BRASIL - SELOS E SUAS NUANCES DE CORES - MULHERES FAMOSAS - 1967!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

BRASIL - SELOS E SUAS NUANCES DE CORES - MULHERES FAMOSAS - 1967!!

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Sab Mar 28 2015, 11:47

A qualidade no projeto de um selo passa por alguns processos, onde temos: quem homenagear; tipo de papel para impressão; cores a serem empregadas na impressão; tipo de impressão; denteação; filigrana, etc. Ao final deste processo metódico e criterioso, teremos por fim a impressão das folhas com os referidos selos, primeiramente testes de impressão para analisar e verificar se tudo esta correto com a chapa dos selos, cores, denteação se houver, etc,etc.
Tudo aprovado, a Casa da Moeda passa a imprimir as milhares ou milhões de folhas de selos, conforme informado no Edital do mesmo.
Muitas vezes não encontramos uma "Anomalia, Curiosidade ou Variedade" nas letras que compõem o selo, erro na figura/imagem, mas... e as cores de impressão? Quantos filatelistas experientes ou não, amadores, juntadores de selos se depararam com esta situação e passam "batidos" neste detalhe...."a cor ou as cores de impressão nos selos"!!!
Para ilustrar este pequeno artigo e provocar aos demais amigos uma reflexão sobre o assunto acima, algumas imagens que farão das mesmas uma boa reflexão!!

>> Série Mulheres Famosas do Brasil - 1967, selo catálogo RHM Regular nº 528. <<

SELO RHM Nº 528 - VERDE, CARIMBO FDC/SMA SANTA MARIA-RS - 07/06/1967.

ENVELOPE CIRCULADO COM 15 SELOS: IMPRESSÃO "VERDE ESCURO".

DETALHE TIRA HORIZONTAL COM 10 SELOS IMPRESSÃO: "VERDE ESCURO".

DETALHE TIRA HORIZONTAL COM 05 SELOS IMPRESSÃO: "VERDE ESCURO".
Antonio C. Pulsy

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Re: BRASIL - SELOS E SUAS NUANCES DE CORES - MULHERES FAMOSAS - 1967!!

Mensagem por Selonarth em Seg Jul 20 2015, 17:58

Olá Antonio, tudo bem?

Um pouco atrasado minha postagem, pois fiquei fora dos fóruns um bom tempo......

Sinceramente não sei o que aconteceu com os editores nessa época ou com algumas dessas peças, pois, se fôssemos analisar toda a conjuntura, por muito menos outros selos foram catalogados devido a essa pequena variação de cor.

Eu as tenho aqui comigo da mesma forma que o amigo apresenta, sendo, a cor verde natural (+ clara) e o verde mais escuro.

São peças interessantes e assim como essa, outras das mulheres famosas do Brasil, apresentam essa mesma característica.

Grande abraço!

Selonarth

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Seg Jul 20 2015, 20:40

Prezado amigo,
para apreciação de todos que apreciam um conjunto de nuances de cores, primeira emissão de selos após a Reforma Monetária de 13/02/1967, instituindo o Novo Cruzeiro, série "Mulheres Famosas do Brasil", catálogo RHM Regular nº 527, valor facial 2 cts, impressão na cor laranja em 11/08/1967.

CARIMBO OFICIAL PRIMEIRO DIA DE CIRCULAÇÃO - CORREIOS - 11/08/1967 - SMA - SANTA MARIA - RS, IMPRESSÃO COR LARANJA.

ENVELOPE CIRCULADO EM 22/09/1969, PORTE SELO RHM REGULAR 527, IMPRESSÃO NA COR LARANJA CLARO.

DETALHE SELO IMPRESSÃO NA COR LARANJA CLARO.

ENVELOPE CIRCULADO EM 04/04/1973, PORTE SELO RHM REGULAR 527, IMPRESSÃO NA COR LARANJA???

DETALHE SELOS IMPRESSÃO NA COR LARANJA???

ENVELOPE CIRCULADO EM 12/09/1969, PORTE SELO RHM REGULAR 527, IMPRESSÃO NA COR LARANJA ESCURO.

DETALHE SELOS IMPRESSÃO NA COR LARANJA ESCURO.

CONJUNTO DOS SELOS COM AS TONALIDADES DE LARANJA NA IMPRESSÃO.
Antonio C. Pulsy

Mensagem por Selonarth em Seg Jul 20 2015, 20:54

Olá novamente!

Se tivesse que analisar alguns destes na paleta de cores MICHEL, creio que teríamos laranja e avermelhado, mais, quem sabe o que o editor utilizou como paleta de cor para definir as mesmas.....

Grande Abraço!

Selonarth

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Seg Jul 20 2015, 20:58

Prezado,
a meu ver, teríamos:
> Laranja (definição RHM);
> Laranja claro;
> Laranja Avermelhado.
Antonio C. Pulsy

Mensagem por Selonarth em Seg Jul 20 2015, 21:03

Olá!

Pode ser também, mais trazendo o que eu disse em outro post seu, não pode sair da cuca isolada de algumas pessoas a fim de definir a cor, mais sim de uma paleta reconhecida e que todos tenham acesso.

Se eu conseguir um tempinho, vou fazer essa catalogação pela paleta MICHEL e depois posto os resultados.

Abç!

Selonarth

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: