Olho de Boi Falso?

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Olho de Boi Falso?

Mensagem por Mitch Macgregord em Sab Nov 26 2011, 11:14

Sim mas neste sao selos falsos grosseiros interessante link, mas o mais dificil é ver os falsos onde so pequenos detalhes ou carimbos permetem de identificar, como este selo que postei parece muito com o verdadeiro mas nao sei ainda se é ou nao verdadeiro e se nao é o que o prova.

Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Sandro Coletti em Sab Nov 26 2011, 11:48

Mitch Macgregord escreveu:Sim mas neste sao selos falsos grosseiros interessante link, mas o mais dificil é ver os falsos onde so pequenos detalhes ou carimbos permetem de identificar, como este selo que postei parece muito com o verdadeiro mas nao sei ainda se é ou nao verdadeiro e se nao é o que o prova.

Pois é, o problema são as falsificações "bem feitas" ... Mas pior ainda são aqueles selos autênticos que apresentam baixo contraste por causa do desgaste da chapa, ontem comprei um Olho de Boi de 30 Reis que dá até desgosto de ver, mas nada aponta que seja falso, a não ser a falta de pigmentação e impressão falha. (o selo foi muito mal tratado).
Eu no seu caso Michel, faria como o Sr. Odilo disse, pegava outro selo e colocava lado a lado e comparava cada traço, cada linha, cada guilhoche.

Sandro Coletti

Mensagem por Mitch Macgregord em Sab Nov 26 2011, 11:57

Ja fiz isso lol mas o problema é que de olhos de boi so tenho 2 falsos um de 30 e um de 90 e um de 60 verdadeiro que falta um pedacinho e ele parece muito mesmo com este porisso acho que este parece verdadeiro

Mitch Macgregord

Mensagem por Sandro Coletti em Sab Nov 26 2011, 12:10

Se você tem um 60Reis verdadeiro e compara com essa outra peça usando uma lupa forte e não ve discrepâncias no guilhoche, as possibilidades dele ser verdadeiro são muito grandes. A falta de tinta sugerindo mais uma folha de café do lado direito em cima não é indicativo para duvidar da autenticidade.
Seria uma imbecilidade o falsificador caprichar tanto no guilhoche e deixar uma folha a mais no ornato...

Sandro Coletti

Mensagem por Mitch Macgregord em Sab Nov 26 2011, 12:13

Isso é verdade penso assim também, mas o que me intriga é ocarimbo ele é forte e bem marcado estranho isso sei que tenho um olho de boi de 30 reis que so pude saber que é falso graças ao carimbo que era falso e o selo quase pensei que era verdadeiro mas com o tempo e bem estudando este vi que era falso tambem

Mitch Macgregord

Mensagem por Sandro Coletti em Sab Nov 26 2011, 12:37

É... tem esse problema dos carimbos... É a parte mais complicada de estudar. Um dia espero ter material para essas pesquisas.
Boa sorte Mitch

Sandro Coletti

Mensagem por Mitch Macgregord em Sab Nov 26 2011, 13:04

obrigado ^^ eu estou estufdando muito carimbologia e falsificaçoes

Mitch Macgregord

Mensagem por Sandro Coletti em Sab Nov 26 2011, 13:18

Daí a importância daquele livro, né? Vou acelerar isso!

Sandro Coletti

Mensagem por Mitch Macgregord em Sab Nov 26 2011, 13:22

é verdade que este livro seria legal mesmo seria formidavel ^^ agradeço ao amigo ^^

Mitch Macgregord

Mensagem por odilo em Sab Nov 26 2011, 13:56

Olá amigos,
Tendo o selo em mãos, para quem sabe reconhecer um selo impresso pelo método de talho doce, consegue ver no verso do selo, com bom aumento, as marcas deixada pela prensa. Um pequeno auto-relevo.
Pelo que consta, não existem falsos em talho doce.
Espero ter ajudado.
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal.
Atenção para novo endereço:
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970

odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Mitch Macgregord em Sab Nov 26 2011, 14:06

é isso eu olhei tambem parece ser um bom mesmo

Mitch Macgregord

Mensagem por odilo em Sab Nov 26 2011, 23:11

Olá amigos,
Quanto a chaga ser gasta, tenho lido que isto não deve ter acontecido. As chapas eram de aço temperado e a quantidade emitida foi pequena para desgastar as chapas. Então o que ocorreu foi que a pressão sobre o papel não foi suficiente para deixar uma boa impressão ou falta de tinta nas chapas.
Exite uma outra hipotese de que elas poderiam ter sido lixadas para remover eventuais pontos de ferrugem. Mas o tempo em que ficaram ociosas entre uma emissão e outra foi pequeno.
Até mais,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal.
Atenção para novo endereço:
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970

odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por leonardombn em Sex Fev 03 2012, 21:14

Amigo Rubens,

Uma bela aula, excelente material, sou leigo no assunto, teria como verificar a fotos dos exemplares do link abaixo para ver se são falsos?

Link: http://selosdobrasil.forumeiros.com/t2212-olho-de-boi-60-reis-1843-falso-ou-verdadeiro-novas-fotos

Toda contribuição será bem vinda!

obrigado,
Leonardo.

leonardombn

Mensagem por Luiz Carlos em Sex Out 04 2013, 16:29

Mais uma falsificação muito mal feita:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-510219400-olho-de-boi-excelente-rhm-2a-papel-espesso-_JM

Vamos denunciar!! Não sei se adianta no ML, mas já fiz a minha parte.

Luiz Carlos

Mensagem por jcirne em Qua Ago 10 2016, 08:32

Olá a todos.
Já tentei ler aqui pelo fórum sobre os Olhos de Boi, e achei que podia trazer este tópico novamente à luz para colocar algumas questões.

Vi uma ou duas referências a bibliografia sobre o assunto e a minha primeira questão é que leitura aconselham a quem quer saber mais sobre os selos do Império, em particular sobre o Olho de Boi?
Existem estudos detalhados destes selos?

Tenho alguns exemplares na minha colecção que fui adquirindo e que me deixam dúvidas. Já percebi há muito tempo que este tema é complexo e por isso coloco aqui algumas imagens agradecendo quaisquer comentários/opiniões que possam dar.

Começo com dois exemplares que me parecem ter mais "probabilidade" de verdadeiros.

Exemplar 1

Exemplar 2

Continuo com outros dois que já me parecem mais estranhos pelo tipo de impressão.
Pergunto inclusive se os carimbos podem ajudar a despistar. Como não percebo nada de marcofilia (carimbologia) não consigo avaliar esse factor.

Exemplar 3

Exemplar 4

Finalmente termino com algumas imagens que poucas dúvidas oferecem em relação à originalidade.
No entanto, se tiverem algum comentário, força! Smile

jcirne

Mensagem por Luiz Carlos em Qua Ago 10 2016, 11:03

Os dois primeiros provavelmente são originais, teria que examinar a peça evidentemente.
O terceiro (60 Réis) parece original sim. O Carimbo é do Estado de Pernambuco. Impressão fraca, normal com chapa gasta.
O quarto (30 Réis) é muito duvidoso, provavelmente falso, mas teria que avaliar.
Os demais não deixam a menor sombra de dúvidas: 100% falsos

Luiz Carlos

Mensagem por jcirne em Qua Ago 10 2016, 11:44

Obrigado Luiz.

Luiz Carlos escreveu:(...)
O terceiro (60 Réis) parece original sim. O Carimbo é do Estado de Pernambuco. Impressão fraca, normal com chapa gasta.
(...)

Estas impressões "fracas", com "chapa gasta", são comuns?
Alguém tem mais exemplos que possa mostrar?

Já li aqui algures que a linha quadrada circundante pode inclusive ter tamanhos diferentes (mais ou menos milímetro).
Isto faz sentido?
Como eram impressos estes selos? Em chapa? Com vários clichés? (é este o termo que se usa?)
É que reparei que o Exemplar 2 e o 3 têm tamanhos ligeiramente diferentes. Não só na linha, mas também o próprio selo... Shocked

jcirne

Mensagem por Convidado em Qui Ago 11 2016, 15:46

Olá jcirne , os dois primeiros dou meu aval , já os outros são todos falsos !!!

Convidado
Convidado

Mensagem por jcirne em Sex Ago 12 2016, 06:55

Obrigado Iury.

O que denuncia o 3º exemplar?

jcirne

Mensagem por Fabio Monteiro em Sex Ago 12 2016, 07:50

Olá Jcirne,
aqui väo exemplos - que espero serem de selos verdadeiros! - de chapas fortes, normais e gastas em OdB.

Quanto ao teu exemplo 3 acima, creio ser um selo verdadeiro, mas com um forte desbotamento. Como se alguém tivesse tentado retirar o carimbo (de Pernambuco) quimicamente. Abs do fabio

Fabio Monteiro

Mensagem por Convidado em Sex Ago 12 2016, 08:48

jcirne escreveu:Obrigado Iury.

O que denuncia o 3º exemplar?

Bom Dia jcirne , o segundo exemplar seria uma falsificação de Allegedly Georg Zecchmeier era alemão. Falsificou Olhos de Boi nos 3 valores no período de 1850 a 1890. Alguns consideram que ele e os demais identificados não falsificou, apenas produziu fac-similes e os comercializava informando tal fato. E há 2 tipos com ligeiras diferenças no guilhochê.

O terceiro exemplar é uma falsificação do Erasmo Oneglia que era italiano. Falsificou a série do O.B. em 1897 , e o carimbo Pernambuco foi colocado depois.

Os Outros abaixo são falsificações de Philip Spiro que era de Hamburgo (alemão). Falsificou a série em 1864.

Última edição por Iury Nobre em Sex Ago 12 2016, 08:54, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado

Mensagem por Fabio Monteiro em Sex Ago 12 2016, 08:52

jcirne escreveu:
Já li aqui algures que a linha quadrada circundante pode inclusive ter tamanhos diferentes (mais ou menos milímetro).
Isto faz sentido?
Como eram impressos estes selos? Em chapa? Com vários clichés? (é este o termo que se usa?)
É que reparei que o Exemplar 2 e o 3 têm tamanhos ligeiramente diferentes. Não só na linha, mas também o próprio selo... Shocked

Para essas perguntas, é preciso mais tempo. Os OdB têm seis chapas diferentes, todas gravadas em talho doce, com uma matriz para o guilhochê do fundo e um cilindro de transferência para a indicacäo dos valores e os ramos de café acima e abaixo. Mas dentro de cada chapa há pequenas diferencas entre os selos, em geral com referência às linhas das margens, mais ou menos distantes das ovais do centro.

Isso significa que, com um pouco de sorte e muita paciência, é possível localizar a posicäo de cada selo dentro da chapa respectiva. Como já tentou em 1923 o tenente-coronel inglês G.F.S. Napier num estudo famoso ("The Stamps of the First Issue of Brazil", Londres, Séfi, Pemberton & Co.). Muito recomendado tb é o livro de José Kloke, "Os Olhos de Boi" (Rio de Janeiro, Indústria Tipográfica Italiana, 1938), outro clássico no assunto. E certamente recomendável seria tb o Catálogo Ilustrado dos Carimbos sobre os Olhos-de-Boi , de Henrique Bunselmeyer Ferreira (Porto Alegre, ed. do autor, 3a. ed. 2013), que dedica 14 páginas sobre o assunto.

Fabio Monteiro

Mensagem por Convidado em Sab Ago 13 2016, 13:23

Vejam este sendo vendido como verdadeiro , mas é falso !!!

http://www.avcolecionismo.com/index.php?route=product/product&path=70_71_81&product_id=1346

Convidado
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:07

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: