Selos carimbados com goma

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Selos carimbados com goma

Mensagem por Edson Benedito dos Santos em Qua Jan 06 2016, 09:36

Olá, pessoal. Bom dia!
Não sei se este assunto já foi tratado aqui mas gostaria de saber a opinião de vocês sobre os selos que existem no mercado, tanto nacional quanto internacional, que são carimbados mas tem goma perfeita. Pelo que já pude apurar, trata-se de um material não usado, que certos países como Romênia, Polônia, Rússia, Hungria, bem como algumas colônias francesas, tais como Costa do Marfim, Burundi, dentre outros, carimbavam para vender a comerciantes sobretudo da Europa, principalmente durante as décadas de 70, 80 e 90. Como vocês avaliam a qualidade desse material? Esses selos figuram normalmente em suas coleções ou há alguma restrição a eles.
Obrigado!
Edson
Edson Benedito dos Santos

Re: Selos carimbados com goma

Mensagem por Glauber em Qui Jan 07 2016, 01:38

Olá, Edson!

Realmente esse tema já fora debatido aqui no fórum, mas não recordo em qual tópico.

Bem, esses selos são chamados de CTO (Cancelled To Order), ou seja, carimbados a pedido. Mas a pedido de quem? Muitos colecionadores, em especial da Europa, gostam de colecionar apenas selos carimbados. Então muitas administrações postais 'carimbam' boa parte dos selos, ainda com goma.

Eu, particularmente, não gosto desses selos nem os coleciono. Mas tem pessoas que sim, então...

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Carlos Antonio Prussak Ch em Qui Jan 07 2016, 06:05

Bem Edson, eu particularmente prefiro colecionar selos carimbado, na minha coleção do Brasil tenho alguns novos sem carimbo, os com carimbos comemorativos, mas sempre que consigo carimbados, troco e disponibilizo os novas para trocas...... acho um carimbo no selo mais interessante.
Em relação aos CTO, tenho alguns, mas tenho também alguns com carimbos normais e mesmo assim com Goma da Romênia, Hungria e Polônia..... este não tenho idéias como materam a Goma, pois inclusive são carimbos parcialmente no selos, o que demostra que o restante dele ficou no envelope, como se retirou esse selos com Goma é um mistério...kkkk
Carlos Antonio Prussak Ch

Mensagem por antonio chueca em Qui Jan 07 2016, 09:18

Supongo que los carimbos son impresos a la vez que el dibujo del sello

antonio chueca

Mensagem por Sergioselos em Qui Jan 07 2016, 10:28

Essa discussão pode ir longe. Um selo com carimbo comemorativo, ou de primeiro dia de circulação, vai possuir a goma.
Para alguns trata-se de um selo novo, pois não foi utilizado. para outros trata-se de um selo usado.

Vai da interpretação de cada um.

Agora, ja vi várias vezes, o que ja foi mencionado, que é o carimbo ja impresso, ai eu acho que se torna uma figurinha. Mas isso é facil identificar com uma boa lupa.

Vem outra questão: Alguns colegas fazem uma dupla coleção; Novos e Usados. Compram dois exemplares e pedem para que a agencia carimbe o selo.

Há quem concorde com isso. Outros preferem ainda enviarem seus selos para si mesmos. Ja vi até quem peça o carimbo na agência, e depois lave o selo.

É gosto.

Mensagem por odilo em Qui Jan 07 2016, 13:55

Olá amigos,
Realmente tudo é uma questão de gosto e moda. Lá pelos anos 50 do século passado até para a inauguração de uma loja ou colégios, feiras ou encontros filatélicos, eram feitos carimbos comemorativos. Alguns eram particulares outros feitos através dos Correios. Então se carimbava uma quadra ou até um folha inteira com estes carimbos. Geralmente eram selos de baixo valor facial, regulares e até selos ainda em réis, quando a moeda já era Cruzeiro. Em outros casos, eram feitas folhinhas ou cartelas comemorativas do evento e colocado um selo qualquer com o carimbo do evento. Esta prática era também comum em outros países.
Este selo do Avatar do Edson parece ter um carimbo impresso por offset .

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Edson Benedito dos Santos em Sex Jan 08 2016, 00:20

Olá, pessoal. Agradeço os comentários e os esclarecimentos. Como sou principiante na filatelia, me ajudaram muito. Podemos então dizer que existem três tipos de "selos" carimbados: aqueles que foram realmente emitidos e usados nas cartas, os que alguns países ou agências postais carimbaram atendendo o pedido de comerciantes e/ou colecionadores ou mesmo atendendo outros interesses, e os impressos em offset, ou seja, as figurinhas. Sobre estes últimos, vejam só o exemplo dessa série de gatos do BENIN, como os carimbos se repetem de forma exatamente igual:

Isso me ajudou a perceber que preciso ser mais criterioso com minhas aquisições e a indagar se não existem também figurinhas sem carimbo. Quanto ao meu avatar, confesso que ao observar mais detidamente o selo, fiquei na dúvida. Ele não tem goma e os demais selos que possuo da série tem carimbos bem diferentes,  parecendo originais, o que não acontece com os gatos. Infelizmente, ainda não sou tão experto com a lupa. De qualquer forma, vou mantê-lo porque gosto muito desses passarinhos rsrs. Mais uma vez obrigado!
Edson Benedito dos Santos

Mensagem por Glauber em Sex Jan 08 2016, 00:50

Olá, Edson e demais amigos!

São justamente esses tipos de selos que são denominados CTO.

O amigo Prussak menciona que tem selos carimbados, mas com goma original e não sabe como foram 'retirados' das cartas, mas a goma permaneceu.
Na verdade, amigo Prussak, esses seus selos também são CTO. Não existem selos retirados de cartas que permanecem com goma original (exceto os regulares brasileiros, extraídos com benzina).

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: