Os Selos Personalizados

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Qual sua opinião sobre os Selos Personalizados?

3% 3% 
[ 1 ]
9% 9% 
[ 3 ]
28% 28% 
[ 9 ]
16% 16% 
[ 5 ]
44% 44% 
[ 14 ]
 
Total dos votos : 32

Os Selos Personalizados

Mensagem por Glauber em Qua Abr 22 2009, 11:09

Olá, a todos!

Abro este tópico para que possamos debater sobre os Selos Personalizados, não só do Brasil, como de qualquer outro país.

Como devem saber, o Selo Personalizado nasceu na Austrália e alastrou-se por vários países. Espanha, Portugal, EUA, Áustria, Brasil... já possuem seus selos personalizados, porém com algumas diferenças. Enquanto em Portugal, p. ex., pode-se personalizar um selo, por completo, no Brasil, a personalização é feita em uma vinheta ao lado do selo previamente disponibilizado aos clientes dos Correios.

O início dos Selos Personalizados no Brasil

O primeiro Selo Personalizado brasileiro surgiu em 2000, para as comemorações dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil. A personalização desse selo só pôde ocorrer na Lubrapex 2000, em Salvador - BA, e na FENASOFT (Feira de Informática), em São Paulo - SP. Imagem:

Após esta emissão, os Correios passaram três anos para retornar aos Personalizados. Então, em 2003, houve a emissão dos selos abaixo:

- Festividades, Mata Atlântica e Centenário do Grêmio:




O ano de 2004 seguiu a nova ordem e mais Selos Personalziados surgiram:

- Romance, Alianças, Gatinhos, Guará, Brasília, Tangará e Turismo:






Em 2005 não houve nenhum Personalziado, mas em 2006 surgiu este:

Em 2007, surgiram vários selos:

- Bandeira e ipê:


- Rio de Janeiro:


- Jogos Panamericanos - Rio 2007:



Que eu me lembre, em 2008 não tivemos nenhum Selo Personalizado.
Mas 2009 chega com força total:

- Estado de Pernambuco:


- Estado de Santa Catarina:


Por enquanto, temos apenas esses Selos Personalizados no Brasil. Porém, amigos, tenham a certeza que muito mais virão por aí... Esperem...

Abraços,


Última edição por Glauber em Seg Nov 01 2010, 21:23, editado 2 vez(es)

Glauber

Idade: 39
Localização: Valente - BA - Brasil
Data de inscrição: 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Selos Personalizados

Mensagem por Glauber em Sex Nov 06 2009, 11:27

Caros amigos,

A partir de uma conversa, através do MSN, com o amigo José Augusto Fonteque (Psique10), pudemos debater um pouco sobre a "enxurrada" de selos, ditos personalizados, que estão sendo emitidos pelos Correios do Brasil, dentre outros. É um absurdo, sem tamanho, para nós filatelistas, haja vista que os Correios estão observando apenas o lado financeiro da empresa e os filatelistas que se danem.
Para quem gosta de acompanhar e ter todas as emissões, especialmente dos últimos anos, do Brasil, lembro-me de um ditado popular (oriundo de uma piada), muito utilizado aqui no Nordeste brasileiro: "Ou dá, ou desce!", ou seja, ou compra ou fica com a coleção incompleta.

Dias depois, recebi uma publicação, via e-mail, de um grupo argentino de colecionadores do tema Olímpico/Desportivo, a qual tem textos (mensagens) relacionadas a este problema já bastante discutido, porém com muito pano pra manga ainda, os "personalizados".
Após consulta e autorização feita pelo autor, o Prof. Jorge A. Casalia, para publicação aqui no SB dos textos, transcrevo-os, já traduzidos para o português, no intuito de podermos refletir e debater:

SÍNTESE PARA UMA CRÍTICA FILATÉLICA CONSTRUTIVA
JORGE CASALIA – Grupo PODIUM - jcasalia@infovia.com.ar


Atento à informação da Publicação Oficial do Correio do Brasil “COFI” (AÑO 30 – Edição nº 211), e o seu enunciado (páginas 8 a 23 incluída), da recente emissão de diferentes (mal chamados) “SELOS PERSONALIZADOS” e, prévio pedido de aclaração ao respeito, a seus Editores Responsáveis; damos a conhecer nosso pessoal ponto de vista filatélico em defesa do clássico SELO COMEMORATIVO.

• A privatização dos serviços de correios é juridicamente uma política de estado, pela qual se concede a exploração postal a uma Empresa Privada, que haverá de aplicar suas próprias regras comerciais de conveniência no entanto e enquanto cumpra com o objetivo primordial de: cumprir a chegada de um envio postal desde um remetente a um destinatário, no menor tempo possível estipulado, alem de cumprir regras éticas e/ou morais óbvias. E preservar o direito individual e a intrínseca Lei de Confiabilidade (Privacidade e Inviolabilidade) Postal.
• Abaixo esta norma básica, os Selos Personalizados DEVEM SER TOTALMENTE ADMISÍVEIS, no entanto cumpram com o básico formato legal UPU: a palavra Correios, nome do país emissor e seu facial respectivo ao cobrado do serviço postal de envio.
• Em seu defeito (CARÊNCIA DO FACIAL RESPECTIVO) tanto o correio emissor, como seus meios informativos NÃO DEVEM, NEM PODEM denominar-los “selos personalizados”, se não simplesmente VINHETAS SEM VALOR POSTAL.
• Este simples detalhe semântico, deve ser oficializado por uma diretiva UPU e respaldado por um informe FIP, para evitar o espúrio engano filatélico a desprevenidos colecionadores desinformados .
• Também é importante solicitar a todos os Editores de Catálogos Filatélicos: determinar com exatidão filatélica o correto enquadramento destas peças postais.
• Solicitar às autoridades FIP, que na próxima reunião de seu bureau de trabalho, informe a seus membros afiliados a respeito deste suposto erro filatélico postal, segundo as existentes Normas UPU que determinam ao SELO POSTAL e ao SELO PERSONALIZADO, recomendando às Comissões respectivas, se explanem ao respeito das correspondentes normas/GREX FIP que o afetem.
• Dá-lhes a correspondente Difusão nos meios informativos UPU e FIP a todos os respectivos membros de cada instituição dependente das mencionadas entidades reitoras da Filatelia Universal

Este critério editorial, não tem intenção de agravar a nada nem prejudicar os interesses comerciais de nenhuma livre empresa privada, só requer dos estabelecimentos reitores fixem as realidades que regem o livre Jogo da Filatelia Universal e evitem o engano comercial a seus colecionistas

COMPARATIVAS:
Os Correios da Espanha, emitiram em 20 de dezembro de 2006, a Resolução nº: 23025, conjunta das Subsecretarias de Fomento e de Economia e Fazenda, sobre emissão e posta em circulação de uma série de selos de Correios denominada “selos personalizados”.
E no Caput 3. Do Art. 1 desta regulamentação, podemos ler seu texto:” Os selos personalizados incorporarão uma de suas margens as palavras “Espanha” e “Correios”, e o valor do franqueio de uma carta nacional ordinária normalizada de até 20 gramas, expressado com a letra “A”.. No espaço central do selo, reservado para a personalização, se estampará a imagem correspondente, “sem cujo requisito não se considerará como um selo de Correios” (ver, em www.boe.es que é o Boletim Oficial do Estado da Espanha).

ESTA ATITUDE OFICIAL SE AJUSTA A DIREITO
Outras Administrações Postais UPU, vem originando desde o ano 2006 selos personalizados com estas mesmas características : Austrália, Luxemburgo, Finlândia, Ucrânia, entre outros não menos importantes.

Para o melhor conhecimento de todos nossos colecionistas filatélicos amigos;
Para que não sejam enganados em sua boa fé;
Para que de imediato se corrijam os erros marcados na presente;
Para que a Filatelia Universal siga sendo um entretenimento cultural de âmbitos saudáveis:
SE PEDE DAR DIFUSÃO À PRESENTE.

_________________
Glauber Motta
Coleciono selos 'mint': Brasil; e dos temas: Circo, Desertificação, Psitacídeos,
Felinos do Continente Americano, Mercosul e América-UPAEP (emissões conjuntas) etc.;
Selos 'usados' de séries básicas, em especial, do Brasil, Argentina, Portugal etc.

Glauber

Idade: 39
Localização: Valente - BA - Brasil
Data de inscrição: 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Selos Personalizados

Mensagem por Glauber em Sex Nov 06 2009, 11:35

GRUPO PODIUM
Grupo de Colecionistas Filatélicos especializados nos temas Jogos Olímpicos de Verão e Esportes Universais
INÍCIO DE ATIVIDADE: 23 de novembro de 1993
Buenos Aires, Fevereiro de 2009


Editores Responsáveis pela Revista COFI
Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca
Ref.: Errônea definição de “Selos Postais”

Com o maior respeito;
Sou fervente admirador do selo postal brasileiro e em meu caráter de docente filatélico, tenho sabido reiterar conceitos sobre: a enorme gama temática da emissão de selos postais de vossa Administração de Correios.
Mas, peço a você me desculpar o conteúdo da presente que só tenta receber alguma explicação esclarecedora de vossa parte, sem nenhuma intenção agressiva.
Acabo de receber (e agradeço seu envio) o nº 211 de sua extraordinária Revista COFI e entre as páginas 8 a 23, encontro o relato periodístico sobre o lançamento de várias comemorações filatélicas. Me dirijo a você na sua qualidade de Editor Responsável.
Pois bem, em cada uma dessas apresentações, ao texto diz: ” ...lançaram um selo personalizado,....” e/ou “...o lançamento de um selo em comemoração de ....”.
Algo mais de 50 anos de Filatelia e a intenção de manter uma atitude “docente acertada”, me põem em dúvida sobre a veracidade dessa menção periodística. Havido conta que o que estou observando é um par de peças composta por um selo comercial de 1º Porte e uma vinheta (sem valor postal) com um desenho comemorativo de diferentes acontecimentos e em alguns casos um carimbo supostamente comemorativo.

Ou seja, o habitual selo comemorativo foi transformado nestas emissões em uma simples “VINHETA SEM VALOR POSTAL” que me despertam as seguintes perguntas:

• O texto não é errôneo e leva a uma má interpretação filatélica?
• Como se enquadram estas peças postais no regimento da UPU?
• Como pensam que serão enquadradas estas vinhetas nos Regulamentos FIP?
• São estas emissões extraordinárias, ou serão normalmente assim sucessivo?
• Há se difundido nos ambientes filatélicos a diferença conceitual e “postal” entre um selo comemorativo y una vinheta sem valor postal?
• Com este formato , Não se desvaloriza o conceito postal comemorativo?

As Regras FIP do colecionismo competitivo aclara que a existência de Vinhetas sem valor postal nas coleções apresentadas, ”não devem superar uma quantidade mínima e de muito justificada existência temática numa montagem competitiva”

Como você poderá notar, são várias as perguntas formais que despertam estas novas emissões de sua Administração de Correios. Talvez uma simples explicação possa aclarar as dúvidas existentes.
Sem outra razão, aguardo os comentários ao respeito e reitero meu respeitoso pedido de desculpas.

Professor JORGE A. CASALIA
Diretor GRUPO PODIUM
R. A R G E N T I N A

_________________
Glauber Motta
Coleciono selos 'mint': Brasil; e dos temas: Circo, Desertificação, Psitacídeos,
Felinos do Continente Americano, Mercosul e América-UPAEP (emissões conjuntas) etc.;
Selos 'usados' de séries básicas, em especial, do Brasil, Argentina, Portugal etc.

Glauber

Idade: 39
Localização: Valente - BA - Brasil
Data de inscrição: 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Selos Personalizados

Mensagem por odilo em Qui Nov 12 2009, 21:36

Olá amigos,
Alguém tem notícias ou viu selos personalizados do Brasil em exposições?
Até mais,
Odilo

_________________
Odilo
Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes.

odilo

Idade: 72
Localização: Florianópolis
Data de inscrição: 20/02/2008

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Selos Personalizados

Mensagem por Glauber em Sex Nov 13 2009, 10:32

Odilo, pelo que estou sabendo, esses selos não podem figurar em exposições filatélicas competitivas. Creio que a UPU ainda deva regulamentar essa nova "fatia" da filatelia mundial.

Acho que seja razoável expor somente o selo, sem a vinheta.

Abraço,

_________________
Glauber Motta
Coleciono selos 'mint': Brasil; e dos temas: Circo, Desertificação, Psitacídeos,
Felinos do Continente Americano, Mercosul e América-UPAEP (emissões conjuntas) etc.;
Selos 'usados' de séries básicas, em especial, do Brasil, Argentina, Portugal etc.

Glauber

Idade: 39
Localização: Valente - BA - Brasil
Data de inscrição: 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Selos Personalizados

Mensagem por odilo em Sab Nov 14 2009, 09:35

Olá Glauber,
Obrigado por esclarecer estes fatos.
Afinal esta forma de compor selos com vinhetas, não é de hoje.
Mas agora parece que virou moda.
Vamos aguardar para ver no que vai dar.
Até mais,
Odilo

_________________
Odilo
Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes.

odilo

Idade: 72
Localização: Florianópolis
Data de inscrição: 20/02/2008

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Selos Personalizados

Mensagem por Glauber em Ter Jan 12 2010, 16:18

Olá, amigos!

Coloquei uma enquete para que possamos dar nossas opiniões sobre os tão comentados Selos Personalizados. Além do voto, podem colocar outros comentários.

Abraços,

_________________
Glauber Motta
Coleciono selos 'mint': Brasil; e dos temas: Circo, Desertificação, Psitacídeos,
Felinos do Continente Americano, Mercosul e América-UPAEP (emissões conjuntas) etc.;
Selos 'usados' de séries básicas, em especial, do Brasil, Argentina, Portugal etc.

Glauber

Idade: 39
Localização: Valente - BA - Brasil
Data de inscrição: 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Selos Personalizados

Mensagem por odilo em Sab Out 30 2010, 20:34

Olá amig@s,
Fazendo um exercício para tentar ver o futuro dos selos personalizados, chego a conclusão que tanto os selos como as cartas circuladas logo vão ter um lugar ao lado da filatelia temática e clássica.
A medida que o tempo vai passando, os selos personalizados vão ganhando um espaço próprio. Quem hoje tem envelopes circulados com os selos personalizados, não deve de forma alguma desprezá-los. Não vai demorar muito para aparecerem coleções com estas emissões. Os pioneiros serão os que vão abrir este caminho e assim orientar e estimular novos adeptos.
Resta saber onde encontrar estas cartas.
Até mais,
Odilo

_________________
Odilo
Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes.

odilo

Idade: 72
Localização: Florianópolis
Data de inscrição: 20/02/2008

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Selos Personalizados

Mensagem por Psique10 em Dom Out 31 2010, 16:12

Não gosto dos selos personalizados, penso que só é uma forma a mais de tirar dinheiro dos filatelistas.

Psique10

Idade: 48
Localização: Ribeirão Claro - Paraná
Data de inscrição: 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Selos Personalizados

Mensagem por Glauber em Dom Out 31 2010, 22:03

Olá, amig@s!

Há mais de um ano, quando estávamos (e ainda estamos) vivendo uma fase de 'tempestades' de selos personalizados, abri este tópico/votação para que pudéssemos debater sobre a nova onda dos Correios do Brasil e de outros países também.

Bom... pelo visto, poucas pessoas participaram da enquete e dos comentários, mas podemos dizer que este tópico fez grande sucesso. Digo isso porque na Cofi 217, recentemente publicada pelos Correios, há uma reportagem sobre os "selos personalizados" (pág. 24 a 26).
Nesta reportagem, de autoria do Sr. Altemar Henrique do Oliveira, há uma citação do nosso fórum SB, em especial a este tópico, tratando justamente dos selos personalizados em questão.

Quem já recebeu a nova Cofi 217, leia a reportagem e confiram. Se ainda não receberam, podem visualizá-la aqui: http://issuu.com/revistacofi/docs/miolo_cofi_217/1

Ah! Além disso, podem ainda dar suas opiniões e votar nesta enquete.

Abraços,

_________________
Glauber Motta
Coleciono selos 'mint': Brasil; e dos temas: Circo, Desertificação, Psitacídeos,
Felinos do Continente Americano, Mercosul e América-UPAEP (emissões conjuntas) etc.;
Selos 'usados' de séries básicas, em especial, do Brasil, Argentina, Portugal etc.

Glauber

Idade: 39
Localização: Valente - BA - Brasil
Data de inscrição: 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Selos Personalizados

Mensagem por israpaulo em Seg Nov 01 2010, 06:48

Alguem sabe como e a regulamentacao para uso de Personalizados em maximus postais?

israpaulo

Idade: 44
Localização: Israel
Data de inscrição: 19/02/2008

http://www.superfilatelico.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Selos Personalizados

Mensagem por Psique10 em Seg Nov 01 2010, 17:16

Eu não conheço Paulo, mas até onde eu sei os selos personalizados ainda não são aceitos nas exposições, e o máximo postal tem um ramo aberto para eles que muitos participam com suas coleções, só não sei dizer se este ramo é oficial mas para quem não coleciona os máximos, por precaução deve-se usar somente um nas suas coleções. Abraços.
José Augusto

Psique10

Idade: 48
Localização: Ribeirão Claro - Paraná
Data de inscrição: 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Selos Personalizados

Mensagem por Glauber em Seg Nov 01 2010, 17:21

Olá, Paulo e demais amigos!

Fiz este questionamento num grupo de 'maximafilistas' brasileiros e um deles, o Sr. Luis Cláudio Fritzen, mandou um trecho de um artigo escrito por outro colecionador (Agnaldo de Souza Gabriel), que fora publicado na revista da Sociedade Philatélica Paulista, nº 204, em abril de 2009.

Eis o texto:

Por dentro das novas regras da Maximafilia

por Agnaldo de Souza Gabriel

"(...)

Quantos selos pode haver num máximo postal?

Apenas UM. Mas há 2 exceções, sendo uma para máximos feitos antes de 1978 (e não mais 1974, como era antes) e outra para os se-tenant. Segundo o artigo 3.1 das Diretrizes para Avaliação das Exibições de Maximafilia, somente um selo postal deve ser afixado no anverso do cartão-postal (lado ilustrado do cartão-postal).

Antes de 1978, quando o "Estatuto Internacional da Maximafilia" foi aprovado, os máximos postais com mais de um selo são tolerados, desde que um ou mais dos selos tenha concordância com a figura do cartão-postal.

Quando o mesmo motivo do selo for espalhado, de forma a aparecer em mais de um selo (se-tenant), formando assim um panorama, o conjunto pode aparecer em um único cartão-postal. Entretanto, quanto um motivo estiver isolado em um dos selos do se-tenant, somente um dos selos, onde o motivo foi retratado, deve ser afixado no cartão-postal.

(...)

E para encerrar, um conselho: prestem sempre atenção às regras, pois elas estão sempre em evolução. Até o momento, por exemplo, não há regras sobre máximos montados com selos personalizados..."


É isso... Espero que possa ter ajudado.

Abraços,

_________________
Glauber Motta
Coleciono selos 'mint': Brasil; e dos temas: Circo, Desertificação, Psitacídeos,
Felinos do Continente Americano, Mercosul e América-UPAEP (emissões conjuntas) etc.;
Selos 'usados' de séries básicas, em especial, do Brasil, Argentina, Portugal etc.

Glauber

Idade: 39
Localização: Valente - BA - Brasil
Data de inscrição: 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Selos Personalizados

Mensagem por Psique10 em Seg Nov 01 2010, 17:27

O artigo da revista Cofi é ótimo e muito proprício mas não vi nenhuma elucidação dos selos personalizados e não posso aceitar eles enquanto não for aceito pela UPU e assim estiver aberto para o colecionismo em exposições oficiais nacionais e internacionais e mesmo assim, como diz muito bem o artigo, os selos personalizados não são comemorativos nem ordinários e nessa situação só servem para prejudicar os selos postais e comemorativos lembrando que muitos acham que são comemorativos.

Psique10

Idade: 48
Localização: Ribeirão Claro - Paraná
Data de inscrição: 20/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Selos Personalizados

Mensagem por odilo em Seg Nov 01 2010, 20:21

Olá amig@s,
Penso logo me engano ...
Pois é, eu também pensava assim. Mas agora, refletindo sobre os caminhos percorridos pela filatelia desde o meu tempo de guri até hoje, vejo que poderemos sim, num futuro próximo, ter alguma luz de como montar uma coleção com os selos personalizados. Basta que um filatelista ou associação de renome publique ou apresente uma coleção com os personalizados para dar início a corrida. Dai para as exposições é só uma questão de tempo.
Quanto aos personalizados sem vinheta, bem estes já estão sendo classificados pelo RHM como comemorativos.
Até mais,
Odilo

_________________
Odilo
Coleciono países: Brasil, Alemanha (tudo), Suíça, Argentina, Portugal e USA. Série: Machins . Continuo juntando material para uma coleção sobre meios de transportes.

odilo

Idade: 72
Localização: Florianópolis
Data de inscrição: 20/02/2008

https://sites.google.com/site/procurandoselo/home

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum