Olho de Boi Falso?

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Olho de Boi Falso?

Mensagem por INGLES_FILATELISTA em Seg Ago 17 2009, 14:46

Olá, estou apanhando por ser o meu primeiro tópico..tomara que dê certo...

Adquiri o Olho de Boi abaixo como verdadeiro, mas parece ser falso...

Alguém sabe dizer?

Comparei com um que acredito ser verdadeiro, carimbo geral da corte..

Um abraço,
Flávio.

INGLES_FILATELISTA

É falso

Mensagem por Gaspari2 em Seg Ago 17 2009, 16:50

Grande Flávio !

Bem vindo ao Fórum amigo.

Não sei se está lembrado de mim, sou o Rubens de Salvador, o GASPARI2 do ML.

Esse selo é falso sim. E uma falsificação até digamos, grosseira, de fácil percepção.

E vou lhe ensinar uma coisa sobre Olhos de Boi, essa rede tramada que envolve o numeral, chama-se tecnicamente de GUILHOCHÊ. Nos selos Olhos de Boi eles são finos e bem característicos da maioria do exemplares, Nos olhos de boi de 60 RS, a maioria dos exemplares tem uma impressão à esquerda mais clara que a da direita. Uma falha causada pela chapa gasta torna o GUILHOCHÊ à esquerda de impressão menos intensa do que o da direita, é uma imperfeição que quase todas as falsificações esquecem de copiar (lembre-se, existe olho de boi de 60 RS de impressão nítida, forte sem distorções que evidenciem essa falha causada pela chapa gasta, mas são poucos). Com o tempo vc vai aprender a caracterizar o tipo de GUILHOCHÊ dos olhos de boi (traços finos, bem entrelaçados).

Outra característica pouco observada pelos falsificadores é a seguinte: veja na porção superior e inferior do GUILHOCHÊ. Você verificará uma bola central e várias carreiras de folhas, tanto na parte superior quanto na inferior (nos quadrantes). Esse conjunto das bolas e folhas tem o nome técnico de ORNATO.

Revisando, nos OLHOS de BOI (para todos, seja de 30 Rs; 60 Rs e 90 Rs) temos os Ornatos Superior e o Inferior. Os ornatos são compostos da BOLA (no centro) e das carreiras de folhas à direita e à esquerda. Essa carreira de folhas em todos os Olhos de Boi possui a seguinte configuração (tanto a superior quanto a inferior), são de cada lado 4 carreiras.

Revisando mais uma vez: é igual, tanto na parte superior quanto na inferior, e a disposição é - 4 carreiras, Bola central, 4 carreiras

Agora a parte final da explicação, é a configuração dessas carreiras de folhas. Partindo da Bola Central, seja para a direita ou esquerda, na parte superior ou inferior, a disposição da folhas em cada carreira é 3 (três folhas na primeira carreira) + 3 (três folhas na segunda carreira) + 3 (três folhas na terceira carreira) + 1 (uma folha na quarta carreira)

Ou seja, a seguinte fórmula: 1.3.3.3_Bola Central_3.3.3.1

Outra característica do selos Olhos de Boi, a impressão é a talho doce obtida diretamente da chapa desenhada. O selo que vc desconfia ser falso, a impressão, ao que indica, foi feita pelo processo de litográfico.

Outra característica, os carimbos mudos no império brasileiro só surgiram com a reforma postal de 1866, quando entraram em circulação os selos com imagem de D. Pedro, a saber os Barbas Pretas denteados, daí não ser possível encontrar Olhos de Boi obliterados com carimbo mudo. Salvo engano, a última data em que se historia a circulação de Olho de Boi foi no ano de 1854 (após 1845 a circulação já era restrita, pois os Inclinados de 30; 60 e 90 entraram em circulação a 01 de Julho de 1844.

Agora você já sabe desses detalhes, me diga, essa falsificação é ou não é grosseira ?

Att, Rubens

Rubens Vieira - Engenheiro Agrônomo e Advogado, sendo Colecionador em Salvador - Bahia com área de concentração em História Postal da Primeira Guerra Mundial e do Século XIX, principalmente em Inteiros Postais. Na filatelia nacional é colecionador principiante de Carimbologia do Império.

Gaspari2

Olho de Boi Falso

Mensagem por INGLES_FILATELISTA em Seg Ago 17 2009, 19:53

Olá Rubens,
É claro que me lembro de você. Muito obrigado pelas dicas. Eu começei a colecionar Império faz pouco tempo e ainda sou presa fácil para comerciantes inescrupulosos. Realmente é um mundo. Jamais imaginei que tivesse tanta coisa para aprender em 69 selos.

Depois que você explicou, me sinto até ridículo por ter caido nessa. Valeu.

Com certeza vou participar ativamente dos Foruns, e quem sabe até contribuir com alguma coisa.

Um abraço,
Flávio.

INGLES_FILATELISTA

Re: Olho de Boi Falso?

Mensagem por Gaspari2 em Seg Ago 17 2009, 20:31

INGLES_FILATELISTA escreveu:Olá Rubens,
É claro que me lembro de você. Muito obrigado pelas dicas. Eu começei a colecionar Império faz pouco tempo e ainda sou presa fácil para comerciantes inescrupulosos. Realmente é um mundo. Jamais imaginei que tivesse tanta coisa para aprender em 69 selos.

Com certeza vou participar ativamente dos Foruns, e quem sabe até contribuir com alguma coisa.

Um abraço,
Flávio.

Flávio, você tem muita coisa de Império, pude acompanhar muitas aquisições suas. Então me diga, você está classificando carimbos, ou não se interessou pela temática ?

Se tiver cópias de selos do império que peguem classificação de carimbos para troca, saiba que tenho interesse.

Me dê retorno,

Att, Rubens

Gaspari2

Mensagem por Glauber em Ter Ago 18 2009, 16:24

INGLES_FILATELISTA escreveu:

Um abraço,
Flávio.

Flávio, esse fato de "sentir-se ridículo" por ter caído nessa não tem muita importância. Saiba que, no início, todo filatelista tem dificuldades para saber se tal selo, em especial do Império Brasileiro, é falso ou verdadeiro. Eu ainda não entrei nos selos do Império, mas tenho certeza que, ao começar a colecioná-los, precisarei de muita ajuda e pesquisa (além de grana, claro Wink ).

Porém, precisamos e queremos sua participação sempre no fórum, pois poderemos aprender mutuamente. O maior exemplo foi a belíssima explicação dada pelo Rubens, em relação aos selos "Olhos-de-Boi".

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.

Glauber

Mensagem por israpaulo em Ter Ago 18 2009, 19:05

Ufa.... Meus olhos de boi sao legitimos....

Obrigado pela excelente aula, Rubens

israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por mateus.rb em Sab Maio 01 2010, 20:50

Todos os olhos-de-boi têm o mesmo tamanho? Vi um de 30 réis ligeiramente menor que o de 60 réis. Isso é possível ou necessariamente algum deles é falso?

mateus.rb

Mensagem por Gaspari2 em Sab Maio 01 2010, 21:25

mateus.rb escreveu:Todos os olhos-de-boi têm o mesmo tamanho? Vi um de 30 réis ligeiramente menor que o de 60 réis. Isso é possível ou necessariamente algum deles é falso?

Mande a imagem dele para o meu e-mail escaneada ao lado do normal que vc está comparando para eu dar uma olhada.

att, Rubens

Gaspari2

Mensagem por odilo em Sab Maio 01 2010, 23:51

Olá Rubens,
Obrigado pela bela explicação. Agora ficou tudo mais fácil.
Até mais,
Romeu

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal.
Atenção para novo endereço:
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970

odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Você sabia que não existem dois OLHOS DE BOI iguais? (artigo de Peter Meyer)

Mensagem por Gaspari2 em Seg Maio 03 2010, 15:30

Amigos,

Instado a me manifestar sobre questionamento do amigo forista Mateus Rauber, que encontrou uma diferença entre 2 selos Olhos de boi de aproximadamente 1mm na altura das molduras, requeri do mesmo que na oportunidade me fossem enviadas por e-mail as imagens dos referidos exemplares sob suspeita.

Bem amigos, hoje recebi as ditas imagens e analisando-as posso aqui dizer que os exemplares são autênticos. Nada de anormal entre eles.

Quero dizer, existe sim a diferença mas ela não é anormal nos selos dessa emissão. É justamente em decorrência desse questionamento que resolvi então abrir um pouco mais o ambiente da troca de informações para, bem provavelmente, chamar a atenção dos outros colegas de que esse e outros detalhes, quanto às suas diferenciações e irregularidades de apresentação nos exemplares OLHOS DE BOI, por si só não são indícios de não autenticidade do selo.

Assim, os elementos que anteriormente chamei a atenção, números de folhas e de carreira destas, por exemplo, são imutáveis e a sua variação fora daqueles padrões que enumerei são sim indícios de falsificação.

Porém, outras características são de fato variáveis, e a princípio não podem ser utilizadas como indicação de falsificação. Apenas para citar, temos o tamanho das folhas e os seus aspectos, a posição da linha exterior do oval da gravura do selo em relação à linha de moldura e uma série de outras características.

Para ilustrar, seguem abaixo imagens de 3 exemplares da minha coleção, todos são autênticos e possuem variação no que se referem à posição da linha exterior do oval da gravura do selo em relação às linha de moldura (olhar atentamente para os 4 cantos, Direito-esquerdo-superior-inferior). Vejam as diferenças:

Nesse primeiro exemplar, prestem atenção e vejam que o oval da gravura (a elipsoide) toca a moldura à direita e a inferior.

Já nesse segundo exemplar o oval da gravura (a elipsoide) NÃO toca a moldura à direita e a inferior.

esse último aqui o oval da gravura (a elipsoide) não toca a moldura à direita, mas toca em relação à inferior.

Para encerrar, acho de extrema lucidez o artigo do Peter Meyer sobre essas diferenças em cada exemplar de Olho de Boi (segundo a posição de sua gravura na chapa de impressão).

Esse artigo pode ser acessado através desse link (clique no título do artigo):

OLHOS DE BOI-NÃO EXISTEM DOIS IGUAIS

DESEJO A TODOS UMA BOA LEITURA DESSE ARTIGO !

Att, Rubens

Gaspari2

Aonde encontrar o RARÍSSIMO livro de Napier ?

Mensagem por Gaspari2 em Seg Maio 03 2010, 15:53

Para aqueles que leram a mensagem minha anterior. E que se interessaram pelo tema acessando o artigo do Grande Mestre Peter Meyer, DEVEM TER observado que o artigo se baseia em grande parte nos resultados alcançados pelo então filatelista Inglês o Coronel Napier, incluve há algumas imagens retiradas do livro publicado em 1923.

O Título desse livro é "The Stamps of First Issue of Brazil". E como disse o Eng. Peter Meyer, dessa publicação só foram editados 200 exemplares na época. De lá para cá, imagine quantos desses exemplares se perderam!

Essa obra é tida hoje como o estudo mais profundo que se tem notícia acerca dos Olhos de Boi, se revestindo a mesma de característica de ser uma, senão a mais, rara publicação filatélica sobre selos brasileiros.

A Sociedade Philatelica Paulista tem um exemplar para consulta e disponibiliza cópias xerox aos interessados, mediante o pagamento do serviço de cópia e papel. Maiores informações em seu site veja Link: http://www.sppaulista.com.br/pages.php?page=biblioteca&di=f8f9daa6e272f8fe9c9b7af784d69d0f

Att, Rubens

Gaspari2

Mensagem por mateus.rb em Seg Maio 03 2010, 21:47

Muito obrigado Rubens. Eu já havia reparado que os "os ramos de café" estavam de acordo com a "fórmula: 1.3.3.3_Bola Central_3.3.3.1" mas a diferença de tamanho nos selos é que me deixou desconfiado.

mateus.rb

Mensagem por mateus.rb em Seg Jan 10 2011, 01:05

E este daqui? http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=220718629028

Parecem estranhos "os ramos de café" na parte superior esquerda, não?

mateus.rb

Mensagem por Gaspari2 em Seg Jan 10 2011, 03:21

mateus.rb escreveu: E este daqui? http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=220718629028

Parecem estranhos "os ramos de café" na parte superior esquerda, não?

Amigo,

Esse exemplar já nasceu com o atestado de óbito. Falso sem nenhuma dúvida, não só pelos "ramos" mas pelo "talo todo"

Att, Rubens

Gaspari2

Mensagem por israpaulo em Seg Jan 10 2011, 04:27

Bem grosseira essa, nao?

israpaulo

Mensagem por Gaspari2 em Seg Jan 10 2011, 08:28

israpaulo escreveu:Bem grosseira essa, nao?

Com certeza é bem grosseira, acredito seja falsificação de Erasmus Oneglia, Itália ano de 1897.

Agora o que vc caham desse anúncio: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-167471383-selo-olho-de-boi-modelo-90-reis-_JM ?

Att, Gaspari

Gaspari2

Mensagem por israpaulo em Seg Jan 10 2011, 10:15

Esse ta bem feio....

israpaulo

Mensagem por Mitch Macgregord em Seg Jan 10 2011, 15:24

este é falso tambem?

Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Gaspari2 em Seg Jan 10 2011, 16:37

Mitch Macgregord escreveu:este é falso tambem?

Acredito que sim, pelo papel (a imagem é de baixíssima qualidade) parece que é fruto de um recorte de alguma publicação.

Att,

Gaspari2

Mensagem por Mitch Macgregord em Seg Jan 10 2011, 16:40

Puxa aos meus olhos meu amigo voce seras sempre uma bela enciclopédia ^^
Pois nao consigo ver a diferença em muitos casos neste cortado como esta nao faria confiança mas os outros duro de ver

Mitch Macgregord

Mensagem por israpaulo em Seg Jan 10 2011, 18:33

Por que sera que esse vendedor teve 18% das transacoes canceladas?

israpaulo

Mensagem por Gaspari2 em Seg Jan 10 2011, 18:38

israpaulo escreveu:Por que sera que esse vendedor teve 18% das transacoes canceladas?

Fora isso, ele tem para vender: Mala velha de R$420,00 e Placa de Trânsito dos USA por R$1.300,00

Cada doido que aparece !!!

Gaspari2

Mensagem por Mitch Macgregord em Seg Jan 10 2011, 18:39

Cada macaco no seu galho o dele é um asilo ^^

Mitch Macgregord

Mensagem por vkoga em Ter Jul 26 2011, 16:43

ola,
possuo selos olho de boi para vender, caso alguem se interesse, mande uma mensagem um ou email para vkoga @ hotmail . com

vkoga

Mensagem por Mitch Macgregord em Ter Jul 26 2011, 16:48

Eu me interesso mitchmistura@gmail.com

Mitch Macgregord

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 04:03

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares