BRAPEX 2015

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: BRAPEX 2015

Mensagem por Marcio-98 em Sex Nov 20 2015, 12:31

Olá José Augusto, tirei esta foto com a modesta câmera do meu celular.

Última edição por Marcio-98 em Sex Nov 20 2015, 12:39, editado 1 vez(es)

Marcio-98

Mensagem por Marcio-98 em Sex Nov 20 2015, 12:33

Quadro do nosso colega Glauber:

Marcio-98

Mensagem por Marcio-98 em Sex Nov 20 2015, 12:38

Quadros da nossa colega Adriana:

Marcio-98

Mensagem por H Roberto em Sex Nov 20 2015, 12:57

Parabéns aos colegas expositores...belos trabalhos cheers cheers cheers

H Roberto

Mensagem por Glauber em Sex Nov 20 2015, 13:41

Pô, Márcio!!!
Muito obrigado por tirar fotos de minha coleção e de outros amigos também e disponibilizá-las aqui no fórum.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.

Glauber

Mensagem por FernandoSilva em Sex Nov 20 2015, 13:50

Legal as coleções!!!

Infelizmente, Fiz 65 na exposição. Precisava de 70 p classificar p Portugal. 😐

Desanima.

FernandoSilva

Mensagem por JOSE RENATO em Sex Nov 20 2015, 13:59

FernandoSilva escreveu:Legal as coleções!!!

Infelizmente, Fiz 65 na exposição. Precisava de 70 p classificar p Portugal. 😐

Desanima.

Desanima não. Vá em frente!!!!!

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 

JOSE RENATO

Mensagem por Glauber em Sex Nov 20 2015, 14:20

Amigos, acabo de receber um e-mail de um dos colegas filatelistas, que também é expositor e um dos organizadores do evento, informando sobre as pontuações e premiações da Brapex 2015.

Vamos a algumas delas, relacionadas a colecionadores de nosso fórum:

- Alfabetização, das primeiras letras ao infinito (Um Quadro) - José Augusto Fonteque: 60 pontos;
- Getúlio em dois tempos (Um Quadro) - Adriana de Cássia Navarro Manfredine: 65 pontos;
- Meu tom, uma homenagem a Tom Jobim (Um Quadro) - Adriana de Cássia Navarro Manfredine: 66 pontos;
- Desertificação, o mundo em alerta (Um Quadro) - Glauber Motta: 68 pontos;
- Wildlife of the Holy Land (Máximos Postais) - Paulo Duek: 63 pontos;
- Dive into unknown world (Temática) - Luiz Cláudio Fritzen: 82 pontos (vermeil grande);
- Proteção e preservação da flora/fauna (Um Quadro) - Vittorio Esposito: 58 pontos;
- Marinha do Brasil - Arlan Argolo: 65 pontos;
- A busca pela verdadeira História dos Ensaios de Dom Pedro II não emitidos - Fernando Silva Moreira Santos: 65 pontos.

Bem amigos (não sou Galvão Bueno), essas foram as pontuações dos amigos que aqui estão no fórum. Peço desculpas se há pessoas daqui do nosso SB que não foi relacionado. Caso haja algum forista que não está na relação, por favor mandem mensagens para que eu possa averiguar e passar o resultado.

Espero também que os outros amigos que estiveram presentes na Brapex possam dar seus relatos, além de mostrar imagens.

Abraços,

Glauber

Mensagem por Glauber em Sex Nov 20 2015, 14:23

Por que desanimar, Fernando? É a tua primeira exposição, certo? Então, deveria estar orgulhoso, pois mostrou teu trabalho e, além do mais, poderá tirar ensinamentos para melhorar tua coleção.

Ah! Em alguns casos, coleções que não tiveram a pontuação mínima exigida, podem participar de uma exposição como a Lubrapex como convidada. Converse com Fábio Flosi, que será o comissário brasileiro para essa exposição.

Abraço,

Glauber

Mensagem por Psique10 em Sex Nov 20 2015, 17:03

Cheguei a 60 pts. . Diploma de participação mesmo?
E parabéns aos colegas, agora estou em casa posso ver com mais calma as fotografias tiradas.

Última edição por Psique10 em Sex Nov 20 2015, 17:19, editado 1 vez(es)

Psique10

Mensagem por Psique10 em Sex Nov 20 2015, 17:07

Obrigado aos colegas que fotografaram e colaboraram com informações. Gostaria de estar ai e sentir o clima de perto e conhecer os colegas pessoalmente.

Psique10

Mensagem por Psique10 em Sex Nov 20 2015, 17:33

Olá José Augusto, tirei esta foto com a modesta câmera do meu celular.

Modesta nada as fotos de seu celular Márcio, ficaram muito boas. Eu precisava ver porque tinha tanta gente enchendo a minha cabeça falando quase todo dia que eu não devia enviar que nem devolver vão que conseguiram me deixar inseguro.Muito obrigado amigo.

Psique10

Mensagem por FernandoSilva em Sex Nov 20 2015, 17:52

José Renato e Glauber,

Agradeço muito pelas palavras de incentivo.

Enfim... ainda tentarei descobrir meus erros conversando com os jurados no domingo.

Abraços!

Última edição por FernandoSilva em Sex Nov 20 2015, 19:09, editado 1 vez(es)

FernandoSilva

Mensagem por Psique10 em Sex Nov 20 2015, 18:13

Sinceramente Fernando, eu não tinha visto a coleção do Fritzen participando, e achei que a sua ia ter uma das melhores notas pelos ensaios que não devem ser baratos mesmo. A minha não ambicionava nada mais além de um certificado de participação.

Psique10

Mensagem por FernandoSilva em Sex Nov 20 2015, 18:33

Jose Augusto, pior que nem sei se teremos, ou teríamos, algo mais do que certificado. Escutei por lá que para um quadro apenas certificado mesmo. Mas ninguém soube me dizer se isso significa não ter a medalha física ou se é apenas pontuação sem qualquer atribuição de medalha (mesmo que de forma escrita no certificado). Pelo que me falaram, quem participou com um quadro não teria mesmo como ir para a Lubrapex.

Última edição por FernandoSilva em Sex Nov 20 2015, 19:10, editado 1 vez(es)

FernandoSilva

Mensagem por Psique10 em Sex Nov 20 2015, 18:52

Fica tranquilomamigo entendi muito bem o seu comentário que era só sobre o julgamento, citei a do fritzem porque já tinha visto ela premiada em outra exposição se não estou confundindo.

Psique10

Mensagem por Roger_R em Sex Nov 20 2015, 18:52

Galera, tenho aqui a pontuação das coleções de 1 quadro dos expositores do fórum (as coleções de um quadro não receberam medalhas - somente pontuação):

Glauber: 68 pontos
Adriana: 66 pontos (Tom) e 65 pontos (Getúlio)
Fernando: 65 pontos
Paulo Duek: 63 pontos
Zé Augusto: 60 pontos

Não encontrei a coleção do Wilson. As demais coleções tem mais de um quadro e estão no Palmarés, que me parece estar com a premiação completa e final.

Lembro que a participação na BRAPEX permite ao expositor abrir a porta para que a coleção possa ser exposta em exposições internacionais e que a Febraf, desejando uma maior participação de filatelistas nas exposições, deu menor atenção às exigências listadas pela Federação Internacional de Filatelia (F.I.P.), o que não desmerece nenhuma nota obtida em qualquer coleção apresentada. Apesar desta abertura, é impossível fugir das linhas gerais da avaliação, que seguem os seguintes critérios (para um quadro):

Tratamento correto do assunto: (até) 30 pontos
Conhecimento filatélico, estudo e pesquisa: 35 pontos
Condições e raridade das peças: 30 pontos
Apresentação: 5 pontos
Total: 100 pontos

Para a coleção temática, há ligeira modificação dos critérios, que consideram:
Tratamento correto do assunto: (até) 35 pontos
Conhecimento filatélico, estudo e pesquisa: 30 pontos
Condições e raridade das peças: 30 pontos
Apresentação: 5 pontos
Total: 100 pontos

Meus parabéns aos nossos amigos, pois a pontuação de todos está equivalente à Prata ou Prata Grande.

Um parabéns especial ao Zé Augusto e Fernando, que por ser a primeira participação de cada um, já encararam o equivalente à Prata. Acompanhei algumas coleções que estão sendo expostas pela quarta vez e ainda estão no Bronze!

Creio ter fotografado todas as coleções e assim que trabalhar as fotos, posto aqui no fórum.

Última edição por Roger_R em Sex Nov 20 2015, 19:50, editado 1 vez(es) (Razão : Alterei para a inclusão do Fernando na lista e tecer mais um comentário.)

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.

Roger_R

http://www.catalogocdd.com.br

Mensagem por Roger_R em Sex Nov 20 2015, 18:59

Um adendo: quanto à participação na Lubrapex, deve-se atentar ao regulamento particular da exposição (ver no site da Febarf, aba Exposições).
Pelo que sei, a participação na Brapex permite expor na Lubrapex. Exposição de um quadro tem lugar na Lubrapex (classe L).

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.

Roger_R

Mensagem por Psique10 em Sex Nov 20 2015, 19:04

Um parabéns especial ao Zé Augusto, que por ser sua primeira participação, já encarou o equivalente à Prata. Acompanhei algumas coleções que estão sendo expostas pela quarta vez e ainda estão no Bronze!

Obrigado amigo, pelo incentivo que foi também um grande consolo.

Psique10

Mensagem por FernandoSilva em Sex Nov 20 2015, 19:16

Roger,
Obrigado pelos esclarecimentos!!! Wink

FernandoSilva

Mensagem por Roger_R em Sex Nov 20 2015, 19:47

Amigos,

Procuro sempre me intrometer no meio avaliatório das exposições e, quando digo me intrometer no meio, quero dizer participar das conversas relacionadas a julgamento de exposições, conversas estas que sempre acontecem nas reuniões da SPP ou entre o pessoal da FEBRAF.

Uma das impressões que tenho é a rigidez que existe no regulamente da F.I.P. (ver a página da entidade: http://www.f-i-p.ch/), que inibe ou dificulta a participação de exibidores iniciantes em quaisquer exposições, pois para alcançar, por exemplo, 30 pontos em raridade em uma exposição temática, tem-se que gastar muito (mas muito) dinheiro: ao falarmos de coleção temática, estamos de falando de selos emitidos posteriormente aos anos 50 - estamos falando de selos relativamente recentes e estamos falando de emissões efetuadas já com modernos meios de impressão e alto controle de qualidade, o que dificulta obter uma peça com defeito (vou chamar assim as varias variedades).

A maior parte das peças defeituosas que podemos encontrar num E-Bay da vida são peças obtidas nas empresas de impressão, antes que passem pelo controle de qualidade da empresa - são peças que nunca seriam colocadas à venda em um guichê do correio de qualquer país e, portanto, não seria realmente uma variedade - seria na verdade um refugo da emissão.
Um outro fator que deve ser considerado é que (tomando por exemplo a coleção do Glauber, sobre desertificação). Quem conhece o assunto a ponto de avaliar se a coleção merece ou não 35 pontos no que tange a tratamento do assunto? Imaginem esta coleção exposta numa exposição na Grécia. O que um jurado grego entenderia do desenvolvimento do assunto na coleção? Imaginem um jurado tailandês, formado em engenharia, avaliando quaisquer das coleções da Adriana...

O que se procurou fazer nesta Brapex e o que se está procurando fazer nas exposições vindouras é exatamente flexibilizar a avaliação, para que estes tipos de dificuldades acima sejam minimizados.

O Fernando apagou a crítica que tinha exposto mas acho válida a posição pois são estes tipos de críticas que estão levando a Febraf a ponderar a respeito dos fatores de avaliação e oxalá a Febraf consiga levar este posicionamento à FIAF e à FIP pois, sempre lembrando que é minha opinião, isso levará à participação de mais filatelistas à exposições, tanto nacionais como internacionais.

Não vou reler o texto acima: de repente, meti os pés pelas mãos - mas vou deixar assim mesmo.

Roger_R

Mensagem por FernandoSilva em Sex Nov 20 2015, 19:55

Roger, boa noite!

Perfeito seu texto!!!

Apaguei a crítica que havia feito apenas por receio de acabar desvirtuando este debate, em que o principal é a beleza da BRAPEX e a brilhantes participações dos amigos.

Mas que fique registrado: ainda discordo dos meios que atualmente são aplicados estes critérios de avaliação. Se o jurado não conhece e se sua coleção não é bemmmm cara, dê um "tchauzinho" para a boa pontuação.  Cool

Abração!!!

FernandoSilva

Mensagem por Marcio-98 em Sex Nov 20 2015, 20:04

Glauber, foi um prazer registrar a exposição dos trabalhos de vocês.

José Augusto, tentei fazer o melhor que pude apenas com a câmera do celular, o espaço entre os quadros é muito apertado, e eu precisava achar um ângulo que não aparecesse o meu reflexo... Smile

Digo modesta, por que sei que o nosso colega Cláudio(Roger) irá nos agraciar com fotos bem melhores Smile

Parabéns a todos que participaram!!

Marcio-98

Mensagem por Roger_R em Sex Nov 20 2015, 20:08

Psique10 escreveu:
Um parabéns especial ao Zé Augusto, que por ser sua primeira participação, já encarou o equivalente à Prata. Acompanhei algumas coleções que estão sendo expostas pela quarta vez e ainda estão no Bronze!

Obrigado amigo, pelo incentivo que foi também um grande consolo.

Zé, você deverá receber da comissão um formulário no qual estará exposta, com detalhes, a pontuação. Este formulário é o pulo do gato para otimizar a coleção.

Deixar como está é perigoso: se a próxima vez você pegar um jurado novo, ele poderá julgar com uma pontuação que normalmente varia em mais ou menos 2 pontos (ficaria com algo entre 58 e 62 pontos). Se der o azar de pegar o mesmo jurado, ele certamente te descontará 5 pontos, por falta de inovação.

Lembra da sobreposição? Conversei agora pouco com Fernando e ele contou-me sobre ter decidido não sobrepor a peça após ter ouvido o conselho de um filatelista que, se estivéssemos na Grécia antiga, para mim ele moraria no Olimpo.
No seu quadro vi uma sobreposição que, eu conhecendo os jurados da Brapex, devem ter torcido um pouco o nariz.
Mas mantenho minha posição: se fosse minha coleção e se fosse o caso, eu sobreporia - eu estaria sabendo que perdi um ou dois pontos por causa disso.

De novo: Parabéns. Vá em frente pois o Alfabetização tem muito mais quadros.

Roger_R

Mensagem por Roger_R em Sex Nov 20 2015, 20:58

Fotos dos quadros do pessoal do fórum (clicar sobre o nome):

Zé Augusto
Adriana - Tom
Adriana - Getúlio
Glauber
Fernando
Fritzen
Paulo

Me perdoem a cor e a deformação mas o espaço e a cobertura do quadro não me davam outras opções. Em compensação, as fotos estão em alta densidade, que permite zoom alto o suficiente para ler os textos.

Roger_R

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 04:01

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: