Apresentação

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Apresentação

Mensagem por Nathália Carneiro em Ter Jun 24 2014, 13:38

Olá, meu nome é Nathália e encontrei o fórum após pesquisar sobre selos variados, tenho selos que eram do meu avô, por consequência do meu pai e agora estão comigo. Apenas lamento não ter conversado com meu pai a respeito de cuidados e organização, pois a coleção esta uma bagunça (nível master de bagunça) e estou na dúvida quanto a classificação, organização, etc, etc. É muito, mais muito selo e não tenho noção de como começar a organizar. Já olhei alguns tópicos que certamente será de grande ajuda, e aos poucos espero por ordem em tudo!

Nathália Carneiro

Re: Apresentação

Mensagem por Antonio C. Pulsy em Ter Jun 24 2014, 13:48

Prezada amiga,
primeira coisa é separar os selos entre novos e carimbados por país, posteriormente, o ideal é ter um catálogo para classificá-los, mas caso você tenha interesse em colecionar algum país específico, ex.: Brasil, os demais você pode trocar por este país que interessa para tua coleção, pois colecionar tudo que tu tens, fica difícil, pois você deverá dedicar algumas horas do teu dia para tomar noção da filatelia, bem como dos demais selos mencionado por você.

Antonio C. Pulsy

http://antonio.pulsy@bol.com.br

Mensagem por zod100 em Ter Jun 24 2014, 13:58

Olá Nathália,
Seja bem vinda ao forum.
Abraços
Paulo Daróz - zod100

zod100

http://selosdobrasil.forumeiros.com

Mensagem por Nathália Carneiro em Ter Jun 24 2014, 14:02

Olá Antonio, obrigada pelas dicas.
Já comecei a separar alguns, mas tem países que não faço ideia de onde são, os mais conhecidos e que eu entendo a língua é mais fácil.
Qual catálogo seria o ideal para classificar selos estrangeiros?
Acredito que o primeiro passo seria comprar um álbum ou lago assim para catalogar, encontrei alguns envelopes de papel de seda e estou usando por hora. Fiz uma pré seleção de acordo com os que pesquisei e os que entendo, tem alguns carimbados que é fácil ver o ano, mas tem alguns que não sei a que ano pertence. Será um longo trabalho mas esta esta sendo bacana de cuidar.

Nathália Carneiro

Mensagem por Nathália Carneiro em Ter Jun 24 2014, 14:03

Obrigada zod 100

Nathália Carneiro

Mensagem por Motoka36 em Ter Jun 24 2014, 15:00

Se está muito desorganizado, vc pode começar separando por país ou ao menos continente, por exemplo.

Com o tempo vc vai refinando a organização, cronologia, emissão, etc etc..

Abraços e conte comigo.

Motoka36

Mensagem por Agenor em Ter Jun 24 2014, 16:05

Nathália,

Seja bem vinda,como os amigos já deram várias dicas vou dar o meu pitaco também, se desejar colecionar por país separe em um classificador e no futuro transfira para os álbuns definitivos. você pode também fazer uma coleção temática, em sua cidade temos alguns amigos aqui no SB que pode fazer contato e uma boa casa filatélica daí: Olho de Boi.
precisando estou as ordens.

Agenor

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Ter Jun 24 2014, 16:09

Saudações Nathália, estou às ordens.

Wilson de Oliveira Neto

http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com/

Mensagem por Mitch Macgregord em Ter Jun 24 2014, 16:17

Muito bem vinda Nathalia,

Aqui no forum escrevendo no motor de busca do forum "catalogo", vai achar varios link's com pdf ou catalogos o que ja pode ajudar. Senao existem varios catalogos, Yvert em frances, RHM em portugues, Michel alemao e assim vai

Coleciono: Fiscais do Mundo anterior a 1900, Belgica anterior a 1947, Carimbologia do Imperio do Brasil (assim que todas as variedades dos carimbos de niteroi do Imperio até 1910), França Imperio, Brasil (coleciono todos selos, cinderellas ....), cartas do mundo anteriores a 1905 e da Alemanha até o Reich incluido. Tematicas: Torra Eiffel, Santos Dumont e Xadrez

Mitch Macgregord

http://selorium.blogvie.com/

Mensagem por JOSE RENATO em Ter Jun 24 2014, 16:23

Nathalia,

Seja bem vinda..... Antes talvez vc deva decidir o que vai colecionar. Isso vai facilitar sua vida...

E antes de mais nada é importante separar os selos com uma pinça ou com uma luva fina ou na pior das hipóteses ter a mão bem limpa para evitar danificar selos.

Tente postar algumas fotos do seu material, talvez alguém tenha uma ideioa melhor do que fazer.

Um abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 

JOSE RENATO

Mensagem por Nathália Carneiro em Ter Jun 24 2014, 17:12

Motoka36 escreveu:Se está muito desorganizado, vc pode começar separando por país ou ao menos continente, por exemplo.

Com o tempo vc vai refinando a organização, cronologia, emissão, etc etc..

Abraços e conte comigo.

Comecei a fazer isso ontem, e inclusive a contar, parei no 6.837 rsrsr, a parte da cronologia que é complicada, a emissão então e falar grego por enquanto é a mesma coisa rsrsrs...mas logo pego o jeito!

Nathália Carneiro

Mensagem por Nathália Carneiro em Ter Jun 24 2014, 17:14

Agenor escreveu:Nathália,

Seja bem vinda,como os amigos já deram várias dicas vou dar o meu pitaco também, se desejar colecionar por país separe em um classificador e no futuro transfira para os álbuns definitivos. você pode também fazer uma coleção temática, em sua cidade temos alguns amigos aqui no SB que pode fazer contato e uma boa casa filatélica daí: Olho de Boi.
precisando estou as ordens.

Obriga, pitacos sempre são bem vindos  Very Happy 
Espero em breve ir até a Olho de Boi ver algum material, principalmente álbuns para poder organizar melhor!

Nathália Carneiro

Mensagem por Nathália Carneiro em Ter Jun 24 2014, 17:17

Wilson de Oliveira Neto escreveu:Saudações Nathália, estou às ordens.

Olá Wilson, obrigada! Aliás já espiei seu blog antes mesmo de entrar no fórum, suas publicações são ótimas. Tenho muito material da Alemanha, estou organizando ainda mas logo mostro algumas fotos, já te digo de antemão, seu blog esta ajudando bastante!

Nathália Carneiro

Mensagem por Nathália Carneiro em Ter Jun 24 2014, 17:18

Mitch Macgregord escreveu:Muito bem vinda Nathalia,

Aqui no forum escrevendo no motor de busca do forum "catalogo", vai achar varios link's com pdf ou catalogos o que ja pode ajudar. Senao existem varios catalogos, Yvert em frances, RHM em portugues, Michel alemao e assim vai

Mas que maravilha, vou procurar, será de grande ajuda!

Nathália Carneiro

Mensagem por Nathália Carneiro em Ter Jun 24 2014, 17:20

JOSE RENATO escreveu:Nathalia,

Seja bem vinda..... Antes talvez vc deva decidir o que vai colecionar. Isso vai facilitar sua vida...

E antes de mais nada é importante separar os selos com uma pinça ou com uma luva fina ou na pior das hipóteses ter a mão bem limpa para evitar danificar selos.

Tente postar algumas fotos do seu material, talvez alguém tenha uma ideioa melhor do que fazer.

Um abraço,

Obrigada pelas dicas José Renato, percebi que muitos são delicados mesmo e evito até tocar. Estou organizando e fotografando conforme dá, mas tem uns selos que percebo que são super frágeis e não quero tocar sem o material adequado.

Nathália Carneiro

Mensagem por Carlos Antonio Prussak Ch em Ter Jun 24 2014, 18:42

Bom dia Natalia, bem vinda ao SB e desde já se sinta convidada para participar no encontro filatelico da agência de CTB, sempre ocorre no 1º sabado de cada mês às 10:00hs da manhã,
veja o link dos encontros realizados:

http://selosdobrasil.forumeiros.com/t2007p15-reuniao-de-filatelistas-na-agencia-filatelica-de-curitiba?highlight=curitiba

Carlos Antonio Prussak Ch

Mensagem por H Roberto em Ter Jun 24 2014, 19:17

Seja bem vinda Nathália...pelo meu pouco conhecimento não tenho dicas a passar mas isso a turma fera já fez e ainda outros farão.
Então apenas parabenizar por não fazer parte daqueles que tem apenas a intenção de vender uma coleção herdada e sim continuar cheers cheers

H Roberto

Mensagem por Sandra Regina Francisco em Ter Jun 24 2014, 19:35

Olá, Nathália!!
Seja muito bem-vinda ao SB!!
Que legal, está aumentando o número de meninas no fórum.... cheers  cheers  cheers  cheers 
Ainda não tenho muito conhecimento, mas se puder lhe ser útil, é só falar.

beijos

Sandra Regina Francisco

Mensagem por Psique10 em Ter Jun 24 2014, 20:22

Oi Nathália, veio ao lugar certo para tirar todas as suas dúvidas de como organizar, classificar todos esses selos etc.  Seja muito bem - vinda ao SB. cheers cheers cheers 
José Augusto.
Coleção: comemorativos do Brasil de 1900 à 2009
Temáticas: Copas do Mundo , Xadrez e Educação: a base de uma sociedade (nova temática).

Psique10

Mensagem por Nathália Carneiro em Ter Jun 24 2014, 20:29

Olá Carlos Antonio, dia 05 estarei lá. Não sabia destes encontros, será bacana  Very Happy 

Nathália Carneiro

Mensagem por Nathália Carneiro em Ter Jun 24 2014, 20:33

Olá H Roberto, obrigada!
Vender não é a minha intensão mesmo, quero continuar e melhorar essa coleção, organizar já é um começo  Smile penso sim em avaliar mas para poder ver o que de fato tenho em termos de qualidade, mas vender não esta nos planos mesmo. Vi que tenho bastante selos repetidos, mas ainda tenho que aprender a classificar etc etc...tenho chão pela frente ainda  Smile 

Nathália Carneiro

Mensagem por Nathália Carneiro em Ter Jun 24 2014, 20:34

Sandra, obrigada pelas boas vindas, de fato percebi que não tem muitas meninas, mas se for pela lógica daqui de casa teremos mais duas  Very Happy pois já estão super empolgadas com a tarefa da organização!

Nathália Carneiro

Mensagem por Nathália Carneiro em Ter Jun 24 2014, 20:36

Obrigada Psique10, estou montando álbuns no facebook e adicionando algumas fotos. Acho que estou começando a organizar a bagunça kkkk.

Nathália Carneiro

Mensagem por Glauber em Ter Jun 24 2014, 21:36

Olá, Nathalia!

BEM VINDA ao SB!!!  cheers  cheers  cheers 

Espero fazermos uma grande amizade. No que precisar, estamos aqui para ajudá-la.

Abraço,

Selos 'usados' de séries básicas.

Glauber

Mensagem por Convidado em Ter Jun 24 2014, 21:43

Seja bem vinda Nathália

Convidado
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 20:01

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte