Selo Netinha de Cr$ 0,02

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Selo Netinha de Cr$ 0,02

Mensagem por RomeuNatale em Seg Fev 29 2016, 05:10

Todos sabem que as séries Vovó, Netinha e Bisneta são recheadas de inúmeras variedades e curiosidades (seja lá o que isso signifique).

Na série Netinha temos coisas realmente estranhas. Eu possuo 41 folhas do selo n° 479, número do preçário RHM, sendo 32 folhas da máquina n° 32 e as demais de outras três máquinas. Dentre estas 32 folhas, encontrei três tonalidades diferentes e dois tamanhos de selos diferentes. O selo tipo tem 25 mm de altura e eu encontrei 25 selos com altura de 26 mm e de duas tonalidades diferentes. A foto abaixo mostra os detalhes desses selos. Ainda não classifiquei os usados, então não sei qual a porcentagem de quantidade aproximada desta variação neles. Vejam os seus e vamos tentar ver quantos desses selos existem. Raro com certeza ele não é, se eu tenho 25 deles em apenas 32 folhas, provavelmente deve existir milhares deles.

RomeuNatale

Re: Selo Netinha de Cr$ 0,02

Mensagem por RomeuNatale em Sex Mar 25 2016, 20:42

Ainda não encaixotei algumas folhas e alguns lotes de selos e esses de Cr$ 0,02 estão neste meio.

Estudando as folhas mais atentamente consegui perceber algumas coisas bem visíveis. Nas fotos abaixo temos o scan de duas folhas distintas onde uma mostra um fenômeno chamado "pliê" e nas duas a goma faltando nas extremidades, o que me fez ficar bastante curioso de como a goma era aplicada. Tudo o que acreditávamos até agora, caíu por terra. Parece que a goma era aplicada com pincel, já que alguns selos, inclusive, ficavam sem ela e a forma da goma é totalmente irregular. Esses selos são realmente uma incógnita. Alguém mais tem selos semelhantes para mostrar?

RomeuNatale

Mensagem por Christian Bernardi em Dom Mar 27 2016, 20:08

Olá Romeu! Bem interessante! Tenho alguns desses selos! Realmente essas folhas com pliê são bastante legais! Sobre a aplicação da goma tem tudo a ver se vc for observar ela é totalmente irregular...Vou procurar aqui algum material e faço as postagens! Abraços amigo e parabéns pelo estudo!
Christian Bernardi

http://filateliabernardi.blogspot.com.br/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: