Dicionário Filatélico I

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dicionário Filatélico I

Mensagem por Glauber em Sab Jun 13 2009, 16:26

Para que possamos melhorar nossos conhecimentos filatélicos, eis aqui um Dicionário Filatélico. Claro que ele não está completo. Por isso, precisamos melhorá-lo com novos termos e imagens.

Contudo, este tópico ficará fechado e as sugestões para mudanças devem ser dadas AQUI.


DICIONÁRIO FILATÉLICO

LETRA A:

Aerofilatelia - Divisão da Filatelia que compreende as coleções de selos e documentos postais relacionados com o correio aéreo. Conjunto de folhas onde se dispõem os selos que compõem a coleção.

Adelgaçado - Estado de um selo cujo papel sofreu uma diminuição de espessura num ou mais pontos. Trata-se de um defeito que é frequentemente provocado ao descolar-se um selo do papel onde estava colado ou, ao arrancar uma charneira. O selo adelgaçado sofre uma desvalorização, dependente da sua raridade.

Aéreo - Selo de uso exclusivo para avião, ele é sempre mais caro que o selo terrestre, mais também é mais veloz.

Aerofilatelia - É a parte da filatelia voltada para o colecionismo e o estudo de selos e documentos postais relacionados com o correio aéreo.

Aerograma - Chama-se assim a um inteiro postal de correio aéreo

Álbum- Livro de capa dura, para colecionar ou guardar selos.
 

Aminci - O mesmo que Adelgaçamento (ver mais acima).

Amostra - Selos sem valor de franquia, distribuídos a titulo de promoção. Tais selos costumam trazer impressas palavras como «amostra», «specimen», «muestra», «Munter», «sagio» ou simplesmente uma ligeira tarja num dos ângulos do selo de modo a inutilizá-lo para o uso.


Analógico - Terminologia utilizada modernamente para caracterizar o Postal Máximo cuja figura do suporte apresenta, apenas, certa analogia com o motivo do selo No Máximo analógico falta, portanto, ou é mínima, a concordância de motivo.

Assemelhados - Diz-se de uma série de artigos que são comercializados pelos correios, capazes de substituir a utilização do selo no franquiamento Os assemelhados, em geral, são portadores de um selo impresso, tal como no caso do Bilhete Postal. Todavia, outros assemelhados existem que, mesmo não exercendo a função do selo, são admitidas nas coleções, como é o caso dos carimbos.

ATM - É o mesmo que "Autômatos" (ler abaixo). Os ATM, especialmente os espanhóis, alemães etc. são muito atrativos, pois mostram figuras com temas variados.


Autômato - É uma etiqueta para franquear a correspondência emitida por máquina eletrônica.(Terminologia brasileira)

LETRA B:

Beneficiente ou Beneficente - Selos emitidos para ajudar entidades e pessoas carentes.

Brapex - Exposição Filatélica Brasileira.

Balãograma - Todos os objetos postais transportados por meio de balões.

Banda - Reunião horizontal de selos não destacados uns dos outros.

Bandelete - Margem superior ou inferior de uma folha de selos, que pode conter impresso o título da emissão, desenhos ou outros dizeres. Faz parte do selo, mas que pode ser destacada

Barrado - Selo inutilizado com traços paralelos por ter deixado de circular
Designação dada ao selo ou outra peça filatélica cujo valor primitivo foi anulado mediante a impressão de uma barra

Bissecto - Fração de um selo que foi cortado em duas partes para atender à falta de valores mais baixos

Bloco - Conjunto de selos não destacados. Também se dá o nome de bloco a um selo ou selos impressos numa folha especial com legendas impressas. Normalmente destinam-se unicamente aos filatelistas e as suas tiragens são limitadas. Hoje em dia a palavra bloco é quase sempre usada nesta última acepção.





Burilagem - Fundo formado por linhas entrecruzadas ou paralelas, sobre as quais se destaca o desenho principal de um selo.


LETRA C:

Casa da moeda - Local onde são impressos os selos nacionais.

Carimbo - usado nos selos, para que não se possa utilizá-los novamente.

Classificador - Livro de folhas grossa com tiras transparentes onde se guardam os selos.
 

Catálogo - Livro de catalogação de todos os selos emitidos no país etc.
 

Cabeça de Marfim - Selo de papel azulado em que no verso se destaca o contorno do desenho em branco.

Canto datado - Quadra constituindo um canto de folha em cuja margem aparece a impressão da data da respectiva tiragem.

Carimbo - Marca usada pelos correios para assinalar na correspondência uma operação postal.
Os carimbos são classificáveis segundo vários critérios, podendo-se falar de carimbo comemorativo, carimbo de censura, carimbo de controle, carimbo de expedição, carimbo de favor, carimbo de primeiro dia, carimbo de propaganda, carimbo falante, carimbo marítimo, carimbo militar, carimbo mudo, carimbo não-obliterador, carimbo numeral, carimbo obliterador, carimbo de serviço, carimbos especiais, carimbos franqueadores, carimbos laterais, carimbos numéricos

Centragem - Posição do desenho de um selo em relação à parte não impressa que o cerca. Para que um selo seja bem centrado é necessário que esta parte seja igual à volta do selo, isto é, tenha as margens iguais por todos os lados, seja denteado ou não.

Charneira - Pequeno retângulo de papel vegetal gomado, usado para a fixação dos selos. Atualmente em desuso.

Cinderelas - Denominação jocosa dada aos selos enganosos, ou seja, às simples etiquetas que outro mérito não têm senão enganar os colecionadores, propositadamente, ou não. Etiqueta adesiva especificando a correspondência. Também podem ser utilizadas apenas para divulgar algum evento, programa etc. Exemplo: "Aéreo", "Particular", etc.
 

Comemorativo - Selos temáticos emitidos para comemorar um fato ou uma data. Tiragem limitada.
 

Cortado em Linhas - Nome que se dá ao selo não denteado que, durante a sua confecção, é previamente cortado, ficando preso aos demais apenas por pequenos pontos de intervalo em intervalo.

Cunho - Peça que se destina à impressão de um selo


LETRA D:

Departamento de filatelia - Responsável pela aprovação dos selos.

Denteado - Selo que tem picote (facilitando o a separação dos selos).

Defeito/erro de Impressão - Defeito no desenho ou na sobrecarga de um selo resultante de uma chapa de impressão defeituosa ou gasta pelo uso. separam formam-se dentes nas margens dos selos. Ao conjunto desses dentes é que se chama o denteado do selo. Os catálogos indicam sempre o denteado correspondente a cada emissão. Quando indicam um só valor é que ele é o mesmo para os quatro lados. Se existem dois valores N1xN2 N1 indica em cima e em baixo e N2 dos lados. Quando existem diversos denteados indicam os limites: N1-N2.
O denteado mede-se pelo número de dentes existentes em dois centímetros de comprimento.
   

Denteado de Grade - Denteado feito por uma quadrícula de cortantes que numa só descida perfura toda a folha.

Denteado de Linha - Denteado feito por ferramenta constituída por uma única fiada de cortantes (linha), que vai picotando uma a uma, todas as linhas e colunas de selos que constituem a folha, deixando cortados irregularmente os cantos de cada selo.

Denteado de Pente - Denteado feito por ferramenta em pente (fiada de cortante e um conjunto de outras dispostas perpendicularmente) que perfura uma carreira de selos em três dos seus lados.

Descentrado- É quando o selo não está centralizado (defeito que pode aumentar o valor do selo); decalada uma Neologia muito utilizada na filatelia para definir decentralizada, seja fora do centro

Desvalorizado - Selo que por ter sido retirado da circulação já não tem poder de franquia.
Também designado de desmonetizado.

Dia do selo - Instituído em 1936, o Dia do Selo visa comemorar, em cada país, a data em que o seu primeiro selo postal foi posto em circulação

Dia Universal do Selo - Data em que se comemora a entrada em circulação dos selos provenientes da reforma postal preconizada por sir Rowland Hill, isto é, a 6 de Maio.

Dupla Impressão - Os selos cuja folha entrou duas vezes na máquina de impressão


LETRA E:

Especial - Selos temáticos não comemorativo. Tiragem limitada.

Envelope de primeiro dia de circulação ou EPD - São envelopes criados para acompanhar ou registrar o lançamento de um selo. Diferem do FDC por não ter a imagem do selo impressa no envelope.


Edital - O edital acompanha o selo ou o bloco, eles são gratuitos e distribuído nos correios. Eles são de fundamental importância para filatelistas e colecionadores, pois traz informações muito importante como tiragem, autor, tamanho, entre outros. Eles também são indispensáveis ao iniciante pois servem como livros que explicam a historia dos selos.


Emissão abusiva - Deve ser considerada a emissão com tiragem muito acima, excessiva mente maior do que as reais necessidades do pais emissor, bem como aquelas em que os valores faciais dos selos excedem, em muito, as tarifas usuais no momento, tanto nacionais quer internacionais.

Emissão bloqueada - Diz-se da emissão em que, por um motivo qualquer, tem a sua comercialização oficial interrompida.

Emissão de fabricação particular - Tal como os selos não vendidos nos correios, as emissões particulares, que os produzem, constituem a maneira fácil de ludibriar os colecionadores Um governo deposto, por exemplo, e exilado noutro pais, promove a emissão de selos que são lançados no mercado como se fossem autênticos, constituindo o que se costuma chamar também «emissão pirata»

Ensaio - Com o fim de ser escolhido o desenho definitivo de um selo, são tiradas várias provas dos modelos apresentados. As provas dos desenhos postos de parte é costume chamar ensaios.

Erro - Selo emitido com características diferentes das que deveria ter. Em alguns casos um erro aproxima-se de uma variedade mas geralmente distingue-se dela por resultar de um erro humano ou defeito de produção e ser bastante mais raro.

Escolha - Um selo perfeito sob todos os aspectos diz-se de primeira escolha. A falta de margens nos selos não denteados, a falta de um dente nos denteados, uma falha no papel, um carimbo muito forte, um vinco no papel, são causas suficientes para que um selo deixe de ser de primeira escolha.

Espécime - Os selos que apresentam a sobrecarga SPECIMEN são provenientes de coleções enviadas como amostras à União Postal Universal para difusão pelos países membros, ou ainda, de distribuições para aununciar novas emissões ou de ofertas oficiais.

Espessura - Diz-se da grossura, do encorpamento do papel utilizado na confecção de um selo. A medição se faz com o micrômetro e a espessura é dada em micra.

Etiqueta - Tira de papel contendo um valor e outros dizeres ou desenhos que servem para franquear a correspondência. Utilizado nos balcões dos correios e por entidades particulares, passou a ser de uso generalizado com as máquinas de venda automática.


LETRA F:

Fosforescência - material utilizado para fabricação de alguns selos.

Fac-Símile - Esta palavra aposta num selo, quer dizer que se trata de uma imitação e como tal é vendido.

Fancy Cancellation - Expressão inglesa. Designa os carimbos com fantasias (figuras de animais, vegetais e objetos, desenhos ou manchas de silhueta) utilizados nos EUA.

FDC - Expressão inglesa que significa: Fist Day Cover. Em bom português, Sobrescrito (carta) de 1º Dia de emissão. Geralmente apresenta um envelope com figuras comemorativas, relacionadas ao selo e ao carimbo.

Falso - Chama-se assim a uma imitação de um selo feito por particulares. Existem duas categorias de selos falsos: falsos postais e falsos filatélicos. Os primeiros são feitos com o fim de serem usados na correspondência, defraudando assim os correios. Os segundos destinam-se a enganar os filatelistas.

Filigrana - Marca de água que se encontra na pasta de papel, obtida durante o fabrico, e que normalmente se consegue ver, examinando o selo contra luz.

Filigranoscópio - Utensílio para detectar o filigrana. Pode ir desde um simples tabuleiro, onde se coloca o selo e alguns produtos químicos, até aparelhos elétricos.

Flâmula - Associação de uma legenda publicitária a um carimbo datado. Recorte de carimbo especial usado nas coleções temáticas

Folhinha Comemorativa - Folhinha com impressão alusiva a determinada comemoração e tendo afixados selos sobre os quais se apôs uma marca postal especial dessa comemoração.

Formato - Figura geométrica em que está impresso o selo. As dimensões de um selo indicam-se em milímetros, não compreendendo senão a gravura excluindo as margens. Indica-se sempre a dimensão horizontal em primeiro lugar. Geralmente, a maior parte dos selos é retangular, entretanto existem selos quadrados, hexagonais, triangulares, losangulares, redondos e alguns com formatos exóticos, como os de Tonga, em forma de banana, motocicleta e outras loucuras.

Fragmento Postal - Peça filatélica que inclui o selo colado sobre um fragmento de correspondência de forma a apresentar o carimbo inteiro.

Franquia Mecânica - Processo de carimbagem feita por meio de máquina.


LETRA G:

Goma - Espécie de cola, a qual é colocada no verso do selo para aderência deste ao envelope. Com isso, não precisamos pôr cola alguma no verso do selos para aderir ao envelope, basta apenas umedecer o verso do selo.


LETRA H:

Hawid - Armazena selos, sem a necessidade de colá-los. Ele é formado por duas lâminas uma transparentes e uma negra. Goma - Usado no selos para aderi-lo no envelope.


LETRA I:

Imperfurados - selos sem dentes (não denteados).

Inclinados - A segunda série de selos lançados e emitidos no Brasil, em 1844.


LETRA J:

Jogo de quadra - Conjunto de quatro selos de uma mesma edição.

Lupa - Serve para ampliar o selo e ver seus detalhes


LETRA K:

Sem registros.


LETRA L:

Lâmpada de Quartzo - emite raios ultravioleta, que serve para verificar defeitos, tipo de papel e impressão.

Litografia - Processo de impressão. O desenho é passado a traços gordurosos para uma pedra litográfica bem lisa, a qual é humedecina no resto da sua superfície. Ao por-se tinta na pedra assim preparada, ela adere às partes gordurosas e é repelida pelas que contêm água, podendo-se deste modo transferir o desenho para o papel onde fica impresso. Hoje existem diversas variantes em que a pedra tipográfica é substituída por processos mecânicos, químicos e fotográficos.


Última edição por Glauber em Qui Jul 06 2017, 00:17, editado 7 vez(es) (Razão : Adicionar informação.)
avatar
Glauber

Idade : 41
Localização : Valente - BA - Brasil
Data de inscrição : 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por Claudio Carletti em Qua Out 10 2012, 18:18

Glauber, muito boas estas imformações!!!!
avatar
Claudio Carletti

Idade : 52
Data de inscrição : 17/06/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por Ulrich Schierz em Seg Ago 11 2014, 16:56

Oi Glauber,

Como tive um pouco de tempo disponível hoje comecei a navegar pelos diversos tópicos do Fórum e me deparei com este teu tópico. Eu já estou trabalhando faz alguns meses num estudo assim e que pretendo editar na forma de uma pequena brochura tamanho A5. Inclui também um glossário de termos técnicos e de cores em 4 línguas - Português/Inglês/Francês e Alemão. Ainda falta terminar de digitar algumas coisas e fazer a revisão dos textos. Informo assim que estiver disponível.

Abraços

Ulli
avatar
Ulrich Schierz

Idade : 73
Localização : Porto Alegre
Data de inscrição : 25/12/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por Agenor em Seg Ago 11 2014, 17:15

muito bom esse tópico, espero poder colaborar.
avatar
Agenor

Idade : 69
Localização : Pedras de Maria da Cruz-MG e Ouro Preto-MG
Data de inscrição : 02/11/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por Glauber em Seg Ago 11 2014, 20:17

Olá, amigos!
Muito obrigado pelo retorno. Mas lembro que este tópico é criação de todos. Inclusive, gostaria de fazer uma "força-tarefa" para a inclusão do maior número de imagens possíveis no nosso Dicionário.

Contudo, essa edição do dicionário teria algumas regras para que ficasse um padrão e não houvesse distorções nas imagens e informações.

Ulli, quando seu dicionário estiver pronto, eu gostaria de vê-lo e, se possível, colocá-lo (pelo menos em partes) aqui no fórum.

Abraços a todos,

_________________
Glauber Motta
Coleciono selos 'mint': Brasil; e dos temas: Circo, Desertificação,
Felinos do Continente Americano, Mercosul e América-UPAEP (emissões conjuntas) etc.;
Selos 'usados' de séries básicas.
avatar
Glauber

Idade : 41
Localização : Valente - BA - Brasil
Data de inscrição : 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por Ulrich Schierz em Ter Ago 12 2014, 11:13

Amigo Glauber,

Concordo plenamente com você. Seria muito legal se pudéssemos - num esforço de todos os forumeiros - compor um estudo que sirva, e principalmente, a novos e jovens filatelistas. Vou te passar a versão atual, ainda em fase de redação. Eu imaginei, como já disse, este estudo ser editado em tamanho A5, o de um livro tamanho padrão, e impresso de tal forma que possa ser montado na forma de brochura, grampeada no meio. É um processo fácil, econômico e de fácil manuseio. Neste momento estou com 95 páginas. Como já disse, falta a revisão (gramatical, pontuações e erros de digitação). Além disso pretendo colocar no tópico cores pequenas imagens de cada uma das cores. Seria, certamente, um instrumento de auxílio aos colecionadores para classificar corretamente variações, sejam elas catalogadas, sejam objeto de estudo individual de cada um.

Não sei se haverá espaço para copiar todas as páginas para este tópico, mas sugiro que relacionemos as palavras chave descritas no estudo, permitindo a outros participantes do fórum complementar com suas contribuições e sugestões. O que você acha?

Meu abraço

Ulli

PS - você pode me enviar mais uma vez aquela imagem dos RHM 847 e 850? Consegui os selos para a comprovação mas gostaria de anexar mais uma vez as tuas imagens para reforçar a tese.
avatar
Ulrich Schierz

Idade : 73
Localização : Porto Alegre
Data de inscrição : 25/12/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por Psique10 em Ter Ago 12 2014, 12:44

Uli, se não houver espaço suficiente, pode usar o Dropbox.
avatar
Psique10

Idade : 50
Localização : Ribeirão Claro - Paraná
Data de inscrição : 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por Agenor em Ter Ago 12 2014, 12:49

Ulli,

esse seu trabalho você não pensa em colocar em um CD como você fez com o comparativo de nºs do RHM/Yvert/Michel etc..? se fizer já estou na fila.
avatar
Agenor

Idade : 69
Localização : Pedras de Maria da Cruz-MG e Ouro Preto-MG
Data de inscrição : 02/11/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Ter Ago 12 2014, 13:28

Ótimo trabalho Glauber. Obrigado por compartilhar.
avatar
Marcelo Zampa Filgueiras

Idade : 50
Localização : São João Nepomuceno - MG
Data de inscrição : 07/04/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por Ulrich Schierz em Ter Ago 12 2014, 15:14

Caro Glauber,

A respeito do PS acima: um velho proverbio diz "Numa casa bem arrumada depois de muito procurar se acha tudo". Encontrei a imagem dos 847 e 850 - arquivada no lugar certo mas onde esqueci de procurar.

Obrigado

Ulli
avatar
Ulrich Schierz

Idade : 73
Localização : Porto Alegre
Data de inscrição : 25/12/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por GianDeSanti em Ter Dez 09 2014, 19:07

Desculpa a pergunta de iniciante, mas não achei aqui o que significa.... selos regulares? e nem hansen?

avatar
GianDeSanti

Idade : 37
Localização : São Bernardo do Campo - SP
Data de inscrição : 04/12/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por Ulrich Schierz em Qua Dez 10 2014, 10:00

Olá Gian,

Respondendo - selos regulares são aqueles emitidos, em geral em grandes tiragens, destinados a postagem de cartas e que não são dedicados a um evento, personagem, localidades, etc. Estes últimos são chamados de comemorativos e tem uma tiragem limitada e única. Os regulares podem ter mais de uma tiragem e isto pode causar pequenas variações de cores, eventualmente uma ou outra falha de impressão ou de picote.

Meu abraço

Ulli
avatar
Ulrich Schierz

Idade : 73
Localização : Porto Alegre
Data de inscrição : 25/12/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por wcmarin em Qua Dez 10 2014, 10:12

GianDeSanti escreveu:Desculpa a pergunta de iniciante, mas não achei aqui o que significa.... selos regulares? e nem hansen?


Respondendo a questão do hansen,

Selos postais alusivos à Hanseníase

24/01 – Dia Mundial do Hanseniano (Portador de Hanseníase) • A lepra (hanseníase, morfeia, mal de Hansen, mal de Lázaro) é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae (descoberto em 1873) que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. O nome hanseníase é devido ao descobridor do microrganismo causador da doença, o norueguês Gerhard Hansen (29/07/1841-12/02/1912). É conhecida como “a doença mais antiga do mundo”.

Ora sob o título “CAMPANHA CONTRA O MAL DE HANSEN” (quase trinta anos), ora “SEMANA DE COMBATE À HANSENÍASE” (título utilizado de 1984 em diante), 31 selos compõem esta temática (H-1/H-31), os quais foram emitidos nos anos: 1952, 1953, 1954, 1955, 1957, 1958, 1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1966, 1968, 1969, 1971, 1973, 1975, 1976, 1979, 1983, 1984, 1985, 1986, 1987, 1988, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993 e 1994.

fonte:http://www.girafamania.com.br/girafas/saude1.htm

_________________
Abraços
 
WAGNER C. MARIN
wcmarin@gmail.com
wcmarin@hotmail.com
 
Coleciono Países: Brasil; Alemanhas; Hungria; Polônia; Estados Unidos; França; Bélgica; Bulgaria; Tchecoslováquia; Romenia; Inglaterra Temática:Trens; Pássaros
 
Mancolistas: DDR; Berlin

no ML http://colecoes.mercadolivre.com.br/filatelia-selos-postais/_CustId_417833
avatar
wcmarin

Idade : 61
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 21/02/2008

http://picasaweb.google.com/wcmarin

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por GianDeSanti em Qua Dez 10 2014, 14:29

Obrigado Ulli e Wagner, desculpe essas perguntas básicas, estou nas fraldas ainda nesse mundo...
avatar
GianDeSanti

Idade : 37
Localização : São Bernardo do Campo - SP
Data de inscrição : 04/12/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por GianDeSanti em Ter Dez 16 2014, 18:09

Desculpe novamente minha ignorância, mas olhando uns anuncios no ebay, reparei que tem alguns selos com dizeres de folha hortelã... que folha é essa?
um link que achei com isso... http://www.ebay.com/itm/UNITED-STATES-32c-BALLET-SC-3237-SHEET-OF-20-MINT-NH-/380941709584?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item58b1e53110
avatar
GianDeSanti

Idade : 37
Localização : São Bernardo do Campo - SP
Data de inscrição : 04/12/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por Agenor em Ter Dez 16 2014, 18:15

é p selo MINT
avatar
Agenor

Idade : 69
Localização : Pedras de Maria da Cruz-MG e Ouro Preto-MG
Data de inscrição : 02/11/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por Fabio Monteiro em Ter Dez 16 2014, 19:23

GianDeSanti escreveu:Desculpe novamente minha ignorância, mas olhando uns anuncios no ebay, reparei que tem alguns selos com dizeres de folha hortelã... que folha é essa?
um link que achei com isso... http://www.ebay.com/itm/UNITED-STATES-32c-BALLET-SC-3237-SHEET-OF-20-MINT-NH-/380941709584?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item58b1e53110

Oi Gian, a palavra "mint" significa, em inglês, näo somente hortelä, como também o local onde moedas säo cunhadas e, por extensäo, o estado primitivo de uma moeda ou selo. Ou seja, um selo mint seria um selo "virgem", que nunca foi usado nem alterado. Do inglês arcaico mynet, que por sua vez vem do latim moneta, que tb veio a dar nossa moeda.

Mas vc vai encontrar tb as abreviacöes MNH (Mint Never Hinged, ou seja, sem charneira), MH (mint hinged, ou seja, com charneira), MOG (mint original gum, com goma original, mas tb com charneira, em geral) e MNG (mint no gum, o selo novo sem goma). É claro que muitas dessas abreviacöes procuram descrever um selo que näo seria mais "mint", mas torná-lo mais atraente, utilizando a palavra mint de carona. Um mint de "mintira", por assim dizer Wink . Abs. fabio
avatar
Fabio Monteiro

Localização : Alemanha
Data de inscrição : 08/11/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por GianDeSanti em Qua Dez 17 2014, 15:19

obrigado , tudo que vejo ainda é novidade pra mim...excelente explicação parceiro.
avatar
GianDeSanti

Idade : 37
Localização : São Bernardo do Campo - SP
Data de inscrição : 04/12/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por Gika em Sab Mar 26 2016, 18:16

Não encontrei a definição de CDC. .. Se alguém puder ajudar, agradeço!
avatar
Gika

Localização : Porto Alegre
Data de inscrição : 09/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por Gryzzly em Ter Fev 07 2017, 00:10

Olá Gika, sou um novato curioso e tenho pesquisado expressões e abreviaturas e, pelo que encontrei, "CDC" pode ser "Carimbo de primeiro Dia de Circulação", também conhecido por FDC (First Day Cover). Dependendo do contexto, pode ser Centro de Distribuição de Cartas.
avatar
Gryzzly

Localização : Parana
Data de inscrição : 23/01/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por Psique10 em Ter Fev 07 2017, 11:07

Centro de distribuição dos Correios
avatar
Psique10

Idade : 50
Localização : Ribeirão Claro - Paraná
Data de inscrição : 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por MARLU VASCON em Ter Jul 04 2017, 21:46

Sou iniciante, apesar de colecionar selos ha muito tempo, somente apreciando os detalhes envolvidos, o estudo para chegar naquela homenagem ou naquele tema. Muito obrigada pelas informações desse dicionário, e no que for possível vou contribuir, mas por enquanto estou só me apresentando.
avatar
MARLU VASCON

Idade : 54
Localização : caraguatatuba/sp
Data de inscrição : 25/06/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por Psique10 em Qua Jul 05 2017, 11:03

Que bom que irá contribuir futuramente. Estamos aguardando.
avatar
Psique10

Idade : 50
Localização : Ribeirão Claro - Paraná
Data de inscrição : 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Qua Jul 05 2017, 18:23

Prezado,

no item "Amostra", consta <MUNSTER> quando o correto é <MUSTER>, vide abaixo exemplo.

avatar
Antonio C. Pulsy

Idade : 61
Localização : Canoas/RS.
Data de inscrição : 24/04/2014

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por Glauber em Qui Jul 06 2017, 00:18

Antonio C. Pulsy escreveu:No item "Amostra", consta <MUNSTER> quando o correto é <MUSTER>...

Corrigido, amigo.
Obrigado.

_________________
Glauber Motta
Coleciono selos 'mint': Brasil; e dos temas: Circo, Desertificação,
Felinos do Continente Americano, Mercosul e América-UPAEP (emissões conjuntas) etc.;
Selos 'usados' de séries básicas.
avatar
Glauber

Idade : 41
Localização : Valente - BA - Brasil
Data de inscrição : 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Filatélico I

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum