ALEMANHA - A HISTÓRIA DO TRANSATLÂNTICO CHAMADO CAP POLONIO - 1923!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ALEMANHA - A HISTÓRIA DO TRANSATLÂNTICO CHAMADO CAP POLONIO - 1923!!

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Seg Jan 18 2016, 18:53

Compartilho com todos o cartão postal colorido "Cap Polonio", postado em alto mar, porem a bordo do transatlântico "La Corunha", carimbo oval "DEUTSCHE SEEPOST - LINIE HAMBURG - SÜDAMERIKA - 25/03/1923".

                                              O TRANSATLÂNTICO CAP POLONIO. 

O navio a vapor Cap Polônio foi um transatlântico alemão do início do século 20. Ele foi construído a partir de 1914 em Hamburgo nos estaleiros da empresa  Blohm & Voss para a armadora alemã Hamburg-Süd (Hamburg-Südamerikanischen Dampfschiffahrts Gesellschaft). Ele serviu brevemente na Primeira Guerra Mundial como cruzador auxiliar. Com o início da guerra, ele foi requisitado pela Marinha Imperial Alemã com o acordo prévio dos proprietários para a conversão em um cruzador auxiliar. Ele foi armado com quatro canhões de tiro rápido de 150 mm e quatro de 88 mm. Em fevereiro 1915 este trabalho foi concluído e em 06 de fevereiro de 1915 ele foi batizado como SMS Vineta. No entanto, os testes foram insatisfatórios, pois a cúpula da Marinha Imperial Alemã esperava alcançar uma velocidade máxima de até 17 nós, mas ele foi incapaz de chegar a esta velocidade. Devido à qualidade do carvão que era queimado nas caldeiras e seu consumo de 250 toneladas/dia, sua resistência máxima no mar foi de menos de três semanas, e mesmo com a previsão de sua velocidade menor do que muitos navios de guerra britânicos, o SMS Vineta foi devolvido aos seus proprietários. O Cap Polonio permaneceu ancorado em Hamburgo e no final da guerra foi confiscado pelos Aliados para reparações de guerra. A Grã-Bretanha ganhou este navio em 1919, através do Tratado de Versalhes, e foi alugado para a armadora Union Castle e depois para a P & O, fazendo apenas uma viagem para cada empresa. No ano seguinte, 1920, o Cap Polonio foi vendido para seus donos originais e passou a fazer a rota Hamburgo – Buenos Aires com escalas no Rio de Janeiro e Santos. O navio ficou muito conhecido por trazer centenas de imigrantes alemães e de outros países europeus para o Brasil. Serviu até 1931, quando ficou retido em Hamburgo como navio de alojamento até 1935, quando foi desmanchado e sucateado no estaleiro de Bremerhaven/Alemanha em junho de 1935.
 
                                                             ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:

Ø        Nome: Cap Polônio.
Ø        Construtor: Blohm & Voss, Hamburgo/Alemanha.
Ø        Peso: 20.576 toneladas.
Ø        Deslocamento: 24.500 toneladas.
Ø        Comprimento: 201,8 metros.
Ø        Boca (largura): 22,1 metros.
Ø        Calado: 8,4 metros.
Ø        Propulsão: motores triplos a vapor.
Ø        Chaminés: três.
Ø        Velocidade: até 17 nós.
Ø        Autonomia: 7.000 milhas náuticas a 15 nós.
Ø        Autonomia: 19 dias.
 
 
                         CARTÃO POSTAL TRANSATLÂNTICO "CAP POLONIO".




           EM ALEMÃO: NO MEIO DO OCEANO A BORDO "LA CORUNHA".




                      CARIMBOS AGÊNCIA DE BORDO DOS CORREIOS - 25/03/1923.
avatar
Antonio C. Pulsy

Idade : 61
Localização : Canoas/RS.
Data de inscrição : 24/04/2014

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum