Catálogo RHM 2016 - Cotação Facial x Cotação Colecionador

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Catálogo RHM 2016 - Cotação Facial x Cotação Colecionador

Mensagem por Selonarth em Qua Maio 11 2016, 22:57

Olá Senhores!

Recentemente iniciou-se a venda dos novos catálogos RHM 2016, no qual tive o prazer de adquiri-los pelo site da filatelia 77. Na verdade, uma pena, pois se tivesse me ligado no grupo que adquiriu em volume, teria pago valor mais em conta.

Enfim, o que me causou estranheza, foi o fato de verificar que determinados selos com seus devidos valores faciais, estavam cotados no catálogo, com valor bem abaixo do que é praticado nas agências.

Não sei bem o porque disso, se há uma metodologia que explique tal fato, se fora algum engano ou se há outros interesses por trás, mais é algo que gostaria de poder entender, caso alguém saiba dizer.

E por falar no catálogo, ele foi uma reprodução quase fiel do volume lançado da 49º Edição, de 93/94. Contém as variações catalogadas naquela edição, e, o que mudou mesmo, foi a valoração dada as peças.

Estava ansioso aguardando a chegada desse novo volume, pensando que teríamos alguma novidade não apresentada ainda. Claro, vieram algumas novidades, mais muito aquém do que imaginava poder ser contemplado com essa edição. Apenas opinião......

Ficou ótimo a capa dura, o material é de qualidade muito superior aos demais já lançados, e digo, vale a pena poder ter um exemplar desses para consultas.

Grande abraço aos amigos!

Selonarth

Re: Catálogo RHM 2016 - Cotação Facial x Cotação Colecionador

Mensagem por Psique10 em Qui Maio 12 2016, 01:02

Se está com capa dura e material de ótima qualidade fico muito contente pois os anteriores meus(quase todos) soltaram-se as capas.
Psique10

Mensagem por Glauber em Qui Maio 12 2016, 08:59

Olá, amigo Selonarth!

Selonarth escreveu:Enfim, o que me causou estranheza, foi o fato de verificar que determinados selos com seus devidos valores faciais, estavam cotados no catálogo, com valor bem abaixo do que é praticado nas agências.

Não tenho o catálogo RHM em mãos e, por isso, não posso dar uma boa opinião. Porém, fico com algumas curiosidades: será que você não está olhando os selos anteriores ao Real (R$)? Será que você não está olhando na coluna relacionada aos selos 'usados'? Ou ainda, será que não houve erro no momento da execução (digitação) dos valores de tais selos? et.

Realmente é de se estranhar, pois creio que nenhum selo (novo), no período da moeda Real, 1994 em diante, não tenha valores faciais inferiores 'praticados nas agências'. Poderia dar algum exemplo específico?

Em tempo, quais os valores de cotação dos dois blocos, emitidos em 2012, mas classificados no RHM no ano de 2015, sobre "Entrega das Bandeiras Olímpicas e Paralímpicas - Rio 2016"?

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por FILATÉLICA BRASÍLIA em Sex Maio 13 2016, 20:47

Caros Amigos, boa noite!

Cotações de catálogo são um indicativo, mas infelizmente nem sempre refletem a realidade do mercado.

Em qualquer catálogo brasileiro ou estrangeiro haverá selos cotados acima do que deve e também abaixo do que deve.

Selonarth você se atentou ao fato de que as cotações estão em Unidade Filatélicas (UF) equivalentes a 1 Dólar?

Ou seja no dia do lançamento do catálogo 1 Dólar era igual a R$ 3,74.

Hoje 1 Dólar está cotado a R$ 3,52.

Ou seja um selo cotado em 1 UF no catálogo levando em conta o câmbio de hoje está cotado a R$ 3,52.

Glauber segue as cotações para a emissão Entrega das Bandeiras (catalogada como 2015):

Trinca de 3 selos = R$ 3,50 UFs. Folha com 6 trincas = 21 UFs.

Bloco = 40 UFs.

Se alguém precisar desses itens temos em nosso site: www.filatelicabrasilia.com.br ou por email (filatelicabrasilia@gmail.com).

Também temos o catálogo.

Grande abraço a todos, Roberto Silveira

FILATÉLICA BRASÍLIA

http://www.filatelicabrasilia.com.br

Mensagem por Marcus/RJ em Sab Maio 14 2016, 09:56

Bloco olimpiada a r $150? Eu comprei mais alguns mas tô achando que comprei poucos... rsrsrs
Marcus/RJ

Mensagem por Brasiliana Selos em Sab Maio 14 2016, 18:59

Sobre a decisão de colocar as cotações em UFs (unidades filatélicas), isto parece-me problemático (mesmo tendo alguma inflação) pois teremos alguma guerra de preços entre negociadores, considerando que a oferta hoje é maior do que em 2013; e a procura é menor. Filatelistas estão ficando velhos (muitos na casa dos 70 anos) e cada vez menos aparecem colecionadores jovens.
Eu faria 2 perguntas:
- Qual foi a data considerada no fechamento do RHM 2016 ? Digo isto porque tivemos recentemente muita flutuação do dólar, que chegou a R$ 4,00 e depois a R$ 3,50. Este é um ponto a ser esclarecido pelo editor.  
- Descontos ou majorações na cotação do dólar tudo bem, seriam até tolerados. É o mercado. Mas, e se a crise no comércio piorar, não podem aparecer descontos no valor nominal da UF, levando até a algum tipo de concorrência desleal entre negociadores ?
Por isso, ainda prefiro que as cotações sejam em reais e não em unidades filatélicas.
Brasiliana Selos

Mensagem por Glauber em Seg Maio 16 2016, 00:39

FILATÉLICA BRASÍLIA escreveu:Glauber segue as cotações para a emissão Entrega das Bandeiras (catalogada como 2015):

Trinca de 3 selos = R$ 3,50 UFs. Folha com 6 trincas = 21 UFs.

Bloco = 40 UFs.

Grande abraço a todos, Roberto Silveira

Olá, Roberto!

Muito obrigado pelas informações.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Roger_R em Seg Maio 16 2016, 08:45

Isso ai, meu amigo.
O selo isolado pode ser encontrado por R$3,00 a R$ 4,00.
Abraço forte

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
Roger_R

http://www.catalogocdd.com.br

Mensagem por Psique10 em Seg Maio 16 2016, 10:21

Eu tenho que entender melhor omo funciona essa nova cotação em UF.
Psique10

Mensagem por JOSE RENATO em Seg Maio 16 2016, 10:58

Psique10 escreveu:Eu tenho que entender melhor omo funciona essa nova cotação em UF.

Acho que é pensar que 1 UF é igual a 1 DOLLAR.

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por Psique10 em Seg Maio 16 2016, 11:14

Mas a cotação dólar não tem oscilado bastante?
Psique10

Mensagem por Brasiliana Selos em Seg Maio 16 2016, 12:09

O editor precisa esclarecer qual era câmbio real ou médio na(s) data(s) em que fez a atualização das cotações. Não me parece correto considerar a data de lançamento do catálogo. Se não me engano o lançamento foi em 26 de abril de 2016 e o dólar estava em baixa, ou seja, a R$ 3,519 e isto não serve como parâmetro.
Brasiliana Selos

Mensagem por Psique10 em Seg Maio 16 2016, 13:05

Então podemos enviar um pedido em conjunto aqui do fórum pedindo que ele esclareça esse ponto.
Psique10

Mensagem por FILATÉLICA BRASÍLIA em Seg Maio 16 2016, 13:16

Boa tarde a todos!

Pessoalmente vou utilizar pelo menos inicialmente o valor de R$ 3,50 para 1 UF.

Havendo uma valorização ou desvalorização é que se estabeleça um outro patamar como média passarei a usar o novo patamar.

Querer usar o valor de cada dia é realmente impossível principalmente para quem como eu tem de anunciar os produtos no site e colocar preços levando em conta como um dos fatores o valor de catálogo.

Abraços, Roberto Silveira
www.filatelicabrasilia.com.br
filatelicabrasilia@gmail.com

FILATÉLICA BRASÍLIA

Mensagem por Psique10 em Seg Maio 16 2016, 13:24

Quando faço o rastreamento, o objeto rastreado não está no sistema.Já é a 3ª vez que isso acontece com o mesmo objeto. Agora eu não sei.
Psique10

Mensagem por FILATÉLICA BRASÍLIA em Seg Maio 16 2016, 14:52

Psique10 muitas vezes o objeto postado só aparece no sistema no dia seguinte a postagem.

FILATÉLICA BRASÍLIA

Mensagem por Psique10 em Seg Maio 16 2016, 15:11

Agora to tentando segurar a ansiedade pra esperar o carteiro. Aliás, quanto ao objeto semana passada eu vi pelo rastreamento que foi postado, mas imagino que já chegou na cidade e não passou no, sistema sei lá.
Psique10

Mensagem por Sergioselos em Seg Maio 16 2016, 15:22

Gente, vamos imaginar uma situação:

Você quer comprar um carro 0KM.

Vai no site e verifica o preço...Depois vai a uma concessionária, e o vendedor lhe diz: " O preço de tabela de fábrica é de 40.000,00".

Perguntas: Você aceitaria pagar 45?
Todas as lojas vão lhe cobrar 40?
Por que os preços variam se a fabrica é a mesma?

Uma vez em conversa ao telefone com o Peter, ele mesmo me disse que: "o preço do catalogo, é somente um valor de referência para os comerciantes"... "cada comerciante trabalha com sua margem de desconto em cima do valor de referência" ... ele mesmo me perguntou: " você aceitaria pagar alguma coisa com preço acima da tabela?"
Os valores servem como referência.
Igual a concessionária, cada um da um desconto de acordo com suas necessidades e possibilidades.

Outra coisa: As concessionárias compram da fabrica com preço diferente que você compra no site do fabricante(DESCONTO), e isso se reproduz para todos os tipos de produtos, onde você compra direto da fabrica, ou de um representante... E quando eu digo todos os tipos de produtos, entendam todos...

Mensagem por Jaime Salgado Costa em Seg Maio 16 2016, 15:23

Recebido.Bela encadernação,capa dura.Agora veremos o conteúdo.

Jaime Salgado Costa

http://jaimesalcosta@ig.com.br

Mensagem por Sergioselos em Seg Maio 16 2016, 15:55

Alguem ja comprou um azuleijo pra repor em sua casa por uma pequena reforma? Num museu do azuleijo?
Uma peça custa caro, mas com certeza é bem menos do que trocar toda uma parede.
Por que é tao caro? Porque a loja tem seus custos de manutenção, seu lucro, e o "trabalho" de guardar aquela peça pra você por 20, 30 anos.
Apesar do comerciante ter pago um preço pequeno naquela peça quando ele a adquiriu, ele não pode te vender por um preço baixo, pois ele sobrevive de seus lucros.
Outra questão é a loja fisica e a loja virtual.
Quem é que ja não percebeu que comprar pela internet, por exemplo, no site das casas Bahia, é mais barato do que na loja das casas Bahia?
Então tambem nao podemos comparar o vendedor virtual, com o vendedor fisico. Cada um tem um custo.

Mensagem por Convidado em Seg Maio 16 2016, 16:14

Brasiliana Selos escreveu:O editor precisa esclarecer qual era câmbio real ou médio na(s) data(s) em que fez a atualização das cotações. Não me parece correto considerar a data de lançamento do catálogo. Se não me engano o lançamento foi em 26 de abril de 2016 e o dólar estava em baixa, ou seja, a R$ 3,519 e isto não serve como parâmetro.  

A cotação em UF's é por conta da instabilidade econômica que vivemos.

Convidado
Convidado

Mensagem por Sergioselos em Seg Maio 16 2016, 16:19

Eu ja vejo de outra maneira...

Acredito mais na falta de intenção de editar proximos catalogos.

Ai poderiam ser editados somente adendos com os anos posteriores.

Mensagem por Brasiliana Selos em Seg Maio 16 2016, 19:05

Vejo com reservas o fato do editor do catálogo (que estabelece as cotações) esteja no comércio filatélico. É como esperar que um expertizador possa dar uma opinião imparcial quando ele pode ser parte interessada num determinado negócio. As duas (ou três) atividades deveriam ser distintas. Será que é possível ter esta isenção ? Aqui no Brasil só toleramos uma situação assim porque nosso mercado é pequeno. Considerando a Filatelia como um todo, ser editor de um catálogo, comerciante e expertizador ao mesmo tempo não é uma situação ideal.
Brasiliana Selos

Mensagem por Psique10 em Seg Maio 16 2016, 20:47

Certamente.
Psique10

Mensagem por Ernane Ferreira em Seg Maio 16 2016, 21:22

Poderia ser montado um catalogo de selos do Brasil , por nos ?
Ai é que está , nao sei se é possivel porque a RHM aparenta ter todos os direitos como unica detentora da fabricação de um catalogo de selos.
Eu fico pensativo se seria viavel um catalogo mais simples para quem inicia na filatelia, servindo de estimulo
Ernane Ferreira

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: