Sugestão: Variedades brasileiras em banco de dados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sugestão: Variedades brasileiras em banco de dados

Mensagem por Fabio Monteiro em Seg Jan 05 2015, 21:17

Boa noite, pessoal. Aproveitando a folga dos feriados, venho hoje apresentar a vocês uma ideia que me roda à cabeça faz algum tempo.

Este forum é o melhor que conheço sobre filatelia brasileira em geral. Nele, leio sobre temas de colecionadores principiantes e adiantados, com perguntas de básicas a muito especializadas. De uma maneira geral, sinto que o conhecimento acumulado de seus integrantes é muito rico, mas que a divisão em tópicos torna a procura por uma informação sobre um selo específico por vezes demorada e difícil. Minha sugestão visa tornar essa procura mais curta e eficiente.

Todos os que lidamos com o catálogo RHM nos confrontamos, cedo ou tarde, com questões e/ou problemas de solução dífícil a impossível, por exemplos: Como é o lilás rosado do barba-preta de 80 reis? Por que só algumas variedades de chapa foram catalogadas? Que fim levaram as variedades catalogadas em catálogos anteriores e que não constam do catálogo atual? Quais as espessuras dos papeis da série netinha?

Então sugiro a criação, num tópico especial deste forum, de um banco ilustrado de variedades em selos brasileiros, aberto a todos, para consulta e para contribuições também. Essas variedades seriam as catalogadas, embora não ilustradas pelo RHM (para informação dos que não as possuem), mas também - e principalmente - as não catalogadas. Vejam bem: minha intenção não é constituir um catálogo online em concorrência aos existentes, mas possibilitar o acesso a informações que os complementem.

E como funcionaria esse banco de dados? Digamos que tenho uma variedade desconhecida de um selo. Então faço um scan desse selo (atenção informáticos: definir tamanho e resolução!), e o mostro à esquerda do selo-padrão. Este consta, na melhor hipótese, no catálogo atual, e vai ilustrado com número como referência. Ao enviar o scan, trato de descrever minha variedade em detalhe, tão exatamente quanto puder: chapa, cor, denteação, filigrana, espessura e textura do papel, etc.

De posse do scan e da descrição que enviei, os moderadores do tópico (“Banco de Dados/Catálogo de Variedades Brasileiras”) avaliam e decidem. Se se trata mesmo de uma variedade nova, é preciso identificá-la com um número composto do número padrão (do selo-referência), mais o complemento da variedade. Digamos que as seguintes abreviaturas sejam aplicadas para variedades:
V – de chapa
W – de cor
X – de denteação
Y – de filigrana
Z – de papel

Se o selo que enviei entrar pro banco, ele receberia p.ex. o número 0123-X3, como sendo a terceira variedade de denteação do selo 0123 (aqui creio podermos utilizar o número do RHM). Mas se meu selo não for aceito? Então, ele não recebe nenhum número, mas constaria de uma outra relação (“Segundona”), para poder ser visto – e avaliado – por todos os forumeiros. A regra mais importante desse jogo seria: o selo enviado faz parte da minha coleção, nada de enviar selos alheios.

Esta a minha sugestão, agora é com vocês. Um abraço do Fabio.
Fabio Monteiro

Re: Sugestão: Variedades brasileiras em banco de dados

Mensagem por Psique10 em Seg Jan 05 2015, 21:41

Feliz 2015 Fábio. Muito boa sua sugestão e já fazemos algo mas um pouco diferente, colocamos as nossas variedades com a imagem no tópico Variedades, Erros e Anomalias inclusive as não catalogadas, não sei se já viu eu ainda não pus todas as minhas, mas vamos ver o comentário dos colegas.
Psique10

Mensagem por Agenor em Seg Jan 05 2015, 23:33

muito boa a sua ideia, podemos com o tempo aprimora-la e receber outras informações dos amigos que irão nos ajudar e muito nessas identificações catalogadas ou não.
Agenor

Mensagem por Motoka36 em Seg Jan 05 2015, 23:55

Excelente ideia.

Tenho algumas contriuições afazer em comemorativos.

Penso q hj do q scanner, as fotos podem ter boa qualidade e poderiam servir tbm para enriquecer o banco de imagens.

Só temos q pensar numa forma de ficarrealmente fácil de encontrar findo as discussões acerca da emissão.

No caso de comemorativos, poderia separar por década, pelo menos, já q em anos seriam muitos capítulos.

Abs

Mensagem por Psique10 em Ter Jan 06 2015, 08:47

Também gostei muito da idéia, imagino que levaria tempo para construir algo assim detalhado, mas vale a pena e seria um banco de dados ilustrado com imagens de selos para consulta. Quanto a justar as postagens semelhantes em tópico próprio isso leva muito tempo e exige muita disponibilidade e paciência. Por enquanto nossa única opção e talvez a melhor é procurar as mensagens pela ferramenta de busca que é mais rápido.
Psique10

Mensagem por Ulrich Schierz em Qui Jan 08 2015, 10:54

Olá Fabio,

Acho uma excelente ideia. Um problema que vejo é que o RHM já a alguns anos não está catalogando (nem sequer repetindo) as "variações" anteriormente descritas. Outra consideração é que "variedade" é um selo que, em quantidade representativa, apresenta a mesma característica. Ou seja, não basta observar-se uma falha de impressão, picote diferenciado, cor, etc em um selo. Cito aqui o exemplo da série regular Recursos Econômicos Nacionais na qual se observa um expressivo numero de variações de cores. Entretanto, isto são peças nas quais, durante a impressão, ocorreu uma leve redução de intensidade (ou reduzida quantidade de corante aplicado de forma esporádica). Isto não seria uma variação. Entretanto, o selo da série Produtos dos correios, aquele do Telegrama emitido em 2009 (RHM 847) e a possível re-impressão em 2010 (RHM 850), estes sim seriam (e deveriam ser assim considerados) catalogadas como variações, ou seja, talvez, 847 A e 847 B.

Acredito que este fórum deveria ser também, eventualmente pela nominação de um dos coordenadores, um porta-voz e levar este tipo de sugestões para o editor do RHM. Somente os colecionadores detectam estas variações e podem descreve-las. Creio que exatamente esta deveria ser uma das funções deste fórum e seus membrtos.

Abraços

Ulli
Ulrich Schierz

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: