selos há algum tempo armazenados

Ir em baixo

selos há algum tempo armazenados

Mensagem por cimerio em Dom Dez 28, 2014 7:39 am

srs, os selos eram de meu pai. como era de uma cultura à moda antiga, só ele punha a mão. mas isso não significa que eram guardados de forma profissional. após sua morte, a caixa ficou anos sem ninguém mexer ou se interessar. até que dei uma olhada

alguns estão escurecendo e amarelando, o que não havia, pregando um no outro.

podem me dar algumas dicas do que fazer primeiro ou tópico a seguir? coloquei algumas fotos.

cimerio

Re: selos há algum tempo armazenados

Mensagem por Psique10 em Dom Dez 28, 2014 7:47 am

Olá amigo, é difícil dizer. Os selos deveriam ser guardados em protetores dentro do álbum classificador para que os selos não grudassem na folha, mas vamos ver o comentário dos colegas.
Psique10

Mensagem por cimerio em Dom Dez 28, 2014 12:02 pm

nesse caso, psique, os selos foram colados premeditamente no álbum, aliás, um caderno do rotary clube.
o melhor nesse caso é retirá-los e guardar num álbum apropriado?

cimerio

Mensagem por Glauber em Dom Dez 28, 2014 1:40 pm

Olá, Cimerio!

Realmente o modo de guardá-los não está apropriado. Em minha opinião, você deve retirar os selos colados, a partir de uma lavagem, ou seja, mergulhá-los numa pequena bacia com água morna e uma pitada de sal. Há tópicos aqui no fórum que ensinam como fazer.
Aqueles selos que são novos e estão em perfeito estado e não estão colados, devem ser preservados da maneira que estão.

Após a finalização desse primeiro passo, você deve separar os selos brasileiros por anos, então através de um catálogo, separá-los por ordem cronológica de lançamento (numeração RHM).

Daí, virão os próximos passos, que você vai saber quando terminar esses dois.

Espero ter ajudado. Quando tiver mais dúvidas, pergunta.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Glauber em Dom Dez 28, 2014 1:43 pm

Ah! Quanto aos selos de outros países, você precisa decidir o que quer colecionar e como vai fazer.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Psique10 em Dom Dez 28, 2014 1:45 pm

Da para retirá-los do álbum com vapor d'agua já que estão colados . O vapor penetra no selo e amolece a cola, mas é necessário ter muita paciência porque demora um poucomas o bom é que depois de descolado o selo não se danifica. Só precisa ter paciência.
Psique10

Mensagem por Raul II em Seg Dez 29, 2014 12:24 pm

Em minha opinião, o primeiro passo é definir se você pretende dar seguimento à coleção ou não.

Se a resposta for negativa, nem se dê ao trabalho de separar os selos. Quem for ficar com os mesmos que se divirta com a tarefa.

Se a resposta for positiva, a coisa muda de figura.
Embora hajam algumas fotos, não há muita informação sobre o material.
Parece haver um álbum no meio. Mas dá a impressão é que os selos foram colados diretamente neste, e não com charneira (pequeno papelete retangular que une o selo ao álbum). Estou correto?

Raul II

Mensagem por cimerio em Ter Dez 30, 2014 2:47 pm

sim, Raul. não é um álbum, é um caderno com gramatura diferente, que foram colados diretamente.

cimerio

Mensagem por odilo em Sex Jan 02, 2015 12:48 pm

Concordo com os amigos e suas sugestões.
E se me permite, acrescentarei algumas notas.
Os selos que estão soltos, podem ser lavados de imediato. Apesar de aparentemente estarem perfeitos, com os anos guardados podem ter acumulado alguma sujeira ou estarem com restos de charneiras. Neste caso uma água morna já tira muita sujeira. Mas se alguns parecem ter adquirido muito pó, passe o selo numa água com um pouco de sabão em pó ou algum detergente neutro com uma concentração bem baixa. Eu tive selos assim que vieram da minha cidade natal e lá a terra é vermelha. A poeira é composta destas partículas e o selo fica mesmo feio. Mas depois de lavado ele volta a ser o que era.
No último banho use uma água com sal de cozinha para reavivar as corres.

Os que estiverem grudados uns nos outros, podem ir junto neste banho.
Aqueles que estiverem nos cadernos e restos de álbuns, recorte em volta do selo. Use outra bacia para estes, pois eles tem cola e restos de papel. Deixe estes numa bacia com água morna que depois de 15 minutos alguns começam a se soltar. Passe eles numa água limpa e depois na água com sal.
Finalmente coloque eles para secar.
Então, depois de secos (leva uns dois ou três dias), recolha eles e proceda a sua classificação por pais, colocando eles em um envelope para cada país ou classificador.
Bom divertimento.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por cimerio em Sex Jan 02, 2015 2:17 pm

gratos pelas informações, amigos, foram mt úteis.

já estou começando a trabalhar nisso, e confesso que estou gostando da filatelia. é como entrar num túnel do tempo.

cimerio

Mensagem por Psique10 em Sab Jan 03, 2015 1:35 pm

É isso ai amigo, só o que desejamos é que os integrantes do fórum gostem ou aprendam  gostar da filatelia como eu aprendi.Feliz 2015 e muito boa sorte.
Psique10

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: