Falhas de impressão em Selos Ordinários

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Falhas de impressão em Selos Ordinários

Mensagem por Psique10 em Qui Jun 16 2016, 23:23

É muito bom isso Natale, eu gostaria de conhecer outros tipos de impressão também se for possível. Há alguns anos atrás eu abri um tópico chamado Tipos de Impressão. Não estão todos os tipos de impressão. Se tiver tempo, de uma olhada rápida no tópico.
Psique10

Mensagem por RomeuNatale em Dom Jun 19 2016, 08:14

Bom dia Psique. Hoje posto alguma coisa de off-set e tipográficas/

Bom domingo a todos.
RomeuNatale

Mensagem por Psique10 em Dom Jun 19 2016, 10:39

Oba, muito obrigado. Por acaso você teve opirtunidade para ver o tópico de tipos de impressão?
Psique10

Mensagem por RomeuNatale em Dom Jun 19 2016, 19:41

Boa nite a todos.

Muitos selos do Brasil, tanto ordinários como comemorativos, esses últimos em especial dada a tiragem bem menor, foram impressos pelo sistema off-set.

O sistema off-set difere basicamente da rotogravura apenas quanto a matriz de impressão - a off-set utiliza uma chapa colocada em um cilindro e a rotogravura, como já vimos em posts anteriores e do outro tópico, com um cilindro - com a forma de imprimir - a off-set utliza um segundo cilindro com uma manta de borracha (cauchú ou blanqueta), que tem a imagem invertida e é ele que imprime no papel e a roto imprime diretamente do cilindro, que é a matriz - com a forma de entintamento - na off-set o entintamento é feito por rolos de borracha que aplicam a tinta sobre a chapa de forma uniforme e a roto o entintamento é feito diretamente na matriz por semi-imersão no tinteiro (depósito de tinta) - com a forma de secagem do impresso - na off-set o secamento básico se dá por rolos encapados com tecidos de algodão próprios para este uso e a roto por evaporação dos solventes (que são muito voláteis) e por secagem forçada em estufas - como no tipo de retícula utilizada e outros detalhes, que durante a explicação do funcionamento da off-set eu vou explicando.

Essas são as diferenças básicas. Agora vamos ver os detalhes da off-set e depois o comparativo com a rotogravura, com os prós e os contras.
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Dom Jun 19 2016, 19:45

Um detalhe que me passou despercebido e deveria estar contido no post anterior: a água na off-set também tem a função de ajudar na repulssa da tinta (por ser a tinta oleosa) quando recebida pela chapa (matriz). A água não é simplesmente água pura, é uma mistura de adtivos próprios, porém a água é que entra em maior quantidade.

Veremos detalhes de tudo isso.
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Seg Jun 20 2016, 13:06

Bom dia a todos os amigos.

Eu gostaria de ter a participação do amigo Claudio Carletti, pois ele é gráfico e conhece bem do assunto. Inclusive eu errei em uma afirmação e o Carletti poderia me ajudar nisso.

Mais tarde eu volto para mostrar alguns vídeos e detalhes importantes na impressão dos selos ordinários dos Correios.
RomeuNatale

Mensagem por Selonarth em Seg Jun 20 2016, 13:18

RomeuNatale escreveu:Bom dia a todos os amigos.

Eu gostaria de ter a participação do amigo Claudio Carletti, pois ele é gráfico e conhece bem do assunto. Inclusive eu errei em uma afirmação e o Carletti poderia me ajudar nisso.

Mais tarde eu volto para mostrar alguns vídeos e detalhes importantes na impressão dos selos ordinários dos Correios.

Na expectativa........

Selonarth

Mensagem por Psique10 em Seg Jun 20 2016, 16:39

No aguardo.
Psique10

Mensagem por Claudio Carletti em Seg Jun 20 2016, 20:48

Olá amigos, atendendo ao pedido do amigo Romeu farei algumas atualizações nas informações sobre o sistema off-set. Para gerar a área de grafismo na chapa de off-set, o sistema utiliza o príncipio da repulsa entre água e gordura ( a tinta de off- set é gordurosa). O alumínio da chapa é hidrófilo, ou seja, tem compatibilidade com a água e a imagem da chapa tem compatibilidade com a tinta. Os rolos metálicos encapados de moleton distribuem uma fina camada de água sobre toda superfície da chapa, sendo que está água sofre repulsa pelas áreas de imagem. Na sequência os rolos entintadores depositam uma fina camada de tinta sobre a área de imagem e esta tinta também sofre a repulsa nas áreas expostas do alumínio que contém água. (tentarei fazer um vídeo de uma máquina de off-set imprimindo). Todo este processo ocorre na velocidade média de 10.000 a 13.000 impressões/hora em quatro cores sequenciais. Nas máquinas mais modernas o líquido molhador não é mais água e sim álcool. Devido à alta volatilidade do álcool a tinta impressa apresenta maior brilho após ser depositada na superfície do papel. Como o papel não contém água, não sofre deformações e o encaixe das cores é praticamente perfeito.

Última edição por Claudio Carletti em Seg Jun 20 2016, 21:50, editado 2 vez(es) (Razão : Erro de grafia)
Claudio Carletti

Mensagem por RomeuNatale em Seg Jun 20 2016, 21:26

Boa noite, pessoal. Apenas passando rapidamente para agradecer ao Carletti, que sempre poderá nos ajudar aqui. Se ainda der, retorno mais tarde.

Abraços a todos.
RomeuNatale

Mensagem por Psique10 em Ter Jun 21 2016, 00:51

Blza. É mais um companheiro pra ajudar.
Psique10

Mensagem por Selonarth em Qua Jun 22 2016, 17:33

Claudio Carletti escreveu:Olá amigos, atendendo ao pedido do amigo Romeu farei algumas atualizações nas informações sobre o sistema off-set. Para gerar a área de grafismo na chapa de off-set, o sistema utiliza o príncipio da repulsa entre água e gordura ( a tinta de off- set é gordurosa). O alumínio da chapa é hidrófilo, ou seja, tem compatibilidade com a água e a imagem da chapa tem compatibilidade com a tinta. Os rolos metálicos encapados de moleton distribuem uma fina camada de água sobre toda superfície da chapa, sendo que está água sofre repulsa pelas áreas de imagem. Na sequência os rolos entintadores depositam uma fina camada de tinta sobre a área de imagem e esta tinta também sofre a repulsa nas áreas expostas do alumínio que contém água. (tentarei fazer um vídeo de uma máquina de off-set imprimindo). Todo este processo ocorre na velocidade média de 10.000 a 13.000 impressões/hora em quatro cores sequenciais. Nas máquinas mais modernas o líquido molhador não é mais água e sim álcool. Devido à alta volatilidade do álcool a tinta impressa apresenta maior brilho após ser depositada na superfície do papel. Como o papel não contém água, não sofre deformações e o encaixe das cores é praticamente perfeito.

Olá Carletti e que bom poder compartilhar o conhecimento.....

Quando você diz "em quatro cores sequenciais" quer dizer em 4 etapas?

Se for isso mesmo, tem um vídeo que o Romeu postou e mostra essas fases, mais não me recordo se é relativo a este tipo de impressão.

Boa quarta-feira a todos!

Selonarth

Mensagem por Claudio Carletti em Qua Jun 22 2016, 18:14

Sim, são quatro grupos impressores o primeiro é o ciam, segundo amarelo, terceiro magenta e quarto preto. Em 1 segundo são impressas as 4 cores sequenciais em 3 folhas formato 48 X 66 cm. 10.000 a 13.000 folhas hora. A máquina imprimi as 4 cores com a tinta fresca e seca após o empilhamento no final da máquina.
Claudio Carletti

Mensagem por RomeuNatale em Qua Jun 22 2016, 18:47

Para complementar o que disse o Carletti, a off-set imprime em quatro cores básicas, Cyan, Magenta, Amarela e Preta (CMYK), como está exposto na figura da minha postagem acima. Vejam bem, as retículas (aqueles pequenos pontos) da imagem, valem para off-set. Na roto elas são diferentes.

Não vou prolongar aqui para não dar nó na cabeça de voces.

Resumindo, as cores são compostas a partir de quatro cores básicas: CMYK (Cian, Magenta, Yellow, Black[K]), Azul, Vermelha (mais prá rosa), Amarela e Preta.
RomeuNatale

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: