Dois Carimbos raros em OdB

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dois Carimbos raros em OdB

Mensagem por Fabio Monteiro em Qua Set 02 2015, 08:58

Bom dia, pessoal, deixem eu mostrar pra vcs dois Olhos-de-Boi que arrematei no fim-de-semana, ambos aparentemente com carimbos bastante raros.
O primeiro, de 30 reis, parece ser o Correio Geral de S. Paulo sem cercadura (PA 1188, Henrique B. Ferreira S22b):

Este carimbo no 30 reis nem está cotado no RHM atual. O segundo selo é um 60 reis, que, ao que tudo indica, tem o carimbo de Cunha/SP (PA 1284, Henrique B. Ferreira C35):

Segundo o catálogo do Henrique B. Ferreira, só existem 4 exemplares conhecidos deste carimbo em 60 reis. Bem, imagino que este deve ser um quinto exemplar...

Fabio Monteiro

Re: Dois Carimbos raros em OdB

Mensagem por Convidado em Qua Set 02 2015, 11:10

Belos Selos e Carimbologia Fabio , o de 30 Réis me parece o P.A 1188 CORREIO GERAL DE S.PAULO como vc mesmo citou , mas não dou certeza , já o de 60 Réis eu acredito que seja o P.A 1271 CAZA. BRANCA

Atenciosamente.

Última edição por Iury Nobre em Sex Set 04 2015, 15:14, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado

Mensagem por Motoka36 em Qua Set 02 2015, 11:34

O segundo pode ser Bragança Tbm ..

Bonitos selos

Parabéns..

Motoka36

Mensagem por Convidado em Qua Set 02 2015, 11:47

Até onde sei não existe BRAGANÇA P.A 1243 sobre Olho de Boi e sim BRAGANSA P-SP-05 , mas não é este caso , vejam a montagem do Carimbo CAZA. BRANCA P.A 1271 usando a ferramenta retroReveal :

Atenciosamente.

Última edição por Iury Nobre em Qua Set 02 2015, 20:28, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado

Mensagem por Fabio Monteiro em Qua Set 02 2015, 18:44

Sensacional, Iury, muito obrigado! Acabei de colocar o selo no ultravioleta e constatei que a penúltima letra do carimbo é mesmo um C. O que elimina minha primeira hipótese (Cunha/SP), e traz outras alternativas: Caza.Branca/SP (PA 1271, HBF C23), Caza Branca/SP (PA 1272, näo consta em HBF), Va. (Vila) Franca/SP (PA 1526, HBF F5), e ainda Xiririca/SP (PA 1539, HBF X1).

Entre as quatro alternativas, a segunda e a terceira creio podermos descartar, devido à forma do C e da moldura. Restam a primeira e a quarta alternativas. Vc já experimentou o retroReveal com o carimbo de Xiririca? Abs do fabio.

(E no catálogo RHM falta ainda a moldura do carimbo Caza.Branca. Eita!)

Fabio Monteiro

Mensagem por Celso Luiz de Moura em Qua Set 02 2015, 19:16

A carimbologia sobre OBs sempre suscita dúvidas e novas e sensacionais descobertas!

Celso Luiz de Moura

Mensagem por Convidado em Qua Set 02 2015, 20:17

Vou tentar montar os Carimbos e postarei imagens.

Atenciosamente.

Última edição por Iury Nobre em Qua Set 02 2015, 22:54, editado 2 vez(es)

Convidado
Convidado

Mensagem por Convidado em Qua Set 02 2015, 22:48

Me parece ser este mesmo :

Atenciosamente.

Última edição por Iury Nobre em Sex Set 04 2015, 15:15, editado 3 vez(es)

Convidado
Convidado

Mensagem por Motoka36 em Qua Set 02 2015, 23:33

Yuri, vc tem razão sobre o Braganca 1243

Segundo o catalogo de Bunselmeyer, nao sao conhecidos OB com o carimbo Franca. Somente o V de Franca.

A noticia interessante observando imagens de Bunselmeyer, é q das 3 imagens disponiveis do carimbo Caza Branca , 2 possuem a mesma posição de batida.

Penso q esta constatação é importante para a interpretação dos carimbos sobre OB, afinal de contas, pensemos.. Quantas pessoas poderiam ter trabalhado na agencia postal de Caza Branca de 1843 a 1845 ? Muito provavelmente uma só. E a chance desta funcionária colar o selo sempre numa determinada posição, ou bater o carimbo quase sempre de uma mesma forme é bem grande, de modo que este OB provavelmente tenha sido obliterado em Caza Branca PA 1271.

Abs

Motoka36

Mensagem por Convidado em Qui Set 03 2015, 09:26

Sim Motoka36 , eu ainda aposto no CAZA. BRANCA , mas não tenho o catálogo do Bunselmeyer aqui p/ fazer comparações , o FRANCA tem a moldura e as letras mais grossa , mas existe sim Carimbo FRANCA legenda simples com moldura sobre Olhos De Boi , mas não conheço sobre 60 Réis , e pela batida do Carimbo aparenta ser mesmo o CAZA. BRANCA. E XIRIRICA só conheço um na cor Verde , e existe também na cor preta.

Atenciosamente.

Convidado
Convidado

Mensagem por Fabio Monteiro em Qui Set 03 2015, 11:23

Hoje coloquei minha imagem do 60r no retroReveal e posso confirmar a descoberta do Iury: é mesmo CAZA.BRANCA (PA 1271, HBF C23)! A única alternativa restante (Xiririca/SP) pode ser eliminada, se observarmos os pés da letra A final, inexistentes neste neste carimbo (e tb no de Franca, por sinal). Outros dois indícios contra Xiririca se encontram na haste da antepenúltima letra (N de CAZA.BRANCA ou I de Xiririca): uma "cabeca" na letra e um acúmulo de tinta na parte inferior, sinais fortes de um N de CAZA.BRANCA.
Obrigado ao Iury tb por citar o retroReveal, que eu näo conhecia e vai me quebrar muitos galhos, em forma de carimbos do Império... Abs a todos.

Uma pergunta: Iury, como se montam as imagens, do retroReveal com a do catálogo?

Fabio Monteiro

Mensagem por Convidado em Qui Set 03 2015, 12:02

Olá Fabio , neste caso usei o Paint p/ montar o Carimbo.

Atenciosamente.

Convidado
Convidado

Mensagem por ahl em Qui Set 03 2015, 16:22

BOA TARDE

Não colecciono os selos/carimbos em questão nem tenho a solução para o "enigma" em apreço... pelo que... permitam-me as seguintes sugestões:

1 - No Guia do Correio do Brasil, 1857, contento agências de correio existentes em 1856, existem as seguintes agências terminando em "NCA".
Agências de correio / província
Casa Branca / S. Paulo (1) e (2)
Franca / S. Paulo
Santa Branca / S. Paulo

2 - Lugares cujo nome termina em "NCA" existiam diversos na época (independentemente de terem ou não terem agência de correio)
Água Branca, Caza Branca; Casa Branca; Conceição de Água Branca; Covanca; Fazenda da Pedra Branca (3 lugares)... etc.

3 - Lugares a terminar em "ICA" (Para além de Xiririca), também existiam vários - sem terem no entanto registo de agências de correio no Guia de 1957.
Alagôa de Boacica; Barra da Bica; Barra da Paulica; Bemfica (3 lugares)... etc.

Em síntese... parece-me razoável que, para além do método de comparação com os carimbos já conhecidos na totalidade (preferencialmente sobre documento inteiro) se use um método de análise que contemple a comparação com as localidades onde existiu serviço de correio durante o período de tempo de circulação dos selos em questão.

(1) - Não confundir com Caza Branca / Minas Geraes que no Guia não apresenta agência de correios.
(2) - Na lista das agências de correio consta Casa Branca / S. Paulo mas na lista de povoações consta Caza Branca / S. Paulo.

ahl

Mensagem por Fabio Monteiro em Sex Set 04 2015, 09:05

Bom dia, ahl, e benvindo! O universo dos carimbos do tempo do Império parece que fez mais uma vítima. Vc vai ver que é como mergulhar nas profundezas e rebuscar em navios há muito tempo afundados. E vai se deparar tb com estações postais ferroviárias que foram desativadas e/ou trocaram de nome, carimbos com letras erradas ou que faltam, isso sem falar das falsificações abundantes, de selos, carimbos, cartas e até de documentos completos.

Para ajudar nessa aventura, recomendo tb os seguintes  livros:
-Paulo Ayres:  Catálogo de Carimbos (Brasil-Império), S. Paulo, 1937 (esgotado, mas existem cópias no mercado). O clássico do gênero, mesmo um tanto desatualizado.
-Henrique Bunselmeyer Ferreira: Catálogo Ilustrado sobre os Olhos-de-boi, Porto Alegre, 2011 (disponível com o autor: henrique@cbiot.ufrgs.br). Reeditado regularmente, por isso é o mais atual.
-D. Kerkhoff/K. Wittig: Lista das Agências Postais no Império do Brasil em 3 classificações, Lohmar 1983. Difícil de encontrar, mas muito útil, pq tb classifica pelas três últimas letras de cada localidade.
-Catálogo RHM de selos do Brasil (última ed. em 2013): mesmo com todos os defeitos bastante útil, pelas cotações.

Abs do fabio

Fabio Monteiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 22:29

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: