Ignorância em matéria de filatelia pelos funcionários dos Correios

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ignorância em matéria de filatelia pelos funcionários dos Correios

Mensagem por Cadmo Soares Gomes em Sex Maio 23 2014, 13:26

Os Correios precisam estimular seus funcionários a entender o processo filatélico. A Filatelia deve ser o segmento que mais dá lucro à ECT, porque o filatelista compra o selo e não o troca por um serviço: o selo vai para uma coleção e não para fazer porte a uma correspondência. Ou seja, vende o serviço e não precisa fazer nada: lucro de 100%.
Dentro deste raciocício puramente econômico-financeiro, dá para se entender como os países avançados, Estados Unidos, França, Itália, Áustria, Japão, Canadá, Suíça, etc tratam o setor filatélico, ou seja a pão-de-ló, já que é o que mais dá lucro.
Aqui no Brasil os funcionários não entendem nada de filatelia e tudo o que o filatelista pede recebe um "não pode", "está nas normas" ou frases de quem, para se defender, prefere não fazer. Coleciono selos circulados e faço muitas peças filatélicas. Toda vez em que vou a uma agência comum (não filatélica) e peço um simples carimbo datador, para registrar a data, ou o nome da cidade, ou o nome da Agência, recebo uma negativa: "não pode". Até em agência filatélica já recebi essa negativa e somente após muito protestar a dirigente da Agência (filatélica!) concordou em apor um simples carimbo datador com a data do próprio dia (não pedi data anterior nem futura) dizendo que o fazia para eu "não criar mais caso".
Vejo em exposições peças filatélicas de toda natureza e confesso que gostaria de saber que milagres esses filatelistas fazem para conseguir os carimbos, porque eu raramente dou sorte.
Colecionar selos circulados é realmente um desafio no Brasil. Colocar cartas em caixas de coleta para obter carimbos é quase uma loteria; a maior parte não chega jamais; parece que nunca são recolhidos. Exemplos: Brasília, João Pessoa, Campinas, Rio de Janeiro, São Luís, Porto Seguro, para citar só os que me lembro agora.
Dizem-me para escrever para a Ouvidoria da ECT, mas já o fiz e não obtive resposta. Talvez alguém da ECT, preocupado em saber o que os filatelistas de verdade pensam, passe de vez em quando por este forum e leia este desabafo.
Cadmo Soares Gomes

Re: Ignorância em matéria de filatelia pelos funcionários dos Correios

Mensagem por Motoka36 em Sex Maio 23 2014, 13:38

Cadmo, concordo com suas ponderações.

Também já vivi estas mesmas situações q vc.
Não coleciono itens modernos circulados, mas criei algumas peças no nascimento e aniversário de meus filhos, por exemplo, além de datas especiais como 12-12-2012 por exemplo.

Minha metodologia para ter êxito nesse tipo de peça..

Descobrir, perto de sua área de residência ou serviço, uma agência que seja uma "concessão particular", ou seja, que não seja agência própria dos correios. Digo isto, porque em minha experiência, estes (As franquias) por vezes tem melhor atendimento. Por ser uma iniciativa Público-Privada, há uma "cobrança" por resultados, que resulta num melhor atendimento. Pois bem, localizado esta agência, tente conhecer todos os atendentes. Com certeza vc identificará um (a) atendente que "compre" a nossa causa. Evidente que obliterar peça com data passada ou futura é impossível.. mas tenho certeza q carimbar a peça e te devolver, entre outros tipos de carimbo, vc irá conseguir.
Com certeza  se vc frequenta uma agência que vende comemorativos, esta não é a agência ideal, por não ser privada. Mas estando em BSB, alguma com certeza terá este perfil.
Conheci há dois anos a AF de Brasilia, e achei o atendimento muito aquém .. O bom é que tinha muito selo diferente e de anos anteriores..

Bom, esta é minha percepção pessoal. Espero q vc também consiga êxito desta forma.

Abraços

motoka36

Última edição por Motoka36 em Sex Maio 23 2014, 17:59, editado 1 vez(es)

Mensagem por JOSE RENATO em Sex Maio 23 2014, 13:47

Cadmo,

Temos mais ou menos a mesma idade, e muitos aqui no Forum são do mesmo tempo que todas boas agencias tinham seus guichês filatélicos, com pessoas espcializadas e educadas que tinham por objetivo incentivar a filatelia e a própria sobrevivencia dos correios.

Mas hoje tudo está mudado e os próprios selos, eu acho horríveis em sua maioria, além de escassos são colados nas corrrespondencias com uma má vontade que dá gosto.

Isso, sem falar que na maioria das vezes nem selos tem nas agencias.

É por isso e por outras que quando tenho que reclamar, reclano com D. Pedro II.  Very Happy  Twisted Evil  Twisted Evil 

Um abraço,

Coleciono: BRAZIL IMPÉRIO 
JOSE RENATO

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Sex Maio 23 2014, 14:40

Cadmo, ótima sua explanação. Na verdade nunca tinha pensado no lucro de 100% quando compramos um selo e não utilizamos para o porte.
Imagina estes blocos acima de R$ 10,00, que lucro os Correios conseguem com suas vendas. Isto sem falar no despreparo dos guichês de atendimento onde colam um selo sobre outro nas cartas. Isto deveria ser o mínimo que um atendente deveria saber que não pode fazer de modo algum.
Mas vamos continuar nossa luta, talvez um dia destes um filatelista chegue a direção dos Correios e promova uma "educação filatélica".
Marcelo Zampa Filgueiras

Mensagem por Lisostomo em Sab Maio 24 2014, 08:07

Boas Pessoal,
Aqui em Portugal é a mesma coisa em matéria de selos para quem trabalha nos correios, já que a maioria dos funcionários - dois deles meus conhecidos e casal vizinho - que desde há mais 37 anos a trabalhar nos correios nunca lhes passou pela tola juntar sequer um selo que fosse.
Dizem eles que não tinham tempo, porque aquilo era só vender selos, carimbar e toca a andar para a frente que a fila dos clientes é para despachar.  Embarassed 

Lisostomo

Mensagem por Ernane Ferreira em Sab Maio 24 2014, 13:44

Fora com o péssimo atendimento e despreparo e com esses valores atuais nao anima muito comprar selos nos correios. E há gente por aqui querendo selos com valor facil de 5 , 10,20 reais para mandar carta para o exterior.
Ta bom de dar a idéia para alguém dos correios. Lá inventam todo mês um selo de 10 reais.
Só coleciono os recentes dos correios por obrigação mesmo.
Ernane Ferreira

Mensagem por Glauber em Sab Maio 24 2014, 14:45

Amigos.............. Essa é apenas uma pequena parcela dos graves problemas da ECT. Infelizmente ocorre de tudo na empresa.
Ontem, um funcionário estava me relatando o que se passa em alguns setores dos Correios do Brasil. Ele me disse, por exemplo, que funcionários estão 'sacaneando', sem preocupação nenhuma, quando o assunto é Sedex e outros serviços.
Muitos deles combinam com os clientes e atrasam a entrega da correspondência/pacote. E qual o resultado? Simplemente a ECT tem que pagar (milhares) indenizações por um serviço não prestado, dentro do prometido em suas propagandas.

E esse é apenas um exemplo.

Abraços,

Selos 'usados' de séries básicas.
Glauber

Mensagem por Agenor em Seg Jun 09 2014, 10:37

Quando eu penso que já vi de tudo, ainda não vi nem a metade????

hoje sai para postar várias correspondências e para adiantar o serviço do atendente selei com vários comemorativos e personalizados (1º porte nacional) que tenho em estoque. Pasmem.... o atendente me perguntou se seria somente bater o carimbo e enviar e também perguntou qual era o valor do selo 1º porte.
Agenor

Mensagem por Marcelo Zampa Filgueiras em Seg Jun 09 2014, 10:50

Agenor, a gente acredita que já viu de tudo, mas isto é demais. Total desconhecimento do próprio trabalho, o que podemos esperar dos nossos envios e recebimentos. Lamentável.
Marcelo Zampa Filgueiras

Mensagem por Agenor em Seg Jun 09 2014, 11:00

e outro detalhe ele informou que não tinha os códigos ou acesso para envio ao exterior, então vou ter que deslocar para a cidade mais próxima para efetuar essas remessas
Agenor

Mensagem por Wilson de Oliveira Neto em Seg Jun 09 2014, 11:42

Eu frequento a agência central aqui em São Bento do Sul (SC) e o guichê filatélico em Joinville (SC). Não posso reclamar da cordialidade dos funcionários e da boa vontade deles em fixar direito os selos sobre os envelopes que despacho e de obliterar com cuidado. Porém, saco, não há mais selos comemorativos nas agências filatélicas, nem outros materiais, tais como envelopes pré-selados! Além disso os serviços de entrega são caros e demorados.
Wilson de Oliveira Neto

https://meuscartoeseselospostais.blogspot.com.br/

Mensagem por Carlos Salgado em Seg Jun 09 2014, 12:36

Mas a ignorância é geral
Veja este da Belgica

Carlos Salgado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares