Selo Frei Nicodemos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Selo Frei Nicodemos

Mensagem por vinicius em Sab Maio 30 2009, 18:12

Olá a todos...

Hoje eu estava ajeitando a minha coleção. Estou organizando tudo por época de emissão (eu nunca tinha feito isso Shocked )

Foi aí que me surgiu este selo:

Como eu estou voltando agora com a minha coleção, e possuo pouco conhecimento (ainda) sobre filatelia, fui pesquisar de qual ano é este selo. Foi aí que surgiu este site, mostrando que este selo é de 1970 e que só existem 12 no mundo.

Gostaria de saber se isto é verdade, pois possuo 2 selos destes e sei lá se ele é tão raro assim Razz

Abraços
vinicius

Re: Selo Frei Nicodemos

Mensagem por Glauber em Sab Maio 30 2009, 20:44

Olá, amigo!

Essa é uma informação errada... Na verdade, o selo que apresenta é de 1979. No catálogo RHM, está sob o número C-913B, ou pode ser classificado como H-19 (Hanseníase).
Pelo catálogo RHM que disponho (2004), o seu valor é de R$ 4,00 (novo) e R$ 1,00 (usado). Portanto, não é nada raro e também não custa valores estratosféricos.

Vale lembrar que os selos Hansen mais caros, em estado novo, são o de 1968 e o de 1983, ambos custando R$ 12,00. Mas o selo de 1983, em estado usado, é o mais caro de todos, com valor de R$ 8,00. Porém, devemos lembrar que raramente compra-se um selo com valor idêntico ao catálogo, pois há comerciantes que vendem por valores bem abaixo do RHM.

Nota: os valores citados estão de acordo ao RHM de 2004, ou seja, podem haver alterações, com base no último que saiu.

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por vinicius em Sab Maio 30 2009, 20:48

Glauber escreveu:Olá, amigo!

Essa é uma informação errada... Na verdade, o selo que apresenta é de 1979. No catálogo RHM, está sob o número C-913B, ou pode ser classificado como H-19 (Hanseníase).
Pelo catálogo RHM que disponho (2004), o seu valor é de R$ 4,00 (novo) e R$ 1,00 (usado). Portanto, não é nada raro e também não custa valores estratosféricos.

Vale lembrar que os selos Hansen mais caros, em estado novo, são o de 1968 e o de 1983, ambos custando R$ 12,00. Mas o selo de 1983, em estado usado, é o mais caro de todos, com valor de R$ 8,00. Porém, devemos lembrar que raramente compra-se um selo com valor idêntico ao catálogo, pois há comerciantes que vendem por valores bem abaixo do RHM.

Nota: os valores citados estão de acordo ao RHM de 2004, ou seja, podem haver alterações, com base no último que saiu.

Abraços,

Opa... obrigado Glauber...

Como diria o Chapolin: suspeitei desde o princípio..

Wink
vinicius

Mensagem por diegosalcedo em Dom Maio 31 2009, 11:25

Olá.
Seguem algumas informações complementares sobre o Selo Frei Nicodemos, Campanha contra o Hansen:

Na verdade, devem observar que existem três selos "iguais", mas distintos em dois aspectos:

1. RHM C-913 ou H-17, emitido em 23.11.1975, valor facial Cr$0,10 (10 centavos de Cruzeiro [o Cruzeiro durou de 1970 até 1986]). O selo é monocolor (castanho). Desenhista: Martha Poppe. Cada folha completa tem 150 selos. Tipo de Impressão: rotogravura. Denteação do selo: 11.25. Foram emitidos 10.000.000 de selos. Tipo de Papel: acetinado. Valor de Catálogo 2008: R$1,30. (novo ou usado).

2. RHM C-913A ou H-18, emitido em 24.11.1976, valor facial Cr$0,10. O selo é monocolor (castanho). Desenhista: Martha Poppe. Cada folha completa tem 150 selos. Tipo de Impressão: rotogravura. Denteação do selo: 11.25. Foram emitidos 10.000.000 de selos. Tipo de Papel: couché. Valor de Catálogo 2008: R$1,30. (novo ou usado).

3. RHM C-913B ou H-19, emitido em ??.11.1979, valor facial Cr$0,10. O selo é monocolor (castanho). Desenhista: Martha Poppe. Cada folha completa tem 150 selos. Tipo de Impressão: rotogravura. Denteação do selo: 11.25. Foram emitidos 10.000.000 de selos. Tipo de Papel: fosforescente. Valor de Catálogo 2008: R$4,00 (novo) e R$1,00 (usado).

Percebam, então, que a diferença para classificar esse selo está no TIPO DE PAPEL e ANO DE EMISSÃO.
Como, no selo, não há ano de emissão, a única forma de classificá-lo é estudando o tipo de papel.
Por isso é importante conferir as informações no tópico deste fórum que trata sobre Tipos de Papel.
A melhor maneira de fazer isso é colocar o selo sob uma lâmpada de raios UV (ultra violeta).

O que devem observar é:
a) o selo do tipo de papel acetinado parece que tem duas cores, o castanho e um tom de rosa bem claro que cobre todo o selo;
b) o selo com papel couché, fica um branco bem brilhante junto com o castanho;
c) o selo com papel fosforescente fica com um castanho junto com uma amarelado ou tom de marrom claro em todo o selo.

Vejam, também, que de acordo com a classificação o número do Catálogo RHM muda, assim como o valor do selo para o tipo novo de 1979. O que não é o caso do nosso colega.

Outro aspecto que quero colocar é tão importante quanto ordenar e classificar nossas coleções.
Estudar o por que da imagem desse Frei é interessante. Quem foi ele, qual foi sua ação junto aos enfermos da Hanseníase, etc.
Os selos postais nos oferecem a possibilidade de participar da perpetuação da memória social coletiva.
Leiam, estudem, reflitam, pesquisem e escrevam.

É isso.
Abs
DS

diegosalcedo

Mensagem por odilo em Sab Jun 06 2009, 20:51

Olá amigos,
Obrigado pelas esplicações, vou verificar qual deles eu tenho.
Outro detalhe é quanto ao carimbo do selo.
Creio o valor dele deve aumentar quando ele estiver numa carta circulada dentro da semana correspondente.
É que este selo era obrigatório em toda correspondência naquela semana dedicada a Hanseníase.
Assim também é importante pesquisar em cada ano qual era a semana da campanha.
Até mais,
Romeu

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Psique10 em Sex Jun 26 2009, 16:20

Também agradeço as explicações amigo. No RHM este selo está como comemorativo mas no programa que uso para catalogar os selos, estão ausentes. Não sei porque. Agora sei que tenho que descreve-los o mais detalhadamente possível para classifica-los e fazer o mesmo com os selos básicos e do império.
Psique10

Mensagem por odilo em Dom Jun 28 2009, 19:58

Olá amigos,
Vejam o que encontrei Smile
Esta bem quentinho. Vejam a data do artigo:
http://www.sppaulista.com.br/newsdesk_info.php?newsdesk_id=107&Havsid=d3838f5eacbf0db6d5a2390b1c6741b3
Esta tematica parece ser bem interessante e rica em detalhes que não estão nos catálogos.
Até mais,
Odilo

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por MCN2007 em Dom Jun 28 2009, 21:58

Belo artigo Sr. Romeu. Obrigado, Marcos N.
MCN2007

Mensagem por J.RODRIGUES em Qui Jul 29 2010, 22:54

Os colegas já falarm tudo sobre o selo, pra complementar, FREI NICODEMUS
Foi capelão voluntário do hospital para as vítimas do mal de hansen, no
Paraná....Até....J.RODRIGUES

J.RODRIGUES

Serie Hansen porque não?

Mensagem por HERVAL em Sex Out 19 2012, 17:28

Amigos, discordando do RHM tenho em minha coleção a serie hansen como uma classificação a parte denominada adicional obrigatorio, ou sobretaxa obrigatoria como alguns conhecem.
Pois no meu entender quem conhecer um pouco da virtuosa historia dessas emissoes a de convir que nao se trata de um comemorativo, mas de uma classificação à parte, assim como os selos classificados como J,D e outros no referido catalogo acho injusto e equivocado nao constar uma classificação especifica H.
Principalmente aos iniciantes, esta serie tem as vantagens de serem bem acessiveis e de baixo custo, sendo facil de completar e prazerosa em contemplar.
Abraço a todos.
HERVAL

Mensagem por J.RODRIGUES em Sex Out 19 2012, 21:44

Ola´Amigos, esse envelope eu o tenho bastante tempo, mostro em duas fotos o selo H 23 , C.1538 , lançado em 24/ 11 / 1986 sob franquia mecanica e este envelope com a data do dia subsequente 25 XI 86 , da central Juiz de Fora com envio para Barra Mansa. E tambem fiz guardar essa peça, pois o bairro da remetente da carta na cidade de Juiz de Fora é DOM BOSCO, padroeiro dos jovens, coincidencia ou não a remetente escreve: A JOVEM
ADRIANA DOS SANTOS...por essas e outras guardei o envelope.
http://imageshack.us/photo/my-images/534/hansenj.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/109/hansen1.jpg/

J.RODRIGUES

Mensagem por J.RODRIGUES em Sex Out 19 2012, 22:05

http://imageshack.us/a/img109/4594/hansen1z.jpg

J.RODRIGUES

Mensagem por J.RODRIGUES em Sex Out 19 2012, 22:19

J.RODRIGUES

Mensagem por Mitch Macgregord em Sab Out 20 2012, 03:11

Legal mesmo esta carta

Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por J.RODRIGUES em Dom Out 21 2012, 01:39

Esqueci de mencionar algo mais.Conforme diz a Sociedade filatelica Paulista o selo Hanseniase obrigatoriamente se faz necessario nas correspondencias durante a ultima semana do mês de Novembro, assim a carta mostrada esta dentro dessa obrigatoriedade(25 Novembro de 1986)

J.RODRIGUES

Mensagem por Convidado em Sex Ago 09 2013, 22:09

Tenho esta Folha com 150 Selos 1973 Nº H16 veja:

Convidado
Convidado

Mensagem por Ernane Ferreira em Sab Ago 10 2013, 09:38

Estes selos sobre carta isolado deveria valer muito mais. Selos sem goma, usado (com exceção do selo de 1983) praticamente não tem valor.
Ernane Ferreira

Mensagem por Convidado em Sab Ago 10 2013, 11:42

Esta Folha é Mint, nova com goma.

Convidado
Convidado

Mensagem por amaury luiz possidente em Sab Ago 10 2013, 13:29

Legal
amaury luiz possidente

Mensagem por Conteúdo patrocinado