ITÁLIA - A HISTÓRIA DO TRANSATLÂNTICO CHAMADO "GIULIO CESARE" - 1951 - 1973!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ITÁLIA - A HISTÓRIA DO TRANSATLÂNTICO CHAMADO "GIULIO CESARE" - 1951 - 1973!!!

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Sex Mar 04 2016, 21:03

Compartilho com todos, envelope oficial empresa "Italia Societá di Navigazione", postado em Barcelona destino Brasil por passageiro a bordo do transatlântico "M/n Giulio Cesare", carimbo Correios de Barcelona - 17/10/1963, carimbo redondo azul "ITALIA - Soc. p. Az. di Navigazione  - Genova - M/n GIULIO CESARE", verso "Bandeira da empresa ITALIA Societá di Navigazione", carimbo de chegada no destino Ijui/RS - 28/10/1963.

          O TRANSATLÂNTICO “GIULIO CESARE” – 1951 – 1973.
 
O navio Giulio Cesare (“Júlio César”) foi o primeiro transatlântico construído com todas as especificações modernas na Itália, após o término da Segunda Guerra Mundial para a empresa Itália Societa p. Az. di Navigazione, ou como são mais conhecidos “Linha Itália” . Foi construído pela empresa Cantieri Riuniti dell’Adriático, Estaleiro San Marco, Trieste. O projeto naval do navio era uma clara ruptura com o passado naval por causa dos novos e modernos elementos estilísticos adotados. O navio marcou um novo conceito de estilo que mais tarde influenciaria o design dos transatlânticos italianos construídos nos anos seguintes. As características peculiares eram o espelho de popa redonda, semelhante aos cruzadores, um arco acentuado de pontes inclinando-se gradualmente para baixo em direção a popa e uma chaminé com forma aerodinâmica. O perfil fino da proa do navio, fazia parecer um iate. A estrutura do casco foi dividida em doze compartimentos, conforme as novas normas da Convenção de Londres de 1948, pois o mais importante era assegurar a flutuabilidade do navio, mesmo que em caso de acidente tivesse sido inundado dois ou mais compartimentos. O transatlântico foi dividido em três classes podendo transportar um total de 1102 passageiros. O interior era semelhante à de um grande hotel de luxo com ar condicionado em todos os quartos, salas e bem iluminado e arejado, três piscinas e áreas ao ar livre dedicadas ao entretenimento. A decoração, elegante e funcional, ficou em linha com o bom gosto e o design italiano daqueles anos. Em 1957, o transatlântico realizou sua primeira modernização para expandir a capacidade de transportar passageiros e suas instalações, passando a poder transportar até 1185 (178 na primeira classe, 288 camarotes e 719 na classe econômica). Em 1964 fez sua segunda modernização, renovando os alojamentos dos passageiros, alterando o número de passageiros transportados para 1073 (215 na primeira classe e 858 na classe econômica). Além disso, a sala de estar da primeira classe foi transformada em uma sala de cinema. Na classe econômica foi criada uma sala de jogos para as crianças. O transatlântico permaneceu fora de serviço por três meses para realizar estas modificações. Em 1973, a proprietária do transatlântico "Italia Societá di Navigazione", decidiu vendê-lo como sucata. Ele estava atracado em Nápoles em 14 de Janeiro e partiu em 20 de abril para Terrestrial Estaleiros Marittima, La Spezia, Itália, onde foi desmantelado e sucateado.
 
                                                    DADOS TÉCNICOS.
 
Ø      Nome: “Giulio Cesare” (Júlio Cesar).
Ø      Tipo: Transatlântico.
Ø      Propriedade: Itália Societá di Navigazione.
Ø      Construtores: Cantieri Riuniti Adriático, Estaleiro San Marco, Trieste.
Ø      Início construção: 28 de julho de 1949.
Ø      Início de serviço: 27 de setembro de 1951.
Ø      Retirado de serviço: 1973.
Ø      Destino final: desmantelado e sucateado em 1974 em La Spezia, Italia.
Ø      Peso bruto: 27.694 toneladas.
Ø      Comprimento: 188 metros.
Ø      Largura: 26,60 metros.
Ø      Altura: 15 metros.
Ø      Propulsão: dois motores diesel Fiat, potência de 25.000 kw, duas hélices.
Ø      Velocidade: 21 nós.
Ø      Tripulação: 529.
Ø      Passageiros: 1073.

ENVELOPE OFICIAL CIRCULADO PASSAGEIRO A BORDO TRANSATLÂNTICO "M/n GIULIO CESARE".
                 CARIMBO CIDADE BARCELONA - 17/10/1963. DESTINO - BRASIL.

 ENVELOPE COM CARIMBO DE BORDO "ITALIA - SOC. p. AZ. di NAVIGAZIONE - GENOVA".
                                              TRANSATLÂNTICO "GIULIO CESARE".

                        VERSO ENVELOPE OFICIAL "ITALIA SOC. DI NAVIGAZIONE".
                        CARIMBO CHEGADA IJUI/RS - 28/10/1963.

                      FOTOGRAFIA P&B TRANSATLÂNTICO "GIULIO CESARE".

FOTOGRAFIA COLORIDA TRANSATLÂNTICO 
             "GIULIO CESARE".
avatar
Antonio C. Pulsy

Idade : 61
Localização : Canoas/RS.
Data de inscrição : 24/04/2014

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ITÁLIA - A HISTÓRIA DO TRANSATLÂNTICO CHAMADO "GIULIO CESARE" - 1951 - 1973!!!

Mensagem por Christian Bernardi em Sab Mar 05 2016, 12:06

Excelente a história postal e o seu estudo! Obrigado por compartilhar Antonio!
avatar
Christian Bernardi

Idade : 43
Localização : Pernambuco
Data de inscrição : 05/07/2014

http://filateliabernardi.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ITÁLIA - A HISTÓRIA DO TRANSATLÂNTICO CHAMADO "GIULIO CESARE" - 1951 - 1973!!!

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Sab Mar 05 2016, 17:26

Prezado,
pesquisar a "história contada" nos cartões postais e envelopes circulados é, também, descobrir uma nova "face" na filatelia!!!
avatar
Antonio C. Pulsy

Idade : 61
Localização : Canoas/RS.
Data de inscrição : 24/04/2014

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ITÁLIA - A HISTÓRIA DO TRANSATLÂNTICO CHAMADO "GIULIO CESARE" - 1951 - 1973!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum