ALEMANHA - A HISTÓRIA DO NAVIO DE PASSAGEIROS E CARGAS CHAMADO SANTA ELENA - 1951 - 1967!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ALEMANHA - A HISTÓRIA DO NAVIO DE PASSAGEIROS E CARGAS CHAMADO SANTA ELENA - 1951 - 1967!!!

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Qui Jan 21 2016, 16:41

Compartilho com os amigos mais uma história naval, onde temos envelope circulado Alemanha/Las Palmas/Ilhas Canárias, passageira a bordo do navio "Santa Elena", carimbo comemorativo redondo (22 b) Neustadt (Weinstr) Perle der Pfalz - 22/12/1957 sobre dois selos Alemanha Federal.

                     NAVIO SANTA ELENA – 1951 – 1967.


Após os catastróficos acontecimentos relacionados com a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), na qual a Alemanha do III Reich fora aniquilada, a Hamburg-Sudamerikanische D.G., possuidora de uma grande frota de navios antes da eclosão da guerra, encontrou-se praticamente sem nenhuma embarcação oceânica. Sob a magistral direção de Rudolf August Oetker, presidente da empresa a partir de 1944, iniciou-se, ao findar a guerra, o gigantesco trabalho de reconstrução das unidades da armadora. Foi somente a partir de 1950 que a Hamburg-Sud pôde voltar a ordenar novos navios e naquele ano foram construídos os dois primeiros da série Santa, destinados a iniciar o serviço de linha entre a nova Alemanha e os países da costa Leste da América do Sul. Apareceram, assim, o Santa Ursula e o Santa Elena, lançados ao mar respectivamente em dezembro de 1950 e fevereiro de 1951. A este par de navios gêmeos seguiram-se, em 1951, outros dois de desenho e prancha também similar, constituindo-se assim um quarteto de navios a motor de capacidade maior (de cargas e passageiros).Os dois últimos receberam os nomes de Santa Catarina e Santa Isabel. Eram navios de linhas clássicas e superestrutura centralizada, três porões de carga e  alojamentos para somente duas dezenas de passageiros em primeira classe. Entraram em serviço pela ordem citada em março, maio e outubro de 1951 e janeiro de 1952, realizando suas viagens inaugurais entre Hamburgo e os portos do Brasil e do Prata. Durante mais de dez anos, o quarteto serviu regularmente a Rota de Ouro e Prata, escalando nos tradicionais portos brasileiros e platinos e realizando entre oito e dez viagens redondas (de ida e volta) por ano. No início dos anos 60, a Hamburg-Sud colocou na linha sul-americana um quinteto de novos navios cargueiros, que compuseram a famosa série Cap San (Cap San Nicolas, Cap San Marco, Cap San Lorenzo, Cap San Augustin e Cap San Antonio). A entrada em linha dessa magnífica série permitiu a venda do quarteto da série Santa. Assim, o primeiro a ser negociado foi o Santa Ursula, seguido do Santa Elena, ambos no decorrer de 1964. Este último foi adquirido pela Compañia Chilena de Navegación Interoceanica (C.C.N.I.), que lhe deu o novo nome de Austral e o utilizou durante três anos nas principais linhas entre Valparaíso (Chile) e os portos platinos, brasileiros e europeus, exclusivamente como navio cargueiro. Foi durante uma de suas inúmeras escalas em Santos (seja como Santa Elena, seja como Austral), que o navio chegou ao seu fim. O navio Austral atracou em Santos no dia 27 de dezembro de 1966, procedente do Chile, via Rio da Prata, com carga geral e 3.109 toneladas de salitre. Levava a bordo também uma partida de moedas divisionárias cunhadas pela Casa da Moeda do Chile para o governo da República Oriental do Uruguai, acondicionadas em 950 caixas, que seriam desembarcadas na viagem Sul, em Montevidéu. Depois de descarregar o salitre, o Austral deveria zarpar para o Rio de Janeiro e proceder à descarga de vários gêneros. Às 14h e 28m do dia 2 de janeiro de 1967, uma segunda-feira, irrompeu um incêndio no porão 4 do navio, atracado junto ao Armazém 25. O fogo teve início em uma lingada (conjunto de sacos, numa amarração com cordas, que é içado de uma só vez pelo guindaste) de sacos de salitre que estava sendo descarregada. Alguns sacos em chamas caíram no interior do porão, alastrando-se assim o fogo por toda a carga. Em poucos minutos, as labaredas atingiram cerca de 30 metros de altura, ultrapassando a extremidade dos mastros e paus-de-carga do navio e, como fosse impossível extingui-las, o Austral foi desatracado e rebocado até Conceiçãozinha, na outra margem do estuário, à altura do Armazém 29. Sucessivas explosões fizeram com que as chamas se propagassem, atingindo o porão 5 e a casa das máquinas, situada anexa ao porão onde o sinistro se iniciou. O Austral ficou praticamente destruído, dele restando somente o casco e um monte de ferros retorcidos e enegrecidos. As origens do incêndio foram atribuídas à combustão espontânea. As caixas contendo as moedas uruguaias foram retiradas dias após, felizmente intactas, e o Austral, posteriormente, foi desmontado e sucateado em Santos pela empresa de Wladimir Grievs.

                                          NAVIO SANTA ELENA:
Outros nomes: Austral.
Bandeira: alemã.
Armador: Hamburg-Sud.
País construtor: Alemanha.
Estaleiro construtor: Howaldtswerke A. G.
Porto de construção: Hamburgo.
Ano da viagem inaugural: 1951.
Tonelagem de arqueação (t.a.b.): 6.971 t.
Comprimento: 146 m.
Boca (largura): 18 m.
Velocidade média: 13 nós (34 km/h).
Passageiros: 24.
Classe: 1ª - 24.



            ENVELOPE CIRCULADO ALEMANHA/ILHAS CANÁRIAS - 22/12/1957.




              DETALHE CARIMBO DE POSTAGEM NA ALEMANHA.




                         DETALHE PASSAGEIRA "AN BORD VON "SANTA ELENA".




 AS CHAMAS CONSOMEM O AUSTRAL, OUTRORA SANTA ELENA - SANTOS/SP.




  O AUSTRAL ENVOLTO EM CHAMAS E FUMAÇA - SANTOS/SP - 02/01/1967.
avatar
Antonio C. Pulsy

Idade : 61
Localização : Canoas/RS.
Data de inscrição : 24/04/2014

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ALEMANHA - A HISTÓRIA DO NAVIO DE PASSAGEIROS E CARGAS CHAMADO SANTA ELENA - 1951 - 1967!!!

Mensagem por Christian Bernardi em Seg Fev 22 2016, 09:42

Bom dia Antonio, excelente artigo! Gosto muito da temática, coleciono TITANIC como tema único da minha coleção. Depois vou colocar alguns exemplares aqui para compartilhar com os amigos!
avatar
Christian Bernardi

Idade : 42
Localização : Pernambuco
Data de inscrição : 05/07/2014

http://filateliabernardi.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ALEMANHA - A HISTÓRIA DO NAVIO DE PASSAGEIROS E CARGAS CHAMADO SANTA ELENA - 1951 - 1967!!!

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Seg Fev 22 2016, 20:36

Prezado amigo,
a história naval é muito cheia de surpresas, mas a procura por estas histórias que me fazem "catar" envelopes circulados por aí!!!!!
avatar
Antonio C. Pulsy

Idade : 61
Localização : Canoas/RS.
Data de inscrição : 24/04/2014

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ALEMANHA - A HISTÓRIA DO NAVIO DE PASSAGEIROS E CARGAS CHAMADO SANTA ELENA - 1951 - 1967!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum