Falsificações de Numerais do Império do Brasil

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Re: Falsificações de Numerais do Império do Brasil

Mensagem por piccinini78 em Seg Out 01 2018, 16:11

Marcos Paulo escreveu:https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1106852732-olho-de-boi-30-rs-todo-perfeito-_JM

https://www.oselo.com.br/produto/s30191-30-reis-olho-de-boi-carimbado-no1-1-1-1/

Olá Marcos Paulo e amigos do Fórum: 

Conversei esta manhã com o Sr. Peter da Editora RHM e ele gentilmente nos respondeu que o selo era falso mesmo:  Examinei o 30 réis e de fato é um falso Sperati sem carimbo no verso. Os sem carimbo no verso são ainda mais raros que os com carimbo.... mas você poderá informar (caso queira) que o item foi retirado e agora está na minha coleção de referência." Peter.

Apenas transmiti esta mensagem a todos para corrigir este fato. Convidei o Sr. Peter para no futuro entrar no Fórum, com certeza seria muito bom ouvir suas opiniões e compartilhar seus conhecimentos, que adquiriu ao longo do tempo dedicado a filatelia.
Abraço a todos.
piccinini78

Mensagem por Marcos Paulo em Seg Out 01 2018, 16:38

piccinini78 escreveu:
Marcos Paulo escreveu:https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1106852732-olho-de-boi-30-rs-todo-perfeito-_JM

https://www.oselo.com.br/produto/s30191-30-reis-olho-de-boi-carimbado-no1-1-1-1/

Conversei esta manhã com o Sr. Peter da Editora RHM e ele gentilmente nos respondeu que o selo era falso mesmo:  Examinei o 30 réis e de fato é um falso Sperati sem carimbo no verso. Os sem carimbo no verso são ainda mais raros que os com carimbo.... mas você poderá informar (caso queira) que o item foi retirado e agora está na minha coleção de referência." Peter.

Apenas transmiti esta mensagem a todos para corrigir este fato. Convidei o Sr. Peter para no futuro entrar no Fórum, com certeza seria muito bom ouvir suas opiniões e compartilhar seus conhecimentos, que adquiriu ao longo do tempo dedicado a filatelia.
Abraço a todos.

Não é Sperati , pois o Sperati falsificou apenas o 60 e 90 Réis.

Creio ser uma falsificação de algum artista desconheçido.
Marcos Paulo

Mensagem por Marcos Paulo em Seg Out 01 2018, 16:42

Geoff B escreveu:Aqui é um falso meio esquisito: 10 Réis Preto dt 13 x 13.5 com data de 1855 - em Santos?! Uma brincadeira?

Oi Geoff B ,

Este tá cabuloso , o selo aparenta ser verdadeiro , mas a denteação neste valor facial não procede.

O selo e carimbos seriam verdadeiros , mas denteação falsa ?

Gostaria de mais opiniões.

Marcos Paulo

Mensagem por Geoff B em Seg Out 01 2018, 17:13

Marcos Paulo escreveu: O selo e carimbos seriam verdadeiros , mas denteação falsa ?

Sim, o selo e os carimbos são verdadeiros, mas creo que o 10 réis preto não foi denteado, os selos denteados foram emitidos no Rio de Janeiro e a data é onze anos antes da emissão. Tem que ser uma piada filatélica!

Última edição por Geoff B em Seg Out 01 2018, 18:29, editado 1 vez(es)

Geoff B

Mensagem por piccinini78 em Seg Out 01 2018, 17:32

Marcos Paulo escreveu:
piccinini78 escreveu:

Abraço a todos.

Não é Sperati , pois o Sperati falsificou apenas o 60 e 90 Réis.

Creio ser uma falsificação de algum artista desconheçido.
na literatura não fala mesmo do 30 réis.....será que ele tinha alguma espécie de assinatura, que normalmente os artistas deixam? normalmente os experts descobrem sinais únicos de alguns tipos específicos de falsificações, com algum padrão típico... só o tempo dirá. abraço.
piccinini78

Mensagem por Marcos Paulo em Ter Out 02 2018, 10:02

Geoff B escreveu:
Marcos Paulo escreveu: O selo e carimbos seriam verdadeiros , mas denteação falsa ?

Sim, o selo e os carimbos são verdadeiros, mas creo que o 10 réis preto não foi denteado, os selos denteados foram emitidos no Rio de Janeiro e a data é onze anos antes da emissão. Tem que ser uma piada filatélica!

Sim , e curioso que tem um carimbo vermelho possivelmente estrangeiro na peça.

Dizem que a medida dos picotes seria de 13,25 furos por cada 2 cm lineares.

É uma peça a estudar !!!
Marcos Paulo

Mensagem por Arthur Nascimento em Ter Out 02 2018, 12:38

O livro: How to Detect Forged Stamps , Earee
Mostra os detalhes , com descrições bem feitas mas nao cita os falsificadores.
Quem quiser uma copia do livro, escreva em pvt
Arthur Nascimento

Mensagem por carol c em Qua Out 03 2018, 08:07

jorge luiz escreveu:Não sei o que pensam os amigos, mas as falsificações dos numerais, de um modo geral, são grosseiras.
Qualquer filatelista com um pouco de experiencia, não se deixa confundir ao examinar o selo.

A mim me enganam bem, tanto que nunca me aventurei no mundo do império.
carol c

Mensagem por Marcos Paulo em Qua Out 03 2018, 11:37

Veja este exemplo do Sperati que foi vendido pela Corinphila :

60 r. cinza-preto, um bom exemplo 'usado' produzido por Jean de Sperati e estampado pelo BPA no verso, junto com a Prova Sperati Die dos 60 reis não utilizados, assinada pelo famoso falsificador. Par raro.

Marcos Paulo

Mensagem por RomeuNatale em Dom Out 07 2018, 12:44

O mais interessante é que não existe picote oficial, eles foram feitos por funcionários dos Correios, ou seja, deve haver picote de tudo que é jeito e sem possibilidade de dizer qual é falso ou não. Simples assim!
RomeuNatale

Mensagem por RomeuNatale em Dom Out 07 2018, 12:48

[quote="piccinini78"]
Marcos Paulo escreveu:

Abraço a todos.

Aguardo isso ansiosamente!
RomeuNatale

Mensagem por Arthur Nascimento em Dom Out 07 2018, 15:19

So vai somar!
Arthur Nascimento

Mensagem por Marcos Paulo em Dom Out 07 2018, 16:59

RomeuNatale escreveu:O mais interessante é que não existe picote oficial, eles foram feitos por funcionários dos Correios, ou seja, deve haver picote de tudo que é jeito e sem possibilidade de dizer qual é falso ou não. Simples assim!

O que sei é que a denteação legítima tem uma única medida, pois os selos que eram do estoque do Correio Geral da Corte, foram picotados num único local e provavelmente numa única máquina. Qualquer medida diferente foi feita em data posterior em diferentes locais e máquinas sem atenção para a medida original. Essa medida é de 13,25 furos por cada 2 cm lineares.

Mas sempre que diz respeito a denteação desta emissão , se tem muito a estudar.
Marcos Paulo

Mensagem por Marcos Paulo em Seg Out 08 2018, 11:59

Geoff B escreveu:Aqui é um falso meio esquisito: 10 Réis Preto dt 13 x 13.5 com data de 1855 - em Santos?! Uma brincadeira?

Oi Geoff B ,

Sobre este 10 Rs , o selo é verdadeiro e os carimbos também , mas o picote é falso como sabemos.

O 10 Rs foi usado nas cartas correspondendo alguma taxa até o porto ou complemento de porte.

Os carimbos é um de Santos e outro estrangeiro Inglês no qual creio ser deste tipo :

O 10 Rs foi talvez correspondente alguma taxa até o porto ou complemento de porte , mas não tenho certeza.

A RHM diz o seguinte :

Marcos Paulo

Mensagem por RomeuNatale em Ter Out 09 2018, 18:50

Se o picote não é oficial, todos são falsos. Simples assim.
RomeuNatale

Mensagem por JOSE RENATO em Ter Out 09 2018, 18:56

RomeuNatale escreveu:Se o picote não é oficial, todos são falsos. Simples assim.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk teoricamente vc está certo meu amigo!!!!!!!!

Mas tem vendedor inescrupuloso que certifica esses selos. Nunca entendi e acho que nunca vou entender....

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por Gnobre em Ter Out 09 2018, 19:23

Não sou experto no assunto, mas se as repartições postais que fizeram a picotagem tiveram uma autorização ou permissão, mesmo que informal, acredito que devem ser consideradas como legítimas, ainda mais se foram disponibilizados ao público para venda e uso postal.

Seria como uma espécie de picotagem "personalizada" mas oficializada, se é que isso existe.

Abraços,
Gnobre

Mensagem por piccinini78 em Ter Out 09 2018, 20:03

Gnobre escreveu:Não sou experto no assunto, mas se as repartições postais que fizeram a picotagem tiveram uma autorização ou permissão, mesmo que informal, acredito que devem ser consideradas como legítimas, ainda mais se foram disponibilizados ao público para venda e uso postal.

Seria como uma espécie de picotagem "personalizada" mas oficializada, se é que isso existe.

Abraços,
Verdade, concordo Gnobre. Uma vez vi uma peça muito interessante. Um atendente nos Correios cortou um selo de 2 centavos (banana) no meio e colocou um em cada envelope para postar uma carta Social, de 0,01 centavo, na falta do selo em algumas Agências.
Vi as peças em leilão, e estavam com um bom preço, no meu entender foi correto, assim como na Alemanha Reich aquele navio que tinha poucos selos, cortou eles no meio e aplicou um carimbo de 3 cents e virou o famoso Vineta Provisória que vale uns 10 mil euros. assim como alguns bissetados do império que tem bom valor sobre cartas. algumas curiosidades e peculiaridades da Filatelia. boa noite.
piccinini78

Mensagem por Marcos Paulo em Ter Out 09 2018, 20:26

Seria muito cômodo dizer que não é oficial. Mas os Verticais negros legítimos existem com alguma variedade de cor, mas existem também as reimpressões, as vezes mais belas do que os originais e as falsificações que são variadas. Além destas existem também os selos legítimos denteados; selos legítimos com denteação falsificada , e os falsos denteados. Acrescente ainda os selos legítimos com carimbos falsos. Não há regra para identificação. Em alguns casos existem reimpressões em papeis variados , inclusive cartões , mas o que prevalece é o conhecimento e a experiência visual. Estes selos neste seguimento quando legítimos podem ser considerados raros , e por isso se tem muitos falsificados. Como se deu origem em 1866 , se tem peças com verticais negros denteados em franquias mistas como estas.

Veja estas cartas do Comelli e Klerman :

1867, 22 de janeiro. Carta inteira do Rio de Janeiro a Montevidéu, com a franquia obrigada a pagar 190r. taxa individual até 7,5 gramas (1860 Convenção Brasil-França) sendo 1866 “Verticais” perfurados 180r. negro, exemplo em franquia mista com “Dom Pedro” 10r. vermelhão, amarrado por pontilhado
losango, tipo francês no despacho e emoldurado “P.P.” ao lado, colocado a bordo do “Carmel”. 1 de apenas quatro capas gravadas com o “Verticais” 180r perfurado. valor - esta pertença adesiva para uma das questões mais escassas e fascinantes da filatelia brasileira, reforçada por sendo exibido em franquias combinadas com a edição “Dom Pedro”. RHM 16B, 23.

Marcos Paulo

Mensagem por JOSE RENATO em Ter Out 09 2018, 21:05

Entrou Yuri na conversa, eu saio!!!!!! Até mais....

JOSE RENATO

Mensagem por Marcos Paulo em Ter Out 09 2018, 21:21

Colega , não me odeie , estou apenas dando uma singela contribuição para o tópico.
Marcos Paulo

Mensagem por JOSE RENATO em Ter Out 09 2018, 22:18

Marcos Paulo escreveu:Colega , não me odeie , estou apenas dando uma singela contribuição para o tópico.

As experiências com vc aqui e em outro site foram péssimas. E uma pessoa que se esconde por trás de outro nome para mim não dá! Não te odeio, só não quero confusão!

JOSE RENATO

Mensagem por Marcos Paulo em Ter Out 09 2018, 22:55

Colega JR ,

Quero deixar bem claro que não tenho nada contra vc e nenhum outro membro deste forum.
Sei que as vesez pessoas como eu acabam incomodando , por não passar pela compreênção de todos. Tento apenas dar minha continuidade em assuntos inacabados.
Como vc já sabe tenho artigos publicados em alguns boletins , sites , e com isso dou alguma contribuição no catálogo.
Se tem alguém que queira estudar sou eu , e não critico ninguém.

Boa sorte.
Marcos Paulo

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: