Fazendo Hawid

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fazendo Hawid

Mensagem por Gerson Henrique B. Gil em Seg Set 08 2014, 14:00

A minha internet hoje está especial, mas também li neste tópico sobre fazer Hawid, bem eu construí uma seladora que nada mais é um fio de platina que ao passar a corrente elétrica gera calor, através de acertos e erros cheguei a grossura do fio de platina, passei a tentar encontrar o material possível na minha cidade, interior do interior, bem, comecei com saco plástico transparente grosso, não ficou ruim, mas para mim não foi o ideal, até hoje utilizo para guardar os selos repetidos e os que irei organizar futuramente. Tentei pegar folha transparente de retroprojetor uma bem fina e outra mais grossa, esses ficaram muito bom, para o fundo preto o que mais se aproximou de conseguir aqui, foi aquela capa de encadernar plástica, deu certo mas não ficou igual ao hawid de fundo preto, não sei se nas capitais pode-se conseguir um material mais fino, mas que deu certo deu. Porém, por uma questão de tempo, ficou mais compensador para mim comprar hawids usados. Uma observação, conversando com psique10 ele me alertou sobre o PH dos plásticos e que o Odilo tem uns macetes sobre isso, caso alguém se interesse fazer. E estou a disposição para qualquer ajuda.
abraço
Gerson Gil

Gerson Henrique B. Gil

Re: Fazendo Hawid

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Qua Set 10 2014, 08:18

Prezado Gerson.

A produção caseira de protetores plásticos é um assunto recorrente aqui no Fórum. Afinal, eles são úteis e podem resultar em certa economia para o colecionador. Contudo, eu tenho um "pé atrás" a respeito deste tipo de produção. Os protetores plásticos possuem preços que variam entre 10 e 30 Reais, sendo a marca alemã Hawid a mais cara. Porém, apesar de caro, os protetores plásticos são produzidos com materiais específicos para os selos e que sofrem um tratamento químico que não irá, futuramente, prejudicar os selos acondicionados. Logo, recomendo Gerson que você procure verificar que o material usado não irá reagir com os selos, especialmente se eles são novos com goma.
Wilson de Oliveira Neto

http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Gerson Henrique B. Gil em Qua Set 10 2014, 09:20

Caro Wilson
Concordo plenamente com você em referência ao material, mas a ideia foi, da para fazer artesanalmente? a resposta foi sim, qualidade de material à qual você se referiu é que sai cara para fazer artesanalmente, não compensa, sai mais barato comprar pronto.
abraço

Gerson Henrique B. Gil

Mensagem por pvcfernandes em Qua Set 10 2014, 10:56

Eu me envolvi com essa brincadeira e concordo com o Wilson, e olha que sou fã do DIY (faça vc mesmo). A sua ideia foi ótima, porém tem a questão do plástico, foi exatamente isso que não quis arriscar, mesmo usando transparência para laser que não vem com aquela película química própria para jato de tinta.

Uns dias atrás comprei um lote de acumulados, entre eles veio vários selos dentro de um protetor caseiro feito de papel, algo extremamente simples, colagem de cartolina preta e papel semi transparente (esqueci o nome desse papel..rs) enfim... para quem quer economizar não comprando os protetores comerciais, talvez seja uma saída, papel não vai reagir, mas pode aderir a ferrugem...

Ou se aprofundar no estudo dos plásticos, vc pode até vender futuramente seus "hawid" caseiro. É uma aventura e tanto..rs Bom divertimento..rs

[]´s

pvcfernandes

https://www.sites.google.com/site/pvcfernandes

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: