ENVELOPES DO IMPÉRIO - DÚVIDAS E OPINIÕES

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ENVELOPES DO IMPÉRIO - DÚVIDAS E OPINIÕES

Mensagem por Celso Luiz de Moura em Seg Abr 06 2015, 20:39

Amigos, abro este tópico humildemente para me aproveitar da vossa sabedoria, experiência e conhecimento.   Estou ampliando minha coleção de envelopes circulados do Império e quero postar aqui minhas duvidas que podem ser as mesmas de outros e através da opinião de meus pares efetuar boas (e seguras ) aquisições.

Aqui a minha primeira dúvida

1. O porte aqui empregado está correto?
2. O carimbo é um dos usualmente empregados no RJ?
3. O tipo do envelope denota coerência com o ano em que foi utilizado?

Obrigado pelas opiniões e não reparem se fiz perguntas óbvias, pois sou um aprendiz!

Celso Luiz de Moura

Re: ENVELOPES DO IMPÉRIO - DÚVIDAS E OPINIÕES

Mensagem por Motoka36 em Seg Abr 06 2015, 21:21

O porte de 100 réis era muito comum nestes tempos. Porém é dificil checar o peso sem o conteúdo da carta.

Um fator q particularmente gosto de observar, é o carimbo de chegada no verso do envelope. No caso deste, procure este "piedade de ipiabas"

Outro fato q certifica a carta tbm é ter o conteúdo

Bom divertimento

Abs

Motoka36

Mensagem por Convidado em Seg Abr 06 2015, 22:52

Celso Luiz de Moura escreveu:Amigos, abro este tópico humildemente para me aproveitar da vossa sabedoria, experiência e conhecimento.   Estou ampliando minha coleção de envelopes circulados do Império e quero postar aqui minhas duvidas que podem ser as mesmas de outros e através da opinião de meus pares efetuar boas (e seguras ) aquisições.

Aqui a minha primeira dúvida

1. O porte aqui empregado está correto?
2. O carimbo é um dos usualmente empregados no RJ?
3. O tipo do envelope denota coerência com o ano em que foi utilizado?

Obrigado pelas opiniões e não reparem se fiz perguntas óbvias, pois sou um aprendiz!

Seria bom uma imagem do verso do envelope com o carimbo de chegada , como o colega Motoka mencionou , fico na dúvida também com os dois carimbos mudos , pois aparenta estar só obliterados no Selo , faltando parte no envelope. Quanto ao tipo do envelope que foi utilizado só com a peça em mãos , e se tiver o conteúdo também caso seja completa ficaria melhor de analizar pela mensagem escrita.
Peça a estudar , pois existem muitas falsas com este destinatário.

Atenciosamente.

Convidado
Convidado

Mensagem por Celso Luiz de Moura em Ter Abr 07 2015, 00:00

Muito obrigado pelas opiniões. Realmente não existe a carta (conteúdo) nem o carimbo de chegada no verso, tampouco os carimbos mudos tocam o envelope, estando restritos aos selos em si. Com os vossos conselhos e apontamentos, vou "aguçando" a vista de forma a separar o joio do trigo e não cair em aquisições mal feitas.

E já lhes proponho o próximo desafio, que tal este:  

Grato pela paciência, pois apenas assim vou aprendendo !

Celso Luiz de Moura

Mensagem por Celso Luiz de Moura em Ter Abr 07 2015, 00:10

Reduzindo o tamanho para caber o envelope por inteiro (ainda aprendendo a lidar com isto)

Celso Luiz de Moura

Mensagem por Convidado em Ter Abr 07 2015, 01:39

Bela Peça e Carimbos , me pareçe que o Selo tem uma Legenda ou não ?

Atenciosamente.

Convidado
Convidado

Mensagem por Celso Luiz de Moura em Ter Abr 07 2015, 08:57

Iury Nobre escreveu:Bela Peça e Carimbos , me pareçe que o Selo tem uma Legenda ou não ?

Atenciosamente.

bom dia Iury, tem sim, um ABN em Inglês. Obrigado. Essa peça foi recém adquirida.

Celso Luiz de Moura

Mensagem por Motoka36 em Ter Abr 07 2015, 09:36

"Galileo" seria a embarcação utilizada ?

Neste caso, o carimbo de "Pago" na chegada ajuda bastante.

Motoka36

Mensagem por JOSE RENATO em Ter Abr 07 2015, 10:18

Celso,

Estranho os carimbos estarem nos selos e não estarem nas cartas.

A estudar. Possíveis fraudes!!!!

Um abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 

JOSE RENATO

Mensagem por Convidado em Ter Abr 07 2015, 10:59

Motoka36 escreveu:"Galileo" seria a embarcação utilizada  ?

Motoka este "Galileo" seria um  PAQUETE INGLÊS ?

Atenciosamente.

Convidado
Convidado

Mensagem por Sergioselos em Ter Abr 07 2015, 11:18

O que eu achei estranho nos dois envelopes, é que os selo, não estão "amarrados" com os envelopes.

Nenhuma tinta dos carimbos passou aos envelopes.

Sergioselos

Mensagem por Convidado em Ter Abr 07 2015, 11:38

Existem muitas fraudes com cartas deste periodo , principalmente com destino estrangeiro.

Atenciosamente.

Convidado
Convidado

Mensagem por Celso Luiz de Moura em Ter Abr 07 2015, 14:38

Motoka36 escreveu:"Galileo" seria a embarcação utilizada  ?

Verifiquei no site The Shiplist e consta o navio Galileo, lançado da cidade de Hull (Hull City) que fazia o trajeto New Castle a Londres. Lançado em 1861. Vou apurar mais a respeito para averiguar a legitimidade (ou não ) deste envelope. Grato a todos pelas opinões dadas!

Celso Luiz de Moura

Mensagem por israpaulo em Ter Abr 07 2015, 14:52

JOSE RENATO escreveu:Celso,

Estranho os carimbos estarem nos selos e não estarem nas cartas.

A estudar. Possíveis fraudes!!!!

Um abraço,

Realmente chama atencao o fato de os carimbos nao estarem nas cartas....

israpaulo

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Mensagem por Convidado em Ter Abr 07 2015, 15:41

Me pareçe que os carimbos circulares foram batidos primeiro que a escrita , e teria uma impressão digital próximo ao carimbo estrangeiro , seria bom uma imagem do verso do envelope ou até mesmo o conteúdo no caso de ser completa.

Atenciosamente.

Convidado
Convidado

Mensagem por Convidado em Ter Abr 07 2015, 16:18

AGÊNCIAS POSTAIS BRITÂNICAS NO BRASIL
A primeira agência postal britânica, chamada de ¨British Post Office - BPO¨  foi  aberta no Rio de Janeiro em 1833.  As Agências Postais Britânicas de Pernambuco e da Bahia começaram a funcionar em  fevereiro de 1851.

O CARIMBO COROA
Em dezembro de 1841, entra em vigor o regulamento postal para as agências britânicas situadas no exterior. As cartas circuladas para a Grã-Bretanha ou para os seus territórios podiam ter a tarifa postal paga no destino. Quando, entretanto, isto não era possível, por exemplo, de uma colônia britânica para um país estrangeiro ou entre portos estrangeiros, o porte deveria ser pago antecipadamente. Sobre estas peças eram aplicados os carimbos ¨Coroa¨ tpo ¨Paid at...¨ nome da cidade. Algumas vezes os carimbos tipo Coroa eram acompanhados dos carimbos do tipo  ¨arco-duplo¨.
Até 1º de outubro de 1860 as cartas e impressos de quaisquer naturezas remetidos do Brasil para o exterior não podem ser encontradas com selos brasileiros. Antes desta data não existia convenção postal alguma permitindo o emprego de selos brasileiros. A única Convenção Postal existente à época era a Anglo-Brasileira, de 12 de janeiro de 1853, que em seu artigo 5º, estipulava que as cartas do Brasil para a Inglaterra, transportadas por navios ingleses, eram isentas de porte na procedência. O porte era pago pelo destinatário. No entanto como toda regra tem sua exceção, vamos encontrá-la nas correspondências, e só nestes casos, postadas nas cidades do interior (outros lugares que não os portos de embarque) do país. Principalmente para Portugal e eventualmente para França e Inglaterra. Os selos brasileiros encontrados nestas cartas, selos estes pagos ao Correio Brasileiro na origem, dizem respeito exclusivamente ao percurso interno do Brasil até ao porto de embarque.
Nos principais portos de embarque, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, existiam as “Agências Consulares Inglesas” e, portanto, cartas escritas nestas cidades não tinham percurso interno algum a percorrer. As cartas eram entregues diretamente a estas agências consulares e não empregavam selos brasileiros. Mais ainda, em Portaria da “Direção Geral dos Correios do Brasil”, de 18 de maio de 1849, constava que as cartas do Brasil para o exterior não dependiam de pagamento antecipado do porte. Mais ainda, um aviso da Agência dos Paquetes Ingleses, no Rio de Janeiro, com data de 25.01.1851, e por ordem do Diretor Geral dos Correios, informa ao público que: “Nenhuma carta, sob pretexto algum, será recebida na agência dos paquetes ingleses, depois da hora marcada nos avisos que se fizerem para o encerramento das malas que tem que ser conduzidas pelos paquetes a vapor da companhia real. As cartas destinadas aos portos do norte do Brasil devem ser entregues no Correio Geral da Corte, pois que na agência dos paquetes ingleses não serão recebidas”.
A  partir de 1866 as BPO passaram a empregar selos britânicos obliterados com os carimbos C81 na Bahia, C82 em Pernambuco e C83 no Rio de Janeiro. Em 30 de junho de 1874 as três agências foram fechadas.

Fonte =  http://www.palombo.com.br/museu/1841-ate-1870-historia

Convidado
Convidado

Mensagem por Benny David em Ter Abr 07 2015, 16:59

Muito esclarecedor, obrigado !

Benny David

BELO FRAGMENTO

Mensagem por Celso Luiz de Moura em Qua Abr 08 2015, 00:49

Vou esperar o segundo envelope chegar em minhas mãos para uma análise mais profunda.  Então postarei aqui.  Por enquanto mando agora um fragmento bem bonito.

Boa noite e até amanhã !

Celso Luiz de Moura

Mensagem por Convidado em Qua Abr 08 2015, 12:49

Belo Fragmento , Porte de 260 Réis ref. a cartas simples de 15 gramas , datada em 1878 , possível destino estrangeiro de algum pais filiado ao Tratado De Berna , correspondências do Brasil para o exterior passou a vigorar no Tratado De Berna a partir do dia 1º de Janeiro de 1876 para os países que já tinham aderido e pelo visto pode ter ocorrido de não ter o Selo Rhm-43 p/ postagem no momento.

Atenciosamente

Convidado
Convidado

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Qua Abr 08 2015, 14:00

Prezado amigo,
com relação aos envelopes circulados, observo esta máxima: "a dúvida é a mãe de todos os erros", portanto, é melhor ser precavido para evitar futuros transtornos, levando em consideração estas indicações que poderão ser vistas no próprio envelope circulado:
a) Carimbo de postagem amarrando o(s) selo(s) ao envelope, imprescindível;
b) Carimbo de transito por outras cidades, se houver, e carimbo de chegada no destino, imprescindível;
c) Franquia postal do envelope de acordo com a época do mesmo, pois poderá haver exagero no porte (montagem para valorizar a peça), caso positivo, indício de "falsificação";
d) Se possível, solicitar "atestado de legitimidade da peça por órgão credenciado (expertização)", pois afinal de contas, é seu dinheiro que você esta apostando em algo que muitas vezes "brilha" mas poderá não ser ouro!!!

Antonio C. Pulsy

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Mensagem por Celso Luiz de Moura em Qua Abr 08 2015, 15:38

Novamente muito grato a todos! Ao ler os vossos posts, tenho a impressão de estar numa sala de aula da faculdade de Filatelia, tantos os conhecimentos aqui emanados! Aprender com vocês e ainda fazer o que gosto - colecionismo - "não tem preço"! Breve postarei mais peças! Fraterno abraço!

Celso Luiz de Moura

Mensagem por Convidado em Qua Abr 08 2015, 16:15

Caro Colega Antônio , se tratando de um fragmento assim tudo pode ser imprescindível , mas devemos ter algumas hipóteses do fato.

Atenciosamente.

Convidado
Convidado

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Qua Abr 08 2015, 21:38

Prezado amigo Iury,
a meu ver tudo deverá ser levado em consideração em uma peça, seja um envelope com todos os carimbos no mesmo e, também e mais ainda em fragmentos de envelopes, pois estes em muitos casos, pouco ou quase nada se terá de sua história passada a não ser os selos e carimbos que porventura aparecem no fragmento e aí temos perguntas a responder:"carimbos de transito e de chegada, onde estão? Como foi o transporte deste envelope, agora fragmento? etc,etc....como disse antes e tenho como lema: "A Dúvida é a mãe de todos os erros!!!"

Antonio C. Pulsy

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Mensagem por Celso Luiz de Moura em Sab Abr 25 2015, 13:19

Olá amigos, posto mais um envelope para vossas considerações! Excelente dia a todos!

Celso Luiz de Moura

Mensagem por Celso Luiz de Moura em Sab Abr 25 2015, 18:05

Acrescento algumas informações :

The first RMS Tagus was built in 1871 and was scrapped in 1897. The second RMS Tagus was a passenger and cargo liner built in 1899 by Robert Napier and Sons Ltd of Glasgow for the Royal Mail Steam Packet Company. She operated on its routes from Southampton to the West Indies. During the Boer War she was employed as a troopship. From 1917-1920 she was again engaged in Government service, this time as a hospital ship. She was sold in 1920 to Hijos de Jose Taya, Barcelona, and renamed Prince de Viana. She was broken up in 1925.

Celso Luiz de Moura

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 01:59

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: