O que são "VARIEDADES"?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que são "VARIEDADES"?

Mensagem por RomeuNatale em Qua Abr 27 2016, 17:02

Todos os catálogos que vemos por aí, de qualquer país, são recheados de ... "VARIEDADES"!

Mas o que são "variedades" em selos postais? Quando se pode dizer que tal selo tem uma variedade "X"? O que faz a variedade ser uma "variedade"?

Estou provocando este debate porque acredito que seja de real importância a todos, principalmente aos mais novos na filatelia. Vamos opinar e tentar dissertar sobre o assunto, colocando o que faz de determinado selo uma "variedade".

Está aberto o debate.
RomeuNatale

Re: O que são "VARIEDADES"?

Mensagem por H Roberto em Qua Abr 27 2016, 19:30

Diferentes tons de cor..acredito esta ser a de maior incidência.
H Roberto

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Qua Abr 27 2016, 19:59

Prezados,
entendo como "variedade", toda impressão que destoa, se diferencia dos selos base, ou seja, a impressão correta, imaculada e, assim sendo, há autorização para impressão de milhares ou milhões de selos emitidos dentro do padrão de qualidade estipulado pela Casa da Moeda de cada país emissor.
Antonio C. Pulsy

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Mensagem por odilo em Qua Abr 27 2016, 23:36

Olá amigos e amigas,
Quem sabe na imagem abaixo vocês conseguem localizar dois selos que não são iguais aos restantes do bloco. 
Segundo o catálogo RHM estes dois selos são uma variedade dos outros, certo?

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. NOVO: Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos - Já no Colnect
Atenção para novo endereço:
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por somricardo em Qui Abr 28 2016, 07:54

Selo da primeira linha e da terceira linha, na coluna do meio, falta o vermelho do lado esquerdo, imagino que seja esta a diferença entre dois selos e os demais do conjunto.
somricardo

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Qui Abr 28 2016, 10:14

Prezados,

abaixo, um exemplo clássico em como os estudos na filatelia poderia definir esta impressão se é "variedade; anomalia ou curiosidade". O catálogo RHM hoje pouco informa as variedades que considera como tal e assim fica muito difícil nós, filatelistas, apontar o caminho para nossas "descobertas" com relação a estas "variedades/acidentes de impressão".

SELO SÉRIE VERTICAIS, RHM Nº 14:
        DUPLA BATIDA CANTO SUPERIOR ESQ.

DETALHE DA DUPLA
BATIDA CANTO SUPERIOR ESQ.
Antonio C. Pulsy

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Mensagem por wcmarin em Qui Abr 28 2016, 17:23

Isso seria uma variedade? Vejam que a palavra Babaçu está praticamente descolorida , e sem uma lente se lê "Pabaçu"

WAGNER C. MARIN
wcmarin@gmail.com
wcmarin@hotmail.com

Coleciono Países: Brasil; Alemanhas; Hungria; Polônia; Estados Unidos; França; Bélgica; Bulgaria; Tchecoslováquia; Romenia; Inglaterra Temática:Trens; Pássaros

Mancolistas: DDR; Berlin

no ML http://colecoes.mercadolivre.com.br/filatelia-selos-postais/_CustId_417833
wcmarin

http://picasaweb.google.com/wcmarin

Mensagem por RomeuNatale em Qui Abr 28 2016, 17:56

Boa tarde a todos.

Na minha visão de estudioso de variedades, anomalias, acidentes e curiosidades dos selos ordinários do Brasil e da Inglaterra, variedade é o selo que foi reimpresso várias vezes e teve alterações na imagem, na cor, no papel, na denteação, na filigrana, na fosforescência e nas tonalidades acentuadas das cores de selos que são/foram reimpressos. Eu não considero uma variedade um selo que teve alterações em suas tonalidades numa mesma tiragem. Considero isso uma anomalia. Resumindo, uma variedade é uma diferença de qualquer um (ou vários) dos itens que mencionei, em uma reimpressão. Por exemplo, eu não considero o selo RHM 205B como uma variedade, para mim é apenas uma curiosidade, já que faz parte de uma mesma emissão e que fatalmente ocorreria por causa da relação entre o tamanho do selo e dos espaços da filigrana. Se formos considerar o 205B como variedade, teremos de considerar todos os selos 205 que não seja igual ao primeiro da folha (que seria considerado o selo original) como variedades, já que teremos uma série grande de combinações diferentes das letras das filigranas contidas neles. Por exemplo, um 205 com a letra 'D' de CASA DA MOEDA seria uma variedade do primeiro selo que teria a letra 'C' da mesma palavra. Se fosse uma nova emissão do mesmo selo em papel sem filigrana seria uma variedade.

Abaixo um exemplo de uma anomalia (acidente de máquina) em uma sextilha filatélica (não confundir com uma estrofe de seis versos) de um selo ordinário:

RomeuNatale

Mensagem por Christian Bernardi em Sex Abr 29 2016, 14:39

Boa tarde a todos!

Debate interessante!

Excelente as explicações Romeu, tenho algumas "variedades" se posso chamar assim! Segue algumas imagens dos selos:

Christian Bernardi

http://filateliabernardi.blogspot.com.br/

Mensagem por Christian Bernardi em Sex Abr 29 2016, 14:52

Sobre variedades coloquei aqui um catálogo de variedades lançado pelo Dr., Antonio Olivé Leite no ano de 1955 pela editora Trurmann de Porto Alegre - RS, muito interessante por sinal!

Segue imagens em que há um guia a respeito desse tema, compartilho com todos os amigos esse material, espero que nos ajudem!

Abraços a todos!

IMAGENS DO GUIA DE EXPLICAÇÃO:

Christian Bernardi

Mensagem por odilo em Sex Abr 29 2016, 15:08

Olá amigos e amigas,
Obrigado Cristian por compartilhar.
Lendo a matéria, identifiquei o que me foi dito sobre variedade, isto é, variedade permanente. 
Além destas quatro classificações, tem alguma mais?
Abraço,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. NOVO: Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos - Já no Colnect
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

Mensagem por Christian Bernardi em Sex Abr 29 2016, 15:16

Boa tarde Odilo!

Não amigo, toda a classificação está aí nas imagens. Depois da explicação tem um prefácio do ANGELO ZIONE e as variedades dos selos apresentados:

Segue um exemplo do selo que o Sr., colocou:

Christian Bernardi

Mensagem por JOSE RENATO em Sex Abr 29 2016, 16:01

Romeu Natale e demais colegas,

Antes de falarmos em variedade gostaria da definição do que não é variedade; ou seja; o selo padrão, programado para ser produzido com determinadas características de:
1 - Cores
2 - Tamanho
3 - Tipo de papel
4 - Gramatura do papel
5 - Filigrana ou não
6 - Cola ou não
etc, etc.

Portanto, para mim, VARIEDADE é tudo que foge do processo original e planejado de impressão, ou seja:

1 - Chapa quebrada
2 - Chapa riscada
3 - Chapa manchada
4 - Chapa borrada
5 - Chapa enferrujada
6 - Incisão
7 - Dupla impressão
8 - Pliê
9 - Denteação (falta dela ou falta de parte dela ou picotagem diferente)
10 - Espessura do papel diferente do programado
11 - Decalque
12 - Papel tintado ou azulado (não programado)
13 - Variação da cor original
14 - Falta de tinta em alguma ou algumas partes
15 - Deslocamento de picote
16 - Filigrana de sutura
17 - Emenda de bobina
18 - Linha de margem (inclinados, verticais e coloridos)
19 - Picote ou percê torto / defeituoso
20 - Perfim
21 - Erro de impressão
22 - Margem jumbo
23 - Gomagem ou regomagem de selo

Algumas dessas VARIEDADES acontecem no processo de impressão e outras depois.

Esse é um assunto amplo e complexo e cabe interpretações. Vamos lá....

Um abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por RomeuNatale em Sab Abr 30 2016, 06:45

Muito boa e esclarecedora a explicação do Dr. Antonio Olivé Leite, tradicional filatelista e estudioso dos selos brasileiros.

Não podemos classificar pura e simplesmente como variedade, qualquer selo que tivesse alguma diferença quando comparado com o selo tipo, ou seja, o básico, o primeiro a sair da impressora. Temos milhares de diferenças entre selos tipo e acidentes. Um acidente ocorre ocasionalmente, diferentemente de uma variedade que é constante em cada edição. Eu tenho oito selo de Cr$ 0,20 com um ponto no primeiro zero (foto abaixo), da série Tipos e Profissões, que ocorreu em oito folhas com numeração em sequência. Isso eu considero uma variedade justamente porque ocorreu em uma mesma edição de um mesmo selo. Lembrando que por vezes se usam várias máquinas para imprimir o mesmo selo, então essa ocorrência pode ter acontecido apenas em uma máquina. E eu tenho um outro selo, da série Vovó, de 100Rs, faltando o picote na parte de baixo do selo (foto na sequência). Isso provavelmente ocorreu apenas em uma ou duas folhas de uma única edição, já que a filigrana, o papel e a cor dos exemplares pesquisados (estudei 18 exemplares; eu possuo dois) são as mesmas. Esse eu não considero variedade, mas sim acidente no momento de picotar as folhas. Esse acidente para ser considerado variedade, deveria ocorrer em toda aquela edição do selo e não apenas em alguns exemplares. Então, na minha visão, variedade é quando o tipo muda e passa a ter diversificações do primeiro tipo criado.

RomeuNatale

Mensagem por Convidado em Sab Abr 30 2016, 09:57

Bem esclareçido Romeu , temos variedades em todos os períodos Filatélico.
Só p/ completar pode ser uma variação de um único selo, que surge de uma única tiragem ou de várias tiragens para completar a necessidade postal da emissão. É a diferença de tonalidade de uma cor , a diferença de picotes, a diferença de papéis, consequentemente a de filigranas. E tudo quanto seja feito de diferente, propositadamente para completar uma tiragem, durante a produção da mesma, ou para uma reimpressão. Essas variações ocorriam devido ao aproveitamento de algum outro papel em estoque, ou a pressa que impedia o ajuste das máquinas para usar a perfuração do selo original. Ou o uso de tintas diferentes. Não era um erro, era uma variação deliberada dos funcionários encarregados ou de seu chefe, para não interromper a impressão ou, para repor rapidamente os estoque de selos necessários para a circulação postal.

Convidado
Convidado

Mensagem por RomeuNatale em Sab Abr 30 2016, 20:26

Exatamente Iury. As diferenças em selos que foram reimpressos, ou seja diferenças propositais, pode-se considerar uma variedade da impressão original. Já deslocamentos de quadro e/ou picote, falhas de impressão, borrões, pliês, falha na goma e coisas do tipo, são apenas acidentes. Muitas vezes, talvez a maioria das vezes, os acidentes são mais raros que as variedades, porém são menos colecionáveis.

Por exemplo, eu trataria a série Tipos e Profissões, da década de 1970, em suas variedades de fosforescências, realmente como variedades e não como se fosse uma outra série, com numeração própria. Eu trataria cada um como variedade da primeira impressão, sem fosforescência e colocaria assim:

Selo de Cr$ 0,10, Carreiro, castanho avermelhado, sem fosforescência ..... n° 557 (RHM)
Selo de Cr$ 0,10, Carreiro, castanho avermelhado, moldura fosforescente . n° 557a (e não n° 572)
Selo de Cr$ 0,10, Carreiro, castanho avermelhado, fosforescente ............ n° 557b (e não n° 583)

Porque a série é a mesma e as diferenças são propositais e feitas nas reimpressões dessas séries. O mesmo vale para os selos filigranados, como Vovó e Netinha.
RomeuNatale

Mensagem por odilo em Sab Abr 30 2016, 21:42

Amigos e amigas,
Estou gostando destas discussões, pois aos poucos vamos formando uma ideia melhor do que seja realmente uma variedade , um acidente ou uma curiosidade.

Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

Mensagem por odilo em Seg Maio 09 2016, 19:36

Olá amigos e amigas,
Então agora esta mais claro para mim que as posições das filigranas são sim consideradas variedades num selo com mesma imagem. Isto de certa forma é considerado nos selos de outros países e alguns selos da série vovó. 
Assim, respondo também ao tópico : http://selosdobrasil.forumeiros.com/t4161-duvida-com-posicoes-das-filigranas 
Até mais,

Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

Mensagem por Christian Bernardi em Ter Maio 10 2016, 08:21

Bom dia a todos! Isso mesmo Odilo!

Seria legal se os amigos continuassem a colocar as suas variedades e compartilhar com todos aqui do Fórum!

Ou podemos também criar um novo tópico para a apresentação das variedades de cada!

Abraços amigo!
Christian Bernardi

Mensagem por ana ungaretti em Ter Maio 10 2016, 20:40

Pergunta de iniciante, relevem a eventual bobagem contida na indagação...
Romeu, como vou saber que as alterações de tonalidade provém de uma mesma tiragem?
E como detectar uma reimpressão, digna da ocorrência de uma variedade?

ana ungaretti

Mensagem por RomeuNatale em Sab Maio 21 2016, 06:00

Ana, a pergunta é muito boa e não é uma bobagem, não!

Para sabermos as tiragens, temos de ter acesso a várias delas e ter certeza de que os selos que estamos estudando pertencem aquela tiragem (na verdade emissão). Um dos modos é através dos carimbos da época contido nesses selos. Daí a importância dos selos carimbados (carimbos legíveis, é claro). Valem até os rasgados para um estudo. Vou te mostrar um bloco com 10 selos e a última coluna à direita tem dois selos (par vertical) mais claros que os demais. Por não ser canto de folha, não podemos afirmar que somente essa coluna tem essa anomalia. Futuramente vou explicar o que pode ter acontecido na hora da impressão, que gerou essa variação na cor, ou tonalidade, dos selos.

RomeuNatale

Mensagem por ana ungaretti em Seg Maio 23 2016, 15:29

Muito interessante, Romeu, eu achava que a variação de tonalidade ocorresse em bloco, também, e não como 'fenômeno' isolado, pontual, verificado em alguns dos selos provenientes de uma mesma tiragem.
Fico no aguardo da próxima lição, mestre.

ana ungaretti

Mensagem por RomeuNatale em Qua Maio 25 2016, 05:57

Ana, a variação de tonalidade pode ocorrer em diversas situações. Não estou me referindo a alterações de tonalidades por efeito de intempéries, químicos, reação a luz e incidentes do tipo. Trato como variação de cor apenas o que sai da impressora assim. Em muitos casos é difícil se detectar isso, mas hoje temos ferramentas (e tecnologia) para facilitar um pouco. Os "catálogos" existentes hoje, com pequenas exceções, mais confundem o filatelista do que explicam, ou seja, são verdadeiros desconstrutores de conhecimento filatélico. Conhecer os selos, e por extensão natural a filatelia, requer conhecimentos de história, química, física, matemática, técnicas de fabrico de papéis, de tintas, de equipamentos e seus funcionamentos, entre mais 'n' coisas. Não basta colocar a "cara" do selo, uma descrição pífia, uma coluna com a tabela de preço do novo e outra para o usado e ainda outras com pseudos-variedades com preços que batem em alguma estação espacial. Isso só contribui a confundir os filatelistas. Faça uma enquente entre todos que dizem ser filatelistas e você perceberá que muitos deles, não posso afirmar se é a maioria, apenas ajunta selos na intenção de ser um bom investimento financeiro e na esperança de encontrar um pedacinho de papel que pode valer uma fortuna e fazê-lo um Bill Gates da noite para o dia, sem que ele saiba sequer, definir o que é exatamente aquele pedacinho de papel e qual toda a história por trás dele. Isso não é filatelia! É o mesmo que alguns líderes religiosos fazem ao surrupiar o dinheiro do fiel em nome de Deus. E isso causa revolta (já abandonei três vezes a filatelia). Porém o mais revoltante é ver que tem muito filatelista sério e tradicional, que segue esses líderes fajutos. (Pronto, falei! Preparado para as pedras.) Não condeno quem vê os selos raros como um bom investimento e um meio de ganhar dinheiro, condeno quem faz isso e posa de filatelista sério e que se preocupa com a filatelia.

Ana, no tópico do link abaixo você terá mais algumas explicações que também dizem respeito as variedades.

http://selosdobrasil.forumeiros.com/t8028-duvidas-com-filigrana-horizontal-e-vertical
RomeuNatale

Mensagem por JOSE RENATO em Qua Maio 25 2016, 08:45

RomeuNatale escreveu:Ana, a variação de tonalidade pode ocorrer em diversas situações. Não estou me referindo a alterações de tonalidades por efeito de intempéries, químicos, reação a luz e incidentes do tipo. Trato como variação de cor apenas o que sai da impressora assim. Em muitos casos é difícil se detectar isso, mas hoje temos ferramentas (e tecnologia) para facilitar um pouco. Os "catálogos" existentes hoje, com pequenas exceções, mais confundem o filatelista do que explicam, ou seja, são verdadeiros desconstrutores de conhecimento filatélico. Conhecer os selos, e por extensão natural a filatelia, requer conhecimentos de história, química, física, matemática, técnicas de fabrico de papéis, de tintas, de equipamentos e seus funcionamentos, entre mais 'n' coisas. Não basta colocar a "cara" do selo, uma descrição pífia, uma coluna com a tabela de preço do novo e outra para o usado e ainda outras com pseudos-variedades com preços que batem em alguma estação espacial. Isso só contribui a confundir os filatelistas. Faça uma enquente entre todos que dizem ser filatelistas e você perceberá que muitos deles, não posso afirmar se é a maioria, apenas ajunta selos na intenção de ser um bom investimento financeiro e na esperança de encontrar um pedacinho de papel que pode valer uma fortuna e fazê-lo um Bill Gates da noite para o dia, sem que ele saiba sequer, definir o que é exatamente aquele pedacinho de papel e qual toda a história por trás dele. Isso não é filatelia! É o mesmo que alguns líderes religiosos fazem ao surrupiar o dinheiro do fiel em nome de Deus. E isso causa revolta (já abandonei três vezes a filatelia). Porém o mais revoltante é ver que tem muito filatelista sério e tradicional, que segue esses líderes fajutos. (Pronto, falei! Preparado para as pedras.) Não condeno quem vê os selos raros como um bom investimento e um meio de ganhar dinheiro, condeno quem faz isso e posa de filatelista sério e que se preocupa com a filatelia.

Ana, no tópico do link abaixo você terá mais algumas explicações que também dizem respeito as variedades.

http://selosdobrasil.forumeiros.com/t8028-duvidas-com-filigrana-horizontal-e-vertical

Natale e demais colegas,

Não precisa ir muito longe para perceber que as variedades são mais descobertas comerciais que filatélicas.

Eu gosto muito de colecionar variedades (apesar da dificuldade de definir bem o que é variedade... kkkkkkkk).

Como o nosso mercado vendedor, definitivamente, não é sério; as variedades são "descobertas" e "catalogadas" de acordo com o interesse de quem vende. E inseridas no Catálogo Oficial (sic).

Coleciono muito mais pelo prazer de ter e estudar do que o desejo de vender. Na verdade não vendo praticamente nada... Filatelia para mim não é investimento, é prazer, e hoje tenho uma política de comprar material dentro do meu orçamento, dentro do valor justo de mercado e do meu prazer de ter material "diferenciado".

Essas 4 definições de VARIEDADES que o Christian postou achei muito boas e imagino que respondem muito bem as classificações possíveis. Mas ainda acho que vale um estudo para saber se tudo se encaixa nessas 4 definições.

De qualquer forma vou aprofundar o pouco mais nessas questões e depois falo mais a respeito.

Um abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por ana ungaretti em Qua Maio 25 2016, 22:23

Anotado: variação de tonalidade não é alteração de tonalidade. Obrigada por mais uma lição, Natale.

ana ungaretti

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: