BRAPEX 2015

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: BRAPEX 2015

Mensagem por Roger_R em Sex Nov 20 2015, 22:19

Palmarès oficial (clicar aqui)

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.

Roger_R

http://www.catalogocdd.com.br

Mensagem por Psique10 em Sex Nov 20 2015, 23:30

Roger, se está falando da folha em que tenho um bloco da UNESCO e uma peça circulada da UNESCO em cima, só fiz essa sobreposição porque lendo um Curso de Filatelia Temática de 2010 do Prof. Dalmiro Soares, falava que conta muito para uma disposição assimétrica inclusive é usada para economizar espaço. Não sei porque torceram o nariz rsrsrsrs. Mas estou contente.

Psique10

Mensagem por Roger_R em Sab Nov 21 2015, 00:03

Eu também acho a sobreposição uma disposição bonita: a mim parece que chama mais a atenção, fica mais interessante.
Mas comentei o fato a partir do que Fernando me contou...

Por questões de espaço, ultimamente se tem usado a folha A3. Mas, por enquanto, a impressora A3 é cara demais.

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.

Roger_R

Mensagem por Psique10 em Sab Nov 21 2015, 01:24

Eu não pesquisei o preço dessa impressora ainda, bem que eu queria ter uma procurei pelas folhas mas esta impressora...

Psique10

Mensagem por Roger_R em Sab Nov 21 2015, 02:24

Aqui em SP está custando R$ 4,00 a R$ 5,00 a impressão de uma folha A3. Um quadro irá custar R$ 40,00.
A folha pode ser montada no Word mas só depois que a gente imprime percebe os defeitos. Então, parte para arrumar os defeitos. Em seguida, a gente percebe que pode melhorar a disposição e lá se vão mais R$ 40,00. Chega-se a gastar R$ 200,00 para cada quadro - experiência de um colecionar que está usando A3, lá na SPP. Uma Officejet da HP, na Kalunga, está custando R$ 800,00.
Se a exposição tiver 5 quadros, já valeu a pena.

Roger_R

Mensagem por Roger_R em Sab Nov 21 2015, 03:41

As fotos da Brapex estão disponíveis no seguinte endereço:

<neste momento, estou alterando o conteúdo>

Clicando-se na ícone de uma seta apontando para baixo, na página inicial, é possível baixar todas as imagens.

Sugiro usar o Firefox

Última edição por Roger_R em Dom Nov 22 2015, 06:36, editado 1 vez(es)

Roger_R

Mensagem por odilo em Sab Nov 21 2015, 10:09

Obrigado Roger e amigos pela cobertura da Brapex.
Parabéns a todos que participaram e pelas pontuações.
Abraço.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal.
Atenção para novo endereço:
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970

odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Psique10 em Sab Nov 21 2015, 11:00

Belas fotos desta exposição.

Psique10

Mensagem por H Roberto em Sab Nov 21 2015, 11:55

Licença amigos
https://www.facebook.com/RevistaCOFI/?fref=nf

H Roberto

Mensagem por Psique10 em Sab Nov 21 2015, 12:39

Muito bom, ficou bem claro para mim que a Brapex só classificaria coleções para a Lubrapex, e não premiaria nenhuma coleção de 1 quadro. Se é que entendi bem.

Psique10

Mensagem por H Roberto em Sab Nov 21 2015, 13:10

xiiiiiii...pensando em fazer um beija-flor acho que fiz um morcego Embarassed Embarassed

H Roberto

Mensagem por Psique10 em Sab Nov 21 2015, 13:14

Que nada, é sempre bom vermos outros artigos, aliás, não fiquei nem um pouquinho chateado por não ter sido premiado. Roberto, já deu para ver as coleções inteiras dos colegas do fórum expostas?

Psique10

Mensagem por H Roberto em Sab Nov 21 2015, 13:21

Bom José Augusto...o que pude ver até agora foram as fotos aqui publicadas...mas pode-se
ver muito bem os trabalhos.

H Roberto

Mensagem por Psique10 em Sab Nov 21 2015, 13:35

Caso queira ver a dos colegas e a minha volte à pagina 5 na parte de baixo(última) há uma postagem do Roger com o nome dos colegas de quem ele já fotografou a coleção. Clique em cima do nome e aparece a coleção.

Psique10

Mensagem por H Roberto em Sab Nov 21 2015, 13:46

Sim José Augusto...ali tem-se uma boa noção como montar uma coleção com objetivos
de exposições. Levando-se em conta os critérios exigidos qualquer um que participe já
merece parabéns cheers

H Roberto

Mensagem por Psique10 em Sab Nov 21 2015, 13:56

Concordo Roberto, é exatamente a rigidez que o Roger menciona do regulamento da F.I.P. que dificulta muito principalmente para o iniciante, eu acho extremamente difícil seguir esses regulamentos à risca. Já tenho uma coleção de xadrez que está sendo preparada para 5 quadros há alguns anos já, mas há + de 1 ano estou parado em virtude da desvalorização do real frente à moeda lá fora, ficou muito inviável conseguir uma boa peça por um preço acessível.

Psique10

Mensagem por JOSE RENATO em Sab Nov 21 2015, 17:26

Roger_R escreveu:As fotos da Brapex estão disponíveis no seguinte endereço:

https://flic.kr/s/aHskoyeu5V

Clicando-se na ícone de uma seta apontando para baixo, na página inicial, é possível baixar todas as imagens.

Sugiro usar o Firefox

Colegas,

É um tanto assustador ver essas fotos. É impressionante a falta de renovação na filatelia nacional. 

Estamos na última leva dos filatelistas????

Eu tenho 58 anos e a maioria das pessoas das fotos tem a minha idade ou mais. As mesmas figuras "carimbadas" de outras exposições.

Tenho receio muito grande que daqui 10 ou 20 anos, haja um grande vazio na filatelia nacional por falta de renovação. E não é só nessa exposição; em todas; as mesmas caras, os mesmos papos. Assustador para mim.....

Um triste abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 

JOSE RENATO

Mensagem por Convidado em Sab Nov 21 2015, 18:25

Bacana a coleção do Sr. Gotti Alvarenga - com sua  coleção de Olhos de Boi , com muitos múltiplos , Carimbos , Variedades , e Cartas.

Última edição por Iury Nobre em Dom Nov 22 2015, 13:54, editado 2 vez(es)

Convidado
Convidado

Mensagem por israpaulo em Sab Nov 21 2015, 21:01

63 pontos.... Queria entender por que....

israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por Psique10 em Sab Nov 21 2015, 22:00

Israpaulo, eu entendo que nenhuma coleção de 1 quadro deveria ser premiada e consequentemente não poderia ter nota que qualificasse à um prêmio, só diploma de participação.

Psique10

Mensagem por Roger_R em Sab Nov 21 2015, 22:12

JOSE RENATO escreveu:Colegas,

É um tanto assustador ver essas fotos. É impressionante a falta de renovação na filatelia nacional. 

Estamos na última leva dos filatelistas????

Eu tenho 58 anos e a maioria das pessoas das fotos tem a minha idade ou mais. As mesmas figuras "carimbadas" de outras exposições.

Tenho receio muito grande que daqui 10 ou 20 anos, haja um grande vazio na filatelia nacional por falta de renovação. E não é só nessa exposição; em todas; as mesmas caras, os mesmos papos. Assustador para mim.....

Um triste abraço,

Calma...

Durante a noite deverei publicar as fotos da premiação, donde acabei de vir.
Claro que filatelistas da velha guarda estão nas fotos mas, se não estou enganado, metade das premiações (ou quase isso) foram destinadas à jovens filatelistas.
Uma delas, a Leticia, de Brasília, fez questão de vir a São Paulo receber seu premio: tem 8 anos.

As fotos até então publicadas foram dos vários lançamentos de carimbos: Rondon, Consciência negra, Brapex e mais um outro e nos lançamentos, por aqui, sempre tem um discurso. Um não... vários. E somente a vecciaria tem saco pra ficar ouvindo tanta palavra morta. A molecada mesmo estava nos painéis.
E uma coisa que não fotografei: a quantidade de crianças que estavam presentes na quarta-feira. Quando cheguei, elas já estavam indo embora.

Não se deixem enganar pelas fotos: o futuro está mais promissor.

E com um approach que a mim, particularmente, atrai: filatelia temática. Nada de numerais, regulares, história postal...

A maioria dos quadros que fotografei são de filatelia temática: de expositores bem mais jovens.

Ponto para a SPP, Febraf, Mackenzie e algumas pessoas da diretoria dos Correios, que vem trabalhando neste sentido e vem conseguindo bons resultados.

Roger_R

Mensagem por Roger_R em Sab Nov 21 2015, 22:27

israpaulo escreveu:63 pontos.... Queria entender por que....

Paulo, um dos problemas que os jurados encontraram na abertura proposta nesta Brapex foi como adaptar a pontuação.
O Kleman, presidente dos jurados, agora a noite, pediu desculpas a todos os expositores pelos erros cometidos pelo júri, pois estão conscientes que cometeram erros mas que esta exposição oferecerá um norte para um maior acerto nas próximas exposições - não recordo exatamente as palavras mas basicamente, foi isso.

Segundo pude perceber, de acordo com a pontuação de alguns quadros, os jurados deram muita importância ao quesito originalidade. Como exemplo vou citar um expositor, que creio ter os quadros nas fotos, que apresentou duas coleções: uma delas é a coleção "A SÉRIE MULHERES FAMOSAS DE 1967/69", que obteve 52 pontos e a outra coleção, "SEPULTURAS E CEMITÉRIOS", 65 pontos.

A primeira coleção, em termos de FIP, merecia um premio muito maior: muitas variedades, selos raros e assunto bem abordado: uma coleção caríssima, devido às várias peças lá constantes. A segunda coleção, por sua vez, muito básica, sem nenhuma peça difícil de ser encontrada - muitos envelopes que podem ser encontrados por R$ 1,00 (US$ 0,25) mas, diferente das coleções tradicionais.

Uma outra coleção, bem pontuada, foi a "Machins, a nobreza de uma emissão regular", constituída de Machins - todos regulares, facilmente encontrados no mercado, com algumas peças mais caras, mas tipo "tem o dinheiro, amanhã te trago a peça". Mas, também, muito bem apresentada sob o ponto de vista originalidade.

Roger_R

Mensagem por Psique10 em Sab Nov 21 2015, 22:29

Muito bom para a filatelia nacional esse interesse dps mais novos pelo nosso hobby.

Psique10

Mensagem por Roger_R em Dom Nov 22 2015, 00:02

Tava agora conversando aqui com dona Ana, a pessoa que manda aqui em casa, e chegamos a um ponto interessante:
Vejam: tenho sessenta anos. Comecei a juntar meus selos aos 8 anos de idade. Minha avó tinha parentes na Espanha, Andorra e Argentina e todo ano viajava para ver os parentes e comunicava-se com minha mãe, obviamente, através de cartas, cujos selos eu recortava e juntava. Estou falando dos anos de 1963-4.
O sr. Gotti Alvarenga - um exemplo de colecionar clássico, cujas coleções de Olhos de Boi estão sempre presentes nas exibições, tem hoje cerca de 84 anos. 24 anos mais velho que eu.
Se o sr. Alvarenga começou a colecionar os selos dele na mesma idade que eu, teria começado em 1940: 52 anos após o lançamento do Olho de Boi. Para mim, corresponderia a colecionar os selos lançados em 1911.
A diferença é que em 1963 o sr. Alvarenga já tinha 32 anos de idade: um colecionador esclarecido, sapiente de raridades e variedades, numa época em que adquirir um Olho de Boi era tão fácil quanto eu, hoje, comprar um selo de 1920.
Assim, ele, ainda hoje, prefere correr atrás de Olhos de Boi e inclinados, pois é o que deu origem à coleção dele. Eu, por minha vez, continuo de onde comecei: os comemorativos e bisneta, que são os que havia em minha época de juntador - hoje, por opção, só gosto dos comemorativos.
Mas creio que isso explica porque a filatelia está envelhecida: entre um Olho de Boi de 1884 e um "Alegorias Republicanas – Personalidades da História", de 1913, qual vocês preferem?

Roger_R

Mensagem por Psique10 em Dom Nov 22 2015, 00:13

Pela beleza os comemorativos mas gostaria mesmo é de ter o império completo e todos os comemorativos clássicos de alto valor de catálogo.

Psique10

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 06:15

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: