classificação da série madrugada republicana

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

classificação da série madrugada republicana

Mensagem por somricardo em Dom Jun 29 2014, 14:16

boa tarde, gostaria de saber se alguém conhece algum material (que de preferência possa ser disponibilizado para todos) sobre a classificação da série madrugada republicana, esta é uma das séries mais difíceis de classificar em minha opinião, achei inclusive pior que os vovós, quanto a denteação, consigo identificar, porém é uma mistura de informações no catálogo muito grande, por exemplo:

Vi nas variedades a tal cabeça retocada, mas no selo não encontrei onde seria aquele retoque, nem mesmo na própria imagem do catálogo;

Os 100 réis com zeros em ponta, até entendi, aparentemente a ponta superior dos zeros não é redonda, mas a informação é mal explicada, inicialmente achei que os zeros estariam de ponta a cabeça...

meia lua entendido... carrapato entendido... flecha entendido... 7 na efígie entendido e já foi inclusive mostrado um aqui...

distinção entre selos 1894 e 1897

10 réis, a distinção é feita apenas na escrita inferior onde aparece (1894) DEZ 10 REIS e (1897) REIS 10 REIS.

50 réis, identificação pela falha acima do S de reiS do lado esquerdo, esta é a única forma de classificar?

100 réis, linhas interrompidas no nariz, ou eu tenho um problema de visão muito grave ou os dois selos apresentados no catálogos possuem interrupções no nariz, seja grande ou pequena... como classificar???

Onde está a diferença dos demais selos de 1894 em relação a 1897? só existe diferença nestes três?

Cabeças trocadas, de 200 com S no cabelo ok, de 500 com C no cabelo ok, de 700 com linhas que encostam na nuca??? e no queixo? as linhas não encostam no queixo dos demais??? linha do nariz interrompida? apenas no 700 existe isso?

tipo 1894 novas cores
o rhm 2010 cita o selo de 100 réis 95 denominado vermelho vermelho, na imagem o 95 é rosa o 96 é que é vermelho....

o de 200 réis quando cita 97 com linha, 98 sem linha, nas imagens parece ser invertido, 97 a linha indicada vai apenas até o R de brazil, já no selo 98 a mesma linha branca contorna todo o desenho

Margem grande entre os selos... de quanto é a margem nos selos com a margem "pequena" já que cita margem grande neste caso? como eu só tenho selos isolados, alguns apresentam margem em dois lados geralmente, porém como saber se esta margem é do selo de margem grande ou seria dos iniciais? os selos primeiros não tinham margem branca entre os selos???

abraços,
Ricardo Silva
somricardo

Re: classificação da série madrugada republicana

Mensagem por Agenor em Dom Jun 29 2014, 15:28

eu tenho uns poucos aqui e ainda não me atrevi a entender essa classificação.
Agenor

Mensagem por mp_rj em Dom Jun 29 2014, 15:37

Tenho até medo de mexer neles...
mp_rj

Mensagem por Mitch Macgregord em Dom Jun 29 2014, 15:42

Eu estou classificando aos poucos os meus tenho muitos

Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez
Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por odilo em Dom Jun 29 2014, 16:02

Olá Ricardo,
Eu tive o prazer de ver uma coleção só desta série numa exposição estadual aqui em Florianópolis em 1975.
Acredito que muita coisa existe que não esta catalogada. Mas para se chegar a este ponto devemos ter muitos destes selos e examinar cada um deles e ir registrando o que se encontra.
No catálogo, além da diferença nas imagens, temos o picote, papel e cor.

Sobre a questão da margem, tenho aqui o RHM 89/90 - 47º Edição - Vol. 1 - que diz que a margem grande é de 3 mm no de 100 réis e 2 mm nos demais.

Quanto as cores, não consegui até hoje o padrão em que o RHM se baseia.

O 96 de 100 réis diz aqui no catálogo que é rosa vivo.

Não sei se ajudei um pouco ou compliquei mais.

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. NOVO: Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos - Já no Colnect
Atenção para novo endereço:
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Mensagem por somricardo em Dom Jun 29 2014, 18:27

Mitch Macgregord escreveu:Eu estou classificando aos poucos os meus tenho muitos

Amigo Mitch qual catálogo está usando para classificar? se for possível poderia me enviar imagem desta parte por email ? obrigado,

aos amigos que não se atrevem a mexer neles, eu também penso igual mas já cataloguei todos os demais do Brasil que eu tinha então agora tenho que ir mexendo nestes...

Vou ver se posso escanear, sao muitas paginas. Eu classifico pelo catalogo RHM e procuro sempre novas variedades ou erros que sejam de impressao ou outro
somricardo

Mensagem por Ernane Ferreira em Dom Jun 29 2014, 18:31

Eu também não me meto a olhar estes selos. O Catalogo está muito confuso nas explicações e falta de imagens de cada selo emitido.

Ernane Ferreira

Mensagem por somricardo em Dom Jun 29 2014, 18:31

odilo escreveu:Olá Ricardo,
Eu tive o prazer de ver uma coleção só desta série numa exposição estadual aqui em Florianópolis em 1975.
Acredito que muita coisa existe que não esta catalogada. Mas para se chegar a este ponto devemos ter muitos destes selos e examinar cada um deles e ir registrando o que se encontra.
No catálogo, além da diferença nas imagens, temos o picote, papel e cor.

Sobre a questão da margem, tenho aqui o RHM 89/90 - 47º Edição - Vol. 1 - que diz que a margem grande é de 3 mm no de 100 réis e 2 mm nos demais.

Quanto as cores, não consegui até hoje o padrão em que o RHM se baseia.

O 96 de 100 réis diz aqui no catálogo que é rosa vivo.

Não sei se ajudei um pouco ou compliquei mais.

Amigo Odilo, obrigado pelas informações, poderia me enviar imagem das páginas do catálogo que falam dos madrugadas? sobre o 96 realmente no catálogo 2010 quando fala da diferença entre 95 e 96 as imagens estão invertidas, rosa no 95 e vermelho no 96.
sobre as margens grandes de 3mm e 2mm são para os que possuem margem grande, e nos selos de margem pequena?
Estou separando por denteação e algumas diferenças que consigo ver, papel somente no olho já que não tenho equipamento para medir espessura. Cor também é um problema, vai no olho mesmo...
somricardo

Mensagem por somricardo em Dom Jun 29 2014, 18:32

Ernane Ferreira escreveu:Eu também não me meto a olhar estes selos. O Catalogo está muito confuso nas explicações e falta de imagens de cada selo emitido.

realmente difícil mas uma hora temos que começar... Estou tentando mas realmente é muito difícil...
somricardo

Mensagem por somricardo em Dom Jun 29 2014, 19:07

Selos que encontrei pelo fórum de outros amigos sobre variedades, estou colocando todos por aqui para que possamos classificar os que já temos,

Antonio C. Pulsy escreveu:Este selo é para quem coleciona Madrugada Republicana, anomalia/variedade de impressão em destaque, catálogo RHM nr. 102, carimbado.

> a) Numeral "7" na Cabeça!!!

Minhas peças colocadas aqui, caso haja interesse de aquisição, as mesmas poderão ser negociadas para isso é só contatar-me!!!

Outro com o numeral 7 no primeiro selo do conjunto
Agenor escreveu:acho que agora ficou melhor, espero.

De um leilão do José Renato feito a algum tempo, temos a imagem do selo com a variedade tipo Flexa, 102F vejam do lado direito o último da penúltima linha de selos:

assim que encontrar mais imagens vamos postando, assim ajuda na classificação dos amigos, vou também postando tudo que descobrir sobre como classificar os selos tipo.

abraços
somricardo

Mensagem por odilo em Dom Jun 29 2014, 20:49

Quanto aos de margem pequena, podes ver nestes selos ai, que tem uns que não tem margem. O picote começa onde termina a imagem ou quadro.
Veja no seu e-mail, vais receber as folhas.
Bom divertimento,

Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes. Recente: Um país um selo. Futuro: Recortes de história postal. NOVO: Reino dos Sérvios, Croatas e Slavos - Já no Colnect
Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

Mensagem por somricardo em Dom Jun 29 2014, 21:14

obrigado Odilo.
somricardo

Mensagem por Norman em Dom Jun 29 2014, 23:52

A cabeça retocada (RHM 84H), em selo novo:

Observe as linhas onduladas que partem da perna do "T" de "ESTADOS" e sobem para direita e para cima até a orelha da efígie. São os retoques mais pronunciados, que são usados para identificação da chapa retocada. No selo de chapa normal (não retocada) você não encontra essas linhas.

Norman

Mensagem por Norman em Dom Jun 29 2014, 23:58

Zeros em ponta (Neste caso, é o RHM 102Z, sem filigrana). Os cinco selos superiores com a variedade, os cinco selos inferiores, sem ela. Veja que na verdade são também um caso de retoque nas chapas, os cantos dos zeros foram retocados por algum motivo, e não são mais redondos, porém mais irregulares, mais "rombudos"... daí portanto o "em ponta". Essa variedade existe também no RHM 84 e 93 (100 réis vermelho e preto) e no 110 (100 réis vermelho com filigrana).

Norman

Mensagem por Norman em Seg Jun 30 2014, 00:15

Mais algumas chapas retocadas (84H), agora em pares.

Em cada par um selo tem a chapa retocada e outro não tem (não necessariamente nesta ordem). Bom para treinar o olho:

Norman

Mensagem por somricardo em Seg Jun 30 2014, 08:30

Norman muito obrigado por estas informações, vou começar a classificar os meus, separando por denteação, tipos, e verificando estas informações das variedades, qualquer dúvida posto por aqui. Nestes últimos em pares podemos ver a margem entre os selos que é algo em torno de 1mm creio que seria de 1894, o primeiro par tem margem maior a esquerda, será da lateral da folha?
somricardo

Mensagem por Agenor em Seg Jun 30 2014, 10:26

Norman e somricardo,

quando penso que já vi de tudo não vi nem a metade, rsrsrs...agora vou me dedicar a esses selos e qualquer novidade eu posto aqui.
Agenor

Mensagem por mp_rj em Seg Jun 30 2014, 10:32

Amigos, achei esse texto interessante, lá vai...

As Cabeças Trocadas do Selo de 100 Réis da emissão Madrugada Republicana - por Antonio Perez Peixoto

Principais características para identificação.

Cabeça de 1894 a) folha vertical superior tem extremidade estreita e alongada; b) não há interrupção das linhas que passam do nariz à face; c) a linha anterior ao pesco é quase reta; d) risco preto no pescoço; e e) em cima da sobrancelha, pequeno risco.

Cabeça de 1897 a) folha vertical superior ponteaguda e recurvada para trás; b) nariz levemente arrebitado cujas linha interrompem-se ao chegar a face. exceção da 1 a. e 3 a. linhas sendo de baixo para dma; c) adiante e acima da folha inferior há uma linha branca sinuosa nos cabelos, mais nítida que as outras; d) as linhas horizontais que formam o fundo não chegam a tocar a efígie na nuca e no queixo; e e) acentuada curvatura do pescoço.

Cabeça Negra a) as linhas brancas que ficam no contorno do cabelo falham ou desaparecem face utilizaçãode chapas gastas; b) não há interrupção das linhas que passam do nariz à face; c) risco preto no pescoço; e d)linha anterior do pescoço quase reta.
Temos 2 tipos: 1) sem crescente e 2) com crescente. (marca branca ao lado do “a” de brazil - area “f”)

Cabeça Retocada a) 2 traços brancos sinuosos colocados em linha obliquamente para trás da orelha; b)linhas contínuas no nariz; c) orelha com largo e convexo lobo; i) linhas brancas encaracoladas nas franjas; e e) pescoço reto.

As Cabeças Trocadas: breve descrição. Como as matrizes da efigie de 100 réis já se achassem demasiadamente gastas, face as constantes reproduções, foi utilizado como recurso, na ocasião, aproveitar-se as efígies dos outros valores (200 réis, 500 réis e 700 réis) que eram muito menos utilizadas e, que neste caso, apresentavam melhores condições de uso. São conhecidas 21 posições das cabecas trocadas sendo que o selo de 200 réis apresenta 6 posições, o selo de 500 réis apresenta 8 posições e o selo de 700 réis apresenta 7 posições. todas as posições são distribuídas em 4 composições na chapa ii.( 2a,2b1,2b2 e 2d)

Principais características para identificação.

Cabeças Trocadas 200 réis a) folha vertical superior igual a do 100 réis; b) as linhas do nariz interrompem-se ao chegar a face, exceto a 1a. e 4 a. linha (de baixo para cima; c) uma marca branca (formato be uma letra “s” invertida); d) a linha anterior do pescoço é curva; e) em frente ao cabelo, sobre o olho, há 2 mechas; f) espaço atrás da cabeça e em frente do rosto sem interrupção das linhas; e g) a folha acima da orelha é larga no meio. 200/05: chapa 2a2, posição e-01, papel a-2; 200/15: chapa 2b1, posição e-10, papel a-3; 200/16: chapa 2b1, posição d-08, papel a-3; 200/17: chapa 2b2, posição e-05, papel a -2; 200/18: chapa desconhecida; posição desconhecida, papel a-3; 200/19: chapa desconhecida; posição desconhecida, papel a-3.

Cabeças Trocadas 500 réis a) a folha vertical superior tem forma comum mas é arredondada na ponta; b) as linhas do nariz estão interrompidas ao chegar a face, com exceção da 1a. e 5 a. linhas de baixo para cima; c) para trás da orelha, há um traço branco nos cabelos em forma de “c”; d) a 1o. linha superior do pescoço é mais grossa que as outras e a 2a. linha é mais fina e falha; e f) a linha anterior do pescoç é quase reta. 500/07: chapa 2b1, posição e-07; 500/08: chapa 2b1, posição e-08; 500/09: chapa 2b1, posição e-09 (1o. estado); 500/09a: chapa 2b1, posição e-09 (2o. estado), com crescente (defeito secundário na moldura); 500/10: chapa 2b1, posição d-06; 500/11: chapa 2b2, posição e-10; 500/12: chapa 2b2, posição d-29; 500/13: chapa 2d, posição d-12; 500/14: chapa 2d, posição d-13;

Cabeças Trocadas 700 réis a) as linhas do fundo encostam na nuca;b) as linhas do nariz não se interrompem ao chegar a face, excecao da 4a. linha de baixo para cima que ocorre muito lige[ramente; c)orelha quase sem vestigios; d) linha inferior do pescoço é curva; e) as linhas do fundo da efigie tocam o queixo desta; f) as folhas do louro são iguais as de “1897”. 700/95: chapa 2a2, posição e-45 papel a2 (10estado) 700/95: chapa 2a2, posição f-45, papel a2 (20. estado) (“borboleta” defeito secundário de centro) 700/01: chapa 2b1, posição e-06, papel a2 700/02: chapa 2b1, posição d-09, papel a2 700/03: chapa 2b1, posição b-39, papel a2 700/04: chapa 2b2, posição e-41 papel a2 700/05: chapa 2b2, posição d-31, papel a2

Fonte:
lube Filatélico do Brasil
mp_rj

Mensagem por odilo em Seg Jun 30 2014, 13:15

Até eu estou animado a dar uma olhada nos meus. São poucos, mas o trabalho vai ser grande. Obrigado amigos por compartilhar.
Até mais.

Caixa Postal, 7018
Florianópolis-SC
88025-970
odilo

Mensagem por somricardo em Seg Jun 30 2014, 16:31

e a cada momento chegam mais informações, obrigado a todos que estão ajudando a aumentar este conjunto. breve colocarei algumas imagens dos meus já classificados e aguardo a opinião dos amigos.

Ricardo
somricardo

Mensagem por somricardo em Sab Jul 05 2014, 15:06

voltando a identificação destes, encontrei dois selos com filigrana, infelizmente não é possível identificar, até consegui identificar as letras, mas estas aparecem nas duas filigranas então vão para as indistintas...

como o catálogo é bem bagunçado no tocante a estes selos, quantos são os selos tipo?
entendi assim:
1894
81 - 10 reis
82 - 20 reis
83 - 50 reis
84 - 100 reis
85 - 200 reis
86 - 300 reis
87 - 500 reis
88 - 700 reis
89 - 1000 reis
90 - 2000 reis

1897 (modificados)
91 - 10 reis (reis 10 reis)
92 - 50 reis (falha acima do S)
93 - 100 reis (linhas interrompidas)

1900 (novas cores)
94 - 50 réis (verde)
95 - 100 reis (vermelho com linha)
96 - 100 reis (rosa sem linha)
97 - 200 reis (com linha)
98 - 200 reis (sem linha)

1902/1905 (margem grande)
99 - 10 reis (igual o 1894)
100 - 20 reis (igual o 1894)
101 - 50 reis (igual o 1900)
102 - 100 reis (igual o 1900)
103 - 200 reis (igual o 1900)
104 - 300 reis
105 - 500 reis
106 - 1000 reis

1905/1906 (filigranado)
107 - 10 reis
108 - 20 reis
109 - 50 reis
110 - 100 reis
111 - 200 reis
112 - 300 reis

temos mais algum? no caso de 1897 são somente estes mesmo?

Ricardo Silva

somricardo

Mensagem por fabiowong2 em Seg Jan 26 2015, 19:54

Olá amigos,

Sou novo aqui no Forum e gostaria de agradecer a oportunidade de me juntar a vocês. Desde o ano de 2009 eu vinha adquirindo lotes de selos madrugada, sem contudo ter tido tempo até o presente momento de começar a classificá-los. Já havia lido alguns tópicos deste fórum onde alguns filatelistas afirmam que é escasso o material que nos ajude a identifica-los corretamente. E quando se fala das tais "variedades" ainda pior. Concordo com todos. Não tenho praticamente nada a respeito. Possuo aqui o RHM mais recente. No mais, fico pesquisando no site dos comerciantes e vou salvando o que encontro. Comecei colecionando Império, mas me apaixonei pelos madrugadas e tintureiros.
Gostaria de pedir aos filatelistas pra me tirar algumas dúvidas.
1 - Como se chama aqueles "adornos" ou "enfeites" que ficam nas margens laterais e superiores dos madrugadas?
2- Nos selos que mostram uma paisagem, que paisagem é aquela? É diurna ou noturna?
3- Qual a maneira correta de carregar imagens aqui neste fórum, juntamente com minhas postagens?

Na minha opinião, os "madrugas" são muito divertidos de colecionar. Bastou abrir alguns lotes aqui eu encontrei coisas super interessantes que, com a permissão de vocês irei mostrando aos poucos. Posso?

Obrigado desde já e um grande abraço a todos.

fabiowong2

Mensagem por Agenor em Seg Jan 26 2015, 22:16

olá Fábio,

faça sua apresentação nesse link http://selosdobrasil.forumeiros.com/f9-apresentacao

você só terá permissão para postar imagens após 15 dias de sua inscrição.
Agenor

Mensagem por fabiowong2 em Ter Jan 27 2015, 18:16

Obrigado. Visitei o link e fiz uma pequena apresentação. Possuo imagens de algumas variedades que pesquisei ao longo de alguns anos e que não vi ainda citadas aqui. Vou citar as que lembro agora e sei que possuo imagens. Depois poderei compartilhar mais.
"Bandeira na cabeça"
"Pescoço alvo"
"Duas luas".

fabiowong2

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Qui Jan 29 2015, 14:47

Prezado amigo,
no selo meu em questão, por falha minha, faltou mencionar que o mesmo tem "dupla variedade", sendo:
> a) Numeral 7 sobre a cabeça e;
> b) Numeral 7 no ombro.
Antonio C. Pulsy

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: