Censura Postal Brasileira

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir em baixo

Re: Censura Postal Brasileira

Mensagem por Eissler em Sex Fev 09 2018, 21:05

Olá pessoal,
Alguém poderia me ajudar a decifrar o envelope censurado, a seguir ?
A qual legião se refere o carimbo que está na frente do envelope e que era 'isenta de sello' ?

Eissler

Mensagem por Fabio Monteiro em Sex Fev 09 2018, 21:24

Oi Eissler, acho que é "Legiöes Redemptoras", ou seja, da turma que saiu do RS pra amarrar o cavalo no obelisco, no Rio. A data (de chegada?) de POA é de 25 de outubro de 1930, no dia seguinte à Revolucäo do Getúlio, que trouxe a "Redempcäo" do Brasil, como se lê nos selos do ano seguinte.

Mas certeza só teremos se for possível ler o que está abaixo do adesivo da censura. Abs do fabio (que postou hoje teu brinde do QdD).
Fabio Monteiro

Mensagem por Eissler em Qui Mar 01 2018, 23:20

Obrigado, Fábio. Sim, pode ser mesmo "Legiões Redemptoras" o que está no carimbo. É a primeira vez que me aparece este carimbo!

Eu tentei descobrir o nome do remetente que está no verso da etiqueta de censura, mas não consegui (e não gostaria de descolar a etiqueta para descobrir esse nome). O melhor que consegui foi fazer uma imagem contra a luz, mas os garranchos não são familiares para mim. Se alguém tiver uma pista ou entender de "letra de médico" e puder ajudar a descobrir o remetente, por favor, não deixe de responder a este tópico.

Eissler

Mensagem por Gnobre em Sex Mar 02 2018, 00:03

Eissler,

já passei por uma situação desse tipo, curiosamente também com um envelope censurado, mas da segunda guerra.

Eu tive sucesso vendo e fotografando o envelope colocando uma luz muito forte do lado oposto. No meu caso eu não abri o envelope como você fez, até porque esse meu envelope ainda está inviolado (nunca foi aberto, exceto pelos censores, nem mesmo pelo destinatário, e ainda tem o conteúdo que não sei o que é).

Entretanto o seu caso parece ser mais difícil que o meu devido à letra (o meu era batido à máquina) e pelo seu ter escritos dos dois lados. Mas talvez valha a pena tentar com a luz forte por trás do envelope.

Dê notícias. Um abraço,
Gnobre

Mensagem por Fabio Monteiro em Sex Mar 02 2018, 06:21

Bom dia Eissler,

e obrigado por postar a foto do envelope contra a luz. Inverti a imagem e coloquei um filtro pra dar mais contraste. Eis o resultado:

O remetente era, portanto, um tal Theobaldo Neumann, "aspirante official" do Primeiro B.C. da Carta Geral do Brasil. Com esses dados, acendi uma vela a Säo Gúguel e descobri que havia um projeto militar de mapear o Brasil inteiro desde 1903, chamado Carta Geral do Brasil, e que comecaria pelo Rio Grande do Sul.

No limiar da Revolucäo de 1930, Getúlio Vargas era, como presidente do Estado do RS, chefe das forcas revolucionárias de lá, e enviou uma equipe (de soldados? de cartógrafos?) para Barueri/SP, que foi denominada Primeiro Batalhäo de Cacadores. Daí o B.C. do remetente. Tá tudo bem explicadinho neste paper muito interessante de Maria Gabriela Bernardino, publicado em 2016 na revista Acervo, do Arquivo Nacional:

http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/662/721

Como conta a autora, "o Batalhão de Caçadores, entretanto, limitou suas atividades revolucionárias ao acampamento em Barueri. Em dois meses regressou a Porto Alegre, sem qualquer participação efetiva no movimento de 30."

O que significa que o Theobaldo, estando em Barueri, näo tinha muitas histórias heróicas da Revolucäo pra contar em primeira mäo à sua Célia Lisboa, da Rua da Concórdia, em Porto Alegre... De qualquer forma, esse envelope é, pra mim, um valioso documento daqueles tempos agitados, além de ter alto interesse filatélico, pela isencäo do porte. Abs do fabio
Fabio Monteiro

Mensagem por Gnobre em Sex Mar 02 2018, 06:31

Prezado Fábio Monteiro,

parabéns pela sua análise e contribuição. Impressionante !!
Gnobre

Mensagem por Fabio Monteiro em Sex Mar 02 2018, 06:43

...e aposto que o Theobaldo era este aqui:

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/neumann-teobaldo

Ele teria seus 18 anos na época. E todos os elementos biográficos listados combinam bem com o perfil de um partidário de Gegê, em 1930. Só que o contrato com a Célia näo foi renovado, pelo visto.
Fabio Monteiro

Mensagem por Christian Bernardi em Sex Mar 02 2018, 09:16

Excelente o debate e pesquisa!!! Parabéns pelo material Eissler e pela grande pesquisa do amigo Fabio Monteiro!!! Abraços a todos!
Christian Bernardi

http://filateliabernardi.blogspot.com.br/

Mensagem por Eissler em Sab Mar 03 2018, 23:39

Sensacional, Fábio, sensacional. É muito curioso que um simples envelope possa nos surpreender tanto, possa ter tanta história...
Eissler

Mensagem por Gabriel em Seg Mar 05 2018, 09:08

fiquei impressionado com a história "escavada" apenas por algumas linhas deste envelope! Parabéns pela pesquisa amigo!
Gabriel

Mensagem por Gnobre em Seg Mar 05 2018, 11:06

Colegas,

Encontrei no meu "ajuntamento" esse belo envelope censurado (Alemanha - Brasil), mas de depois da guerra (1947).

Curioso não?
Gnobre

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Mar 05 2018, 18:22

@Eissler: acho que dá pra descobrir mais alguma coisa do envelope.

É possível postar uma imagem maior e melhor deste carimbo no verso?

Obrigado e abs do fabio
Fabio Monteiro

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Mar 05 2018, 19:25

Gnobre escreveu:Colegas,

Encontrei no meu "ajuntamento" esse belo envelope censurado (Alemanha - Brasil), mas de depois da guerra (1947).

Curioso não?

Carta de Friedberg, no Hesse, para Linha Ferraz em Vila Teresa, município de Santa Cruz/RS. Carimbo de saída de 8/8/1947. A postagem está a indicar que ou um ou ambos, destinatário e/ou remetente, eram filatelistas, uma vez que, dos 12 selos no envelope, nenhum se repete. O porte de 4,37 reichsmark (que era bastante dinheiro pra enviar uma carta, logo depois da guerra) está provavelmente exagerado, a opcäo mais próxima seria 4,35 reichsmark. Como as tarifas postais alemäs da época para uma carta ao exterior previam 75 pfennige para os primeiros 20 g e 45 pfennige para cada 20 g adicionais, deduz-se que a carta deveria ter pesado entre 160 e 180 g.

O remetente era um tal A.(?) Hidele, seu endereco era Hotel Trapp, bei (= hóspede de) Vogt. É provável que Herr Hidele estivesse alojado lá provisoriamente, já que a situacäo de moradia era muito precária naqueles tempos. O Herr Vogt seria o proprietário do hotel, um endereco bastante nobre outrora...

... mas bem mais modesto em 2010:

Foto: Arndt-Heinz Marx

No anverso, as marcas da censura militar americana, bem como a indicacäo necessária "Deutscher Sprache" (= em língua alemä), para facilitar o trabalho do censor.

O destinatário era Walter Dreyer, talvez o pastor protestante Walter Paulo Germano Dreyer (1912-??), que morava em Linha Ferraz, no distrito de Vila Teresa. Vila Teresa emancipou-se de Santa Cruz em 1959, sob o nome de município de Vera Cruz/RS. Hoje existem a EE de Ensino Fundamental Walter Dreyer, em Linha Ferraz, bem como a rua Vereador Walter Dreyer em Santa Cruz/RS. O que mostra que o destinatário fez carreira política na regiäo.

Tenho alguns carimbos de Vila Teresa (ou, como se escrevia antes: Villa Thereza). Vou postá-los sob a rubrica "Topônimos que desapareceram", quando o tempo folgar.
Fabio Monteiro

Mensagem por Gnobre em Seg Mar 05 2018, 19:33

Nossa Fábio Monteiro, que incrível as histórias que você consegue resgatar. Parabéns!

Achei aqui na minha bagunça outro envelope, também censurado, entre essas mesmas pessoas:

Uma diferença é que agora a censura parece que foi britânica.
O "24" no círculo no carimbo é interessante também.
A franquia agora parece mais de acordo.
Curioso não?
Abraços,
Gnobre

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Mar 05 2018, 19:53

@Gnobre: Aqui o porte de 75 pf indica uma carta simples, de até 20g. O destinatário é o mesmo, mas o remetente é um H. Eggert, de Hamburgo. Como Hamburgo era zona de ocupacäo britânica (o Hesse era domínio americano), a censura lá ficava a cargo dos súditos de Sua Majestade. O 24 no círculo era talvez o distrito postal da remessa em Hamburgo, como tb consta no endereco do remetente.

O remetente escreveu "German" na frente e verso, para informar ao censor que a carta dentro era em alemäo. Duas curiosidades: um tênue carimbo (de chegada?) no verso e o comando carimbado na frente: "Vor dem Umzug Verordnung Nr. 16 lesen!" Que significa: "Antes de mudar-se leia a Instrucäo número 16!" Na margem direita do verso há algumas letras em relevo que parecem ser de interesse tb.
Fabio Monteiro

Mensagem por Eissler em Ter Mar 06 2018, 16:42

Fabio Monteiro escreveu:@Eissler: acho que dá pra descobrir mais alguma coisa do envelope.

É possível postar uma imagem maior e melhor deste carimbo no verso?

Obrigado e abs do fabio

Segue uma imagem melhor (pelo menos espero que tenha ficado melhor!):

Eissler

Mensagem por Fabio Monteiro em Ter Mar 06 2018, 18:07

Obrigado por postar a imagem do carimbo, Eissler.

Com a ajuda do RetroReveal ficamos assim:

Lê-se com clareza "B.Monte" e a data ?2.X.30. Meu palpite: é um carimbo ferroviário de Santa Maria (da Boca do Monte)/RS, por onde a carta deveria ter passado, se tivesse viajado de trem de Barueri a Porto Alegre. A chegada em Sta. Maria teria sido pois em 22 de outubro. Quando a revolucäo eclodiu, no dia 24, a carta do Teobaldo estava a viajar de trem de Sta. Maria a Porto Alegre.
Fabio Monteiro

Mensagem por Eissler em Qui Mar 08 2018, 16:13

Sim, Fábio, identificado também o carimbo de trânsito na peça. Muito legal.
Esse envelope com carimbo da Legião Redemptora trouxe muitos conhecimentos novos. Será que ainda descobriremos outros carimbos e outras histórias de mais legiões, afinal neste carimbo o texto estava no plural "Legiões Redemptoras / Isenta de sello" e, como se sabe, plural é mais de um...

Apresento, a seguir, outro envelope censurado que eu gosto muito, a censura é muito comum, mas é interessante observar a quem se destina e também o verso do envelope.

Eissler

Mensagem por Eissler em Sab Mar 17 2018, 10:15

Uma pena que a correspondência anterior, destinada ao Sgt Aviador, não tenha sido censurada pelo 1º Grupo de Caça e recebido o carimbo respectivo:

[/url
(Catálogo Meiffert, 2a edição, 2012, p.84)

Os carimbos de censor SP e DF são muito comuns e recebem grau 1 de raridade, segundo o catálogo Meiffert (isso, em uma escala de 1 a 10, onde 10 é o mais raro). Alguns exemplos:

As marcas de censor RS e PA também são comuns, e possuem grau 2 e 4 de raridade, respectivamente. Alguns exemplos:

Nesses casos, apesar da censura ser comum, às vezes alguma outra coisa acrescenta interesse à peça, como uma carta aérea, uma marca de triagem (transforma) ou mesmo o remetente/destinatário.
Eissler

Mensagem por Gnobre em Sab Mar 17 2018, 10:31

Eissler, Belíssimas explicações com exemplos. Agradecido,
Gnobre

Mensagem por Gnobre em Sab Mar 17 2018, 17:27

Apresento esse envelope censurado RIO - BUENOS AIRES de 1945:

Achei interessante esse carimbo:

Gnobre

Mensagem por Eissler em Dom Mar 25 2018, 20:54

[quote="Gnobre"]Apresento esse envelope censurado RIO - BUENOS AIRES de 1945:

Este envelope apresenta um selo colado sobre a etiqueta de censura.
É claro que esse selo pode ter sido adicionado depois. Entretanto, não são incomuns envelopes nessa condição.
Eu fico a imaginar essa situação: como selar uma carta/envelope após a censura? O envelope seria entregue (aberto ou não) no guichê e depois voltaria às mãos do remetente para que ele, então, envie a carta? Como será que era realizado esse "serviço" de censura?
Eissler

Mensagem por Gnobre em Dom Mar 25 2018, 22:38

Eissler escreveu:
Este envelope apresenta um selo colado sobre a etiqueta de censura.
É claro que esse selo pode ter sido adicionado depois. Entretanto, não são incomuns envelopes nessa condição.
Eu fico a imaginar essa situação: como selar uma carta/envelope após a censura? O envelope seria entregue (aberto ou não) no guichê e depois voltaria às mãos do remetente para que ele, então, envie a carta? Como será que era realizado esse "serviço" de censura?

Caro Eissler, muito interessante essa sua observação. Não tinha reparado esse ponto desse envelope especificamente. Postei pois achei interessante o carimbo "Avion Atrasado".
Confesso não ter a menor ideia do que aconteceu, mas também já vi isso antes (eu sei que tenho mais algum material assim, pelo ao menos mais 01 peça, quando encontrar postarei).
Se alguém souber agradeço a explicação.
Abraço,
Gnobre

Mensagem por Eissler em Qui Mar 29 2018, 22:16

Bom, o espaço reservado ao selo é o canto superior direito do envelope e a censura brasileira costumava abrir o envelope pelo lado esquerdo.
Assim, o “normal” é termos envelopes com esse padrão.

Envelope apresentado anteriormente com selo à direita e censura à esquerda.

É incomum o censor se preocupar com o selo e abrir o envelope no lado direito, conforme o fez no envelope a seguir:

Caso o remetente colocasse o selo, não em seu canto, mas em outra posição no envelope, é mais comum encontrar envelopes com a etiqueta cobrindo o selo, como mostrado a seguir:

No entanto, para que o selo esteja sobre a etiqueta, é possível que algum filatelista (ou não) o tenha acrescentado depois, ainda é possível que o selo estivesse solto ou parcialmente colado no envelope permitindo que fosse colado em seguida.
Este talvez seja o caso do envelope a seguir, cujo carimbo amarra o selo ao envelope, mas não à etiqueta de censura:

Ainda existe a possibilidade do censor ou de alguém dos Correios recortar a etiqueta para “proteger” os selos e/ou outra informação necessária para o curso do envelope (número de registro, por exemplo):

Eissler

Mensagem por Gnobre em Sex Mar 30 2018, 01:44

Eissler escreveu:Bom, o espaço reservado ao selo é o canto superior direito do envelope e a censura brasileira costumava abrir o envelope pelo lado esquerdo.
Assim, o “normal” é termos envelopes com esse padrão.
Envelope apresentado anteriormente com selo à direita e censura à esquerda.
É incomum o censor se preocupar com o selo e abrir o envelope no lado direito, conforme o fez no envelope a seguir:
Caso o remetente colocasse o selo, não em seu canto, mas em outra posição no envelope, é mais comum encontrar envelopes com a etiqueta cobrindo o selo, como mostrado a seguir:
No entanto, para que o selo esteja sobre a etiqueta, é possível que algum filatelista (ou não) o tenha acrescentado depois, ainda é possível que o selo estivesse solto ou parcialmente colado no envelope permitindo que fosse colado em seguida.
Este talvez seja o caso do envelope a seguir, cujo carimbo amarra o selo ao envelope, mas não à etiqueta de censura:
Ainda existe a possibilidade do censor ou de alguém dos Correios recortar a etiqueta para “proteger” os selos e/ou outra informação necessária para o curso do envelope (número de registro, por exemplo):

Nossa Eissler, muitas informações, obrigado. cheers cheers cheers
Vou as estudar atentamente e depois, se tiver algo a contribuir, farei comentários !!
Abraço,
Gnobre

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum: