Como Descolar Charneiras

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como Descolar Charneiras

Mensagem por Rafael Selbach Scheffel em Dom Jul 20, 2014 1:12 pm

Prezados,

Esta é a minha primeira participação aqui. Fiquei muito feliz quando descobri o site ontem e desde então já li vários tópicos e aprendi muito com todos.

A minha dúvida é a seguinte: comprei uma coleção de selos do Brasil (para completar a minha) com várias peças muito antigas (império, república, etc). O antigo dono havia 'abandonado" os cuidados há cerca de 10 anos. Os selos estão todos classificados e colados em páginas de papel com charneiras da década de 80. A minha dúvida é qual a melhor maneira de remover estes selos para coloca-los em protetores.

Já li vários tópicos sobre o assunto aqui. Pergunto de novo porque no meu caso, não tenho certeza da qualidade das charneiras e em alguns selos que removi da maneira habitual (deixando a charneira) me pareceu que a mesma ainda tem muita cola. Fico com medo de deixar a mesma ali e com o tempo estragar os selos.

A maioria dos selos são carimbados, então imagino que lava-los seja um boa opção, estou correto?

Aguardo a contribuição de vocês e espero poder contribuir nos próximos tópicos.

Obrigado,
Rafael Selbach Scheffel

Re: Como Descolar Charneiras

Mensagem por H Roberto em Dom Jul 20, 2014 1:25 pm

Vou acompanhar esse tópico de perto...após esvaziar um álbum de fotografias montado lá no início da brincadeira..ainda não tinha noções sobre filatelia tenho vários selos com marca da charneira e caso venham a ficar em contato por algum tempo grudam. Coloco na água morna por algumas horas e desgrudam. Mas apenas isso será o suficiente para remover os resíduos de cola???
H Roberto

Mensagem por somricardo em Dom Jul 20, 2014 1:34 pm

também sou curioso no assunto, vale lembrar que alguns selos antigos NÃO podem ir para a água, porque a tinta mancha, borra...

então creio que no caso destes seja a melhor opção deixar a charneira, nos demais acho que podem ir à água, como saber quem pode e quem não pode???
somricardo

Mensagem por JOSE RENATO em Dom Jul 20, 2014 3:18 pm

A pergunta primeira é a seguinte: Qual o sentido de vc tirar essa charneira?

Precisa fazer isso mesmo? Tirar a charneira sempre tem um risco grande de estragar o selo, fazer um "aminci".

Dependente do selo e do estado dele, pode tentar tirar com água....

Vamos escutar os outros colegas agora.....

Última edição por JOSE RENATO em Dom Jul 20, 2014 11:18 pm, editado 1 vez(es)

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por Rafael Selbach Scheffel em Dom Jul 20, 2014 3:49 pm

Obrigado a todos pelas respostas e interesse.

José Renato, me fiz algumas vezes essa pergunta sobre a necessidade de tirar a charneira. O meu receio é que deixá-la seja pior, uma vez que parece ter muita cola (não sei se isso é um problema de verdade). Já retirei selos de álbuns mais antigos, com charneiras mais velhas que não tive receio em deixar por estavam bem "secas". Estas me parecem diferentes, com mais cola e mais "molhadas". Por isso que me preocupo.

Se mais alguém puder contribuir, agradeço.

Abraços a todos.
Rafael Selbach Scheffel

Mensagem por H Roberto em Dom Jul 20, 2014 5:02 pm

Esses não estão mais com a charneira mas ficaram as marcas...se por algum tempo ficarem em contato com outros selos eles grudam...ai a necessidade de ficarem separados. Então a pergunta: Apenas água morna remove esses resíduos de cola???
DSC01078 por Hermes SM, no Flickr" />
H Roberto

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Jul 20, 2014 5:20 pm

parece mais durex que charneira

Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Rafael Selbach Scheffel em Dom Jul 20, 2014 5:43 pm

O meu problema são os dois fragmentos apontados pela pinça:

" />

O selo de cima tem uma charneira antiga e esta "nova" que foi o que descrevi antes parecer ainda ter bastante cola.
Rafael Selbach Scheffel

Mensagem por Rafael Selbach Scheffel em Dom Jul 20, 2014 5:49 pm

Rafael Selbach Scheffel

Mensagem por H Roberto em Dom Jul 20, 2014 6:23 pm

Mitch...até pode ser mas quem sou eu pra afirmar...são selos que comprei lá por 1975 de um ex-colega bancário...não lembro como estavam arquivados. Apenas lembro que comprei um álbum de fotografias aqueles com cola e fui colocando os selos protegidos com plástico frente e verso. Alguns apresentam essas marcas. Após comentarem que esse tipo de álbum não é o apropriado resolvi retirá-los. Agora ainda pergunto.. se charneira ou durex a água morna é suficiente para remover esses resíduos?
H Roberto

Mensagem por odilo em Dom Jul 20, 2014 7:17 pm

Boa noites amigos,
As respostas não são tão simples ou melhor genéricas. Cada caso deve ser tratado diferente.
O certo ao se usar charneira é molhar ela usando a ponta de um palito, pois ela já vem com cola. Assim a área fica entorno de quatro milímetros quadrado. A parte que se cola no álbum pode ser um pouco maior. 
Mas isto não era seguido por todos e assim tem casos em que a região com cola é maior. Ou ainda não usavam charneiras especiais e sim pedacinhos de papel que eram então colados aos selos e ao álbum. 
Selos usados carimbados com mais de cem anos e com charneira ou restos dela até podemos colocar na água um pouco morna para descolar ela. Neste caso, colocamos o selo sobre a água ou sobre uma mexa de algodão umedecido ficando a imagem para cima. Assim a água não chega a tocar a tinta do selo. Antigamente as tintas coloridas não eram resistentes a água. Normalmente os catálogos dão estas informações. Ou então, se a área afetada é pequena, eu costumo molhar um cotonete na água e deixo ele em contato com o selo no local da charneira. Depois de um tempo ela se solta. Com a pinça retiro os pedacinhos de papel. Na maioria dos casos fica uma marca meio amarelada onde estava a charneira. Esta marca não deprecia muito o selo e tem quem prefere deixar ela do que tentar remover usando o tratamento para retirar ferrugem dos selos.
O fato do selo ter sido removido do fragmento não é em si um atestado de que a tinta usada na impressão do selo é resistente a água.
Agora se a cola usada na charneira for muito forte ou não adequada, então o melhor é deixar o selo com a charneira.
Em alguns casos podemos usar benzina para remover colas tipo usadas em fita durex. Depois de seco colocar um pouco de talco neutro e isto ajuda a neutralizar o efeito da cola.
Para selos novos com goma e com charneira vou deixar para Mitch dar a receita dele.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por H Roberto em Dom Jul 20, 2014 9:01 pm

Obrigado Odilo...não é tão simples como parece  scratch
H Roberto

Mensagem por Rafael Selbach Scheffel em Dom Jul 20, 2014 9:26 pm

Obrigado a todos pelas dicas e sugestões.

Abcs
Rafael Selbach Scheffel

Mensagem por Rafael Selbach Scheffel em Seg Jul 21, 2014 8:18 am

Prezados,

Abaixo uma foto que explica melhor a minha preocupação.

Neste selo a charneira caiu sozinha, porém sobrou este resto de cola. Dependendo do selo (alguns mais antigos ou com papel mais fino) essa cola parece passar por todo o papel, ficando aparente também na face do selo. Não sei se isso acontece em função do tipo de charneira, pelo modo como foi utilzada e até me pergunto se foram mesmo charneiras...

Agradeço se alguém puder ajudar...

Abcs,
Rafael Selbach Scheffel

Mensagem por Mitch Macgregord em Seg Jul 21, 2014 8:24 am

Este tipo de charneira é tipo adesivo e nao com cola (como um durex) porisso fica esta marca. Que nao sai parece como oleada.

Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez
Mitch Macgregord

Mensagem por Rafael Selbach Scheffel em Seg Jul 21, 2014 8:33 am

Exatamente isso que parece, Mitch!
E o que eu faço com esse tipo de mancha? Existe algum "perigo" de deixá-la assim? Existe algum jeito de retirar?

Abc
Rafael Selbach Scheffel

Mensagem por Mitch Macgregord em Seg Jul 21, 2014 8:44 am

A mancha normalmente nao saira nao pode diminuir um pouco lavando com vanish, mas nao vai sair pois atravessou o selo.

Ou encontra outro selo para colocar no lugar deste na coleçao ou guarda este assim

Mitch Macgregord

Mensagem por odilo em Seg Jul 21, 2014 9:11 am

O Mitch tem razão, quando a mancha penetra no papel ai não tem mais como tirar.
Se tiveres selos assim, danificados ou com valor de catálogo bem baixo, use eles para testar a limpeza. Seja com Vanish, água sanitária diluída, lavagem para tirar ferrugem com permanganato de potássio e bissulfito de sódio, entre outros.
Tente também fazer o tratamento só no local, evitando dos líquidos atingirem a tinta do selo. Isto pode ser feito com cotonetes embebidos com os respectivos líquidos.
Em todo caso vai continuar a mancha, mas ela poderá diminuir de intensidade.
O melhor ainda é ficar atento para uma oportunidade e trocar o selo por um em melhor estado.
Até mais.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos (1918-1929).
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por Convidado em Seg Jul 21, 2014 9:16 am

Depende do selo Roberto , tem selos que tem um valor pequeno p/ ficar tirando a charneira , melhor seria comprar outro NN , agora quando se trata de selos raros com charneira e que se pede uma Certificação aí se remove a charneira para examinar a espessura do papel por ex.

Convidado
Convidado

Mensagem por H Roberto em Seg Jul 21, 2014 1:15 pm

Valeu Iury...atualmente não tenho nenhum com charneiras....apenas essas marcas. Como costumam grudar com outros depois de algum tempo separo um a um.
Vou proceder assim: Deixar de molho na água morna por algumas horas...deixar secar na sombra (no sol eles envergam...já fiz a experiência) e depois de secos passar talco com cotonete. Depois deixar uns 2 dias dentro algum livro com páginas em branco.
H Roberto

Mensagem por Rafael Selbach Scheffel em Sex Jul 25, 2014 8:32 pm

Prezados,

Obrigado a todos pelo compartilhamento do conhecimento.

Para dar um retorno a vocês: obtive resultados de bons a regulares lavando os selos em água morna. Alguns a mancha diminui bastante, mas não desapareceu. Me pareceu que este é o melhor caminho, pois o selo deixa de ficar em contato com a cola (imagino que se a cola ficar pode piorar a situação com o tempo).

Abraços,
Rafael Scheffel
Rafael Selbach Scheffel

Mensagem por JOSE RENATO em Sab Jul 26, 2014 9:56 am

Iury Nobre escreveu:Depende do selo Roberto , tem selos que tem um valor pequeno p/ ficar tirando a charneira , melhor seria comprar outro NN , agora quando se trata de selos raros com charneira e que se pede uma Certificação aí se remove a charneira para examinar a espessura do papel por ex.

Nada disso, não precisa tirar a charneira...... É só medir o selo onde não tem charneira.

JOSE RENATO

Mensagem por Convidado em Sab Jul 26, 2014 10:05 am

No Caso de Certificar com detalhes principalmente a espessura do papel do Selo deve sim tirar a charneira pois o selo deve passar por um processo de lavagem em água morna p/ que possa sair também vestígios de cola , qualquer expert sabe disso.

Convidado
Convidado

Mensagem por JOSE RENATO em Sab Jul 26, 2014 10:28 am

Iury Nobre escreveu:No Caso de Certificar com detalhes principalmente a espessura do papel do Selo deve sim tirar a charneira pois o selo deve passar por um processo de lavagem em água morna p/ que possa sair também vestígios de cola , qualquer expert sabe disso.

Então tá então!!!!!! Como eu não sou "expert" caso encerrado!

JOSE RENATO

Mensagem por Convidado em Sab Jul 26, 2014 12:27 pm

Tente lavá-lo em solução de água com 10% de água sanitária, por 5 minutos. Após isto enxague-o em água morna
substituindo-a umas 3 vezes no mínimo , assim se retira a charneira , finalmente, espere secar e molhe o ligeiramente com benzina e depois deixe-o secar naturalmente. Após isto você pode medir a espessura do papel .

Convidado
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: