variedade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

variedade

Mensagem por Psique10 em Sex Jun 24 2016, 11:26

Alguém sabe quais os critérios usados pela para catalogar uma variedade?

Psique10

Re: variedade

Mensagem por RomeuNatale em Sex Jun 24 2016, 12:24

Essa é fáci! A quantidade que tenho de acidentes gráficos. Se forem poucas, não existem, ou se existirem, são falsas. Se eu tiver muitos acidentes, são variedades raras.

RomeuNatale

Mensagem por Psique10 em Sex Jun 24 2016, 18:10

kkkkk. Isso é pra não catalogar mais nenhuma variedade. Deveriamos perguntar a ele por que não cataloga mais as variedades que estavam nas edições anteriores.

Psique10

Mensagem por RomeuNatale em Sab Jun 25 2016, 07:23

Bom dia, Psique. Bom dia a todos.

Agora eu vou falar sério.

Tudo o que descaracteriza o selo tipo é uma variedade ou um acidente. E na verdade a maioria das variedades são acidentes. Falta de uma cor é um acidente; pliê é um acidente; nuances de cor são acidentes; etc. No meu entender, variedade é a emissão que foi propositadamente impressa de forma diversa do selo tipo, como por exemplo, filigranas diferentes, denteação diferente, cor (não nuance) diferente, etc. Impressão na goma, filigrana invertida e coisas do tipo, etc, são acidentes. Variedade ue só existe um exemplar, ou dois, ou três, é fabricada. Ninguém me tira isso da cabeça. A possibilidade de se imprimir um exemplar no meio de milhões é praticamente nula, já que muito papel impresso passaria até que o impressor percebesse o erro, o acidente.

E se falarmos de valores, aí a coisa pega mesmo. Eu não sei como estão cotadas as chamadas variedades, já que o último "catálogo" que eu tenho é de 1994, não tenho outro, a não ser Scott, Gibbons, Michel e Zumstein, sendo esses últimos três específicos de seus países. Mas eu me lembro de coisas absurdas. Um exemplo interessante é a série RHM C1080-85A, onde faltam as legendas e a cor vermelha (acredito que seja a magenta), indica que existem seis exemplares e cada série é cotada em 3.000 UFs (na época US$ 3,000). Primeiro terão de me explicar como existem apenas seis exemplares (provavelmente uma folha, já que são se tenant) e em segundo a falta das legendas. Se faltam as legendas é porque falta a cor preta ou a legenda foi eliminada propositalmente e isso é possível fazer tanto no fotolito, quanto na chapa de alumínio. Essa série foi impressa em off-set.

Hoje nós sabemos como são feitas as impressões e isso ajuda a sermos mais seletivos no momento de acreditar em "variedades". Sabemos o que é possível, o que não é possível e o que é improvável.

Os critérios usados são muito difusos, quase impossível de se entender, já que a lógica não passou nem perto deles.

Esse é o meu ponto de vista, bem pessoal.

RomeuNatale

Mensagem por Psique10 em Dom Jun 26 2016, 00:51

Nessa sua linha de pensamento (acidentes de impressão) não é tão fácil encontrar uma vaariedde. Não entendo porquê pliê não é catalogado. Talvez tenha mas eu nunca vi no RHM.

Psique10

Mensagem por RomeuNatale em Dom Jun 26 2016, 17:53

Psique, na verdade, no Brasil não existem muitos selos com pliê, eles são bem escassos. Apareceram mais entre os anos de 1941-1963. Perceba que eu disse que "apareceram mais", não que nos outros anos eles inexistem. Abaixo um pliê na goma. A dobra aconteceu depois de impresso e no momento de se aplicar a goma no selo. E veja que a parte de cima dos dois primeiros selos, têm falha na goma. São acidentes bastante interessantes e que não constam de nenhum catálogo.

RomeuNatale

Mensagem por Psique10 em Dom Jun 26 2016, 19:13

Notei. Eu não conhecia esse acidente de impressão até eu comprar a minha variedade no Leilão do Newmann. Vi, fiquei curioso e perguntei aqui no fórum na época.

Psique10

Mensagem por Psique10 em Dom Jun 26 2016, 19:39

Você acredita em marmorizado falso ou é só conversa de vendedor para lucrar com vendas e certificados? Eu pessoalmente não acredito, até me provarem o contrário.

Psique10

Mensagem por Christian Bernardi em Seg Jun 27 2016, 08:48

Bom dia Psique! Sobre as variedades, seguem alguns conceitos, tenho um catálogo de variedades, caso queira algumas imagens, posso mandar por MP ok!

Christian Bernardi

http://filateliabernardi.blogspot.com.br/

Mensagem por José Paulo Braida Lopes em Seg Jun 27 2016, 10:16

Christian,
Muito interessante as explicações do autor sobre Variedades.
Como curiosidade você poderia me enviar as variedades catalogadas para o selo RHM C-213 de 1946?
Desde já obrigado.

José Paulo Braida Lopes

Mensagem por JOSE RENATO em Seg Jun 27 2016, 12:54

RomeuNatale escreveu:Psique, na verdade, no Brasil não existem muitos selos com pliê, eles são bem escassos. Apareceram mais entre os anos de 1941-1963. Perceba que eu disse que "apareceram mais", não que nos outros anos eles inexistem. Abaixo um pliê na goma. A dobra aconteceu depois de impresso e no momento de se aplicar a goma no selo. E veja que a parte de cima dos dois primeiros selos, têm falha na goma. São acidentes bastante interessantes e que não constam de nenhum catálogo.

Romeu,

Mas isso aí não me parece pliê. Não consigo ver uma "dobra" aí.
Me parece mais um "amassado"... Ou o papel foi desdobrado?

Um abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 

JOSE RENATO

Mensagem por Christian Bernardi em Seg Jun 27 2016, 13:23

Olá José! Vou dar uma verificada e te mando sim amigo! Abraços!

José Paulo Braida Lopes escreveu:Christian,
Muito interessante as explicações do autor sobre Variedades.
Como curiosidade você poderia me enviar as variedades catalogadas para o selo RHM C-213 de 1946?
Desde já obrigado.

Christian Bernardi

Mensagem por Psique10 em Seg Jun 27 2016, 18:05

Eu estou procurando um catálogo de acidentes e impressões como esse seu.

Psique10

Mensagem por RomeuNatale em Ter Jun 28 2016, 02:56

José Renato, é dobra sim. A parte mais clara é a que não recebeu goma. É que a dobra está aberta devido a ficar embaixo de outros álbuns, folhas, classificadores, durante a mudança. É até fácil fazer voltar ao normal. Esses selos vieram de uma folha que estava meio "desmontada" (aberta), eu comprei de um antigo colecionador de São Paulo, o Roberto Lee. A folha não tem nenhum amassado, somente estas dobras naturais acontecidas antes da gomagem. Foi o único pliê que eu já vi em termos de goma. Não estou dizendo que é peça única, mas nunca vi outro semelhante. Só conhecia pliê na impressão.

RomeuNatale

Mensagem por JOSE RENATO em Ter Jun 28 2016, 08:56

RomeuNatale escreveu:José Renato, é dobra sim. A parte mais clara é a que não recebeu goma. É que a dobra está aberta devido a ficar embaixo de outros álbuns, folhas, classificadores, durante a mudança. É até fácil fazer voltar ao normal. Esses selos vieram de uma folha que estava meio "desmontada" (aberta), eu comprei de um antigo colecionador de São Paulo, o Roberto Lee. A folha não tem nenhum amassado, somente estas dobras naturais acontecidas antes da gomagem. Foi o único pliê que eu já vi em termos de goma. Não estou dizendo que é peça única, mas nunca vi outro semelhante. Só conhecia pliê na impressão.

Agora entendi. Foi um pliê na gomagem e não na impressão.....

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 

JOSE RENATO

Mensagem por Christian Bernardi em Ter Jun 28 2016, 12:44

Olá Psique! Tenho algumas imagens, vou te mandar por MP.

Psique10 escreveu:Eu estou procurando um catálogo de acidentes e impressões como esse seu.

Christian Bernardi

Mensagem por Christian Bernardi em Ter Jun 28 2016, 13:10

Boa tarde José, segue a imagem do selo RHM - C213! Abraços amigo!

Christian Bernardi

Mensagem por José Paulo Braida Lopes em Qua Jun 29 2016, 09:44

Christian,
Muito obrigado.
Vou pesquisar nos selos que tenho para ver se encontro alguma destas variedades.

José Paulo Braida Lopes

Mensagem por Christian Bernardi em Qua Jun 29 2016, 12:09

De nada José! Precisando de mais imagens me manda a relação dos selos!

Abraços!

Christian

José Paulo Braida Lopes escreveu:Christian,
Muito obrigado.
Vou pesquisar nos selos que tenho para ver se encontro alguma destas variedades.

Christian Bernardi

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 22:30

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: