Franquias Mecânicas Brasileiras

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir em baixo

Re: Franquias Mecânicas Brasileiras

Mensagem por Gnobre em Sab Mar 17 2018, 11:33

Eissler escreveu:Recebi, no início deste mês, a 3a edição do Catálogo "Classificação Básica das Franquias Mecânicas Brasileiras". A primeira edição é de 2007, a segunda de 2013 e a terceira de 2017. Essa terceira edição não é uma reimpressão, mas sim uma edição revisada e atualizada e que inclui Ensaios e Espécimens. É obra indispensável para quem se interessa pelo assunto.
Em tempo: o autor, Mário Xavier Jr, é o atual presidente da SPP (diretoria 2018/2019).

Sim Eissler, é um livro recomendadíssimo. Parabéns ao Xavier por ter presenteado a filatelia brasileira com essa obra.
cheers  cheers  cheers  cheers  cheers  cheers

Adicionalmente ao que o Eissler já informou, em relação à segunda edição, ela também traz uma nova franquia mecânica descoberta recentemente.

Mesmo assim ainda ainda há muito o que escrever sobre o assunto. Nada conheço, por exemplo, mais sistemático sobre as franquias mecânicas de uso fiscal e mesmo sobre as franquias mecânicas com propaganda.

Para quem quiser no estilo 0800 um aperitivo da obra, tem essa palestra/exposição disponível no sitio da SPP: Palestra Xavier

Um abraço,
Gnobre

Mensagem por Gnobre em Qui Mar 22 2018, 05:45

Envelope circulado em 1974 com uma bela franquia mecânica e que também traz o selo "leprinha" de então. O selo foi obliterado por um carimbo de expedição.

Gnobre

Mensagem por Eissler em Qui Mar 22 2018, 21:06

A franquia mecânica a seguir, bem que poderia entrar em uma coleção temática "vultos célebres", não acham?

Presidente Vargas:

Eissler

Mensagem por Gnobre em Qui Mar 22 2018, 23:54

Dentro dessa linha de se utilizar o nome da agência, o que no meu entendimento pode sim, tem-se como exemplo em franquias modernas:

Personalidades ou Ex-presidentes:

Santos:

Assim mostramos as FM modernas tendo alguma relevância na área temática.
Abraço,
Gnobre

Mensagem por Gnobre em Seg Mar 26 2018, 00:22

Envelope muito pequeno (11,7 cm x 8,1 cm) circulado em 1956 com bela franquia mecânica .... e com conteúdo (não que eu seja bisbilhoteiro):

Você teria atualmente confiança em enviar um envelope assim tão pequeno. Eu não. Em 1956 eles tinham ...
Gnobre

Mensagem por Eissler em Ter Mar 27 2018, 09:04

na linha dos ex-presidentes, temos:

Eissler

Mensagem por Christian Bernardi em Ter Mar 27 2018, 20:16

Muito legal!!!

Gnobre escreveu:Envelope muito pequeno (11,7 cm x 8,1 cm) circulado em 1956 com bela franquia mecânica .... e com conteúdo (não que eu seja bisbilhoteiro):

Você teria atualmente confiança em enviar um envelope assim tão pequeno. Eu não. Em 1956 eles tinham ...
Christian Bernardi

http://filateliabernardi.blogspot.com.br/

Mensagem por Eissler em Qui Mar 29 2018, 21:20

Se não há selos dos aeroportos brasileiros...

Eissler

Mensagem por Gnobre em Sab Mar 31 2018, 10:39

Com temas religiosos :

ps.: não, não fui eu quem destruiu os envelopes Crying or Very sad para retirar as franquias
Gnobre

Mensagem por Eissler em Sex Abr 13 2018, 08:44

A seguir, duas franquias mecânicas de Jundiaí, com datas próximas, mas de máquinas diferentes:

Eissler

Mensagem por odilo em Sex Abr 13 2018, 10:46

Olá amigos,
A reclamação da Agência franqueada daqui do bairro é sobre o custo de manutenção destas máquinas. Aliás, este pode também ser o motivo de acabar com estas etiquetas e só usar as de registro, da qui para frente.

Estou curioso como os jurados FIP vão avaliar estas nossas cartas numa exposição de história postal ?
Só vai constar o nome da Agência e data no carimbo datador.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Gnobre em Sex Abr 13 2018, 23:21

odilo escreveu:Olá amigos,
...
Só vai constar o nome da Agência e data no carimbo datador.

Caríssimo odilo,
sinceramente, acho que nem isso teremos.
Um abraço,
Gnobre

Mensagem por Gnobre em Ter Abr 17 2018, 13:46

Franquia com valor R$0,00 apenas para obliterar um aerograma pré-selado:

Gnobre

Mensagem por Eissler em Qua Abr 18 2018, 12:02

Ao ver essa franquia mecânica do bairro de Bacacheri em Curitiba, lembrei-me de uma história que fui verificar se também estava na internet. Encontrei-a até no Wikipédia.

É de lá que segue alguma curiosidade sobre o topônimo Bacacheri, entre aspas:

“O nome do bairro Bacacheri refere-se inicialmente a um documento de 1778, o qual tem referência a uma escritura pública que vendeu um pedaço de campo na paragem da Vila Velha, no Atuba. Já em 1820, o naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire relatou as seguintes palavras: "… e parei num pequeno sítio denominado Bacacheri, nome derivado das palavras guaranis vaca e ciri, "vaca que escorregou".

Segundo o historiador Ermelino de Leão o termo vem da língua tupi e tem o significado de rio pequeno, se referindo ao rio Bacacheri que banha o bairro. Mas, a história conhecida pela maior parte das pessoas, é uma referência aos imigrantes que chegaram em Curitiba em meados do século XIX. Naquela época, falava-se uma grande variedade de línguas na cidade. Tentando o aprendizado da língua oficial do Império do Brasil, esses imigrantes produziram situações irônicas as quais começaram a pertencer ao folclore da cidade. Uma delas relata que um dos antigos imigrantes e colonizadores franceses da região possuía uma vaca de estimação denominada Chèrie (querida, em francês), desaparecida algum dia. O dono procurou seu animal e todos eram perguntados caso não viram sua "Vaca Chèrie". O sotaque possibilitou o entendimento da vaca como "baca" e o "Chèrie" "cheri", fazendo com que o local fosse de conhecimento como o da "baca cheri", isto é, Bacacheri.”

Convenhamos, essa história da Vaca Chèrie é muito mais interessante que aquela que se refere à origem tupi da palavra. E, filatelicamente falando, caso eu colecionasse selos de fauna (e que incluísse os bovídeos), eu incluiria uma franquia mecânica do lugar somente para ter a oportunidade de contar essa história!
Eissler

Mensagem por J.RODRIGUES em Qua Abr 18 2018, 13:11

Bom dia, muito interessante esse tópico falando das franquias, parabéns a todos colegas que compartilharam, abraço
J.Rodrigues

J.RODRIGUES

Mensagem por Gnobre em Ter Abr 24 2018, 18:05

Envelope selado registrado e circulado no país, mas também com franquia mecânica obliterando os selos e complementando o porte.

Se as novas regras das cartas registradas se mantiverem, esses envelopes nunca mais serão vistos (tentei fazer e enviar um desses ontem mas não me permitiram nos Correios).

Gnobre

Mensagem por odilo em Ter Abr 24 2018, 18:33

Olá amigo,
Só se eles ainda não tem implantado o sistema.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://recuperandoselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Gnobre em Ter Abr 24 2018, 18:38

odilo escreveu:Olá amigo,
Só se eles ainda não tem implantado o sistema.
Olá odilo. Bem, aqui em MOC não sei dizer se o sistema usado no atendimento é nacional ou estadual, mas sei que não é local. Assim todas as agências já estão automaticamente atualizadas.
Abraço,
Gnobre

Mensagem por Eissler em Qui Abr 26 2018, 11:26

Envelope de Ibitinga (16-07-1985) para Florianópolis contendo selo obliterado por franquia mecânica que complementa o porte.

Segundo o catálogo Xavier (2017) trata-se de franquia mecânica feita por Máquina Pitney Bowes, modelo RF, matrícula 50491. A numeração do catálogo é tipo 8 B14, e contém várias alterações/retoques posteriores, como a inclusão do número do fabricante, neste caso o mesmo número de matrícula acrescido de /F; e a extensão do quadro do valor.

A seguir a imagem do catálogo para esta franquia. Observando-se que a data mais antiga conhecida para essa franquia é 19-04-1977 e a franquia de Ibitinga apresentada acima é de 16-07-1995, tempo suficiente para muitas alterações e desgastes.

Eissler

Mensagem por Gnobre em Sab Maio 26 2018, 21:49

Envelope circulado com franquia mecânica de baixo valor e curioso carimbo:

Gnobre

Mensagem por Gnobre em Seg Maio 28 2018, 00:00

Qual a razão para ter colocado essa franquia mecânica de valor R$00,00?

Gnobre

Mensagem por Eissler em Qui Ago 02 2018, 13:53

A seguir, três Franquias Mecânicas das máquinas 4791, 4792 e 4793:

Eissler

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: