Chegando agora...criticando e sugerindo.

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Chegando agora...criticando e sugerindo.

Mensagem por rc500 em Sab Jan 02 2016, 15:20

Olá amigos..
Estou chegando agora ao site. Cool

Encontrei este forum pesquisando no Google depois de voltar da Agência Filatélica dos Correios de SP.

Coleciono selos há mais de 20 anos e, comparando a maioria dos selos brasileiros com o que está sendo emitido lá fora, é para ficarmos decepcionados.
Estamos há pelo menos 20 anos atrasados em vários aspectos: tipo de fonte utilizada nos selos, artefinal, composição artística, etc.

Para ficar mais claro do que estou falando, analisem os selos emitidos na Argentina. Faz uns 15 anos, mais ou menos, que eles sofreram uma profunda repaginação gráfica e conceitual. Nem vou dizer então sobre os selos de Portugal, Alemanha, Grã Bretanha. Alguns países europeus ainda se mantém como há 30 anos, como é o caso da Itália e alguns regridem, como é o caso da França. Nesse último caso, a qualidade de grande parte dos motivos (arte do selo) é de gosto duvidoso, bem aquém do que a França fazia em décadas passadas.

Percebam que os selos modernos (Argentina e Portugal) por exemplo, não possuem margens brancas (como nos selos do Brasil). A arte gráfica ocupa toda a área do selo, valorizando cada detalhe. Informações como o ano de emissão, por exemplo, são bem pequenas e ficam ao lado da legenda do selo. Enquanto isso, no Brasil, ainda estamos naquele velho padrão "Brasil 2016 R$ 0,50" (Imagino que lá nos Correios tenha uma professora dizendo "Parágrafo, na outra linha, dois dedos...letra maiúscula!" Faz uns 40 anos que estamos nesse padrão. Percebam que na maioria das emissões brasileiras as fontes tipográficas utilizadas quase nunca combina com o tema do selo. É aquela eterna letra 'arial 10' ou 'bold', com a primeira maiúscula e as demais minúsculas. Não há inovação. Acredito as letras devam minimamente combinar com o que está sendo mostrado no selo, mas aqui insistimos em usar uma tinta preta ou branca, como se fosse uma 'sobrecarga' sobre o selo.

A gota d'água foi ver a premiação de melhor selo de 2014. Pelo voto popular, ganhou aquela quadra 'Dinossauros' que é belíssima (exceção!), mas para os concursos mundiais, decidiram levar o bloco que mostra o arquipélago de S Pedro e S Paulo, pasmem, por ter vencido em ARTE FILATÉLICA. Bem...o selo em si é uma foto. Onde está a arte? É uma incoerência atrás da outra....Nem vou entrar muito no mérito sobre os selos sobre Olimpíadas, porque essas folhas de 10000 selos já viraram uma palhaçada completa.

Lembram daquela série linda dos 'anos chineses'? Conversei com uma funcionária da seção filatélica e ela disse que participa de diversas reuniões internas, onde os chefes perguntam quais os selos que mais são procurados pelos clientes, turistas, etc...Numa dessas reuniões ela foi informada que a série foi interrompida sem qualquer justificativa plausível. Além disso, ela mesma disse que a arte de todos os selos que ainda deveriam ser lançados nessa temática já estavam prontos, pois tinham sido encomendadas a um único artista. Eis que os Correios só lançaram uns 3 dos 12 previstos e até hoje turistas chineses e japoneses procuram por eles e ficam sem entender o motivo de termos interrompido as emissões.

Em suma, como boa parte do serviço público existente no nosso país, acredito que a comissão filatélica está ocupada por gente incompetente, ou que no mínimo, não coleciona, não gosta e não entende de filatelia. É muito desleixo, incoerência, incompetência. Por essas razões nossa filatelia não é procurada lá fora. Já frequentei casas filatélicas em vários países e a justificativa que os funcionários dão é que os 'selos atuais brasileiros não vendem e ficam encalhados', 'tem baixíssima procura e despertam pouco interesse em colecionadores sérios'.

Enfim, é isso!
Abraços,
RC

rc500

Re: Chegando agora...criticando e sugerindo.

Mensagem por FernandoSilva em Sab Jan 02 2016, 16:48

Amém! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

FernandoSilva

Mensagem por rc500 em Sab Jan 02 2016, 17:22

É possível que muita gente não concorde comigo. Gostaria de saber da opinião de vocês!
Feliz 2016 a todos Very Happy

rc500

Mensagem por JOSE RENATO em Sab Jan 02 2016, 18:38

Eu concordo 100% com vc. Evito falar para não melindrar, mas os selos atuais são horríveis, com algumas exceções.

Por isso coleciono Império, onde quase todos os selos são belíssimos (Kkkkkkkkkkk).

Acho que os selos até a década de 40 eram muito belos depois foram só piorando em curva exponencial.

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 

JOSE RENATO

Mensagem por rc500 em Sab Jan 02 2016, 18:58

Obrigado, José Renato.

Eu até acredito termos belos exemplares, em todas as décadas. Acho que os anos 70 foram relativamente bons, enquanto os dos anos 60 os piores.

Mas mesmo numa análise superficial, podemos ver que os selos têm o mesmo formato e legendas desde 1978, pelo menos. Em alguns aspectos, até regredimos: selos ordinários que não têm nenhuma representatividade e comemorativos sem importância em séries de folha inteira. Daqui a pouco vão escrever nos selos: "Selo para primeiro porte para cartas não comerciais de até 20 gramas - Brasil 01/01/2016" kkkkkk
Acho que o povo lá pensa que somos analfabetos.

rc500

Mensagem por rc500 em Sab Jan 02 2016, 19:00

Resolvi começar uma coleção internacional com faróis, minerais/rochas/meteoritos. Só pra constar...rsrs

rc500

Mensagem por zod100 em Sab Jan 02 2016, 21:07

RC,
Seja bem vindo ao forum. Concordo com tudo que você disse, e ainda acrescento mais uma coisa, os selos adesivos do Brasil usam uma goma que não se consegue retirar por completo dos selos. Os selos australianos, noruegueses, e de mais alguns países saem fácil com água fria.
abraços
Paulo Daróz - zod100

zod100

http://selosdobrasil.forumeiros.com

Mensagem por H Roberto em Sab Jan 02 2016, 21:53

Também penso que existem bons e bonitos selos brasileiros. Apenas um detalhe:
Com o passar dos anos realmente vão se escasseando as belas emissões. Como foi falado
ali acima...acho que esse pessoal da ect pouco se importam com filatelia...já a atendente
do guichê aqui em Santa Maria parece estar ciente desse detalhe.

H Roberto

Mensagem por FernandoSilva em Sab Jan 02 2016, 22:59

Por isso tudo que estou ficando nos selos do império. Foto para mim não é selo.

FernandoSilva

Mensagem por rc500 em Sab Jan 02 2016, 23:09

Eu já não vejo problemas em usar fotos nos selos. Mas achei injusto um escultor premiadíssimo (autor da arte da quadra de dinossauros) ser preterido em função do bloco, que, fora o trabalho do fotógrafo, não levou mais arte nenhuma em sua confecção. Nem no tipo de fonte utilizada. A escolha foi arbitrária e desconsiderou o voto popular. Não sei pq fazem um concurso com votação aberta se ela é passada pra trás depois.

rc500

Mensagem por FernandoSilva em Dom Jan 03 2016, 00:16

Qual seria um selo com foto que acha interessante?

Particularmente, gosto de nossos selos imperiais, machos e selos em que temos a criação com fins postais e não propriamente filatélico. Sei q sou minoria. Uma vez vi um comentário no programa Trato Feito que adorei: se é feito para o colecionismo, não tem o mesmo valor (não lembro as palavras exatas).

Abraços!

FernandoSilva

Mensagem por israpaulo em Dom Jan 03 2016, 10:25

bem vindo ao forum..concordo com vc 100%...

Abracos aqui de Israel

israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por H Roberto em Dom Jan 03 2016, 13:09

Concordo ...tirar uma foto talvez seja bem fácil ao invés de fazer um desenho.
Mas vejamos...para tirar uma foto de algum animal em extinção quanto tempo
o sujeito vai caminhar mato adentro com a câmera na mão...sujeito a picada de
mosquitos...cobras e aranhas???
Agora me digam quanto tempo levou o sujeito que fez aqueles rabiscos para a série 450
anos da cidade do Rio de Janeiro (2015)???
Particularmente acho bonita essa série abaixo.

DSC06087 by H Roberto, no Flickr" />

H Roberto

Mensagem por rc500 em Dom Jan 03 2016, 13:42

Eu gosto de foto nos selos. Boa parte dos países pelo mundo já faz assim.
Dá um ar moderno e mostra o motivo do selo com fidelidade.
Acho que deveriam usar fotos com mais frequencia para retratar fauna/flora e natureza de um modo geral. Na minha visão, o selo não pode ser só um pedaço de papel colorido. Ele tem que corresponder a algum propósito mais profundo.
Minha crença é que ele deveria servir como instrumento de divulgação e quanto manto mais fiel for à realidade, melhor. Por exemplo, se a ideia é divulgar nossa fauna, por que desenhar o animal em vez de fotografa-lo? Se queremos divulgar um artesanato feito com fibras vegetais, por que não fotografaram os objetos em vez de desenha-los? A foto dá muito mais valor ao objeto em sua divulgação. Vamos deixar os desenhos pra quando formos divulgar logotipos, logomarcas, coisas abstratas...

rc500

Mensagem por israpaulo em Dom Jan 03 2016, 17:38

Um exemplo aqui de Israel de selos com fotos.

israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por Glauber em Dom Jan 03 2016, 19:36

rc500, concordo quase em 100% com você. Os desenhos dos nossos selos já estão defasados mesmo. A arte é pobre, salvo exceções. Acho que poderiam ter uma maior rigidez na escolha dos desenhos, talvez pudesse haver uma seleção do desenho mais bonito e atraente.

Comentei a pouco tempo, justamente sobre os selos do 'calendário lunar chinês', os quais começaram a ser emitidos (ano da serpente) e houve uma paralisação, voltando com o ano do cavalo, anos depois. Porém........ fim.

Em contrapartida, os blocos da 'entrega das bandeiras olímpica e paralímpica - Londres ao Rio', de 2012, são espetacularmente lindos.

Gostei de sua atitude de "já chegar, chegando", ou seja, inscrever-se e colocar comentários que possam instigar debates.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.

Glauber

Mensagem por Psique10 em Dom Jan 03 2016, 19:48

Seja bem vindo ao fórum cheers cheers .

José Augusto Fonteque
Coleciono: Império e comemorativos do Brasil
Temas: Copas do Mundo, Xadrez e Educação.

Psique10

Mensagem por MCN2007 em Dom Jan 03 2016, 22:29

Absolutamente de acordo meu caro amigo, fico verdadeiramente constrangido quando envio nossos selos recentes por selos recentes de outros países, e aqui nem cabe o argumento "mas eles pedem...!?', eu considero os selos uma parte de minha vida, filatelia é bem mais que um hobby para mim.

Tem países que emitem selos de qualidade bem pior, por exemplo alguns selos do Iraque que recebi recentemente, mas poxa, o Brasil tem história na filatelia e estes pedacinhos de papel mereciam mais atenção e esmero!

MCN2007

Mensagem por Ernane Ferreira em Seg Jan 04 2016, 10:25

Eu acho que chega também de selos com a imagem da cidade do Rio de Janeiro. A impressão que dá é que essa comissão filatélica (se dá para chamar isso ) é toda de lá. Está enjoativo tantos temas relacionados com a cidade e o tempo todo isso. Há outras partes do pais. Enquanto não limparem esse setor e exonerarem todos os funcionários pela tamanha incompetência e irresponsabilidade em todos esses anos a coisa não mudará tal como citado por todos.

Ex-colônias Portuguesas (Angola,Cabo Verde,Inhambane,Moçambique,Timor,Macau,África Portuguesa,Guiné,São Tomé e Príncipe, Lourenço Marques,Companhia do Nyassa, Companhia de Moçambique,Índia Portuguesa,Quelimane,Tete,Zambezia,Congo).
Portugal e ilhas adjacentes.
Colônias espanholas (Rio Muni,Fernando Poo,Sahara Espanhol,Ifni)
Alemanha Reich e estados e ocupações.
Alemanha Ocidental,Alemanha Oriental,Alemanha Federal,Alemanha 1° e 2° guerras
Austria,Canada,Chile,Estados Unidos,Hungria,Liberia,Reino Unido,Suiça,Espanha,Holanda,Belgica,Peru

Ernane Ferreira

Mensagem por FRITZEN em Seg Jan 04 2016, 15:22

Bem vindo

temos que criticar para melhorar ...

FRITZEN

Mensagem por Sandra Regina Francisco em Seg Jan 04 2016, 15:34

Seja muito bem-vindo!
Abraços

Sandra Regina Francisco

Mensagem por Motoka36 em Seg Jan 04 2016, 16:53

Seja bem vindo.

As nossa críticas ou observações ficam restritas a nós mesmos.
Sei que o Julio da filatélca77 participa destas reuniões anuais em Brasília.
Poderíamos direcionar nossas sugestões para ele.

Eu penso, por exemplo, que as mini folhas teriam q ser "mini" mesmo. No máximo 10 selos.
Folha com 24, 30 selos não dá.

Vejam essa série das Olimpíadas.. parecem dezenas de selos.. iguais... Se tivéssemos 8 - 10 selos com uma vinheta bonita seria muito mais atraente.. e muitas pessoas comprariam até por curiosidade. Assim estaríamos a entrada de novos colecionadores. Ano passado, na ocasião da Copa do Mundo, fui no feriado até ao Estádio na sede SP. Lá, vi ingleses e uruguaios procurando por uma agência Postal para registrar o momento .. imaginem se tinha alguma agência em pleno feriado.. decepção total. Como os Correios são patrocinadores das Olimpíadas.. quem sabe..

Um outro ponto que me incomoda um pouco em nossos selos são os créditos pela imagem ou arte. Ora, os Correios poderiam estudar uma forma jurídica de "omitir" estes Nomes.. Com todo o respeito aos artistas, que devem sim receber por seu trabalho, não vejo pessoalmente a necessidade de num objeto tão pequeno, ter estes créditos. As vezes esses detalhes escritos tomam um espaço importante dentro dos selos. Os correios que paguem os direitos e utilize a arte como mais lhe convier, q seria retirando os créditos.

Motoka36

Mensagem por rc500 em Seg Jan 04 2016, 20:48

Obrigado a todos pelas boas vindas!

Vamos às considerações:

1) Sim, os selos brasileiros são relativamente feios e defasados estética e tecnicamente se comparados aos de países europeus. Nem precisa muito. Se formos comparar com os da Argentina, já apanhamos 'feiamente'.

2) Quanto aos créditos/autoria: Concordo em suprimir os nomes. Aliás, se diminuíssem MUITO o tamanho da fonte já ajudaria. No caso da emissão 'pimentas brasileiras' isso ficou muitíssimo evidente. O nome do autor aparece com muito mais destaque que o os nomes científicos das próprias pimentas. Aliás, só reparei que os nomes estavam lá porque alguém aqui do site comentou (aí achei bacana e me inscrevi aqui hehe)

3) Sim, as discussões tidas aqui ficarão restritas ao site. Então, como podemos colaborar de forma positiva?
Pelo que conversei com a atendente da agÊncia filatélica central dos Correios, existe sim uma predisposição da diretoria em ouvir os colecionadores. Ela disse que participa constantemente de reuniões, onde muita coisa e discutida (técnicas de impressão, aspecto, estilo, motivos, etc). Sim, a diretoria também se interessa em saber que tipos de selos são mais pedidos pelos colecionadores. Ela só não entende o por quê de, após dar tantas sugestões, pouca ou nenhuma delas foi aplicada. Quanto a isso, não posso opinar, pois não sei o que ela sugeriu...

A minha sugestão é que façamos uma compilação de tudo que queremos nos selos em termos de estética. Eles precisam ser repaginados urgentemente, pois o risco iminente é de a filatelia brasileira acabar. Não formamos mais jovens filatelistas num ritmo adequado então as vendas caem ano após ano. Isso já é percebido pela tiragem dos selos. Até os anos 90 eram 2 milhões de selos por exemplar (e olha que tinha inflação braba!). Hoje em dia raramente supera 600 mil.

Depois de compilarmos tudo, seria interessante fazermos um material/apresentação, tipo Power Point, apontando as nossas fraquezas e qualidades e compará-las com selos de outros países. Feito tudo, precisamos dar esse material para que alguém aqui, que tenha contato interno nos Correios ou influência lá na Comissão poder apresentar!

O que acham?

rc500

Mensagem por rc500 em Seg Jan 04 2016, 20:55

Acabei nem me apresentando direito...Meu nome é Roberto, sou de SP/SP e sou geógrafo, mas não atuo na área.

Em tempo>>>
O Glauber comentou dos selos do calendário chinês. As emissões foram canceladas sem motivo aparente e a arte de todos os selos já estava pronta. A atendente revelou que o terceiro selo só saiu por MUITA insistência de um colecionador. E mesmo assim diminuiram o tamanho e simplificaram a técnica de impressão. Resultado: mais um selo feio.

O Motoka36 falou das folhas de 24 selos. Também acho ridículo. Acrescento: acho imoral e absurdo. Acho preguiçoso e desdenhoso. É um tapa na cara. É o retrato da incoerência e falta de critério. Em suma, é mais do mesmo. Também acho que uma folhinha com 8 ou 10 selos bastariam.

rc500

Mensagem por Glauber em Seg Jan 04 2016, 21:01

Ótima idéia de fazermos uma compilação e enviarmos ao departamento dos Correios, responsável pela filatelia. O amigo Fritzen, que escreveu mais acima, é o vice-presidente da Febraf. Pode ser um bom caminho.

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.

Glauber

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 16:07

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: