Envelopes AO REMETENTE

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir em baixo

Envelopes AO REMETENTE

Mensagem por Eissler em Seg Abr 27 2015, 16:28

Na página 4 do boletim nº52 de agosto de 2005 da Associação Filatélica de Santa Catarina (Disponível em http://www.afsc.org.br/boletins/boletim52/BI2005_afsc.pdf) há um texto citando alguns motivos pelos quais os Correios devolvem uma carta AO REMETENTE, assim como algumas marcas postais.

Lembro-me de ter lido em outros tópicos deste fórum que alguns colecionadores encaminham envelopes “bem selados” para endereços “duvidosos” na expectativa de receber de volta uma peça filatélica.

Então, abro espaço para que possamos apresentar esses e outros envelopes AO REMETENTE.

O primeiro que apresento é um curioso envelope que deveria ter sido devolvido por insuficiência (ou ausência) de porte, mas o foi por “desconhecido número”.

frente:

detalhe do verso:
Eissler

Re: Envelopes AO REMETENTE

Mensagem por O FILATELISTA em Seg Abr 27 2015, 16:47

O nosso amigo Paulo Daróz é mestre nesse ofício!
O FILATELISTA

Mensagem por zod100 em Seg Abr 27 2015, 19:16

Tenho uma pequena coleção de envelopes retornados por endereço insuficiente ou não conhecido. Todos enviados para paises do exterior, na esperança de serem devolvidos com algum carimbo/marca interessante.

zod100

http://selosdobrasil.forumeiros.com

Mensagem por Eissler em Seg Abr 27 2015, 21:04

Que legal, Daróz, eu também tenho uma pequena coleção de envelopes AO REMETENTE. Em 2005, participei na classe Um Quadro da exposição "Vila Rica'2005" com a coleção denominada "Ao Remetente 1940 - 1950".

Eu me interesso pelos motivos pelos quais o envelope é devolvido, apesar de ter organizado aquela coleção exposta em MG não dessa forma, mas por correspondências enviadas do Brasil, no Brasil e ao Brasil.

Acredito que teremos boas peças para ver neste tópico e aprender com as viagens desses envelopes.
Eissler

Mensagem por zod100 em Seg Abr 27 2015, 21:26

A maioria das cartas que tenho retornadas são porque eu dei um endereço ficticio. Veja aqui o tópico onde estão:
http://selosdobrasil.forumeiros.com/t1314-cartas-retornadas
abraços
Paulo Daróz - zod100

zod100

Mensagem por Eissler em Seg Abr 27 2015, 22:32

Eu também devo ter alguns envelopes que retornaram para mim, mas não propositalmente. Vou ver se localizo alguns para postar aqui.

Hoje, eu gostaria de apresentar um envelope enviado de Blumenau para o Estado de Nova Jersey porteado com o bloco RHM nº B-14 em 1961. Retornou AO REMETENTE, pois faltou dizer para qual cidade de Nova Jersey deveria ir!

Eissler

Mensagem por Carlos Antonio Prussak Ch em Ter Abr 28 2015, 04:52

Envelope diferente também em relação ao porte ter sido inserido do lado do remetente com o Bloco.... peça muito interessante.
Carlos Antonio Prussak Ch

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Ter Abr 28 2015, 07:33

As cartas do Paulo são muito interessantes, às vezes Carlsen é o remetente, outras vezes o nome da rua.
Marcelo Zampa Filgueiras

Mensagem por Eissler em Qui Abr 30 2015, 16:07

Eissler escreveu:Eu também devo ter alguns envelopes que retornaram para mim, mas não propositalmente. Vou ver se localizo alguns para postar aqui.

Hoje, eu gostaria de apresentar um envelope enviado de Blumenau para o Estado de Nova Jersey porteado com o bloco RHM nº B-14 em 1961. Retornou AO REMETENTE, pois faltou dizer para qual cidade de Nova Jersey deveria ir!

Neste envelope, no canto inferior esquerdo, há um carimbo aplicado sobre o “via aérea / par avion”. Esse é, provavelmente, um carimbo aplicado no destino, ou seja, essas letras podem ser uma sigla em inglês. Alguém saberia dizer o que significa essa sigla VOID?

Eissler

Mensagem por Eissler em Ter Maio 12 2015, 16:49

Envelope enviado em 25-03-1987 de Jaraguá do Sul (SC) a Cartagena na Colômbia. Voltou ao remetente pelo motivo “apartado clausurado” – equivalente ao nosso “caixa postal cancelada”.

Este envelope traz uma quadra com carimbo cbc de 20 dias antes da postagem do envelope. Este é um exemplo de que essas quadras podem ser usadas para portear correspondências – aliás, esse foi um assunto discutido e já superado neste fórum.

Frente:

Detalhe do verso:
Eissler

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Ter Maio 12 2015, 21:35

Prezados,
minha contribuição a este tópico que considero bem interessante.

> Aerograma circulado Alemanha/Brasil, carimbo Hamburg 552 - 14/06/1966, sem endereço para entrega da correspondência, constando apenas a caixa postal e Rio Grande do Sul/Brasilien, carimbo de chegada no verso Correio Aéreo-DR-RS/Brasil - 21/06/1966. "Alguém" deduziu que a cidade seria "Rio Grande", conforme assinalado em vermelho, onde separou o nome "do Sul" e posterior envio para a cidade de Rio Grande, ficando esta no extremo sul do estado, tendo carimbo de chegada em Rio Grande-DR-RS - 24/06/1966. Devolução para DR-RS de Porto Alegre, a qual escreveu no verso "Insuficiência" e carimbou na frente do envelope na vertical dois carimbos retangulares pretos "AO REMETENTE" e escreveu "Retour Hamburg". A mesma chegou ao seu destino na Alemanha em 02/02/1967, conforme atesta no verso a data manuscrita pela mesma pessoa que escreveu o aerograma!!!

AEROGRAMA CIRCULADO ALEMANHA/BRASIL - 14/06/1966.

VERSO DO AEROGRAMA E SEUS CARIMBOS E DATA MANUSCRITA DE CHEGADA NA ALEMANHA - 02/02/1967.
Antonio C. Pulsy

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Ter Maio 12 2015, 22:03

Prezados,
nova contribuição ao tópico!!

> Envelope circulado Alemanha/Estados Unidos, carimbo mecânico (13b) München 8 aa = 15/03/1951 - 21 hs, carimbo "NO SUCH STREET" (RUA NÃO EXISTENTE), carimbo "ILLEGIBLE" (ILEGÍVEL), carimbo mecânico Portland/Oreg. - 02/04/1951 - 4 PM com uma mão indicando "RETURN TO WRITER UNCLAIMED" (DEVOLVER AO REMETENTE/NÃO RECLAMADA), verso carimbo de chegada em 05/05/1951, número "562" dentro de um círculo roxo (Censor??), carimbo em alemão "ZURÜCK!" (RETORNO/DE VOLTA) e seta "vermelha" indicando a devolução ao remetente.

ENVELOPE CIRCULADO ALEMANHA/ESTADOS UNIDOS - 15/03/1951.

VERSO DO ENVELOPE E SEUS CARIMBOS DE CHEGADA EM 05/05/1951.
Antonio C. Pulsy

Mensagem por FRITZEN em Qua Maio 13 2015, 08:47

FRITZEN

Mensagem por zod100 em Qua Maio 13 2015, 09:41

Amigos,
Já mostrei esta carta em outro tópico, mas vale para este. Primeiro a história dela.
Meu avô após a Segunda Guerra, trabalhou em Washington, na embaixada brasileira. Quando ainda não tinha definido o local em que ía morar, ficava hospedado num hotel. Minha avó mandou a ele uma carta, mas não com o endereço completo. Não sei dizer se foi o próprio hotel ou os correios de lá dos Estados Unidos que ainda procuraram pelo meu avô em algumas das unidades do hotel em outras cidades americanas, aí dá para perceber os diversos carimbos no verso da carta, de diversas cidades americanas. Depois disto tudo, ele não foi encontrado lá e a carta retornou ao Brasil, vejam o carimbo RETURNED TO WRITTER, no verso.

Vejam a carta:

abraços
Paulo Daróz - zod100

zod100

Mensagem por Motoka36 em Sex Maio 15 2015, 10:22

Mais uma contribuição "Ao Remetente"

Mandei uma carta pelo nascimento ao Rafael Konzen no dia do nascimento dos gêmeos.. e já tinha pensado q seria outro extravio..

Mas eis que ontem retorna a carta com a inscrição "Mudou-se" ..

Rafael, a carta, q contém uma lembrança da data aos seus filhos, parte de novo semana q vem. Me confirme depois seu endereço por MP.

Seus filhos terão já uma peça de "História Postal" da data do nascimento.. Espero q seja o impulso para tomarem gosto pela filatelia.

A data de retorno não consta em carimbo, mas foi 14/05/2015 portanto 45 dias após a postagem

Mensagem por rafaelkonzen em Sex Maio 15 2015, 12:07

Motoca, que coisa, hehehe. Pelo menos dessa vez os correios fizeram certo. Segue em MP meu endereço atual. Obrigado por tudo.
rafaelkonzen

http://mystampcollectionbrazil.blogspot.com.br

Mensagem por Timbres em Sex Maio 15 2015, 13:59

Esse é um dos meus favoritos deste tema, pois demonstra o esforço feito antigamente, para entregar uma carta.  Neste caso aparentemente endereçado para o passageiro de um navio que já havia desembarcado. Mesmo assim, enviar o correio atrás.... no mesmo caminho do navio...para Irlanda, Alemanha....e eventualmente de volta ao remetente.  Mas o esforço fizeram!

Timbres

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Dom Maio 17 2015, 16:24

Prezados,
envelope registrado e circulado Belo Horizonte-MG/Canoas-RS, carimbo 27/07/2005, carimbo frontal "AO REMETENTE", verso carimbo CDD Canoas-RS - 01/08/2005, carimbo quadrado ECT "NÃO EXISTE o Nº INDICADO", três tentativa de entrega anotadas a caneta, canto inferior esquerdo.

ENVELOPE REGISTRADO E CIRCULADO B.H./CANOAS - 27/07/2005.

DETALHE CARIMBOS E "AO REMETENTE".
Antonio C. Pulsy

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Dom Maio 17 2015, 16:31

Prezados,
envelope circulado por "CARTA SOCIAL" Canoas-RS/São Sebastião do Caí-RS, carimbo Canoas - 13/12/2000, carimbo retangular "AO REMETENTE", verso carimbo de chegada em São Sebastião do Caí-RS - 14/12/2000, "NÃO PROCURADO".

ENVELOPE CIRCULADO POR "CARTA SOCIAL" - 13/12/2000.

DETALHE CARIMBO DE CHEGADA  EM 14/12/2000 E "NÃO PROCURADO".
Antonio C. Pulsy

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Seg Maio 18 2015, 17:57

Prezados,
envelope circulado Brasil/Alemanha, carimbo Porto Alegre-RS - 04/09/1992, anotação a lápis "Return to sender" (Devolver ao Remetente) e carimbo roxo em alemão e francês "Zurück(Devolver)/Retour"(Devolver).

ENVELOPE CIRCULADO PARA ALEMANHA E DEVOLVIDO AO REMETENTE.
Antonio C. Pulsy

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Sex Maio 22 2015, 17:04

Prezados,
envelope circulado Alemanha/Brasil, leve carimbo Berlim sem a data visível, carimbo em francês "Retour" (Devolver), anotação a caneta "não pertence a caixa postal 695", verso carimbo retangular em francês com "X" assinalando "Incompleto" - 12/12/1979.

ENVELOPE CIRCULADO ALEMANHA - BRASIL - 1979.

VERSO ENVELOPE.
Antonio C. Pulsy

Mensagem por Eissler em Sex Maio 22 2015, 22:54

Um bonito envelope com porte isolado de 40cts série cifra (1972/74) circulado em Porto Alegre, carimbo de saída de 10-10-1974, indicação manuscrita T = 0,20 – uma tentativa de cobrar taxa, digo tentativa, pois o envelope retornou ao remetente (há dois carimbos “ao remetente” de cores diferentes na frente desse envelope).

Não tenho a tabela da época para confirmar o porte, mas o selo de 40cts com a taxa de 20cts pode indicar que a tarifa correta fosse 50cts nessa data (taxa igual ao dobro do valor faltante).

No verso, temos marcas postais com informações: sem caixa receptora, sem portaria, mudou-se, e data manuscrita de 22-11-74, assim como o endereço de Porto Alegre do remetente riscado.

Eissler

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Qui Maio 28 2015, 10:15

Prezados,
envelope registrado nº 04289, circulado São Leopoldo/RS - Pérola/PR, carimbo 25/04/1969, carimbo retangular (2X) "NÃO RECLAMADA AO REMETENTE", verso diversos carimbos de transito por outras cidades: 1) Correio Aéreo - 26/04/1969 - DR/RS; 2) S. Aéreo - 29/04/1969 - DR/PR; 3) A.P. Cruzeiro do Oeste - 02/05/1969 - DR/PR; 4) A.P. Umuarama - 05/05/1969 - DR/PR; 5) Curitiba - 08/07/1969 e 6) São Leopoldo - 12/07/1969 - DR/RS.

ENVELOPE COMERCIAL CIRCULADO S.LEOPOLDO/RS - PÉROLA/PR - 25/04/1969.

VERSO DO ENVELOPE COM DIVERSOS CARIMBOS DE TRANSITO.
Antonio C. Pulsy

Mensagem por FRITZEN em Sex Maio 29 2015, 12:33

Há mlocais em que a ECT não faz a entrega ... e portanto devolve sob a rubrica de "ÁREA RESTRITA" ...

FRITZEN

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Qua Jun 10 2015, 09:37

Prezados,
envelope comercial empresa Brastex Corporation, circulado via Correio Aéreo New York/Estados Unidos/Hamburg/Alemanha, carimbo New York - 15/12/1986, carimbo preto "Retour -b-" (Retornar/Devolver), etiqueta adesiva "Zurück/Retour (Devolver)" com "X" Unbekannt (Desconhecido), carimbo preto Hamburg - 03/01/1987, verso carimbo retangular roxo com "X" Unbekannt (Desconhecido), 03/01/1987.

ENVELOPE COMERCIAL CIRCULADO NEW YORK/HAMBURG - 15/12/1986.

VERSO DO ENVELOPE CARIMBO "UNBEKANNT (DESCONHECIDO) - 03/01/1987.
Antonio C. Pulsy

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum: