ALEMANHA DDR - SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E O MEMORIAL NACIONAL AOS HERÓIS DA PÁTRIA - 1957!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ALEMANHA DDR - SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E O MEMORIAL NACIONAL AOS HERÓIS DA PÁTRIA - 1957!!!

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Sex Mar 11 2016, 23:04

Compartilho com os amigos, envelope registrada e circulado na Alemanha DDR, série completa em "Homenagem Heróis da Pátria", catálogo Michel nº 606A a 608A, carimbo Leipzig - 06/11/1958.

                          ERNST THÄLMANN – POLÍTICO.
 
Ernst Johannes Fritz Thälmann (nasceu em Hamburgo, 16 de abril de 1886 - executado no Campo de Concentração de Buchenwald, 18 de agosto de 1944) foi um político alemão na República de Weimar e membro do Partido Comunista da Alemanha (em alemão Kommunitische Partei Deutschlands), membro do comitê central do KPD durante a República de Weimar. Tornou-se um influente político, concorrendo em duas eleições (1925 e 1932) mas não conseguiu se eleger a um cargo público. Com a ascensão do regime nazista, o comunismo foi considerado ilegal no país e Thälmann acabou sendo preso pela Gestapo em 1933. Onze anos mais tarde, em 1944, ele foi executado e cremado em Buchenwald.

ESTÁTUA DE ERNST THÄLMANN.




PLACA NO CREMATÓRIO DE BUCHENWALD.


                          RUDOLF BREITSCHEID – POLÍTICO.
 

Rudolf Breitscheid, (nasceu em Colônia em 02 de novembro de 1874 - executado no Campo de Concentração de Buchenwald em 28 de agosto de 1944) foi um dos principais membros e político do Partido Social Democrata e um delegado do Reichstag na época da República de Weimar na Alemanha. Ele foi um dos fundadores, em 1908, da União Democrática, da qual ele era o então presidente, mas em 1912 tornou-se social-democrata, passando para o Partido Independente Social Democrata após a separação do SPD em 1917. Foi Ministro do Interior da Prússia de novembro de 1918 a janeiro 1919. Foi membro do Reichstag em 1920 e em 1922 voltou ao SPD. Representou a Alemanha na Liga das Nações. Devido à ascensão do governo nazista (janeiro de 1933), se refugiou na França. Tentou unir os exilados anti-nazistas alemães em uma frente popular. Sua extradição foi concedida pelo governo de Vichy para Alemanha, e transferido para o Campo de Concentração de Buchenwald, local onde foi executado pela SS.

PLACA HOMENAGEM A RUDOLF BREITSCHEID.

PLACA HOMENAGEM A RUDOLF BREITSCHEID.

                          PAUL ROBERT SCHNEIDER – PASTOR.
 
Paul Robert Schneider (nasceu em Pferdsfeld em 29 de agosto de 1897 -  executado no Campo de Concentração de Buchenwald em 18 de julho de 1939) foi um pastor da Igreja Evangélica da Prússia e foi o primeiro pastor protestante a ser martirizado pelos nazistas. Ele foi assassinado com uma injeção de estrofantina no Campo de concentração de Buchenwald. Quando Adolf Hitler assumiu com Chanceler da Alemanha em 1933, o pastor Paul Schneider acreditava que o novo chanceler, com a ajuda de orientação divina, levaria a Alemanha há um futuro brilhante. Não demorou muito para ele perceber o verdadeiro caráter de Adolf Hitler e do regime nazista. Schneider não ficou de braços cruzados quando os líderes nazistas ridicularizaram a moralidade da Igreja. Na pregação, ele protestou contra o sarcasmo dirigido contra a Igreja por oficiais nazistas. A fim de aplacar a ira dos nazistas que reclamavam da postura do Pastor Schneider em relação ao governo nazista, o mesmo foi transferido para uma região remota da Alemanha. No início de 1934, Schneider e sua família mudaram-se para Dickenschied, onde se tornou pastor das congregações Dickenschied e Womrath. Nesse mesmo ano, Pastor Schneider tornou-se membro da Igreja Confessante, uma organização protestante que se opôs a Adolf Hitler e do regime nazista. Em março de 1935, oficiais nazistas levaram o Pastor Schneider em “custódia protetora" (Schutzhaft), um eufemismo nazista de "prisão", sem qualquer mandado judicial. Eles o mantiveram por alguns dias preso, porque ele insistia em ler no púlpito a crítica sinodal da política do governo em relação à Igreja. Paul Schneider foi preso e enviado para Buchenwald, perto de Weimar, em 27 de novembro de 1937, apenas alguns meses após o campo ser aberto. Depois de ser condenado à prisão solitária, ele começou a pregar a “Boa Nova do Evangelho”, a partir da janela de sua cela na prisão. No aniversário do Führer, 20 de abril de 1938, Paul Schneider se recusou a tirar a boina da cabeça em honra a Hitler e, também saudar a bandeira com a suástica. Ele explicou o seu comportamento, dizendo: "Eu não posso saudar este símbolo criminoso". Ele também se recusou, como tinha feito anteriormente, a saudação a Hitler , dizendo que "você só pode receber a salvação ( Heil ) do Senhor e não de um ser humano". Em 18 de Julho de 1939, pastor Paul Schneider foi assassinado com uma injeção letal de estrofantina na enfermaria do campo. Apesar da vigilância da Gestapo, centenas de pessoas e cerca de duas centenas de colegas pastores compareceram ao funeral de Pastor Schneider, incluindo muitos membros da Igreja Confessante.

                            MEMORIAL NA CELA DE PAUL ROBERT SCHNEIDER.
                              CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE BUCHENWALD.



                 ENVELOPE COM OS TRÊS PERSONAGENS DESCRITOS ACIMA.

                          DETALHE SÉRIE COMPLETA FORMANDO O PORTE.
                                        (MICHEL Nº 606A a 608A).
avatar
Antonio C. Pulsy

Idade : 61
Localização : Canoas/RS.
Data de inscrição : 24/04/2014

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ALEMANHA DDR - SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E O MEMORIAL NACIONAL AOS HERÓIS DA PÁTRIA - 1957!!!

Mensagem por carol c em Sab Mar 12 2016, 08:10

Que época complicada. .. belo resumo.
avatar
carol c

Idade : 37
Localização : São Leopoldo - RS
Data de inscrição : 25/10/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ALEMANHA DDR - SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E O MEMORIAL NACIONAL AOS HERÓIS DA PÁTRIA - 1957!!!

Mensagem por Christian Bernardi em Sab Mar 12 2016, 09:04

Bom dia Antonio, excelente postagem! Obrigado por compartilhar!
avatar
Christian Bernardi

Idade : 43
Localização : Pernambuco
Data de inscrição : 05/07/2014

http://filateliabernardi.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ALEMANHA DDR - SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E O MEMORIAL NACIONAL AOS HERÓIS DA PÁTRIA - 1957!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum