Criação de selo - 10 anos do SB

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Criação de selo - 10 anos do SB

Mensagem por RomeuNatale em Qui Jun 16 2016, 08:09

Para aproveitar o tópico que foi meio esquecido, queria propor uma brincadeira aos foristas: criar um selo (ordinário, comemorativo, bloco, envelope, máximo, etc) para homenagear o fórum. Ou melhor, fazer um concurso disso. Formariam-se equipes de, seilá!, uns três ou quatro membros para discutirem a idéia da representação gráfica. Isso daria a oportunidade aos que não sabem desenhar no computador, a poderemm criar a idéia e outro(s) a colocariam em prática. Se a moderação achar bom, poderíamos criar um tópico exclusivamente para isso, com concursos mensais de criação de peças. Quem sabe o resultado dos concursos não possam induzir os Correios a fazer belos selos, porque atualmene chega a ser chocante. Poderíamos a cada mês escolher um tema e na última semana do mês escolher aquele que achamos melhor. Que tal?

RomeuNatale

Mensagem por odilo em Qui Jun 16 2016, 09:37

Eu apoio esta ideia.
Quanto ao tempo, como isto aqui é um hobby para muitos, não vão ter muito tempo sobrando. Além do mais, muitos teriam que estudar ainda como desenhar no computador.
Que tal esticar o prazo para dois ou três meses?

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal.
Atenção para novo endereço:
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970

odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por RomeuNatale em Qui Jun 16 2016, 09:46

Perfeito, Xará. Mas o ideal seria montarmos grupos onde tivesse ao menos um que soubesse usar as ferramentas eletrônicas (computador). Os demais seriam os criadores de fato. É um idéia apenas.

RomeuNatale

Mensagem por YgorChrispin em Qui Jun 16 2016, 10:10

Eu gosto da ideia! E seria um esboço para criarmos algo para os 10 anos do fórum em Fev/18... está longe, mas como bem disse o Odilo, para muitos, o tempo dedicado é pouco!

YgorChrispin

Mensagem por RomeuNatale em Qui Jun 16 2016, 18:35

Eu gostaria de propor à moderação que fizessemos um concurso para uma peça filatélica em homenagem aos dez anos do fórum, como sugeriu o Ygor. Podemos formar grupos de 'x' pessoas que discutirão entre si o que seria feito: se selo, bloco, folhinha, máximo, etc ou tudo isso. Poderíamos fazer o edital, inclusive. Como se fosse realmente uma peça lançada pelos Correios. Teríamos uma comissão para julgar os trabalhos e escolher os três melhores trabalhos. O julgamento seria em 2017 e mandaríamos cópias dos trabalhos vencedores aos Correios, sabendo que em março de 2017 eles decidem os selos que irão sair em 2018 (se não houve alguma mudança). Em julho seria lançado o edital para os criadores da peça, que seria pago em selos e os selos arrecadados seriam o prêmio dos três grupos vencedores. Poderíamos também, arrecadar peças filatélicas para comporem os prêmios. Tive a idéia em algo desse tipo, mas bem organizado e com tempo hábil a todos que queiram participar. Os foristas escolheriam os julgadores do concurso, que não poderão participar como concorrentes, obviamente e estes ficariam encarregados das regras e do bom andamento da empreita. O que voces acham? A participação de todos seria importante e isso iria reforçar mais ainda o nosso fórum.

Estou propondo esse debate e conto com a moderação.

Obrigado a todos.

RomeuNatale

Mensagem por Glauber em Qui Jun 16 2016, 19:03

Romeu, esse ideia de criarmos selos é ótima. Porém, como este tópico está relacionado à série regular (ordinária), fico com a dúvida se este selo será regular mesmo ou comemorativo.

Não sei muito bem se isso (criação do selo e lançamento pelos Correios) seria aceito por aquela entidade (ECT), pois há várias normas a serem seguidas, além de que, aqueles que decidem pela escolha dos temas (Comissão Filatélica Nacional) talvez não se sensibilizem com a ideia de lançamento desse selo específico (fórum filatélico online).

Então, que tal fazermos essa atividade e............. no período certo, criarmos um SELO PERSONALIZADO, onde os integrantes do fórum fariam o pedido, em conjunto, de folhas de selos com o desenho escolhido?

Abraços a todos,

Selos 'usados' de séries básicas.

Glauber

Criação de selo - 10 anos do SB

Mensagem por YgorChrispin em Qui Jun 16 2016, 19:13

Romeu, ótima ideia!
Contem comigo, na ajuda e participação!

Glauber, entendo seu ponto e levando em conta a atual gestão da ECT, sou obrigado a concordar. Em outro ponto, seria melhor criarmos um novo tópico específico para este debate e estando fora de um tópico de regulares?

YgorChrispin

Mensagem por Glauber em Qui Jun 16 2016, 19:31

Olá, amigos!

Dividi os tópicos para que possamos debater a criação do selo em homenagem aos 10 anos do fórum SB. Podemos debater e criar atividades neste espaço a partir de agora.

Abraços,

Glauber

Mensagem por RomeuNatale em Qui Jun 16 2016, 19:36

Nem esquentem. A gente cria um correio só nosso e não deixamos eles participarem. Laughing

Fazemos isso para nós mesmos e quem quiser imprime para enfeitar as cartas que mandamos aos amigos. Será um patrimônio cultural nosso. E o objetivo principal é reunir ainda mais os nossos amigos do Fórum, quem sabe até com um mega-encontro.

Glauber, seria bom todos discutirmos as regras dessa empreita, acho importante. Eu estou a disposição. A partir da semana que vem já estarei em férias da faculdade ( cheers ), então terei mais tempo.

RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Qui Jun 16 2016, 19:37

Obrigado, Glauber. Foi muito boa a sua interferência.

RomeuNatale

Mensagem por H Roberto em Qui Jun 16 2016, 21:27

Qual seria o melhor título ou o mais indicado: "10 anos do SB"...."10 Anos Selos do Brasil"...
"Selos do Brasil 10 anos de interação" ..."17/02/2008 - 17/02/2018 - 10 anos pela filatelia"...
desculpem mas sou pouco criativo Embarassed

H Roberto

Mensagem por RomeuNatale em Qui Jun 16 2016, 21:31

Eu colocaria: FÓRUM SELOS DO BRASIL - 10 ANOS e no corpo do selo em cima: 2008-2018.

RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Qui Jun 16 2016, 21:44

Eu sei, está horrível! Mas é só para pensarmos num título para o evento.

RomeuNatale

Mensagem por Glauber em Sex Jun 17 2016, 03:15

Bem... Não está tão horrível, mas está parecendo um escudo de time de futebol. rsrsrsrs

Glauber

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Sex Jun 17 2016, 07:16

Romeu, eu gostei muito do seu desenho. Deixa muitas emissões oficiais para trás.
Bem , eu não tenho habilidade para isto, vou esperar outros amigos que queiram se aventurar nesta ideia.

Marcelo Zampa Filgueiras

Mensagem por odilo em Sex Jun 17 2016, 09:19

Olá amigos e amigas,
Também não tenho esta habilidade. Mas a imagem é bem limpa e chama a atenção. Já tivemos um selo com um logo do fórum, lembram ?
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t696-sugestoes-de-imagens-para-logotipo-do-sb#5372
Até mais

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal.
Atenção para novo endereço:
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970

odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por H Roberto em Sex Jun 17 2016, 11:13

Geralmente a pessoa que faz o trabalho nunca fica satisfeito. Não é uma 51 mas
é uma boa ideia.

H Roberto

Mensagem por RomeuNatale em Sab Jun 18 2016, 06:01

Bom dia a todos. Agradeço a todos os amigos do Fórum pela receptividade à idéia e os elogios.

Foi bom citarem sobre o logotipo do Fórum. Acho que para ser criado o selo de 10 anos, primeiro teremos de ter um logo. Um logo não pode ser poluído, ele tem de ser o mais leve possível e transmitir ao que ele está ligado. Ele não pode ser explícito demais para não poluir o visual. As cores usadas devem ser as do próprio Fórum. Pode-se colocar um detalhe aqui, outro acolá de outra cor, mas que sejam detalhes discretos. Raramente um logotipo é modificado em curto ou médio prazo, pois ele é a identidade, a personalidade, do órgão, empresa, evento, etc. Então gostaria de sugerir uma ampla discussão em torno da escolha do logo, aqui neste tópico mesmo, já que é assunto correlato ao tema em questão. Após escolher o logo, poderemos começar a questionar para saber quem irá participar da criação do selo. Eu acredito que também deva ser uma ampla discussão e todos participando, seja com idéias, palpites, colaboração direta, enfim, sobre tudo o que estiver envolvido.

Como foi dito antes, dificilmente os Correios emitiriam um selo que nós criamos e sobre o Fórum, foi apenas uma viagem minha, mas já voltei. Diante disso temos mais tempo na nossa criação, mas se deixarmos para o último momento tudo fica complicado. Que tal criarmos em primeiro lugar, após a criação do logo, já falando sobre o selo, uma comissão (isso é moda em Brasília) para fazer todas as avaliações e criar o que for necessário ao desenvolvimento do selo dos dez anos?

Na próxima postagem irei dar a primeira idéia do logo. Pode-se mexer em qualquer parte dele, inclusive as cores. É apenas uma idéia inicial.

Tenham todos um ótimo fim de semana.

RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Sab Jun 18 2016, 06:14

Lá vai a primeira idéia para o logo. Reforçando, podemos alterar qualquer parte dele, é só darem as sugestões.

Uma segunda idéia:

RomeuNatale

Mensagem por H Roberto em Sab Jun 18 2016, 13:09

Estou tentando fazer alguma coisa no paint e no powerpoint (faz algum tempo não uso esses programas..já esqueci alguma coisa)...
último recurso vou usar o word

H Roberto

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 22:32

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: