção.

Esse último eu percebi depois que fui dar uma fuçada novamente em meu álbum e encontrei 2 falhas na classificação quanto a fosforescência.

Eu estou ainda aguardando os estudos do Romeu para ter um mínimo de entendimento a respeito, mais uma coisa é certa, dependendo do tipo de comprimento de onda que se utiliza na hora de observar a fosforescência de um selo, poderá acarretar em erro na classificação.

Desejo uma semana ótima aos amigos!!!!!

Selonarth

Mensagem por RomeuNatale em Ter Ago 02 2016, 06:58

Bom dia a todos os foristas filatélicos.

Selonarth, o comprimento de onda das lâmpadas UV (chamadas de "luz negra") é de 365 n/m, ou seja, é de irradiação ultravioleta de onda longa e de pequena intensidade, diferente da lâmpada UV de vidro transparente, esta bastante perigosa ao olho humano (de 200 a 10 n/m). A luz negra é largamente usada em decorações dos mais diversos tipos e em detecção de tintas especiais que reagem quando expostas a essas lâmpadas. Já a lâmpada de vidro transparente (UV de onda média a curta) é bactericida e usada em outras aplicações diversas a filatelia, detecção de impressões falsas, decoração, etc, ou seja, ela não serve para se detectar as fosforescências dos selos postais. Quanto menor a onda, maior a energia desprendida e maior o perigo aos olhos humanos.

Mesmo sendo de radiação fraca, nunca se deve olhar ou direcionar o foco da luz negra (UV de baixa intensidade) diretamente aos olhos, pois com o tempo corre-se o risco de queima da retina.

Não existe equipamento que difira da emissão de luz UV de baixa intensidade para usar na filatelia. O que existe são equipamentos onde são montadas as lâmpadas UV de onda longa (365 n/m) de forma a facilitar o seu manuseio. Porém o tipo de lâmpada usada é sempre o mesmo.

RomeuNatale

Mensagem por Selonarth em Ter Ago 02 2016, 08:59

Bom dia Romeu e demais colegas!

Ontem eu comecei a fazer uma atualização no tópico, mais que bom que não foi ao ar, do contrário não teria tido essa grande informação para apoiar o conhecimento.

Adquiri uma lâmpada UV "luz negra" 29w para colocá-la em minha luminária de mesa a fim de comparar com o equipamento que utilizo para fazer a classificação de meus selos.

Fui pesquisar a respeito de Fluorescência e Fosforescência, pois alguns equipamentos trazem em sua especificação o fato de possuírem duas lâmpadas, sendo uma para análise de Fluorescência e outra Fosforescência.

Segundo o conceito temos o seguinte:

Fluorescência - uma substância assim absorve energia da luz fornecida por determinada fonte e emite radiação visível, porém, quando o fornecimento de energia acaba, a emissão da radiação para imediatamente.

Fosforescência - Da mesma forma que ocorre na fluorescência, na fosforescência, uma substância emite radiação visível porque absorve energia da luz fornecida por determinada fonte. Entretanto, nesse caso, mesmo depois que o fornecimento de energia parou, a substância fosforescente continua por algum tempo emitindo luz visível. Esse tempo pode variar desde frações de segundos até dias.

Os equipamentos :

Lâmpada Ultravioleta L 85 -  Para detectar fosforescência. Luz UV de onda curta. Eficiencia máxima a 254 nm. Para detectar fosforescência em selos de Inglaterra, USA, Israel, Finlandia e antigas emissões do Canada e Mexico. Modelo de mão requere 4 pilhas AA.

Dupla lâmpada UV L 81 - Esta prática lâmpada UV une duas funções em um dispositivo. Selos, notas, cartões de crédito, cartões telefónicos etc, podem ser analisados para ambos os casos fluorescência e fosforescência. A combinação de curto e longo raios UV (254/380mm) faz com que a lâmpada especialmente prática para o usuário. Bateria: 4x AA. 4 watts (254 nm) ou 3/4 mW (30nm).

Lâmpada UV mão (de onda longa) L 80
Onda comprida, modelo portátil para Detecção de fluorescente em selos e em notas ou credifones. 4 Watt. 4 pilhas AA. Amplo espectro de ondas compridas. Eficiência máxima a 366 nm. Eficiente detecção de luminiscência. Indicada para usar nos seguintes paises: Canada, Mexico, Noruega, França, Hong Kong, China, Russia e definitivos de Inglaterra depois de 1992.

Testes:

1º Análise
Lâmpada 29W
Emissão de ondas: longa
Selo: série "Tipo e Profissões" RHM 583
Coloração da Fosforescência: Azulada - igual ao que o amigo RomeuNatale submeteu a apreciação dos colegas

2º Análise
Leuchtturm Dupla Lâmpada UV L 81
Emissão de ondas: curtas
Selo: série "Tipo e Profissões" RHM 583
Coloração da Fosforescência: Normal / Amarelada

Esse teste foi realizado com outros selos também, e os mesmos aspectos foram observados em várias circunstâncias, onde, quando os mesmos expostos a ondas curtas, permanecem com sua fosforescência inalterada ou padrão normal segundo a classificação do catálogo RHM.

Quando expostos as ondas de longa, alguns desses selos alteraram suas características de Fosforescência, ficando com a cor azulada, amarelo para branco e branco.

Diante disso, eis a questão, ondas curtas ou longas?

As ondas curtas parecem excitar mais os selos fazendo com que a fosforescência se torne mais vivida, ao contrário das ondas longas que apesar de causarem a mesma reação, no entanto apenas com a finalidade de demonstrar que possuem em seu material o fluor, componente que reage quando exposto a luz UV.

Selonarth

Mensagem por Selonarth em Qua Ago 03 2016, 00:23

Boa noite caros colegas!

Outras observações levantadas no dia de hoje para incrementarmos o conhecimento.

Fuçando hoje um pouco mais a vontade e com certo tempo, pude observar algumas das figuras que expôs o nosso colega RomeuNatale, aonde, o selo observado e exposto a lâmpada de ondas longa, possuía uma moldura fosforescente amarela e o outro moldura branca, ambos com fundo sem fosforescência. Trata-se do mesmo selo série "Tipo e Profissões".

Percebi que o selo que possuía a moldura fosforescente amarela, foi impresso em papel brilhante, ao contrário do outro selo, que fora, impresso em papel fosco.

Outro ponto interessante que quanto mais o papel é escuro, mais amarelo é a fosforescência. Se observado esses selos sob luz branca, normal, não se percebe diferença alguma no papel, mais quando exposto o lado gomado a lâmpada UV, claramente é perceptível que o tipo de papel utilizado na impressão é diferente.

Gostaria de poder lhes mostrar isso, mais vou precisar de uma máquina fotográfica descente para conseguir as fotos com um pouco mais de qualidade.

Assim que eu o fizer, atualizo as informações e faço a descrição um pouco melhor do que expus aqui.

Boa noite a todos!

Selonarth

Mensagem por RomeuNatale em Dom Ago 14 2016, 06:51

Bom dia a todos e que tenham um bom domingo.

Selonarth, vou corrigir um erro que nós filatelistas cometemos, porém será difícil mudar um conceito já tão arraigado, o da fosforescência nos selos.

Selonarth escreveu:Segundo o conceito temos o seguinte:

Fluorescência - uma substância assim absorve energia da luz fornecida por determinada fonte e emite radiação visível, porém, quando o fornecimento de energia acaba, a emissão da radiação para imediatamente.

Fosforescência - Da mesma forma que ocorre na fluorescência, na fosforescência, uma substância emite radiação visível porque absorve energia da luz fornecida por determinada fonte. Entretanto, nesse caso, mesmo depois que o fornecimento de energia parou, a substância fosforescente continua por algum tempo emitindo luz visível. Esse tempo pode variar desde frações de segundos até dias.

Há um equívoco quanto ao fenômeno da fosforescência e da fluorescência, apesar de ambos serem luminiscências.

Na fosforescência a luminiscência é "carregada" com uma luz externa e após essa excitação emite luz intensa que pode durar de alguns segundos até mesmo alguns dias, mesmo depois de se interromper a luz externa.

Na fluorescência o fenômeno da carga de luminiscência dura apenas enquanto o material fluorescente estiver sendo excitado por uma luz especial, a luz ultravioleta, ou luz negra. Assim que cessa a carga da luz ultravioleta cessa a emissão da luz azulada, ou amarelada, ou branca do material que foi exposto. Um bom exemplo é o da lâmpada fluorescente, que possui material fluorescente dentro do seu tubo de vidro e dos selos que têm essa tinta especial em sua confecção.

Então, erramos quando dizemos que o selo é "fosforescente", pois na verdade ele é "fluorescente", já que só fica visível o fenômeno enquanto houver carga de luz ultravioleta.

Fontes:
Lakowicz, Joseph R, Principles of fluorescence spectroscopy, 3ª edição, Springer, 2009.
Turro, Nicholas J, Modern molecular photochemistry, 1ª edição, University Science Books, 1991.
RomeuNatale

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: