ALEMANHA - QUEM CONHECE A ESCRITA SÜTTERLIN!!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ALEMANHA - QUEM CONHECE A ESCRITA SÜTTERLIN!!!!

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Dom Abr 05 2015, 10:20

Quem coleciona história postal alemã já se deparou com um "problemão" em tentar traduzir o que esta escrito numa carta, cartão postal ou bilhete postal. Foi meu caso recentemente, onde tentei descobrir o que esta escrito  no cartão postal abaixo e levei a peça para uma senhora alemã conhecida da família, esta nascida no Brasil e com idade acima dos 80 anos. Ela olhou e olhou o cartão postal e após esta análise disse: "isto esta escrito em outra língua similar ao alemão. Algumas palavras conheço outras não faz sentido algum" e bradou: "Não conheço e não entendo!!", finalizando com "acho que deve ser um dialeto muito antigo". Mencionou algo como sendo "Sütter". Chegando em casa, procurei no Google o que poderia ser a tal palavra "Sütter". E EUREKA!!! A resposta esta aí!!!!
"Sütterlin" ou "Sütterlinschrift" (escrita Sütterlin) é um sistema de escrita germânico baseado nas antigas letras Blackletter ou erroneamente conhecidas como escrita gótica. Ele foi criado em 1911 por Ludwig Sütterlin, um professor e designer alemão, a mando do Ministro da Cultura da Prússia, e era usado até a segunda guerra, quando foi substituído para evitar a comunicação entre os nazistas. As letras de Sütterlin ainda são usadas como símbolos na matemática.
A escrita Sütterlin foi instalada na Prússia em 1915, e desde 1920, começou a substituir o estilo de escrita anterior, similar em grande parte ao Suetterlin. Em 1935, a escrita Sütterlin foi oficialmente adotada como parte do currículo escolar e era a "Escrita Ariana"!!!. Para qualquer pessoa que não esteja familiarizado com o sistema de escrita, o Sütterlin é praticamente impossível de ler e compreender o que foi escrito.

ESCRITA SÜTTERLIN E SUAS LETRAS SEMELHANTES EM PORTUGUÊS.

CARTÃO POSTAL CENSURA "POLIZEI DIVISION SS", ESCRITO EM "SÜTTERLIN" - 1939.

DETALHE ESCRITA "SÜTTERLIN".
Antonio C. Pulsy

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Re: ALEMANHA - QUEM CONHECE A ESCRITA SÜTTERLIN!!!!

Mensagem por odilo em Dom Abr 05 2015, 12:20

Olá amigos,
Realmente não é fácil ler isto. Ainda mais que com o passar do tempo as pessoas as vezes colocavam uma ou outra letra de escrita latina no meio. Também as concordâncias gramaticais nem sempre estavam certas.
Então para ler tem que se tentar descobrir as palavras em função do sentido da mensagem.
Esta mensagem que esta escrita, parece ser de uma mãe para seu filho ou filha. Vamos ver se eu consigo descobrir ...
" ... Meine lieben Leute. In Gedanken bin ich bei euch. Gott begrüssen dich !
In libe deine Mutter. "
Traduzindo ....
Meu querido pessoal. Em pensamentos eu estou contigo. Deus te comprimenta.
Em amor tua Mãe.

Quem mais pode ajudar?
Abraço e Frohe Ostern.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. NOVO: Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos - Já no Colnect
Atenção para novo endereço:
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por JOSE RENATO em Dom Abr 05 2015, 13:14

Odilo,

Parece o YODA falando.... Kkkkkkkk

Um abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por odilo em Dom Abr 05 2015, 19:08

É verdade, mas isto devido a tradução literal que fiz com ajuda do tio Google.
Nesta data de 26 de outubro de 1939 a ocupação da Polônia estava em altas. Se formos pesquisar por esta data, vamos encontrar fatos muito interessantes sobre o início da IIG.
Outro dado interessante neste cartão me parece ser o fato do destinatário ter mudado de endereço e mesmo assim o cartão foi redirecionado para o novo endereço.
Se não estou enganado esta é uma carta de enviada pelo serviço postal do exercito alemão, chamado de Feldpost. O destino me parece ser um Unteroffizier = Sargento.
Mais alguma observação?

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. NOVO: Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos - Já no Colnect
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

Mensagem por Carlos Antonio Prussak Ch em Dom Abr 05 2015, 20:07

Amigo Odilo, brilhantes considerações, infelizmente não posso agregar nada em relação a esse Postcard, mas quando estive na Alemanha pela última vez, visitei algumas cidades alemãs e pude constatar as diferenças culturais na comunicação, mediante a região onde estava, por exemplo:
em Zwickau, uma cidade do leste da Alemanha - estado da Saxônia, o cumprimento de Bom dia é .. traduzindo em Português, Boa Descida, pois a área é uma região de Mineradores e uma boa descida é um bom dia...
Já na cidade de Ingolstadt, uma cidade do Sul da Alemanha - Estado da Alta Baviera, o bom dia era "Deus esteja com você " e outras diferenças com a pronuncia e o dialeto Bavaro.
Em Neckarsulm e Stuttgart são duas cidades da Alemanha do estado de Baden-Württemberg, a Língua Alemanha é mais fielmente utilizada.
Ou Seja as mesmas diferenças que temos no Brasil, temos na Alemanha,
Carlos Antonio Prussak Ch

Mensagem por Fabio Monteiro em Sab Abr 25 2015, 17:28

Caros amigos, eu tb já queimei as pestanas decifrando Sütterlin, e permito-me corrigir um pouco a traducäo do Odilo. Minha leitura do texto:

"Ansbach, 26.X.1939./ Mein lieber Bub! In/Gedanken bin ich bei /Dir, Gott behüte Dich!/ In Liebe/ Deine Mutter/NB! Nobi komt am 3. Nov. (???)"

Traducäo: Ansbach, 26 de outubro de 1939. Meu querido garoto! Estou contigo em pensamentos, que Deus te proteja! Em amor, tua mäe. Obs: Nobi (provavelmente abreviatura de Norbert) chega dia 3 de novembro. (???)

Ansbach é uma cidade da Francônia (norte da Baviera), näo muito longe de Nuremberg. No mais, Odilo acertou na mosca: a carta é um Feldpost, para um "Unteroffizier" Mühl-Röhmer (?), ou seja, livre de porte para e dos soldados, e foi redirecionada, dentro de Nuremberg. Interessante tb é o carimbo "Polizei Division SS", que permite duas interpretacöes: Ou o cartäo foi censurado, ou o rapaz Mühl-Röhmer era membro da SS, a famigerada polícia nazista. Abs.
Fabio Monteiro

Mensagem por odilo em Sab Abr 25 2015, 21:40

Obrigado Fabio pelas correções. Senti que algo não estava certo com a concordância. Troquei Leute por Bub, além de outras.

Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Ter Maio 05 2015, 16:21

Prezados amigos.

Que tópico bacana! Gostaria de contribuir um pouco. É possível que o remetente seja integrante das SS, pois esta organização mantinha uma força terrestre, conhecida como Waffen-SS. Se estou correto, o carimbo aplicado sobre o cartão deve ser do setor da unidade à qual ele pertenceu, responsável pelo encaminhamento da correspondência de campanha. Entre outras coisas, lá as correspondências tinham seus conteúdos verificados e, quando necessário, censurados. Isso era comum em todos os correios de campanha da época, inclusive o da FEB.
Uma pergunta: o remetente indica o felpostnummer?
Wilson de Oliveira Neto

http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Fabio Monteiro em Ter Maio 05 2015, 17:52

Oi Wilson, a remetente (mäe do "Unteroffizier" Hans Mühl-Rühmer) coloca no endereco um número: 07247. Isso deve ser ou o número do soldado dentro da sua unidade, ou o número de sua caixa-postal. O interessante é que o cartäo foi redirecionado dentro de Nuremberg, para o endereco Palmplatz 11, supostamente junto à (família?) Ziegler. Só que Palmplatz 11 era (e ainda é) o endereco de uma igreja evangélica, que hoje se chama Friedenskirche ("Igreja da Paz", ironia do destino). Essa igreja foi bombardeada pelos aliados em 1944, quem sabe porque eles sabiam que a turma da SS estava aquartelada por lá... Histórias de filatelia. Abs.
Fabio Monteiro

Mensagem por odilo em Ter Maio 05 2015, 21:41

Olá amigos,
É muito estranho ter o endereço correto de onde se encontrava o soldado. Talvez por não estar num campo de operações ou por estar aos cuidados do exército é que o endereço foi escrito.
Todo caso, é interessante saber se eles tinham uma célula na igreja. Quem sabe na torre?
Quando o muro de Berlim veio a baixo, descobriram que em cima do portal de Brandenburgo tinha um posto de observação da Stassie.
Na filatelia a história se revela ...

Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: