De Porto Alegre ao Rio em outubro de 1829

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

De Porto Alegre ao Rio em outubro de 1829

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Maio 01 2016, 10:46

Recebi tb faz pouco esta carta pré-filatélica, que me atraiu pelo carimbo, relativamente raro:

Näo entendo patavina de transacöes financeiras, mas chamou-me a atencäo a observacäo 2a.Va., dentro e fora. Ou seja, uma segunda via. Isso significa que o original (primeira via) ficava com o remetente, enquanto o destinatário recebia a cópia. É isso? Obrigado desde já a quem puder amansar minha ignorância.

Fabio Monteiro

Re: De Porto Alegre ao Rio em outubro de 1829

Mensagem por ahl em Dom Maio 01 2016, 12:30

Fabio Monteiro escreveu:Recebi tb faz pouco esta carta pré-filatélica, que me atraiu pelo carimbo, relativamente raro:

Näo entendo patavina de transacöes financeiras, mas chamou-me a atencäo a observacäo 2a.Va., dentro e fora. Ou seja, uma segunda via. Isso significa que o original (primeira via) ficava com o remetente, enquanto o destinatário recebia a cópia. É isso? Obrigado desde já a quem puder amansar minha ignorância.

BOAS TARDES

1 - O envio de mais do que uma via das correspondências era uma prática da época, para ter mais garantias de que a correspondência chegaria ao destino.
Este tipo de anotação aparece na correspondência pré-filatélica, por vezes na frente da carta. (1)

2 - O carimbo nominativo é de Porto Alegre. É conhecido pelo menos desde 6/1/1822 cf. Frazão (2013) embora a carta reproduzida pelo autor contenha o carimbo sem cercadura.

3 - Taxa de 80 réis - seria (2) para uma carta com peso até 2 oitavas dirigida ao Rio de Janeiro por via terrestre (10 réis cada 15 léguas).

FONTE
Decreto de 5 de Março de 1829

BIBLIOGRAFIA
FRAZÃO (2013). Pré-Filatelia Portuguesa Vol. 2 Marcas Postais Utilizadas nas Ilhas e nas Províncias Ultramarinas na Época pré-Adesiva (1798-1886) [...]

(1) - Não me surpreenderia se a 1ª via tivesse sido enviada por via marítima, embora isto seja uma mera suposição.
(2) - Registe-se no entanto que o artº 68 do decreto mencionado ressalvava que enquanto não se determinassem tabelas exactas de distâncias se aplicariam os "portes" em vigor - assunto a estudar.

ahl

Mensagem por Convidado em Dom Maio 01 2016, 16:05

Bela peça Fábio , ainda referente a época do Primeiro Reinado , em relação ao destinatário João Gonçalves Pereira foi um de nossos precursores da Filatélia Brasileira. Dezenas de cartas endereçadas à este cidadão são conhecidas, sempre citando supostos valores de compra ou remessa de dinheiro. Sobre o Carimbo PORTO ALE com este tipo de cercadura seria o P-RS-11 pelo RHM 2010 ou outro não catalogado ?

Convidado
Convidado

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Maio 02 2016, 07:51

Bom dia, e muito obrigado a ahl e ao Iury pelas respostas. Vou procurar nos meus alfarrábios sobre as tarifas postais vigentes. Ótimo saber que o carioca Joäo Goncalves Pereira é figurinha conhecida. E quanto ao carimbo, acredito se tratar do P-RS-09 (seg. RHM de 2008 a 2013), mas ainda com um resto de cercadura que näo consta no catálogo. Abs a todos.

Fabio Monteiro

Mensagem por ahl em Seg Maio 02 2016, 21:30

Boas noites,

Caro Fábio,
Vi a sua intervenção abaixo citada e permita-me o seguinte:

Fabio Monteiro escreveu:Bom dia, e muito obrigado a ahl e ao Iury pelas respostas. Vou procurar nos meus alfarrábios sobre as tarifas postais vigentes. [...]

Tem algum elemento que o leve a suspeitar que as tarifas postais não sejam as que eu referi? I.e. que não sejam as do decreto de 5 de Março de 1829, via terrestre - 80 réis para cartas até 2 oitavas, 10 réis cada 15 léguas -  mas sim a via marítima? Ou que seja outro o tarifário, anterior ao decreto de 5 de Março de 1829, sobretudo face ao artº 68 que referi?

Fabio Monteiro escreveu:[...] Ótimo saber que o carioca Joäo Goncalves Pereira é figurinha conhecida. [...]

Embora de momento não tenha elementos que o confirmem tudo indica que o destinatário seja português oriundo de Esposende/Portugal e que tenha ido com o seu irmão - Manuel Gonçalves Pereira - para o Rio de Janeiro e para S. Paulo.
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t3571p25-carta-pre-filatelica-brasil-2-de-janeiro-de-1833-com-carimbo-p-sp-48-rhm-para-rj#117987

ahl

Mensagem por Fabio Monteiro em Ter Maio 03 2016, 07:58

ahl escreveu:Tem algum elemento que o leve a suspeitar que as tarifas postais não sejam as que eu referi? I.e. que não sejam as do decreto de 5 de Março de 1829, via terrestre - 80 réis para cartas até 2 oitavas, 10 réis cada 15 léguas -  mas sim a via marítima? Ou que seja outro o tarifário, anterior ao decreto de 5 de Março de 1829, sobretudo face ao artº 68 que referi?

Boa tarde, ahl,

nada disso, é que tua resposta incentivou-me a pesquisar minhas fontes tb. Abs do fabio

Fabio Monteiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 01:59

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: