Leitura do catálogo de selos

Ir em baixo

Leitura do catálogo de selos

Mensagem por Isabelle Palma em Qui Dez 25 2014, 20:42

Olá,
Herdei, ainda menina, uma coleção de selos que era do meu avô e que me foi "transmitida" pelo meu pai. Ainda menina, fui colecionando os selos, mas só agora, bem mais velha, me interessei em aprofundar o assunto. Não vejo minha coleção como algo "profissional" ainda, porque estou aprendendo. Recebi por e-mail um catálogo de selos do Brasil 2013 (RHM - 58º Edição). Mas não tenho condições de leitura... li a introdução, porém tenho dificuldade de entender tantos sinais. Tem algum tópico que poderia me ajudar a uma melhor compreensão? Uma dúvida mais evidente é se nesse catálogo eu consigo determinar o valor (em reais atuais) dos selos que tenho... Se alguém puder me ajudar, agradeço muito. Percebi, pelas leituras do fórum, que muitos dos inscritos tem conhecimentos bem profundos acerca das coleções. Smile Abraços, Isabelle
Isabelle Palma

Re: Leitura do catálogo de selos

Mensagem por odilo em Qui Dez 25 2014, 20:58

Olá Isabelle, Feliz Natal e bem vinda ao fórum.

Vamos as dúvidas. O preço que esta marcado no catálogo é um valor de referência. Este catálogo é editado de dois em dois anos (aprox.) . Então o preço que ai esta é alto para compensar a possível inflação do período entre outros detalhes. É melhor reduzir o valor que esta na tabela do que aumentar, certo?
Portanto, veja que aqui no fórum os descontos chegam a 70% do valor marcado. A primeira coluna vale para selos novos e a segunda, da direita para selos usados (carimbados). Isto já ajuda?
Abraço,

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Isabelle Palma em Qui Dez 25 2014, 21:16

Olá Odilo,
Obrigada pela ajuda. Feliz Natal para você e sua família.
É assim: minha dificuldade de entendimento é um pouco mais rudimentar.
Tentei enviar uma imagem mas não sei se deu certo. Existe a descrição
C-1 100 réis Descobrimento do Brasil ............. 110 40 15

Então, pelo que entendi, C-1 é o "nome" catalográfico do selo, com valor de época, nome postal. 110 é o que? 40 reais novo? 15 reais se for carimbado?

Agradeço muito.
Isabelle Palma

Mensagem por odilo em Qui Dez 25 2014, 23:17

É isto mesmo. Quando tem as três colunas, a primeira (R$ 110,00) é para selo novo com goma em perfeito estado (com todos os dentes, sem manchas amarelas (ferrugem) ou rasgado. Neste estado é como se fosse recém fabricado e chamamos de selo no estado MINT.
A segunda coluna é para este selo novo com charneira (pedaço de papel no verso) ou sem goma ou ainda com goma mas com pontos de ferrugem. A última (R$ 15,00) é para este mesmo selo no estado de usado, isto é carimbado e também em perfeito estado.
Isto tudo esta na página 6 do teu catalogo.
Abraço

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

Mensagem por Isabelle Palma em Sex Dez 26 2014, 00:12

Obrigada, Odilo. Mais dúvidas, peço socorro.. rs Abraços.
Isabelle Palma

Mensagem por FRITZEN em Sex Dez 26 2014, 08:24

Os catálogos possuem "códigos" que os filatelistas vão desvendando ... pode ir perguntando que iremos respondendo ... mas o ideal é começar a frequentar algum Clube Filatélico, para receber as informações "in loco" ... ou aproveitar as férias para alguma cidade próxima
FRITZEN

Mensagem por Motoka36 em Sex Dez 26 2014, 09:42

Isabelle, bom dia.

Veja que como todo catálogo, ele é de certa forma bem "intuitivo" ..
Suas observações estão corretas.

"C-1" seria o "Comemorativo" número 1
Veja que RHM qualifica os selos de forma geral, em :
regulares - estes não tem letra na frente de sua numeração. São aqueles selos mais comuns em qq coleção de qq país.. os selos "quadradinhos" e "sem graça" - com o tempo vc verá que não são sem graça..
comemorativos - estes ele convencionou um "C" de comemorativo . Quando há uma variante deste selo ( por exemplo falha da impressão, falta de cor, etc..), acrescenta-se uma letra.. por ex. C-1A, C-1B e assim por diante . A regra da variedade serve para todas as outras categorias.
blocos - são os selos comemorativos num contexto artístico diferenciado. Estes são identificados pela letra "B". O primeiro bloco brasileiro foi emitido em 1938.
aéreos - selos identificados com uma letra "A".
RHM criou dentro dos aéreos algumas sub-classes de aéreos..
Selos Kondor - identificados pela letra "K"
Selos Zeppelin - identificados pela letra "Z"
Selos ETA - identificados pela letra "E"...
Fora estes temos outras categorias, como oficiais "O", Taxas "X", etc etc
e por aí vai ..

Sobre os valores, no caso do catálogo brasileiro, com raríssimas exceções de peças muito específicas, estão completamente super-valorizadas, ao meu ver. Acho q podemos excetuar os numerais iniciais do Brasil (olho de boi e inclinados), e raras combinações de comemorativos (Pacelli, por exemplo), de uma forma geral o mercado pratica na faixa de 20 a 30 % do valor de catálogo, mesmo para peças perfeitas. QQ coisa acima disto é loucura, q não se pratica no mercado atual. Vejo com maior coerência os valores de selos da era "Real" (1994 para cá), que não sei porque motivo, mas seguem uma regra mais correta de avaliação.
Estranha esta postura, já que por exemplo o catálogo Scott, editado nos USA há muitas décadas, citam preços que são realmente praticados pelo mercado, e isto ajuda muito o colecionador.
Bom, acho q já escrevi demais por hj.

Bom divertimento, boa leitura, e seja bem vinda de volta ao mundo colecionista.

motoka36

Mensagem por Isabelle Palma em Sex Dez 26 2014, 12:30

Olá Motoka36, bom dia.

Muito obrigada, informações muito úteis. Porque o catálogo traz uma introdução interessante, mas como é um texto formal, algumas peculiaridades não são possíveis. Então, por exemplo: a coleção do meu avô tem alguns selos de 1906, aqueles quadradinhos, meio sem graça realmente... Consegui identificar o ano pela internet e pelo catálogo. Daí, comprei um lote de selos que vieram com alguns deles e fiquei na dúvida: os selos do meu avô estão obviamente antigos e alguns até mal cuidados. Todos eles são selos lavados e o lote que recebi tem alguns com a goma original. Fiquei na dúvida se eu deveria substituir o selo do meu avô (que tem um valor histórico pessoal, porque afinal foi manuseado, lavado e colocado no classificador pelo ente querido) pelo selo antigo/novo para valorizar a coleção, atribuir valor mais que pessoal. Qual seria o correto? Outra coisa: tenho três selinhos que não parecem selos postais. Não consigo postar uma foto aqui, mas ele diz: secretaria da Fazenda de Estado de São Paulo, embaixo "vendas consignações" 1 cruzeiro. E embaixo tem um espaço para ser escrita a data que foi anotada a caneta 15 de 7 de 1948. Ele tem o picote de selo, está escrito um trecho de frase a caneta e é retangular. Tentei encontrar na internet algo parecido, mas foi infrutífera minha busca. Conhece algo parecido? São três selos com a mesma característica, mudam as cores e a figura.
De novo, fico agradecida pela ajuda.
Abraçlos, Isabelle
Isabelle Palma

Mensagem por odilo em Sex Dez 26 2014, 13:22

Olá Isabelle,
Estes últimos selos a que se referes, não são selos postais. São selos de imposto Estadual sobre vendas.
Veja o que o tio Google mostra : http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/1948/lei-185-13.11.1948.html

Existem vários tipos destes selos, Federal, Estadual e municipal. Quando vais registras algum documento no Cartório, eles colocam um selo digital, mas antigamente usavam este tipo de selo e as vezes as assinaturas ou a data era escrita sobre eles. Eles fazem parte da Filatelia Fiscal.
Abraço

odilo

Mensagem por Motoka36 em Sex Dez 26 2014, 14:54

Isabelle,

Como o Odilo disse, são selos fiscais, e não postais.
Eles indicavam o pagamento de taxas estaduais.

Sobre a forma de acondicionar os selos recebidos em coleção, isto é uma decisão muito pessoal. Assim como vc, acho que manter esta "Forma" do ente querido muito importante.

Eu por ex., vim a descobrir que meus sogro havia sido filatelista bem depois de sua morte. convivi bastante com ele, mas nas minhas idas ao Paraná nunca tivemos tempo de falar disso. anos após a sua morte minha sogra me presenteou com eles, e só aí percebi quanto tempo perdemos jogando tranca, caxeta, e não falamos de nosso hobby em comum.. Resumo.. nunca consegui desmanchar os álbuns dele. Pretende deixa da forma como está, e passar um dia a algum neto q se interesse. Cada coleção é única, e a sua, vc define como montá-la.

Boa sorte e parabéns em continuar os trabalhos.

motoka36

Mensagem por Ulrich Schierz em Qui Jan 08 2015, 14:02

Olá,

Com relação aos preços - na verdade cotações - mencionados nos catálogos, estes são, como já disse o Odilo, prelos de referência. Isto é, se dois colecionadores fazem trocas com base em catálogos, em geral utilizam o o mesmo catálogo e a mesma edição. Assim, somando cada lote e alcançando os mesmos valores, é possível trocar selos diferentes numa mesma base, honesta e de forma transparente.

Entre colecionadores, ao serem vendidos/comprados selos estas cotações são muito inferiores - podem variar dos 10% aos 30% do valor catálogo (isto depende de alguns fatores como estado de conservação, quantidade emitida, etc. Mas sempre considerando a qualidae padrão. Neste raciocínio não se considera variações catalogadas (por vezes muito caras). Enfim, vale a "lei da oferta e procura". Quando a aquisição ocorre por meio de comerciantes ou sites de vendas deve-se abrir o olho. Pode ser que estejam supervalorizados, às vezes são apresentações como sobre envelopes com carimbos especiai os quais nem sempre valorizam o selo. Recebi estes dias uma oferta de uma folha contendo respectivamente 7 selos da série "Verticais" com todos os valores (do 10 ao 600, uma fileira de cada valor a US$ 278,00 + US$ 15,00 de frete - ist são nada mais do que falsificações. Se forem vendidas em fileiras separadas facilmente poderão enganar os desavisados.

Isabela, sugiro que procure - e tem inúmeras ofertas - um livro que te oriente, um dicionário filatélico. E na Internet você consegue muita coisa.

Quanto a tua pergunta se deve substituir um selos da coleção do teu avô por um que adquiriu e este ainda com goma, aí entra uma decisão que você terá que tomar - qual o tipo de coleção que você pretende

1. Selos carimbados
2. Selos novo (mint)

Eu, que não tenho a menor pretenção de expor, coleciono pelo prazer, misturo. Determinei minha coleção Brasil comoprincipal selos novos. Quando tenho o selo carimbado (claro que com carimbo limpo e nítido) ou variações que verifico (sejam estas catalogadas ou não (neste caso visíveis a olho nú) coloco no álbum com "variação do tema".

Desculpe o romance, mas haveria mais mil outras considerações a fazer. O tempo e a experiência ensina!!!

Abraços

Ulli
Ulrich Schierz

Mensagem por Ulrich Schierz em Qui Jan 08 2015, 14:03

Desculpe o erro na grafia do teu nome - Isabelle!
Ulrich Schierz

Mensagem por Isabelle Palma em Qui Jan 08 2015, 14:28

Ulli,
Muito obrigada pelos esclarecimentos. Cada vez mais que leio sobre filatelia, percebo o quanto é uma atividade plena de variações. Não me parecem haver muitas regras pré-determinadas, porque para cada selo, vale muito a sua história. Como você colocou, o valor do selo depende de tantos fatores - desde a tiragem, as peculiaridades (picote, deslocamento, etc.) até questões pessoais, como os selinhos do meu avô que nem conheci. Gostei muito da sua sugestão de um álbum específico para as "variações", porque a princípio tinha pensado numa coleção que fosse cronológica. Mas daí, vi recentemente um álbum de exposição da Vinda da Família Real (http://www.selosefilatelia.com.br/Pasta200Anos/200Anos-Quadro01.html) do senhor João Alberto, membro da Sociedade Filatélica de Curitiba que me impressionou pela riqueza de possibilidades. Minha coleção também não tem um propósito de exposição, são selos do Brasil que gosto de ver, organizar... passo horas do dia (agora em férias) lendo sobre filatelia e tentando me embrenhar nessa tão prazerosa tarefa.
Outro ponto que achei muito valioso de sua fala é a questão de troca de selos com base no catálogo RHM, porque quando recebi o catálogo, achei que estivesse realmente milionária com meus selinhos... E só depois entendi a questão do período de dois anos inflacionados, como o Odilo explicou. Queria muito me associar a um clube filatélico, mas na minha cidade não existe. Também acharia muito interessante ter a possibilidade de ver uma exposição, sobretudo em relação ao "suporte" em que são acondicionados os selos, porque realmente só conheço até hoje os classificadores. Enfim... estou engatinhando. Um dia, queria poder falar com tanta propriedade sobre a filatelia quanto a que encontro aqui neste fórum.
De novo, muito obrigada pela ajuda... Tem me sido muito útil. São conhecimentos que estou coletando aos poucos e ainda é uma confusão na minha cabeça. Smile
Um grande abraço,
Isabelle
Isabelle Palma

Mensagem por Ulrich Schierz em Qui Jan 08 2015, 16:16

Isabelle,

Duas coisas a considerar:

1. Coleções de selos podem ser "por país" ou "temáticas". A primeira traz os selos de um país em ordem cronológica. A segunda, como o próprio nome diz, aborda um determinado tema. Esta do João Albert se enquadra mais na segunda categoria.

2. Não há necessidade de você ter dois álbuns distintos, um para mint e outro para carimbados ou variações. Com os devidos cuidados você pode perfeitamente acomodar tudo em um álbum só.

Inicie com classificadores até ter claramente definido que tipo de coleção pretende. Só depois se preocupe em montar seu próprio álbum. Existem aquele pré-impressos, mas este te limitam - ou você us usa para carimbados ou para mint. E dificilmente permitem acomodar variações.

Me passa teu e-mail e eu te mando algumas amostras de folhas dos meus álbuns. Estas seriam para te dar uma ideia do como fazer. Hoje em dia, com o computador, as possibilidades são quase ilimitadas. Se você navegar nos tópicos do fórum você encontrará diversas opções - mostras de como outros colecionadores o fazem.

Abraços

Ulli
Ulrich Schierz

Mensagem por Isabelle Palma em Qui Jan 08 2015, 16:45

Oi Ulli, agradeço muito. É isabellepalma13@gmail.com. Fico no aguardo. Very Happy
Isabelle Palma

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: