Falhas de impressão em Selos Ordinários

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir em baixo

Re: Falhas de impressão em Selos Ordinários

Mensagem por JOSE RENATO em Qua 25 Jul 2018, 13:10

RomeuNatale escreveu:Vamos ver três casos bastantes comuns nos selos ordinários. Em seguida vamos analisá-los.

Romeu,

Como definir o que é diferença por: fabricação, processo químico ou desgaste pelo tempo (sol ou temperatura)?

Um abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por RomeuNatale em Qua 25 Jul 2018, 18:24

Renato, você fez três perguntas totalmente diferentes entre si.

Não entendi o que você quis dizer sobre "fabricação".

O processo químico era usado para a gravação dos cilindros da rotogravura e das chapas de offset. E também os clichês da tipografia.

Não existe um desgaste pelo tempo, existe uma mudança de cor por causa dos raios solares (UV) e o amarelamento do papel, principalmente os ácidos, como os antigos.

Nós vamos estudar cada caso isoladamente, em detalhes. É muito importante entender isso para poder fazer uma coleção especializada de forma correta.

Com relação as impressões das duas máquinas citadas no RHM, deixo para o Peter responder, porque eu não faço a mínima idéia de qual a diferença entre uma e outra.
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Qua 25 Jul 2018, 18:29

Os Vovós foram impressos em tipografia, logo, com clichês. Daí a qualidade sofrível e a imensa vastidão de acidentes. Tipografia só usa folhas soltas, não existe bobina nela.

RomeuNatale

Mensagem por JOSE RENATO em Qua 25 Jul 2018, 19:07

RomeuNatale escreveu:Renato, você fez três perguntas totalmente diferentes entre si.

Não entendi o que você quis dizer sobre "fabricação".

O processo químico era usado para a gravação dos cilindros da rotogravura e das chapas de offset. E também os clichês da tipografia.

Não existe um desgaste pelo tempo, existe uma mudança de cor por causa dos raios solares (UV) e o amarelamento do papel, principalmente os ácidos, como os antigos.

Nós vamos estudar cada caso isoladamente, em detalhes. É muito importante entender isso para poder fazer uma coleção especializada de forma correta.

Com relação as impressões das duas máquinas citadas no RHM, deixo para o Peter responder, porque eu não faço a mínima idéia de qual a diferença entre uma e outra.

Romeu,

Fabricação é impressão oficial.

Um abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por RomeuNatale em Qua 25 Jul 2018, 22:55

A imprensa oficial participou em poucas impressões de selos na época. Dos Cruzeiros até os Próceres, foram impressos na ABNC, nos EUA.

Nós sempre dependemos de gráficas alheias até em torno de 1980

Os selos impressos pela ABNC foram terríveis. Foi uma época de transição da imprensa, então aconteceu de tudo.

Há 40 anos eu estudo os Próceres e sei que não é fácil chegar em uma conclusão.

Então, Renato, te digo que não é fácil entender algumas coisas, por mais que tentemos. Mas vamos estudar esses acidentes que eu postei. Talvez nos dê uma luz.
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Sex 10 Ago 2018, 08:49

Vamos analisar o Caso 1, da minha postagem aí de cima.

É um Bisneta de Cr$ 0,02 com algo que parece um fundo azul, da mesma cor do selo.

Aí surge a dúvida: "Como aconteceu isso?"

Bom, temos apenas indícios, mas já nos ajuda.

Todos sabemos que a Série Bisneta não teve fundo fora da imagem principal. Logo, não é uma variedade, mas sim um acidente.

O mais provável nesse caso é que o cilindro da roto não foi limpo direito ou a rasquete (doctor blade) tenha sido mal ajustada. Fico com a segunda hipótese. Isso quer dizer que o impressor não estava atento enquanto o selo estava sendo impresso, apenas relapso, não uma variedade. Quantos desses existem? Acredito que muitos. Pelo menos umas 100 folhas, por baixo. Eu tenho esse canto de folha, uma tira com três e outra com quatro. Comprei de um sujeito que abriu a folha na minha frente. Eu queria a folha inteira, mas ele preferiu abrir ela toda para ganhar mais.

Bem, então temos um acidente de impressão que deixou o selo bem diferente do seu original. Quantas folhas passaram? Não sei. Só encontrei esses e nenhum mais. Pode ser que poucas folhas, ou até mesmo uma, tenha passado pelo controle de qualidade, que não controlova tã bem como deveria.

Olhem os detalhes:

Podemos perceber que existe uma impressão ao fundo sobre o papel. E ela não foi planejada, senão teríamos milhares de selos com esse fundo. Concluindo, foi um acidente de impressão.

Notem que o cifrão e a vírgula estão muito borrados. Arrisco dizer que foi um mau ajuste da rasquete e uma péssima limpeza do cilindro.
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Sab 11 Ago 2018, 16:21

Outros que eu acredito que tenha sido o mesmo problema.

Este aqui eu não faço a mínima idéia do que possa ter acontecido NATURALMENTE.

RomeuNatale

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: