Como classificar selos temáticos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como classificar selos temáticos

Mensagem por Edson Benedito dos Santos em Qua Out 28 2015, 21:42

Olá, pessoal.
Primeiramente gostaria de dizer que já aprendi bastante coisa navegando pelo site. O que acho legal é que vocês abordam todo tipo de assunto relacionado à Filatelia, desde as questões mais complexas, em relação às quais até o colecionador mais experiente pode ainda ter dúvidas, até as mais simples, que são tão importantes para nós que somos principiantes. Parabéns!
Tenho aprendido aqui como organizar meus próprios álbuns e creio que já consigo encontrar os materiais necessários para isso. Mas tenho uma dúvida sobre as coleções temáticas. Como posso classificar os selos em páginas elaboradas no computador, se sobre um determinado tema podem existir centenas ou milhares de selos? Comprei recentemente, por exemplo, mais de 200 selos sobre "Natal" num único lote. São de diversos países com algumas séries completas e outras não, a maioria com o ano estampado. Como existem inúmeros selos sobre esse tema, como posso classifica-los? Separando por países, independentemente do ano? Como acrescentar as novas aquisições? Será necessário vasculhar os catálogos para deixar alguns espaços nas folhas? Espero que me tenha feito entender. Obrigado!
Edson
Edson Benedito dos Santos

Re: Como classificar selos temáticos

Mensagem por odilo em Qua Out 28 2015, 23:08

Boa noite Edson,
Antes de mais nada convém lembrar que uma coleção temática geralmente conta uma história, apresenta uma investigação, tenta provar uma tese partindo de uma ou mais hipóteses, etc.
Como cada um tem uma abordagem diferente sobre o mesmo tema, eu tento classificar meus selos identificando seu número no catálogo. Isto vai me facilitar na hora de buscar certo selo para troca. Coloco eles no classificador ordenados por país e com a etiqueta com o número ou o ano da emissão (as vezes basta só o ano). Isto eu faço para os selos comemorativos que não são da minha temática.
No meu caso que estou ainda juntando material para uma temática sobre transportes, tenho eles separados conforme os elementos que aparecem na imagem. Para isto já fiz um prévio roteiro de como pretendo montar a coleção e assim já vou colocando os selos nos capítulos correspondentes.
Paralelamente vou pensando em como posso ordenar os selos e outros materiais ( ver:  http://selosdobrasil.forumeiros.com/t7364-elementos-que-compoem-uma-colecao-tematica?highlight=Tema* ) para desenvolver melhor o meu tema. Assim que ainda não cheguei a montar um álbum com esta coleção.

Tenho certeza que mais contribuições vão aparecer.
Sucesso,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Edson Benedito dos Santos em Qua Out 28 2015, 23:31

Olá, Odilo. Boa noite!
Obrigado pela resposta. Acho que, na verdade, o principiante aqui está confundindo "fazer uma coleção temática" com "juntar selos de um determinado tema". Aos poucos, como se dizia antigamente, as fichas vão caindo rsrs. De qualquer forma, penso que todo aquele que começa na Filatelia tem o desejo de ver seus álbuns repletos de selos bonitos e significativos, mesmo sem seguir a correta metodologia de uma coleção. Aguardarei outros esclarecimentos dos colegas. Grande abraço.
Edson

Mensagem por Glauber em Qui Out 29 2015, 01:29

Edson, boa noite!

Uma coleção filatélica, especialmente a temática, tem livre forma de se fazer. Se for uma coleção no intuito de participar de exposições (acho que não é seu caso), há várias regras a serem seguidas. Mas se for uma coleção por deleite pessoal, você pode fazer à maneira que quiser.

Como citou selos sobre o NATAL, você pode separar os selos pelas imagens, mostrando presépios, imagens pagã e religiosa, Jesus Cristo, Maria, José...... Também pode separar os selos do Natal por países.
Como mencionei anteriormente, pode fazer a sua maneira, mas é bom sempre seguir uma regra, mesmo que de forma pessoal.

Qual(quais) outro(s) tema(s) deseja colecionar também?

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Edson Benedito dos Santos em Qui Out 29 2015, 11:07

Olá, Glauber. Obrigado pelas dicas. Acho que vc me entendeu perfeitamente. A princípio, estou juntando selos pelo simples prazer de colecionar, e não tenho, ao menos por enquanto, a ideia de expor. Porém, desejo montar minhas coleções a partir do significado que cada selo tem, para que não vire um simples álbum de figurinhas. No momento coleciono selos comemorativos do Brasil, desde 1965, e tudo o que se refere ao Cristianismo: igrejas, santos, natal, concílios, papas, reforma protestante, congressos, padres, Virgem Maria...
Não sei se estou certo, mas acho que todo colecionador na verdade pode ter várias coleções distintas, desde aquelas mais sofisticadas que prepara para expor e que, portanto, precisam seguir certas regras, até outras mais simples para o deleite pessoal. Mas tudo com muita objetividade.
Sua atenção foi um estímulo.
Grande abraço.
Edson

Mensagem por Glauber em Qui Out 29 2015, 18:25

Olá, Edson!

É isso mesmo. Você pode ter várias coleções temáticas e de outras classes, mas sempre buscando ser muito bem organizado. Se eu tiver alguma coisa de seu tema (Cristianismo), poderei ajudá-lo.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por mmacpaulo em Qua Mar 16 2016, 11:33

Ia perguntar sobre isso também.

Vou definir minha coleção em tema a partir de agora.. Digamos que andei meio perdido na infinidade.. aheuahe

cheers
Maruka
mmacpaulo

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: