RHM e certificado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: RHM e certificado

Mensagem por Motoka36 em Qua Jul 23 2014, 14:47

Ulrich Schierz escreveu:Amigos,

No que diz respeito à questão das variedade, conheço só o critério adotado pela Alemanha - "variedade é aquela que, comprovadamente e por comparação, ocorre em no mínimo 5 exemplares". e é aceita pelos editores do Michel somente mediante o fornecimento de provas cabais (seles em natura). Eu estou exatamente neste momento trabalhando numa questão assim. Sou associado ao Grupo de Trabalho Brasil da Sociedade Filatélica Alemã. Nela um dos membros é o elo entre as emissões brasileiras - variações - e a editora do Michel. Estamos tentando provar que há sim uma variação dos regular da série Serviços Postais - o RHM 847 de 2009 e o 850 de 2010. O Glauber me forneceu imagens excelentes dos dois tipos e isto com dois exemplares de cada. Agora o Michel nos pediu que fonecessemos respectivamente dois exemplares de cada em natura para comprovação física. Curioso é que eles já haviam incluso no seu catálogo ambos, mas depois retiraram e nos complemento de catálogo indicado a revisão das numerações, excluindo a do 850. Se alguém dos forumeiro me poder fornecer dois de cada (eu nunca me preocupei com isto já que não coleciono regulares) ficaria muito grato. Afinal, cabe a nós brasileiro informar corretamente sobre nossas emissões. Os editais da ECT não são suficiente para isto.

Abraços

Ulli

Uli, no Catalogo RHM 2013 constam o 847 e 850.
No caso do Michel, eles teriam um numero para o 847, e o com moldura azul para uma variante do 847 ?

Vou verificar de noite e vejo se tenho pelo menos um de cada.

Acho q o edital só faz menção à primeira versão do selo, q seria o 847, certo ?

Abraços

Mensagem por Ernane Ferreira em Qua Jul 23 2014, 15:32

OLá, amigos.
Enviei um email ao Júlio da Filatelia77 ao questionamento se o catálogo foi ou não comprado, e ele me respondeu:

O Catálogo RHM continua sendo editado pela Editora RHM, tendo como editor o Peter Meyer.

Eu apenas colaboro, desde 2007, na atualização das novas emissões e nas cotações do período pós real.

Ernane Ferreira

Mensagem por Selonarth em Qua Jul 23 2014, 16:43

Opa, então quanto ao assunto da RHM e Filatelia 77, resolvidos e peço desculpas pelo engano cometido. Acreditei no que haviam me dito......

Fernando, fiz uma rápida observação do texto e é muito interessante as definições. Sendo assim pergunto:
1- uma folha quando sofre um processo de erro na denteaçao atingindo o selo é acidente ou um fenômeno regular?
2 - como os filatelistas tem tratado sobre esse assunto em questão?

Já vi algumas pessoas vendendo essas peças, inclusive eu, possuo algumas poucos delas, porém, não vi isso como uma possível variação nas literaturas, pelo menos naquelas que possuo.

E sobre as tonalidades, alguém pode me responder?

Sei que em determinados momentos/épocas, os selos acabaram sendo impressos em outras máquinas e que permitiram uma tonalidade diferente da outra. Mas mesmo assim, o que define essa peça ser uma variação ou não?

Vou citar um exemplo:

RHM 649 (Capela de São Roque), cujo catálogo informa ser uma tonalidade "Oliva Esverdeado". Sua variação é uma "Oliva amarelado", mas como é definido essa questão?

Creio que os colegas com muitos anos de vivência filatélica, saibam diferenciar uma da outra, o que para um leigo, poderia ser algo ainda muito duvidoso.

Estou tentando monta uma base de "REFERÊNCIA" de alguns selos variações a fim de facilitar a separação e classificação, mas para que tudo isso aconteça, é necessário entender como é feito a distinção de um selo e outro.

Alguém por um acaso teria uma base "REFERÊNCIA" que pudesse discorrer sobre o assunto e abordá-lo como um tema aqui no fórum?

Alguns selos tenho serias dúvidas, pelo fato de possuírem muitas tonalidades diferentes, entender com o olhar daquele que o classificou ou nunca ter presenciado uma peça dessas.

Exemplo do que falei agora:

RHM 647a (castanho avermelhado)
RHM 648a (Groselha)
RHM 648b (Tijolo)
RHM 650a (azul esverdeado)
RHM 651a (Castanho amarelado)
RHM 652a (Laranja)
RHM 684c (Flores azuis)

Claro, não são apenas essas, existem outras que tenho dúvidas, mas ficaria inviável nesse momento que eu as colocasse aqui no fórum. Sendo assim, listei algumas no qual tenho buscado informações, porém sem sucesso.

Creio que as diferenças em selos isolados sejam mais difíceis do que nos selos em folhas, porém, creio que, tanto para uma como outra, as distinções estão bem definidas, bastando apenas que o detentor de tal conhecimento, possa compartilhá-la.

Selonarth

Mensagem por JOSE RENATO em Qua Jul 23 2014, 17:07

Selonarth,

Nós já discutimos isso em outros tópicos.

Tem tantos fatores que fazem um selo mudar de cor (fatores naturais e fabricados) que acho muito difícil especificar com certeza sobre cor de selos.

Eu como colecionar de Império, vejo que TODOS os selos (Inclusive os de cor única - Olhos de Boi, Inclinados, Verticais) tem GRANDE variância de tonalidade, causadas por diversos fatores naturais.

Se formos enveredar para os D. Pedro, em cada valor, há uma nuance de cor muito grande, o que causa a existência de algumas cores básicas e outras sub-cores.

Se formos para a série CRUZEIRO aí a coisa se torna caótica, pois parece que eles usavam uma cor para cada dia.

Eu, já relaxei para tentar identificar essas cores.... Só preocupo se a cor for NOTADAMENTE diferente e possível de identificar.

Até mais,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por Selonarth em Qua Jul 23 2014, 17:59

Ok Renato,
muito agradecido e vou procurar em outro tópico sobre o assunto, mas ainda assim, definiram no catálogo essas variações para as séries que citei, tais diferenças de tonalidades.

Sendo assim, em meio aos colegas experientes filatelistas, há algum que possa ajudar nesse sentido? que possa trazer a tona o conhecimento que me parece ser um segredo de estado tão grande que não há quem o queira revelar?

Falo isso com propriedade, principalmente porque ao correr atrás dessas informações, foi isso que me disseram (SEGREDO DO NEGÓCIO).

Selonarth

Mensagem por Psique10 em Qua Jul 23 2014, 23:57

Olá pessoal, andei dando uma pesquisa sobre certificado e percebi que o certificado dado pelo Peter M. é muito parco, pobre comparado com o certificado dado por um outro avalista que esqueci o nome agora  Embarassed mas o certificado dado pelo avalista encontra-se na Filatélica Brasília. Procurem o olho de boi lá. O certificado dele está muito bem detalhado, enquanto que o do Peter, só fala no geral de algumas linhas, não detalha nada. É praticamente impossível que um Olho-de4-boi com mais de 170 anos não tenha sofrido a ação do tempo, falhas, defeitos, regomado ou restaurado enquanto que o do outro fala até da espessura do papel etc. Observem e vejam como está muito mais claro, mas é caro pra caramba. Só 5.000 reais.
Psique10

Mensagem por FernandoSilva em Qui Jul 24 2014, 00:02

Psique,
Achei interessante seu comentário. Já tinha pensado sobre requisitos que devem constar em um certificado, mas nunca comparei nem analisei nenhum em específico com esse intuito.
Abraços,
FernandoSilva

Mensagem por Psique10 em Qui Jul 24 2014, 00:08

Obrigado. Li sua postagem ontem pela manhã e achei muito interessante o assunto e fiquei pensando e resolvi pesquisar pra ver se encontro o de outros.
Psique10

Mensagem por JOSE RENATO em Qui Jul 24 2014, 08:48

Colegas,

Os melhores certificados no Brasil são do Fevereiro e do Taveira, bem detalhados e técnicamente bem coerentes e fundamentados.

Apesar que os do Taveira são bem poucos, alguns filatelistas evitam fazer para evitar problemas.

Conheço pelo menos umas 5 pessoas que poderiam fazer certificados, pois tem conhecimento profundo, mas não querem entrar nesse ramo perigoso.

Um abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por Ernane Ferreira em Qui Jul 24 2014, 08:56

somricardo escreveu:então vejamos, (lógica matemática que é minha área...) se eu compro um selo RHM, e pago o certificado, o expert emite um documento que comprova que aquele selo é verdadeiro, então se eu não pagar o certificado o selo em questão não deixa de ser verdadeiro concordam? então qual a serventia de pagar este documento? já se eu comprar um selo rhm e ele for falso, no certificado virá dizendo que é falso? ou eles vão fazer um estudo do selo e depois me dizerem que era falso e então escolher outro???
não existe lógica plausível para que vendedor possa ser o mesmo expert...

Então fazemos assim: Você compra o selo, guarda a nota fiscal, tira uma foto do mesmo ou tira um print da página na qual você comprou e deixa arquivado.
Ernane Ferreira

Mensagem por Convidado em Qui Jul 24 2014, 10:05

Se vc tiver um selo que vc acha que deve Certificar é bom que seja um selo que vc sabe que não tem defeitos , por que se não depois vc fica com o selo mal falado , a não ser se vc quer saber se a peça é autêntica , p/ que fique bem esclarecido todo o processo.
Já mandei Certificar Oho De Boi e Inclinados com Papel Remanescente.

Convidado
Convidado

Mensagem por FernandoSilva em Qui Jul 24 2014, 10:34

Ricardo, essa questão que você levantou é justamente a que me aflige, mas você levantou a bola e o Ernane cortou.

Ernane, seu comentário matou a pau. Bem colocado. Tira uma foto de tudo junto, guarda a documentação e tem um certificado.
FernandoSilva

Mensagem por Ernane Ferreira em Qui Jul 24 2014, 10:59

A Questão também não é um selo mal falado. A questão é querer mostrar ou não seu selo.
Há muita gente falando que é isso, que é aquilo,falso ,que é verdadeiro.
Veja bem o que aconteceu aqui no fórum sobre selos do império ( o prejuízo) junto as caixas postais. Definitivamente não coleciono império por isso. As vezes muito barulho por nada e sem razão. Não ter a peça em mãos complica e muito a avaliação.

Quanto a nota fiscal (e se) não descrever o selo que você comprou simplesmente exija que o vendedor faça isso. Se não fizer não compre (simples assim).
A olho de boi é uma delas que descreve os itens. (exemplo).
Ernane Ferreira

Mensagem por Ulrich Schierz em Qui Jul 24 2014, 11:42

Olá Motoka36

Vamos ver se consigo explicar a questão dos RHM 847 e 850. O Michel cataloga as emissões rigorosamente pela data de emissão. Sob a data de 20/3/2009 encontramos o número 2583, correspondendo ao RHM 847, emitido em 2009. Mais adiante, indicando a data de emissão maio 2010, o número 2593 correspondendo ao RHM 850. Entretanto, logo depois do 2583 há uma nota informando uma alteração de numerações de forma que o 2593 passa a ser o 2583, e aquele eliminado. Isto indica que originalmente haviam catalogado as duas emissões mencionadas no RHM, revogando posteriormente estes registros.

Eu me deparei com esta questão quando elaborei o estudo de correlação das numerações de catálogo RHM/Scott/Michel/Y&T - é que eu não coleciono regulares e não havia me havia me preocupado com esta questão. Quando constatei, passei uma mensagem pelo fórum, perguntando se alguém poderia me conseguir imagens dos dois tipos. O Glauber me enviou respectivamente duas do 847 e duas do 850 que repassei, através do Grupo de Estudos Brasil da Sociedade Filatélica Alemã,que é o elo de ligação com o Michel para estas questões, para que entrassem em contato com a editora.

A resposta foi que, como não teriam base de comparação - não teriam no mínimo dois selos de cada em mão para constatar tratar-se de duas emissões e não uma falha esporádica de impressão. por isso estou em busca de dois de cada selo para esta comprovação. Eu sei que este tema não se enquadra exatamente no item aqui abordado - certificação - mas não deixa de ser uma variação do mesmo. Afinal, na minha opinião cabe a nós filatelistas tomar a iniciativa de corrigir este tipo de dúvidas - não vejo os editores de catálogos se preocuparem em buscar ou oferecer esclarecimentos. Ficaria grato a todos que puderem me auxiliar neste particular.

Abraços

Ulli
Ulrich Schierz

Mensagem por Selonarth em Qui Jul 24 2014, 12:04

Ulrich Schierz,
poderia propor a você que fosse aberto um novo tópico, pois postei dúvidas referentes também a variação e que não se encaixaram neste assunto.

Tanto é que minha dúvida esfriou no tópico.

Sendo assim, ficaria mais fácil até para aqueles que queiram ajudar e pesquisar futuramente sobre a questão.

Obrigado pela MP aos amigos que tentaram responder a minha dúvida!

Selonarth

Mensagem por Ulrich Schierz em Qui Jul 24 2014, 12:49

Selonarth

Entendi tua colocação. Acontece que só respondi ao Motoka 36 pois sua colocação estava neste tópico

Sds

Ulli
Ulrich Schierz

Mensagem por Motoka36 em Qui Jul 24 2014, 13:44

De posse destas informações, liguei para a Agência Filatélica a qual tenho contato, e verifiquei a disponibilidade destes selos.

E, para a minha surpresa, estes selos "sumiram" do balcão.

A atendente chegou a me dizer que um conhecido comerciante de selos "rastreou e arrematou" tudo o que havia em folhas inteiras deste selo.

Enfim, comprar o mesmo nos Correios nem pensar.

Por ser um selo regular, achei que o mesmo tinha uma tiragem muito alta ou quase ilimitada. Haja visto que o selo que tem a moto (Sedex) é fartamente distribuído.´Então a atendente me explicou que por ter valor facial (R$ 1,00), e este valor não corresponder exatamente a um porte específico, sua tiragem é menor.

Seria interessante ter o edital, pois me parece que foi um edital único.

Verifiquei em minha coleção e realmente só tenho uma peça de cada, de forma que não consigo disponibilizar tal selo para envio à Alemanha.

Talvez a saída fosse adquirir no mercado 2 unidades de cada.

Abraços e obrigado pelos esclarecimentos.

Caso desejem, os moderadores podem retirar esta parte da discussão para outro tópico mais apropriado.

Mensagem por Mitch Macgregord em Qui Jul 24 2014, 14:51

Amigo de qual selo fala para que eu veja pois como recebo muitas cartas do Brasil talvez eu tenha mint ou carimbado deste selo

Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por Ulrich Schierz em Qui Jul 24 2014, 15:29

Amigo Mitch

Procuro respectivamente dois selos RHM 847 e dois RHM 850 - é a emissão "telegrama" da série Serviços Postais - no 847 o indicativo de valor R$ 1,00 tem fundo branco, no 850 esta indicação tem fundo azul caro
Ulrich Schierz

Mensagem por Mitch Macgregord em Qui Jul 24 2014, 15:40

procura usado ou mint?

Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez
Mitch Macgregord

Mensagem por Selonarth em Qui Jul 24 2014, 16:12

Caro Ulrich Schierz,
talves eu os possua aqui comigo, mas somente não entendo a diferença de um para outro, se puder me explicar, posso dar uma olhada aqui no meu material.

Selonarth

Mensagem por Ulrich Schierz em Qui Jul 24 2014, 18:15

Olá Selonarth

Agradeço - tal como escrevi para o Mitch, aqui as diferença entre as duas emissões: procuro respectivamente dois selos RHM 847 e dois RHM 850 - é a emissão "telegrama" da série Serviços Postais - no 847 o indicativo de valor R$ 1,00 tem fundo branco, no 850 esta indicação tem fundo azul caro
Ulrich Schierz

Mensagem por Mitch Macgregord em Qui Jul 24 2014, 18:21

usado ou mint?

Mitch Macgregord

Mensagem por Ulrich Schierz em Sex Jul 25 2014, 11:23

Olá Mitch,

Tanto faz, usado ou mint - o que importa é a comprovação. Até acredito que usado faz mais sentido, já que é um exemplar realmente postado e aceito pelos correios.
Ulrich Schierz

Mensagem por Psique10 em Sex Jul 25 2014, 11:52

Ulrich, acho que tenho mas em envelopes circulados vou constatar e se achar algum solto aviso. Os que estão em envelope circulado posso descolar com benzina já que eles são auto-adesivos e tem uma cola muito forte se não estou enganado.
Psique10

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: