Selos Personalizados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Selos Personalizados

Mensagem por Thomaz Aquino em Qua Set 16 2015, 22:26

Pessoal. Interrompi minhas atividades filatélicas há 5 anos. Agora voltei com força total. Mas tenho uma dúvida: os selos personalizados e despersonalizados são importantes numa coleção de selos. Pergunto isso porque me deparei com uma grande quantidade de selos personalizados nos últimos anos que são disponibilizados nas filatélicas particulares, e não vejo fundamento nisso, já que cada filatélica tem a sua personalização. Obrigado.
Thomaz Aquino

Re: Selos Personalizados

Mensagem por odilo em Qua Set 16 2015, 23:14

Caro Thomaz,
Assim como teu Xará, deves estar procurando uma concordância entre fé e razão nos selos personalizados.
Mas o que existe ai é um comércio que procura apresentar novidades em todos os sentidos.
Já foi repetido aqui inúmeras vezes que cada um coleciona o que quer. Bem, isto até chegar a hora em que vais apresentar tua coleção numa exposição competitiva. Porque neste caso tem regras a serem seguidas, mas a tua imaginação e criatividade é que vai fazer a diferença. E nestes casos o uso de um ou outro selo personalizado pode sim fazer a diferença.
Assim que a resposta se os selos personalizados são ou não importantes numa coleção, fica relativizada.
Se tens a coleção para tua satisfação pessoal, então o que vale é a tua opinião.
Mas vamos esperar por outras opiniões, certo?
Bem vindo ao fórum.
Abraço,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal.
Atenção para novo endereço:
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Thomaz Aquino em Qui Set 17 2015, 00:21

Obrigado Odilo.
A minha opinião é a mesma sua. É um prazer participar deste forum.
Abraço
Thomaz
Thomaz Aquino

Mensagem por Carlos Antonio Prussak Ch em Qui Set 17 2015, 04:21

Thomaz, eu coleciono apenas selos personalizados em relação a sua estrutura dele, ou seja, tenho uma pequena folha onde consta os modelos dos personalizados e tenho nela apenas um selos de cada logomarca. Veja esses artigos do nosso amigo João Alberto Correia da Silva (Presidente da Soficur), vai elucidar muitas duvidas. Abraços.
http://www.selosefilatelia.com/PastaArtigos/artigo072.html
http://www.selosefilatelia.com/PastaArtigos/artigo013.html
Carlos Antonio Prussak Ch

Mensagem por Thomaz Aquino em Qui Set 17 2015, 07:25

Obrigado Carlos.
Abraço
Thomaz Aquino

Mensagem por Thomaz Aquino em Sex Set 18 2015, 21:36

Somente para complementar este tópico, a mesma pergunta que fiz no forum sobre a importância dos selos personalizados na coleção filatélica, fiz também aos Correios, que me responderam nos seguintes termos:

Resposta:

Prezado Cliente Thomaz Jose Marra de Aquino

Mediante solicitação feita através do Pedido de Informação citado acima, informamos que estamos agradecidos pela vossa participação.

Quanto ao questionamento apresentado, informamos que os Selos Personalizados são diferentes dos Selos Comemorativos por que podem ser requisitados por todos os clientes dos Correios. Os Selos Comemorativos são confeccionados apenas em grandes eventos ou grandes acontecimentos, o que faz possuir valor filatélico no mesmo. Não podemos afirmar que todos os Selos Personalizados não possuem valor filatélico, pois é possível também que um grande cliente faça um Selo Personalizado e faça a venda do mesmo. Porém, na maioria dos casos, os Selos Personalizados não possuem valor filatélico.

Colocamo-nos à disposição para qualquer outra informação.

Agradecemos seu contato.
Atenciosamente,
Central de Atendimento aos Clientes dos Correios

Mas como disseram, cada um organiza sua coleção da forma que achar melhor. Eu também tenho feito como o Carlos: um exemplar de cada modelo personalizado.

Obgdo pessoal.

Thomaz
Thomaz Aquino

Mensagem por Ernane Ferreira em Sex Set 18 2015, 23:45

eu agora faço um exemplar de cada modelo.

Ex-colônias Portuguesas (Angola,Cabo Verde,Inhambane,Moçambique,Timor,Macau,África Portuguesa,Guiné,São Tomé e Príncipe, Lourenço Marques,Companhia do Nyassa, Companhia de Moçambique,Índia Portuguesa,Quelimane,Tete,Zambezia,Congo). Apenas até o período colonial, máximo ano 1975.
Portugal e ilhas adjacentes.(tudo)
Colônias espanholas (Rio Muni,Fernando Poo,Sahara Espanhol,Ifni.......)
Alemanha Reich e Estados e ocupações. Desde 1849
Alemanha Ocidental,Alemanha Oriental,(colelções completas, falta alguns oficiais da DDR)
Alemanha Federal,Faltas a partir de 2004)
Alemanha 1° e 2° guerras
Austria,Canada,Chile,Estados Unidos,Hungria,Liberia,Reino Unido,Suiça,Espanha,Holanda,Belgica,Peru (todos até o ano de 1970)
Ernane Ferreira

Mensagem por odilo em Sab Set 19 2015, 11:51

Pois é, eu no começo tinha resolvido não incluir eles na coleção. Mas depois fui ver que os personalizados estavam sendo produzidos por vários países. Então me rendi a modernidade.
Hoje até a FIP se rendeu as novas tendências e criou um nova classe.
Já tinha comentado sobe isto em : http://selosdobrasil.forumeiros.com/t7428-colecoes-do-seculo-xxi

Por enquanto vou juntando o que encontro.
Abraço,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal.
Atenção para novo endereço:
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Glauber em Sab Set 19 2015, 15:46

Thomaz Aquino, a maioria dos filatelistas que colecionam um país (Brasil, p.e.), segue um catálogo específico. Em nosso caso o RHM. Se verificar no mesmo, um selo personalizado tem tanto a numeração de SP (selo personalizado) quanto de C (comemorativo).

Eu acho que não deveríamos colocar selos personalizados juntos com os comemorativos. Em minha coleção, eles estão separados, ou seja, comemorativos em álbuns de comemorativos e selos personalizados em álbum de selos personalizados.
Só faço a coleção de selos personalizados, porque comprei a primeira folha lançada (aqui na Bahia, durante a Lubrapex 2000) e fui comprando os outros que saíram logo em seguida. Quando houve uma enxurrada de emissões de selos personalizados, continuei comprando para não deixar a coleção 'com buraco'.

Mas não aconselho novos filatelistas ou aqueles que pararam por um tempo a comprá-los, pois são especulativos e, atualmente, muito caros.
Como exemplo, a folha completa da Expozebu, de 2009, está cotada no RHM por R$ 288,00 (calculando cada selo). No Delcampe, a folha custa quase 30 Euros.
Já no ML, há apenas 'selos despersonalizados' (grande besteira) a venda, por valores discrepantes...
VER: ]http://colecoes.mercadolivre.com.br/filatelia/expozebu#D[A:expozebu,C:MLB1861]

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Ernane Ferreira em Sab Set 19 2015, 21:13

Glauber escreveu:Thomaz Aquino, a maioria dos filatelistas que colecionam um país (Brasil, p.e.), segue um catálogo específico. Em nosso caso o RHM. Se verificar no mesmo, um selo personalizado tem tanto a numeração de SP (selo personalizado) quanto de C (comemorativo).

Eu acho que não deveríamos colocar selos personalizados juntos com os comemorativos. Em minha coleção, eles estão separados, ou seja, comemorativos em álbuns de comemorativos e selos personalizados em álbum de selos personalizados.
Só faço a coleção de selos personalizados, porque comprei a primeira folha lançada (aqui na Bahia, durante a Lubrapex 2000) e fui comprando os outros que saíram logo em seguida. Quando houve uma enxurrada de emissões de selos personalizados, continuei comprando para não deixar a coleção 'com buraco'.

Mas não aconselho novos filatelistas ou aqueles que pararam por um tempo a comprá-los, pois são especulativos e, atualmente, muito caros.
Como exemplo, a folha completa da Expozebu, de 2009, está cotada no RHM por R$ 288,00 (calculando cada selo). No Delcampe, a folha custa quase 30 Euros.
Já no ML, há apenas 'selos despersonalizados' (grande besteira) a venda, por valores discrepantes...
VER: ]http://colecoes.mercadolivre.com.br/filatelia/expozebu#D[A:expozebu,C:MLB1861]

Abraço,
Olá a todos. Por sorte consegui uma folha da Expozebu estes tempos mas paguei 82,00. Há Também que pode-se comprar nas agências dos correios solicitar alguns modelos c/ sua imagem.
MAS ATENÇÃO: cuidado há efetuar a compra dos selos. Há muitas folhas já esgotadas e a venda de modelos que não existem.
e o selos autômatos serão outro desgosto no "novo" catalogo, pelo que entendi subiram entre 25 a 200 %.

Ex-colônias Portuguesas (Angola,Cabo Verde,Inhambane,Moçambique,Timor,Macau,África Portuguesa,Guiné,São Tomé e Príncipe, Lourenço Marques,Companhia do Nyassa, Companhia de Moçambique,Índia Portuguesa,Quelimane,Tete,Zambezia,Congo). Apenas até o período colonial, máximo ano 1975.
Portugal e ilhas adjacentes.(tudo)
Colônias espanholas (Rio Muni,Fernando Poo,Sahara Espanhol,Ifni.......)
Alemanha Reich e Estados e ocupações. Desde 1849
Alemanha Ocidental,Alemanha Oriental,(colelções completas, falta alguns oficiais da DDR)
Alemanha Federal,Faltas a partir de 2004)
Alemanha 1° e 2° guerras
Austria,Canada,Chile,Estados Unidos,Hungria,Liberia,Reino Unido,Suiça,Espanha,Holanda,Belgica,Peru (todos até o ano de 1970)
Ernane Ferreira

Mensagem por Raul II em Sab Set 19 2015, 22:46

Minha posição: Na minha coleção de comemorativos, os personalizados não entram. Mesmo estando catalogados pelo RHM ou por qualquer empresa que faça os catálogos.

Raul II

Mensagem por Fernando Falcão Henriques em Ter Jul 19 2016, 12:21

Prezados sou novo no forum mas coleciono selos desde os 7 anos (atualmente com 64). Durante um bom tempo me dediquei também aos cartões telefônicos e cheguei a possuir uma das maiores e mais completas coleções brasileiras. Nos cartões, uma das coisas que começou a prejudicar a coleção foram os cartões de mídia. Qualquer um podia mandar fazer uma tiragem e aí vender pelo valor que queria. Claro que os comerciantes viram alí a oportunidade de altos lucros e esse foi mais um dos motivos para diminuir o prazer de colecionar os cartões. Na minha coleção de selos esses personalizados não entram. São apenas a mesma coisa que os cartões de mídia. Abraços a todos.

Fernando Falcão Henriques

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: