COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por Psique10 em Ter Jun 23 2009, 20:58

Para identificar a goma no selo , basta olhar o verso do selo de preferência com uma lupa,sob a luz ou contra uma lâmpada. Se o verso estiver brilhante tem goma. Caso o selo seja antigo e esteja com o verso amarelado ou marrom mas brilhando, não é ferrugem mas é amarelado pelo tempo e o brilho do verso indica que provavelmente o selo recebeu goma. Isso só vale para os selos que não foram carimbados e/ou lavados. A goma começou a ser usada nos selos por volta do ano de 1970 . Os selos emitidos pelo Correio posteriores a 1970, já vinham com um papel gomado. Por outro lado, deve-se tomar cuidado na identificação dos selos antigos principalmente os amarelados e escurecidos no verso. Podem ser selos re-engomados por comerciantes que podem ser identificados por terem a goma mais grossa e escurecida ou goma redistribuida que serve para esconder as imperfeições.

Colaboração: Diego Salcedo e Glauber Silmott
avatar
Psique10

Idade : 51
Localização : Ribeirão Claro - Paraná
Data de inscrição : 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por odilo em Dom Jun 28 2009, 19:26

Olá amigos,
Parabéns Psique10 por levantar o problema.
A questão dos selos com goma me parece muito importante. Também entram na jogada os auto-adesivos.
Estou pesquisando e encontrei estes textos: http://www.filatelicamente.online.pt/r108/artigo_html/revista108_8.html
Assim que encontrar outros, vou colocando por aqui.
Vejam as novidades nos selos da Dinamarca: http://www.graphprint.com.br/noticia.asp?noticia=1201
Até mais

_________________
Romeu Odilo
Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
avatar
odilo

Idade : 75
Localização : Florianópolis
Data de inscrição : 20/02/2008

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por Psique10 em Dom Jun 28 2009, 21:00

Agradeço e sempre agradecerei a colaboração de todos neste tópico pois a goma dos selos é um tema muito difícil , complexo e diria até polêmico. Perdoem-me as dúvidas provocadas pela minha explicação e não sei ainda precisar a data exata do uso da goma nos selos. Entretanto, continuarei a pesquisa.
Rolling Eyes
avatar
Psique10

Idade : 51
Localização : Ribeirão Claro - Paraná
Data de inscrição : 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leiam o artigo referente a Goma: Colaboração: Romeu / Fonte:Filatelia Portuguesa

Mensagem por Psique10 em Dom Jun 28 2009, 21:13

PERGUNTAS E RESPOSTAS
Pergunta do número anterior e respectiva resposta
[justify]Quando falamos na goma dos selos, obviamente estamos
a falar de selos novos, isto é, selos que nunca foram utilizados na circulação da correspondência. No caso dos selos usados a goma continua a existir se o selo se apresenta sobre carta ou fragmento de carta (embora não visível) ou desapareceu, se o selo foi descolado e apresenta-se isolado.

A cola do selo é um elemento constitutivo do selo?

Sem dúvida. Então tudo parece indicar que o selo se deve apresentar com a cola em perfeito estado.

A cola do selo é um elemento importante constitutivo do selo?

Não parece, a não ser em situações em que as características da cola (cor, brilho, composição química, etc.) sejam importantes para diferenciar emissões, variedades, etc. Existem algumas destas situações, mas são relativamente raras. Então tudo parece indicar que o selo se deve apresentar com cola, mas é secundário a não ser em casos excepcionais e, mesmo nesses, o fundamental é permitir as distinções.

A cola apresenta perigos para a conservação do selo?

Creio que podemos responder pela afirmativa. A cola é muito sensível a fungos que mancham os selos, a cola com certa composição química pode afectar o papel do selo, alguns tipos de cola quebram podendo levar à deterioração dos selos.

Durante muitos anos do coleccionismo de selos não era dada atenção, senão excepcionalmente, à parte de trás dos selos:

1. quando a cola apanhava fungos (ex. ferrugem) que atingiam o papel ou quando ameaçava a estragar os selos davam-se banhos próprios, ficando sem cola;

2. quando se pretendia registar o número de catálogo do selo escrevia-se com um lápis macio na cola do selo;

3. quando se queria fixar o selo ao álbum usava-se a charneira (não haviam ainda as tiras ou os “saquinhos” em papel celofane de qualidade).

Assim, para os selos anteriores a uma certa época, falemos de década de 50 do século passado, ou não tinham cola, ou tinham marcas de charneira.

Tudo rolava às mil maravilhas!

Contudo, o preciosismo de alguns, os interesses de muitos comerciantes, as opções dos editores de catálogos fizeram com que se passasse a valorizar mais os selos “com a cola intacta”, isto é, com a cola original e sem marca de charneira.

No caso de algumas colas de má qualidade os catálogos chegaram a multiplicar as cotações por 3 ou mais se tivesse a cola original intacta. Começou o que me atrevia a designar, opinião pessoal em matéria controversa, a fobia da charneira, a colomania. Um selo era rejeitado na escolha porque a cola tinha a leve marca de que tinha tido uma charneira colada.

A procura de selos de cola intacta aumentou e a oferta mantinha-se igual. Então muitos “comerciantes” começaram por milagre a descobrir, series antigas com a cola intacta. O milagre surgia regomando os selos, isto é, voltando a colocar cola em selos que já a tinham perdido.

Um selo regomado devia ser apresentado como regomado, mas muitas vezes aparecem no mercado como sendo “sem marca de charneira”, “com a cola original”. E assim se transforma numa fraude.

Como detectar?

Uma primeira possibilidade é pela simples observação. Se se conhece a cor e brilho da cola usada numa determinada época, numa determinada série, pode-se detectar facilmente com luz, lupa e observação, as falsificações. A observação com raios ultravioletas podem ajudar.

Uma segunda possibilidade é através de peritagem ou análise química. Estamos perante situações que exigem estudos mais cuidados.

Sugestões:

1. Se se faz colecção de selos usados não se têm estes problemas e além do selo ainda se podem ver e estudar carimbos e outras marcas postais.

2. Se se coleccionam selos novos e estamos perante selos de grandes diferenças de valor de catálogo entre “selo com sinal de charneira” ou “selos sem sinal de charneira” é preferível escolher os primeiros, com marca ligeira.

3. Se se está perante selos em que a goma é importante, deve-se ser profundo conhecedor da matéria e, em alguns casos, recorrer a peritos.


Sou um coleccionador de selos novos e usados de Portugal mas reconheço ser pouco experiente. Assim solicitava a fineza de alguém me elucidar sobre algo que ouvi relativamente à possibilidade de circularem selos aparentemente novos mas "regomados". Como reconhecê-los? Sendo regomados são catalogados como?
António Malha



Carlos Pimenta
avatar
Psique10

Idade : 51
Localização : Ribeirão Claro - Paraná
Data de inscrição : 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Veja o que diz Peter Meyer da goma no selo

Mensagem por Psique10 em Seg Jun 29 2009, 14:13

Eis a resposta da pergunta que fiz ao Peter Meyer referente a goma.

A goma no selo existe desde 1843. Os Olhos de Boi eram gomados e são MUITO RAROS. Para você ter uma idéia nestes 61 anos de existência da RHM vimos apenas dois 60 réis novos com GOMA ORIGINAL, um 30 e um 60 réis.
Nos selos comemorativos temos 3 colunas de preços. A primeira refere-se à goma. Nos selos regulares o catálogo não registra esta coluna e os valores são arbitrados entre comprador e vendedor. Um dos 60 réis com goma original foi vendido por R$ 54.000 (com certificado naturalmente).
Abraços
Peter
avatar
Psique10

Idade : 51
Localização : Ribeirão Claro - Paraná
Data de inscrição : 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por Rodrigo Souza em Ter Set 08 2009, 01:48

Pessoal, vi que alguns países, mesmo modernizando sua forma de impressão, ainda usam outros 2 tipos de impressão: a flexografia e a serigrafia. Longe de ser um especialista, mas apenas um iniciante estudando nas horas vagas, tento colocar os conceitos.

Flexografia é um processo de impressão gráfica em que a fôrma, um clichê de borracha ou fotopolímero, é relevográfica, ou seja, em relevo. O sistema pode ser considerado como um "bisneto" do carimbo. Usa-se tintas líquidas altamente secativas, a base de água, solvente ou curadas por luz UV ou feixe de elétrons. Uma de suas virtudes é a flexibilidade para imprimir os mais variados suportes, de durezas e superfícies diferentes.

Serigrafia ou silk-screen é um processo de impressão no qual a tinta é vazada – pela pressão de um rodo ou puxador – através de uma tela preparada. A tela, normalmente de seda, náilon ou poliéster, é esticada em um bastidor de madeira, alumínio ou aço. A "gravação" da tela se dá pelo processo de fotosensibilidade, onde a matriz preparada com uma emulsão fotosensível é colocada sobre um fotolito, sendo este conjunto matriz+fotolito colocados por sua vez sobre uma mesa de luz. Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido, e os pontos claros (onde a luz passará pelo fotolito atingindo a emulsão) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotosensível que foi exposta a luz.[justify]
avatar
Rodrigo Souza

Idade : 36
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 05/09/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por odilo em Qua Set 09 2009, 00:13

Como reconhecer se um selo foi regomado?
Tomem um selo com goma e verifiquem como estão os picotes do selo. Eles não tem vestígios de cola nas bordas internas.
Para isto se deve usar uma lupa com muito aumento.
No selo regomado, os picotes vão receber também a cola. Então se pode notar que as bordas internas dos picotes tem vestígios de cola.
Até mais,
Odilo

_________________
Romeu Odilo
Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
avatar
odilo

Idade : 75
Localização : Florianópolis
Data de inscrição : 20/02/2008

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por Psique10 em Qua Set 09 2009, 01:10

Essa eu não sabia.Obrigado pela dica Romeu.
avatar
Psique10

Idade : 51
Localização : Ribeirão Claro - Paraná
Data de inscrição : 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por odilo em Dom Maio 27 2012, 00:41

Fiquei sabendo hoje ....
Caros amig@s,
Atualmente vem sendo passado um tipo de spray no verso dos selos que deixam eles como se tivessem goma.
Um amigo comprou uma série de selos do Reich tidos como MINT. Mas um dos selos estava com uma ponta de ferrugem no canto. Ele foi tentar remover a ferrugem e naturalmente primeiro tinha que remover a cola. Qual não foi sua surpresa de que a cola não saia.
Vejam este spray : http://www.casadaarte.com.br/produtos.php?prod_rg=2271
Vou ver se consigo este ai e fazer umas experiências ....
Até a próxima,
Odilo
avatar
odilo

Idade : 75
Localização : Florianópolis
Data de inscrição : 20/02/2008

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por RubensBulad em Dom Maio 27 2012, 09:47

Mais essa agora? Acrilex spray? Poxa, os fraudadores andam criativos...!


Aproveitando o tópico, eu gostaria de dizer que TODOS os selos da Tchecoslovakia que caem na minha mão, eu lavo pra retirada da goma. Ou faço isso, ou corro o risco do selo grudar onde ele estiver.
avatar
RubensBulad

Idade : 36
Localização : Goiânia
Data de inscrição : 16/02/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por Ernane Ferreira em Dom Maio 27 2012, 10:41

oia so ja vi esta lata por aqui nao sabia q fazia isto ..

Ernane Ferreira

Idade : 29
Data de inscrição : 25/01/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por Roger_R em Sab Jul 07 2012, 18:10

Recebi, reecentemente, alguns exemplares de selos tidos como MINT mas que detetei que já estiveram fixados por charneira, São selos recentes, anos 80-90. Particularmente, para mim, tanto faz mas se eu usá-los para troca ou doação, pergunto: vale a penqa deixá-los como estão ou lavá-los?

_________________
Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
avatar
Roger_R

Idade : 63
Localização : São Paulo/SP - Brasil
Data de inscrição : 19/05/2012

http://www.catalogocdd.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por Ernane Ferreira em Sab Jul 07 2012, 19:19

Roger_R escreveu:Recebi, reecentemente, alguns exemplares de selos tidos como MINT mas que detetei que já estiveram fixados por charneira, São selos recentes, anos 80-90. Particularmente, para mim, tanto faz mas se eu usá-los para troca ou doação, pergunto: vale a penqa deixá-los como estão ou lavá-los?
se estiver com ferrugem, vai de vc lavar ou nao, tenho um selo de 1920 com pequena marca de ferrugem ate que pelo percebo nao aumentou a ferrugem,.,,,
Abraço

Ernane Ferreira

Idade : 29
Data de inscrição : 25/01/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por Roger_R em Sab Jul 07 2012, 19:33

Não... não têm ferrugem. São novissimos: só foram afixados com a charneira mas foram retiradas e ficaram marcados. Só não sei se devo lavá-los porque pretendo colocar para troca.

_________________
Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
avatar
Roger_R

Idade : 63
Localização : São Paulo/SP - Brasil
Data de inscrição : 19/05/2012

http://www.catalogocdd.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por somricardo em Sab Jul 07 2012, 21:04

deixa assim, a pessoa que os receber caso queira lava, caso não terá eles apenas com a marca mas com goma. (minha opinião)
avatar
somricardo

Idade : 34
Localização : Sergipe
Data de inscrição : 25/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por Roger_R em Sab Jul 07 2012, 21:15

é, penso que é por ai, né?

_________________
Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
avatar
Roger_R

Idade : 63
Localização : São Paulo/SP - Brasil
Data de inscrição : 19/05/2012

http://www.catalogocdd.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por Roger_R em Seg Ago 31 2015, 22:07

Iury, não é impossível.
Mas exige uma avaliação minuciosa:
- A emissão era gomada?
- A goma deve ter amarelado bastante mas coincide com a goma usada na época?
- Uma boa lupa mostra que a lateral do selo não tem goma (a goma acaba exatamente junto com o papel, sem borda arredondada)
- Lembrar que na época do império a goma era aplicada a mão, com pincéis

É o que me lembro...

_________________
Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
avatar
Roger_R

Idade : 63
Localização : São Paulo/SP - Brasil
Data de inscrição : 19/05/2012

http://www.catalogocdd.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por Convidado em Ter Set 01 2015, 00:43

Obrigado por responder Roger , depois vou postar imagem , mas se tiver mesmo a goma original e o Selo mesmo sendo Carimbado pode valorizar a peça ?

Atenciosamente.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por Roger_R em Ter Set 01 2015, 01:00

Veja que os selos do Império foram emitidos entre 1843 e 1888: 45 anos.
A filatelia, como arte de colecionar, estava engatinhando em 1888 e, embora na época ainda fosse possível colecionar todos os selos do mundo, o meu raciocínio não permite acreditar que já existisse o carimbo de favor. Assim, selos do império carimbados certamente foram circulados e, portanto, não devem ter goma. Se tiver goma, tem que ser sem carimbo. E os primeiros colecionadores tinham por costume lavar o selo para separá-lo do envelope.
Desconheço selos do império fora dessas duas linhas.
Aqui no fórum tem filatelistas mais experientes que eu na área do império e podem auxiliar mais neste sentido.
Sábado próximo reúno-me com o pessoal da SPP, vou questionar sobre isso e te trago a resposta.

_________________
Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
avatar
Roger_R

Idade : 63
Localização : São Paulo/SP - Brasil
Data de inscrição : 19/05/2012

http://www.catalogocdd.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por Psique10 em Sab Set 05 2015, 14:01

Também to de olho nessa sua informação Roger. Me interessa.
avatar
Psique10

Idade : 51
Localização : Ribeirão Claro - Paraná
Data de inscrição : 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por Roger_R em Sab Set 05 2015, 16:31

Vai focar pra semana que vem: acho que por causa do feriado, não apareceu ninguém por lá hoje Crying or Very sad

_________________
Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
avatar
Roger_R

Idade : 63
Localização : São Paulo/SP - Brasil
Data de inscrição : 19/05/2012

http://www.catalogocdd.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por Convidado em Sab Set 05 2015, 16:55

Sim Roger , a presença da goma original nos selos é uma das provas de que não foi usado, pois muitos dos carimbos antigos podiam ser removidos com algumas lavagens especiais. Mas estou na dúvida quanto ao meu Selo , pois ele é carimbado e ainda restou a goma ?????
Ou pode ser que o resto de goma ainda se encontra presente devido como ela era para facilitar o trabalho do usuário para fixar o selo no envelope, bastando para isso umedecê-lo levemente com a ponta da língua, ou, como querem alguns, com um pouco de água. Vou postar imagem , mas não sei se dar p/ vcs notarem , aqui comigo vejo perfeitamente o resto da goma , pois o Selo brilha e retorce/dobra.

Veja imagem p/ comparação do Selo Carimbado com GOMA e o outro Carimbado sem GOMA :




Imagem ampliada do verso do Selo Carimbado com GOMA :



Atenciosamente.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por odilo em Sab Set 05 2015, 20:50

Não sei se alguém aqui já experimentou retirar selos do envelope ou que ficaram grudados nas folhas do álbum, usando o vapor de água. As vezes os selos não eram molhados ao ponto de toda a cola derreter.
Selos assim retirados ficam com um resto de cola e com os anos ela seca e fica como se fosse novo.
Este pode ter sido um deles !

_________________
Romeu Odilo
Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
avatar
odilo

Idade : 75
Localização : Florianópolis
Data de inscrição : 20/02/2008

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por odilo em Sab Set 05 2015, 21:21

Ou então usando o micro-ondas .... li no amigodoselos ...
"Em 26/08/2015 16:22, 'Rosa Sazatornil Angulo' rosap.....@gmail.com [amigosdoselos] escreveu:
Amigos, Vi uma dica muito interessante de como descolar os selos dos envelopes. Tentei com os adesivos e funciona muito bem. Estou molhando o selo algo mais que algumas gotas de água. Tem sido incrível descobrir esta dica !!!Estou esperando testar com selos comemorativos, mas não tenho nenhum envelope no momento. Tentem !!! Divulguem !!!Abçs.RosaSuzano Remova selos sem danosRemova com facilidade o selo de um envelope, sem danificar ambos. Coloque algumas gotas de água no selo e leve ao micro-ondas por 20 segundos. O selo sairá com facilidade."

_________________
Romeu Odilo
Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
avatar
odilo

Idade : 75
Localização : Florianópolis
Data de inscrição : 20/02/2008

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por Roger_R em Sab Set 05 2015, 21:56

odilo escreveu:Não sei se alguém aqui já experimentou retirar selos do envelope ou que ficaram grudados nas folhas do álbum, usando o vapor de água. As vezes os selos não eram molhados ao ponto de toda a cola derreter.
Selos assim retirados ficam com um resto de cola e com os anos ela seca e fica como se fosse novo.
Este pode ter sido um deles !

Tens razão.

_________________
Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
avatar
Roger_R

Idade : 63
Localização : São Paulo/SP - Brasil
Data de inscrição : 19/05/2012

http://www.catalogocdd.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: COMO IDENTIFICAR A GOMA NO SELO?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum