ALEMANHA DDR - SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E O MONUMENTO DE PUTTEN / HOLANDA - 1965!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ALEMANHA DDR - SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E O MONUMENTO DE PUTTEN / HOLANDA - 1965!!!

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Seg Mar 07 2016, 10:06

Compartilho com os amigos, máximo postal emissão Alemanha DDR em homenagem ao ataque nazista contra a aldeia de Putten/Holanda, "Monumento de Putten", carimbo Berlim 8 - 19/10/1965.

                             O Monumento de Putten / Holanda.


O ataque à aldeia de Putten foi um dos piores ataques a civis conduzidas pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial na Holanda ocupada. Em 01 e 02 de outubro de 1944, um total de 602 homens - quase toda população masculina da aldeia - foram retirados de Putten, localizada no centro da Holanda, e deportados para vários campos de concentração na Alemanha nazista. Apenas 48 sobreviveram até o no final da guerra. A ação foi realizada como represália pelo ataque da resistência holandesa a um  veículo que transportava oficiais e soldados da Wehrmacht.
O ataque de represália alemão foi realizado no dia seguinte. No comando do general Friedrich Christiansen, Putten foi cercada por forças alemãs lideradas por Fritz Fullriede. As mulheres e os homens da aldeia foram capturados e separados, e mais de uma centena de casas da aldeia foram incendiadas. Seis homens e uma mulher foram mortos durante o ataque. As mulheres foram colocadas na igreja até 21:00, enquanto os homens e rapazes foram detidos separadamente nas proximidades da escola da aldeia. Em 02 de Outubro, 661 homens entre as idades de 18 e 50 foram levados para o campo de concentração de Amersfoort, onde 59 homens mais velhos ou impróprios foram liberados. Os restantes 602 homens deixaram Amersfoort em 11 de Outubro e levados para campos de Concentração de Neuengamme para trabalhos forçados. Durante o transporte, 13 homens escaparam pulando do trem. De Neuengamme, alguns foram transferidos para outros campos ou sub-campos, incluindo Ladelund, Bergen-Belsen, Meppen-Versen, Beendorf, Wöbbelin e Malchow. Apenas 48 homens voltaram após o fim da guerra. Um total de 552 homens e 01 mulher morreram, em sua maioria vítimas de desnutrição, trabalho escravo e doenças infecciosas.
Um monumento em homenagem às vítimas do ataque foi erguido pela rainha Juliana em 01 de Outubro de 1949. O monumento inclui um parque memorial projetado por Jan Bijhouwer e uma estátua de arenito por Mari Andriessen que descreve uma mulher de luto com vestido tradicional e com um lenço na mão, conhecida como "A Dama de Putten". A estátua olha para Oude Kerk em Putten, de onde os homens foram deportados.

            MÁXIMO POSTAL EM HOMENAGEM AS VÍTIMAS DE PUTTEN - 19/10/1965.

SELO EM HOMENAGEM "A DAMA DE PUTTEN".
                (MICHEL Nº 1141).

                    RESUMO EM ALEMÃO DOS FATOS OCORRIDOS EM "PUTTEN".

ESTÁTUA "A DAMA DE PUTTEN".

LÁPIDE EM HOMENAGEM 
AS VÍTIMAS DE PUTTEN.
avatar
Antonio C. Pulsy

Idade : 61
Localização : Canoas/RS.
Data de inscrição : 24/04/2014

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ALEMANHA DDR - SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E O MONUMENTO DE PUTTEN / HOLANDA - 1965!!!

Mensagem por Christian Bernardi em Ter Mar 08 2016, 14:34

Excelente postagem Antonio, obrigado por compartilhar!
avatar
Christian Bernardi

Idade : 43
Localização : Pernambuco
Data de inscrição : 05/07/2014

http://filateliabernardi.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum