Luvas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Luvas

Mensagem por FernandoSilva em Qui Nov 26 2015, 18:58

Pessoal,

Acabei de comprar luvas de joalheiro. A ideia é a manipulação dos selos mesmo sem a pinça. O que acham? Aquela luva de látex poderia ter esta função?

Abraços!

Fernando
FernandoSilva

Re: Luvas

Mensagem por JOSE RENATO em Qui Nov 26 2015, 19:25

Fernando,

O que é "luvas de joalheiro"?

Até,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por H Roberto em Qui Nov 26 2015, 20:25

Entendo tua ideia Fernando...manusear selos como se manuseasse jóias mas de
uma forma ou outra você sempre vai precisar de um pinça...ou como você moveria
um selo postado sobre um superfície plana?
H Roberto

Mensagem por FernandoSilva em Qui Nov 26 2015, 20:51

José Renato, é uma luva de algodão que impede o contato do óleo da pele com o objeto.

Roberto, concordo, mas ajudaria muito.

Seria preciso depois colocar essas luvas em algum antimofo? No fim, o óleo fica na parte interna da luva e pode contaminá-la com o tempo, não?
FernandoSilva

Mensagem por FernandoSilva em Qui Nov 26 2015, 20:53

Ahhhh... a ideia surgiu olhando aquele bloco alemão do Ernane que acha bonito usar lantejoulas rosas rssss...

O fundo rosa nos cantos mostra bem como os dedos podem contaminar com o tempo. Se tivessem usado luvas ao longo do tempo, teria aquelas marcas? Acho que não.
FernandoSilva

Mensagem por H Roberto em Qui Nov 26 2015, 21:01

E se passar talco nas mãos antes de vestir as luvas??
H Roberto

Mensagem por FernandoSilva em Qui Nov 26 2015, 21:18

Roberto, faz sentido. Acho que realmente ajudaria a preservá-las.

Será que as luvas descartáveis não seriam uma boa alternativa também?
FernandoSilva

Mensagem por H Roberto em Qui Nov 26 2015, 21:27

Também pensei nessa alternativa Fernando levando-se em conta o baixo custo...
mas sinceramente...lembro os tempos que minha 1ª esposa ficou internada no tratamento
do câncer e presenciava enfermeiras colocando aquelas luvas...ficava pensando comigo
como a pele transpira???como conseguem suportar aquela borracha grudada na pele???
H Roberto

Mensagem por odilo em Qui Nov 26 2015, 23:07

Olá amigos,
Quando tenho que separar os selos das folhas, uso sim luvas de procedimento descartáveis . Tem de latex e de vinil. Tem com e sem talco. Quanto a transpiração, sim o suor da mão fica preso na luva. Mas também não se fica muito tempo com elas, só o necessário.
Abraço.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Ernane Ferreira em Sex Nov 27 2015, 00:12

Devido a minha situação alguém poderia ter a certeza das luvas ? Ontem eu usei as descartaveis.
Gostaria de saber como posso limpar o bloco
Ernane Ferreira

Mensagem por FernandoSilva em Sex Nov 27 2015, 10:50

Antes o suor dentro das luvas do que em cima dos selos. Very Happy
FernandoSilva

Mensagem por Sergioselos em Sex Nov 27 2015, 13:07

Eu ate compreendo o cuidado ao manusear os selos, mas de uma certa maneira os selos ja vem manuseados...

Nenhum atendente dos correios utiliza luvas. Não cortamos os protetores de luvas, quem fabrica tanto os selos, quanto os protetores não utiliza luvas, quando imprimimos os álbuns não usamos luvas, e por fim o ar ao nosso redor esta contaminado.

O pessoal fala muito das pinças, luvas, mas se fossemos pensar bem deveríamos também usar máscaras.

As luvas descartáveis, se forem as de látex, vem impregnadas com talco. Esse talco, geralmente é bio absorvível, ou seja é de origem biologica e pode se tornar alimento para fungos.

Ja as luvas plásticas, seriam boas, se não fossem extremamente desconfortáveis. As luvas de joalheiro, não as conheço, mas acredito que precisem ser lavadas, ou trocadas de tempos em tempos. Parece uma boa opção.

Acho que uma lavagem de mãos mais frequente, resolve o problema.

Também acredito, que o local aonde se guardam os selos seja o fator mais importante da conservação. Umidade de mais prejudica, mas também umidade de menos é fatal para os selos ficarem quebradiços.

Mensagem por FernandoSilva em Sex Nov 27 2015, 13:33

Sergio, excelentes observações.

Já viu as dry cabinett? Inicialmente pensava em usar adegas de vinho, até descobrir que elas não climatizam, pois controlam apenas temperatura.
FernandoSilva

Mensagem por Sergioselos em Sab Nov 28 2015, 09:49

Eu acho que em primeiro lugar a escolha de onde serão guardados os selos, é uma das coisas mais importantes.

Dar sempre preferência, para um armário, de madeira, Não MDF, e se for possível folheado em fórmica, ou hoje em dia PET Laminado. Que esteja num local fresco, protegido do sol, calor e umidade.

Um higrômetro e um termômetro, são de grande valia para verificar se o local é adequado. Na minha casa meus selos ficam num armário que fica digamos no centro do comodo, onde se faz o contorno da escada, então não esta em contato com nenhuma parede externa, e é la também aonde eu guardo meus materiais e medicamentos, além de alguns charutos e as bebidas na parte de baixo. É o local mais fresco da casa.

Para lugares onde a umidade é muito grande, aqueles desumidificadores de potinho, são de muita ajuda, mas cuidado, pois se eles vazarem, vão corroer as coisas.

Uma alternativa a isso é giz de lousa. Eles absorvem bastante umidade. Para isso é só colocar eles num copo, e sempre que possível ao sol, ou ainda no forno por alguns minutos.

Manipular os selos em dia de chuva, nem pensar.

Para coleções que vão ficar muito tempo paradas, aconselho colocar em sacos tipo zip, e aspirar o ar deles.

Mensagem por Sergioselos em Sab Nov 28 2015, 09:52

FernandoSilva escreveu:Sergio, excelentes observações.

Já viu as dry cabinett? Inicialmente pensava em usar adegas de vinho, até descobrir que elas não climatizam, pois controlam apenas temperatura.

Essas "geladeiras", digamos assim, ja me passaram pela cabeça, mas não para ligar na tomada. Pensei nelas a principio para os charutos, e quase comprei uma. Eu ia folhear ela internamente, e externamente com folhas de cedro. Como elas tem um fechamento tipo geladeira, internamente forração de manta perlon ou de vidro, ate acredito que seria legal, mas ai vem o problema principal: Aonde colocar.

Mensagem por Convidado em Seg Nov 30 2015, 19:59

E no caso de Cartas Pré-Filatélicas , sendo uma raridade , o que os colegas Propõem ?

Atenciosamente,

Convidado
Convidado

Mensagem por Christian Bernardi em Ter Dez 01 2015, 01:40

Boa noite amigos! Excelente as explicações sobre as conservações dos selos! Ainda estou na fase do uso dos diversos tipos de pinças de bico fino, bico de pato...vou atrás dessas luvas!
Christian Bernardi

http://filateliabernardi.blogspot.com.br/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: