Tipos de Papel

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Re: Tipos de Papel

Mensagem por Roger_R em Sab Ago 25 2012, 23:54

Perdão, Carletti, mas a marmorização é do papel mesmo. Hoje os métodos são mais eficientes mas na época, houve a introdução do caulim na confecção do papel, para se obter uma massa mais branca, e não havia tecnologia para homogeneização da massa, ocorrendo áreas em que o caulim era mais denso, dando-se nessa área a marmorização.

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
Roger_R

http://www.catalogocdd.com.br

Mensagem por guilherme ribeiro em Dom Ago 26 2012, 01:08

é verdade senao nao teriamos marmorizados usados.
guilherme ribeiro

Mensagem por Claudio Carletti em Dom Ago 26 2012, 07:06

Tomo como verdade o que vocês estão me informando, pois só vi uma única vez um selo marmorizado e estava com goma. Gostaria de ver algum sem goma para ver como ficou a impressão sobre este papel.
Claudio Carletti

Mensagem por JOSE RENATO em Seg Nov 12 2012, 23:53

Pessoal,

Classificando, ou tentando classificar os selos FISCAIS estou deparando com um papel VERGE - Horizontal e Vertical.

Alguém poderia me explicar mais sobre o papel e sobre essas modalidadaes de H e V? Seria a direção da trama?

Um abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por JOSE RENATO em Ter Nov 13 2012, 20:10

Alguém sabe alguma coisa????

JOSE RENATO

Mensagem por Psique10 em Qua Nov 14 2012, 13:18

Pelo que sei dos selos marmorizados a marmorização vem de erro de fabricação no papel.
Psique10

Mensagem por Sandro Coletti em Qua Nov 14 2012, 14:12

Psique10 escreveu:Pelo que sei dos selos marmorizados a marmorização vem de erro de fabricação no papel.

Caracas... eu pensava que era só variação da goma... tanto é que nem existe marmorizado usado, né?
(ai ai ai... será que disse muita besteira agora?)

Sandro Coletti

Mensagem por Sandro Coletti em Qua Nov 14 2012, 14:18

Beleza.... minha culpa, minha culpa... falei besteira... existem marmorizados usados sim. Desculpem-me.

Sandro Coletti

Mensagem por Marcelo Engel em Qua Mar 06 2013, 12:10

Pessoal,

Este assunto dá um nó na minha cabeça. Até um mês atrás eu só conhecia selos dos envelopes de correspondência, e nunca prestei atenção neles. Até que encontrei 4 caixas de selos que eram do meu pai. Desde então, resolvi inventariar tudo o que tenho. Quando finalizei, me dei conta que os selos tem variedades, e iniciei uma nova verificação.
Uma das coisas que fiquei maluco é a diferença de papeis. Por isso peço-lhes ajuda.
Alguém tem imagens detalhadas de papel palha, marmorizado, linhado e de outros tipos?
Outra questão, é que também havia entendido que o papel marmorizado era devido à goma, mas já percebi que não pela conversa . E como identificamos um selo do final da bobina?

Marcelo Engel

Mensagem por David T L em Qui Set 05 2013, 18:28

Olá amigos! Tudo Bem?

Estudando o catálogo RHM, percebi que o Selo C-634 - "Cinquentenário da Sociedade Philatélica Paulista" possui uma variedade Selo C-634A, tipo "Papel Martelado".

Que tipo de papel é esse? Qual sua especificidade?

Desde já grato pela atenção.

David T L

Mensagem por Roger_R em Qui Set 05 2013, 19:33

O papel marmorizado não era somente aquele do fim de bobina.
Na massa do papel vai caulim e caseína, que é um mineral e um produto animal, respectivamente, que ajudam no branqueamento do papel. A tecnologia de 50 anos e atrás ainda não permitia uma diluição homogênea do caulim e da caseína na massa e as vezes isso causava a deformidade do papel, deformando inclusive a filigrana. Hoje o papel, em vias de ir para a bobina, é escovado, onde esses produtos são homogeneamente espalhados, evitando a falha. O papel couchê é hoje o que mais perto temos do papel gessado ou marmorizado.
O papel martelado é causado por defeito semelhante ao marmorizado mas apresenta um desenho de circunferências, semelhante à bacias de cobre martelado ou parecidos com aqueles de vidro de cozinha ou banheiro.
Há, ainda, o papel estriado. Obviamente, apresentando desenho de estrias.
Hoje, a gente pode encontrar esses papéis em papelarias mas estão para o lado dos papeis exóticos.

Coleciono Brasil (Império carimbados, república mint), trens, aeronaves, embarcações, astronáutica, cães, gatos, quelônios (mint e variedades), heráldica, uniformes militares e flauta (mint e variedades). Autor do Catálogo CDD de Selos do Brasil.
Roger_R

http://www.catalogocdd.com.br

Mensagem por David T L em Qui Set 05 2013, 19:57

Grato pela informação Roger. Obrigado!

David T L

Mensagem por bjardini em Sab Dez 07 2013, 20:00

Estou acabando de separar a minha série NEtinha Réis
Confesso q ainda tenho dificuldade em separar as variações de papéis.

Primeiro: Como diferencio o papal tramado do liso... se alguem puder scanear estes 2 apontando a diferença ficaria extremamente agradecido..

Fora os que tem papel fino ou espesso, Ex: 354 e 354A, respectivamente, mas este dá para sentir no dedo..

Abs a todos
E bom final de ano..
bjardini

Mensagem por guilherme ribeiro em Sab Dez 07 2013, 20:44

o tramado quando voce colocar contra a luz voce vai perceber que ha uma trama ou rede visivel, no liso isso nao é percebido, uma dica: reuna todos os seus exemplares e vá comparando, ou entao compre 1 de cada tipo, assim voce vai conseguir ver a diferença, nao acho que o scanner conseguirá mostrar essa diferença.
espero ter ajudado
guilherme ribeiro

Mensagem por reintjedevos em Sex Out 10 2014, 08:55

msmd escreveu:Boa noite a todos deste forum.
Vale lembrar ainda que dentre o mesmo papel existe diferença , bastando você classificar no sentido da trama do papel. Os maiores trabalhos da filatelia de classificação de séries por papel foram produzidos por HORST FLATAU  e HELMUT PONGE , eles classificaram as séries VOVÓ e NETINHA por tipo de papel , no que conserne o próprio tipo do papel , a espessura do mesmo, o tipo e sentido da trama ( se horizontal ou vertical ) , Filigrana , denteação , e por aí vai.  Depois deles apareceram trabalhos que  classificaram o Tintureiro e os Cruzeiros pelas mesmas caracteristicas utilizadas por esses dois pioneiros da filatelia.
A maior coleção de regulares de nosso país foi produzida pelo Dr. Mario Branco com suas coleções Hours Concurs de Vovó e Netinha pois ganhou mais de 3 Grandes Premios em exposições Internacionais , terminando por ser colocada na classe de Honra. Tenho o trabalho deles e possuo uma coleção da Vovó classificada pelo trabalho feita com a ajuda do próprio Flatau , e do Dr. Mario Branco ( meu padrinho de casamento ) , mas nem de longe possui as raridades da coleção Branco , possuindo apenas um selo de cada para servir de paradigma.
A necessidade de um micrometro para medir o papel que vai de 30 a 120 microns é imperiosa.
Um grande abraço a todos,
MSMD:. :drink:

Any idea where to find these publications???
reintjedevos

http://www.galeoptix.nl/fila.druktech.htm

Mensagem por Psique10 em Sex Out 10 2014, 12:39

Dicionários filatélicos on line deve conter.
Psique10

Mensagem por reintjedevos em Sex Out 10 2014, 12:44

Thanks,

but I am particularly interestd in the those by Horst Flatau and Helmut Ponge!

reintjedevos

Mensagem por Timbres em Sex Out 10 2014, 14:25

Timbres

Mensagem por reintjedevos em Sex Out 10 2014, 14:34

Timbres escreveu:Rein,
Check this thread as a start my friend: http://selosdobrasil.forumeiros.com/t758-estudo-sobre-as-emissoes-1894-1906

Thank you,

this is not the period I am into but I am sure it will be helpful!

saludos, Rein
reintjedevos

Mensagem por J.RODRIGUES em Dom Fev 07 2016, 14:07

Bom dia aos colegas, estava mexendo hoje em pastas antigas, onde por muito tempo estão alguns selos e não classificados, e qual também os esqueci, visto que os amigos sabem que meu tema são selos fiscais,cruz vermelha, TBs,documentos e afins...mas aproveitando está excelente matéria, gostaria que se possível deixassem comentário.É um selo instrucção..tem filigrana,mas difícil a identificar,e que em alguns catálogos sei que tem o tipo do papel (que eu acho que seja) mas não o selo, e também sobre o picote, o tipo do papel tem característica em ser meio gessado (Glacê / não lustroso) este tipo de papel tem em catálogo na série *Vovó* de 1928, o picote é 12 x 11 1/2,diferente do catálogo, e não vi cotação deste valor, mas como não é minha especialidade,gostaria que sabendo algo sobre o tipo de papel comentassem, abraço e bom Domingo à todos..J.Rodrigues

J.RODRIGUES

Mensagem por Claudio Carletti em Qui Fev 11 2016, 21:22

Hoje o papel couchê recebe em sua superfície uma mistura de caulim, dióxido de titânio e vários outros produtos para propiciar alvura, aderência da tinta e lisura na superfície. Após a aplicação deste mistura o papel em bobina é calandrado em uma rotativa que possui um cilindro de mármore ultra polido aquecido, que seca o papel e lhe confere alta lisura e brilho.
Claudio Carletti

Mensagem por Claudio Carletti em Qui Fev 11 2016, 21:25

A título de curiosidade, um fator muito importante a ser considerado em um papel que receberá impressão OFF-SET é o seu PH. Dependendo do nível de acidez ou alcalinidade do papel a gráfica terá sérios problemas de secagem, ocorrendo defeitos de repinte no verso das folhas impressas.
Claudio Carletti

Mensagem por J.RODRIGUES em Qui Fev 11 2016, 23:47

Olá Claudio, talvez pudesse dar seu parecer, que acha ...pela foto o selo que mostrei pode ser o papel Glassê que consta no catálogo?..estamos falando de um selo de uma série antiga e sei que apenas pela foto não é muito fácil identificar, mas se desejar aguardo alguma outra consideração sua ou de algum colega...obrigado e abraço.

J.RODRIGUES

Mensagem por Claudio Carletti em Sex Fev 12 2016, 15:58

Rodrigues, como você mesmo disse, é muito difícil classificar o papel sem tê-lo em mãos. Infelizmente não tenho como ajudá-lo.
Claudio Carletti

Mensagem por JOSE RENATO em Sex Fev 12 2016, 19:05

J.RODRIGUES escreveu:Olá Claudio, talvez pudesse dar seu parecer, que acha ...pela foto o selo que mostrei pode ser o papel Glassê que consta no catálogo?..estamos falando de um selo de uma série antiga e sei que apenas pela foto não é muito fácil identificar, mas se desejar aguardo alguma outra consideração sua ou de algum colega...obrigado e abraço.

J,

Manda o selo para ele analisar...

Um abraço,

JOSE RENATO

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Permissão deste fórum: