Quiz de Domingo XXI - Umberto Eco

Ir em baixo

Quiz de Domingo XXI - Umberto Eco

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Fev 28 2016, 05:10

O convento de Eberbach foi fundado no século 12 e fica na margem direita do Reno, a menos de 50 km de Frankfurt. Sua origem foi da Ordem de Cister, de S. Bernardo de Claraval (Bernard de Clairvaux), mas o convento foi secularizado a força pela invasão napoleônica, há mais de 200 anos.

Hoje, o convento é uma das maiores atrações turísticas da região, sede de um importante festival de música clássica, além de ser um produtor de vinhos excelentes, onde reina, soberana, a uva riesling:

A beleza do seu interior (aqui, a basílica) é freqüentemente explorada para cenário de filmes:

O filme mais famoso rodado no convento foi a adaptação de um romance homônimo, que foi um best-seller há mais de 30 anos. Este livro foi escrito por um professor universitário que, pra se divertir nas horas vagas, inventou uma história - bem adequada ao convento de Eberbach - que eletrizou uma legião de fãs no mundo inteiro.

Como se chamava o livro? E seu escritor? Bom domingo a todos!

Última edição por Fabio Monteiro em Dom Out 09 2016, 13:53, editado 1 vez(es)
Fabio Monteiro

Re: Quiz de Domingo XXI - Umberto Eco

Mensagem por Marcio-98 em Dom Fev 28 2016, 06:20

Bom dia!
Até agora só encontrei o filme "O Nome da Rosa" do escritor Umberto Eco.

Livro/Filme: The Name of the Rose (O Nome da Rosa)
autor do livro: Umberto Eco
Marcio-98

Mensagem por Psique10 em Dom Fev 28 2016, 09:38

Me lembro de ter assistido o filme e gostei muito.
Psique10

Mensagem por Celso Luiz de Moura em Dom Fev 28 2016, 10:43

O Nome da Rosa (em italiano: Il nome della rosa) é um romance do escritor italiano Umberto Eco, lançado em 1980 que o tornou conhecido mundialmente.

Eco retratou um episódio, passado durante a Idade Média, no qual o riso era considerado, pela Igreja, um pecado. O enredo d'O Nome da Rosa gira em torno das investigações de uma série de crimes misteriosos, cometidos dentro de uma abadia medieval. Com ares de Sherlock Holmes, o investigador, o frade franciscano Willian de Baskerville, assessorado pelo noviço Adso de Melk, vai a fundo em suas investigações, apesar da resistência de alguns dos religiosos do local, até que então desvenda que as causas do crime estavam ligadas a manutenção de uma biblioteca que mantém em segredo obras apócrifas, obras que não seriam aceitas em consenso pela igreja cristã da Idade Média, como é a obra risonha criada por Eco e atribuída romantescamente a Aristóteles. A aventura de William de Baskerville é desta forma uma aventura quase quixotesca.

Assisti a esse filme por diversas vezes, porém não li o livro.

Celso Luiz de Moura

Mensagem por Marcio-98 em Dom Fev 28 2016, 15:29

"Mundialmente famoso com um livro

Com seu romance "O nome da rosa", Umberto Eco ficou mundialmente famoso há mais de três décadas. Lançado em 1980, o best-seller sobre os assassinatos numa abadia beneditina também foi um grande sucesso no cinema em 1986, com Sean Connery no papel principal. Algumas das cenas foram filmadas no convento Eberbach, no estado alemão de Hessen."

Fonte: site dw. com /pt /ciao-umberto-eco/g-19062823
página 5
Marcio-98

Mensagem por Fabio Monteiro em Dom Fev 28 2016, 19:25

Acho que vou ter que perguntar pro Marcio qual tema ele não se interessa de modo algum (corte & costura, tipos de hepatite, a vida sexual do escherichia coli?), pra ver se alguém mais responde certo o Quiz antes dele. Outro remédio seria colocar, nos selos que ele vai ganhando de brinde, um sonífero, pra fazê-lo pelo menos dormir mais tempo no domingo...

A história do sonífero nos selos tem um pouco a ver com a do “Nome da Rosa”, que era a solução do Quiz de hoje, como vcs já descobriram depois que o Marcio cantou a pedra. Mas não vamos contar o segredo do livro, chega de spoilers!

Desta vez, o Quiz foi uma pequena homenagem a Umberto Eco, esse mago das palavras e símbolos que faleceu na sexta-feira, dia 19 de fevereiro, aos 84 anos. No necrológico ontem publicado na revista Der Spiegel, lê-se que UE, por pertencer a uma geração que presenciou a derrota da ideologia fascista, tudo fez para substituir “a mensagem simples pela complexidade esmagadora, a limitação pela comunicação permanente, a alegria da pureza (de raça) pela pura alegria.” Que beleza! E mais: “Ele era o roqueiro entre os intelectuais, e vice-versa.” Uau!

E o convento de Eberbach foi um belo pretexto (religião, música, história, selos, vinhos, etc) para lembrar esse europeu fantástico que ainda vai alegrar muitas gerações com sua inteligência. Aliás, depois da notícia de sua morte, dezenas de pessoas reuniram-se espontaneamente no convento de Eberbach, para celebrar sua memória. Bonito, né?

Bonus tracks (em inglês):
Frases de UE : http://www.quotationof.com/umberto-eco.html
Entrevista com UE: https://www.youtube.com/watch?v=Msxy7IwCoLw
E o site do convento de Eberbach: http://kloster-eberbach.de/en/monastery
Fabio Monteiro

Mensagem por H Roberto em Dom Fev 28 2016, 19:47

às 4:20 da madruga o cara matou a charada Shocked Shocked
H Roberto

Mensagem por Marcio-98 em Dom Fev 28 2016, 20:01

às 4:20? Hermes... acho que o seu relógio está equivocado...  no meu marcava 6:20  scratch

Além do que, eu não poderia ter acertado antes do Fábio postar o quiz que foi às 5:10 Smile

Bom.... preciso me defender...   Smile
eu não participei dos quizes da "Nellie Melba", "Trieste", "Território em litígio da Nicarágua"... e não acertei o de "Natal" e acho que os anteriores ao décimo quiz, eu quase não participei. Cool *** Corrigindo um equivoco meu: fui conferir os quizes anteriores, e comecei a participar a partir do sexto quiz.

então... creio que não vou precisar de sonífero.... está previsto a chegada de uma frente-fria vinda do sul...  espero poder dormir até mais tarde Smile Smile Smile

Última edição por Marcio-98 em Dom Fev 28 2016, 20:25, editado 1 vez(es)
Marcio-98

Mensagem por Marcio-98 em Dom Fev 28 2016, 20:06

Durante as pesquisas sobre esse quiz, eu encontrei uma coisa interessante que dizia que um dos castelos usados nas filmagens é o "Castel del Monte", na Itália.

Marcio-98

Mensagem por carol c em Dom Fev 28 2016, 20:06

Frente fria? ?? Ih, não conte com isto. Talvez lá por maio....
noite passada até dormi sem ar condicionado, só com ventilador. Hoje já vou ter de ligar novamente.
carol c

Mensagem por Marcio-98 em Dom Fev 28 2016, 20:28

Puxa Carol, não fala uma coisa dessas Sad

Aqui deu na previsão do tempo de algumas rádios e TVs que tem uma previsão de frente fria para essa semana... Smile
Marcio-98

Mensagem por Carlos Antonio Prussak Ch em Ter Mar 01 2016, 06:54

Marcio, que estória de frente fria..?? Em Curitiba nem começou a esquentar ainda, nem aposentei meu pijama...
Carlos Antonio Prussak Ch

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: